Imagem de uma mulher usando um óculos de grau.
Ultima atualização: 26 de outubro de 2019

Como escolhemos

32Produtos analisados

23Horas investidas

3Estudos avaliados

75Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto deste artigo é armação de óculos de grau, um acessório que deve combinar com o formato do rosto, tom da pele e do cabelo e com a personalidade da pessoa.

Além do aspecto estético, a armação de óculos de grau precisa ser confortável. Para ajudá-lo a encontrar o modelo ideal, reunimos as informações essenciais sobre o assunto neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra a armação de óculos de grau em formato arredondado, oval, retangular ou quadrado. Para escolher o modelo ideal, deve-se analisar o formato do rosto e os traços que deseja realçar – ou suavizar.
  • A armação de óculos de grau pode ser confeccionada em acetato, metal ou uma combinação dos dois materiais. Para as crianças, o ideal é comprar uma armação emborrachada.
  • Você encontra modelos de armação de excelente qualidade das seguintes marcas: Prada, Vogue, Carolina Herrera, Ray-Ban, Calvin Klein, Ana Hickmann, Lacoste, Guess, Oakley, Emporio Armani, Kipling e Atitude.

Você também pode gostar:

As melhores armações de óculos de grau: Nossas recomendações

Para ajudá-lo a encontrar a armação de óculos de grau ideal, selecionamos quatro modelos versáteis, que combinam com pessoas com diferentes formatos de rosto, tons de pele e de cabelo.

O modelo ideal para as fashionistas

A armação de óculos de grau da grife italiana Prada possui formato gatinho, é confeccionada em acetato, possui armação com estampa de onça e hastes rosadas. O produto não acompanha lentes de prescrição.

O melhor modelo para homens estilosos

A armação de óculos de grau da Emporio Armani é uma excelente opção para homens modernos. A armação é confeccionada em acetato, na cor preta e com acabamento fosco. O aro mede 55mm e a ponte 16mm. Este modelo possui dois anos de garantia.

Um modelo clássico para homens e mulheres

O modelo Highstreet Round da Ray-Ban é uma armação de óculos de grau unissex que une a leveza do acetato – na cor preta e com acabamento acetinado – com o formato arredondado clássico. O aro mede 49mm, as hastes são ajustáveis e a ponte é anatômica.

Guia de Compra

Mais do que um aliado à saúde, o óculos de grau é sinônimo de estilo. E tão importante quanto a escolha das lentes é a da armação de óculos de grau – é fundamental investir em um modelo que proporcione conforto.

Como fazemos sempre por aqui, preparamos um Guia de Compra com todas as informações sobre a armação de óculos de grau para ajudá-lo a encontrar o modelo perfeito. Boa Leitura!

Imagem de uma moça usando um óculos de grau.

A armação de óculos de grau deve ser confortável e estilosa. (Fonte: Sewn Apart / Unsplash)

Por que devo investir em uma armação de óculos de grau de qualidade?

Quando for comprar uma armação de óculos de grau é fundamental seguir as recomendações médicas, pois o tipo de lente influencia na escolha da armação. Por exemplo: Lentes com grau mais alto são mais espessas, portanto a armação precisa ser mais robusta.

E é fundamental investir em uma armação de óculos de grau de qualidade. Ao comprar um produto de uma marca reconhecida, você receberá certificado de garantia de até dois anos, opção de troca em caso de defeitos de fabricação e assistência.

Uma armação de má qualidade pode apresentar defeitos como hastes frouxas, articulações sensíveis, desajuste ou quebra do apoio nasal, descascamento do acetato ou metal, entre outros defeitos.

Além disso, a peça não possui garantia nem certificado de troca, portanto, se a armação quebrar você precisará investir em uma peça nova.

Vantagens
  • Você encontra modelos em diferentes formatos e tamanhos
  • A armação pode ser feita de acetato, metal ou uma combinação dos dois materiais
  • Você encontra modelos coloridos, estampados, com acabamento brilhante ou fosco
Desvantagens
  • É um acessório relativamente caro

Qual armação de óculos de grau é ideal para o seu formato de rosto?

Quando for escolher uma armação de óculos de grau considere o formato do seu rosto.

Para acertar na escolha da armação é preciso identificar as linhas do rosto que deseja realçar ou suavizar.

Para acertar na escolha da armação é preciso identificar as linhas do rosto que deseja realçar ou suavizar. O ideal é usar formas opostas para suavizar os traços, por exemplo: armação arredondada para quem tem rosto quadrado e armação retangular para rosto redondo.

Quem tem rosto redondo apresenta a mesma proporção em largura e comprimento, portanto é importante escolher uma armação de óculos de grau que dê a impressão que o rosto é mais longo, como os modelos retangulares ou quadrados.

Quem tem rosto oval possui maçãs do rosto mais largas, enquanto a testa e o maxilar são estreitos. Esse formato de rosto combina com a maioria dos modelos de armação de óculos de grau. Apesar da versatilidade, uma armação retangular, com ângulos arredondados e em tamanho médio ou grande é a melhor opção.

Imagem de uma moça usando óculos.

Equilíbrio é fundamental na escolha de uma armação de óculos de grau. (Fonte: Tamara Bellis / Unsplash)

Quem tem o rosto triangular possui maxilar largo e linhas faciais que afinam até a testa, portanto é importante escolher uma armação com parte superior mais larga ou com detalhes. Nesse caso, o modelo aviador é o mais indicado.

Pessoas com rosto quadrado possuem testa, maxilar e maçãs na mesma largura, por isso é bom evitar os modelos com ângulos fortes, que deixam o rosto ainda mais geométrico. Nesse caso, prefira modelos arredondados ou ovalados para suavizar as linhas faciais.

Se você tem rosto coração, ou seja, testa mais larga e afinamento até o queixo evite modelos muito largos, pois eles evidenciam a testa larga e o queixo fino. Nesse caso, a melhor opção é um óculos arredondado.

Quer aprender mais sobre a questão da proporção facial na escolha de uma armação de óculos de grau, assista o vídeo de Renata Meins, youtuber que acumula quase dois milhões de inscritos no Youtube:

Outras recomendações:

  • A armação de óculos de grau deve acompanhar o desenho da sobrancelha.
  • O óculos nunca deve ficar apoiado sobre as maçãs do rosto, pois além de marcar a pele, vai sair da posição correta quando você sorrir, causando desconforto.
  • Os olhos devem ficar centralizados na armação.
  • A armação não deve ficar nem muito afastada nem muito próxima ao rosto.

Devo comprar uma armação de óculos de grau com ou sem plaquetas?

Quando for comprar uma armação de óculos de grau, você deverá escolher entre um modelo com ou sem plaquetas - peças fixas ou móveis, feitas em silicone, gel ou acetato, que servem de apoio ao nariz.

Você deve escolher um modelo que seja confortável. Se optar por uma armação de óculos de grau sem plaquetas, observe o tamanho da ponte (a parte do óculos que se encaixa no nariz).

Imagem de um óculos de grau.

A armação de óculos de grau pode vir com ou sem plaquetas de apoio nasal. (Fonte: Dominika Roseclay / Pexels)

O tamanho da ponte varia de um modelo para o outro, mas não pode ficar frouxa ou apertada. Para descobrir o tamanho ideal é recomendado que você experimente alguns modelos e analise a numeração indicada nas hastes.

É fundamental que a armação seja adequada ao tamanho do seu nariz. Dica: Para os orientais, é recomendado comprar uma armação de óculos de grau com plaquetas, dessa forma o óculos ficará apoiado no nariz e não nas maçãs do rosto.

É possível comprar a armação de óculos de grau em um lugar e as lentes em outro?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível comprar a armação de óculos de grau e as lentes em lugares diferentes. Por exemplo, você pode comprar a armação pela internet e depois levar a uma ótica para encomendar as lentes.

Embora seja importante experimentar a armação, se você souber as medidas necessárias – aro, hastes e ponte – você pode comprar o produto pela internet sem preocupação, pois as lojas virtuais informam tais medidas.

Imagem de vários modelos de óculos de grau.

Você pode comprar a armação de óculos de grau pela internet. (Fonte: Francesco Pagiaro / Pexels)

Critérios de Compra: Fatores para comparar os tipos de armação de óculos de grau

Hoje em dia, você encontra uma grande variedade de modelos de armação de óculos de grau. Portanto, você só precisa encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e preferências.

No entanto, caso você tenha dúvidas sobre quais características devem ser analisadas no momento da compra, confira as dicas que preparamos nessa seção para não errar na escolha:

  • Formato da armação
  • Material: Metal, Acetato ou ambos?
  • Tamanho do aro
  • Cor, estampa e acabamento

Esperamos que com essas dicas você encontre a melhor armação de óculos de grau, considerando estilo, conforto e qualidade da peça.

Formato da armação

Quando for escolher uma armação de óculos de grau analise o formato da peça. Selecionamos os principais modelos e esperamos que você encontre uma opção que o satisfaça.

  • Wayfarer é um modelo quadrangular, ideal para homens e mulheres jovens. Você encontra opções em acetato.
  • Oversized é uma armação grande, que cobre completamente as sobrancelhas e boa parte das maçãs do rosto.
  • Gatinho dá a impressão que os olhos são puxadinhos. Você encontra modelos arredondados ou ovais em tamanho médio.
  • Aviador é muito versátil, pois se adapta a diferentes formatos de rosto. Geralmente a estrutura é em metal.
  • Clubmaster é bem parecido com o Wayfarer, a diferença é que é mais arredondado e o material é uma mistura de acetato e metal.

Essas não são as únicas opções. Você encontra armação de óculos de grau com meia armação, sem aro aparente (apenas um fio de nylon segura as lentes) e em estilo esportivo. Todas são válidas, mas os modelos mencionados acima são clássicos e atemporais.

foco

Você sabia que independente da armação de óculos de grau que você escolher, é fundamental o acessório impeça a entrada de luz solar pelas laterais.

Material: Metal, acetato ou ambos?

Quando você for escolher a armação de um óculos de grau defina o material que prefere – metal, acetato ou uma mistura dos dois – principalmente se você for alérgico a algum desses materiais.

A armação em acetato é mais resistente. Outra vantagem é que esse material é flexível, por isso adapta-se melhor ao rosto e não deforma com facilidade. Uma armação em acetato é a melhor opção para lentes com grau alto.

A armação em metal geralmente é feita de titânio, por isso pessoas alérgicas a níquel precisam tomar certo cuidado. A estrutura – incluindo aro e hastes – costuma ser mais fina e delicada. Esse modelo é ideal para lentes mais finas.

Além do acetato e metal, você encontra armação emborrachada, indicada especialmente para óculos infantis, pois o material é maleável, por isso não machuca a criança, além disso é mais resistente a quedas e acidentes.

Imagem de uma moça usando um óculos de grau.

Você também encontra armação de óculos de grau que combina acetato com metal. (Fonte: Apostolos Vamvouras / Unsplash)

Tamanho do aro

Quem tem miopia deve escolher uma armação com aro de até 50mm.

Ao comprar uma armação de óculos de grau, é fundamental verificar a espessura e tamanho do aro – medido em milímetros. Essa análise não implica apenas na questão estética, mas tem relação direta com o seu problema de visão. Quem tem miopia deve escolher uma armação com aro de até 50mm.

Em relação à espessura, você deve escolher um modelo adequado ao tamanho da lente a ser usada. Quanto mais grossa for a lente, mais espessa deverá ser a armação.

Cor, estampa e acabamento

Depois de analisar os critérios acima, é importante avaliar o estilo da armação. Vamos começar pelas cores, quem é introvertido deve optar por tons neutros ou sóbrios – o nude torna a composição mais suave. Os extrovertidos devem apostar nos modelos coloridos.

Homem com óculos com armação preta.

Você pode investir em um óculos mais sóbrio para trabalhar e um modelo mais despojado para o fim de semana. (Fonte: Howapicx / Pexels)

Você também encontra modelos com efeito degradê, bicolor (interior de uma cor e exterior de outra), estampado, em madeira ou com detalhes nas hastes. O acabamento pode ser com brilho ou fosco.

(Fonte da imagem destacada: Apostolos Vamvouras / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.