Imagem de armário de banheiro branco com nichos.
Ultima atualização: 20 de agosto de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

2Estudos avaliados

64Comentários coletados

O banheiro é um dos cômodos mais utilizados em uma casa e que vem ganhando investimentos no quesito decoração a cada ano. Mas além de bonito, esse espaço precisa ser funcional e uma forma de garantir isso é com o armário de banheiro, produto que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

Podendo ser usado para guardar todos os itens utilizados no banheiro, tal como shampoos, toalhas e papel higiênico, esse tipo de armário é encontrado em diversos tamanhos, formatos, modelos e materiais. Graças a isso se adequa a todos os estilos de decoração e espaços.

E se você está construindo ou reformando o seu banheiro, mas não sabe qual tipo de armário adquirir acaba de chegar ao lugar certo. Nesse texto reunimos todas as informações a respeito desse produto e ao final da leitura você saberá exatamente qual escolher, então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • É possível comprar um armário de banheiro pronto ou contratar uma loja de móveis planejados para confeccionar um modelo exclusivo.
  • Esse móvel pode ser colocado em diversos lugares no banheiro, estando muito presente abaixo e acima da pia.
  • O armário de banheiro é encontrado em diversos materiais e há opções fabricadas em PVC, alumínio e em madeiras do tipo MDF e MDP.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de armário de banheiro

Existe uma infinidade de armários de banheiro, porém nem todos podem ser uma boa opção. Dessa forma, reunimos nesse Ranking os modelos mais bem avaliados pelos usuários para que você já possa começar a escolher o seu, confira:

1º - Armário de Banheiro Sena Preto e Branco com Pia

Essa opção de armário de banheiro é uma das mais completas e acompanha um gabinete, uma cuba retangular e um espelho com prateleira, possuindo um design moderno e sofisticado.

As peças são elaboradas em MDP com espessura de 12 milímetros na cor preta com detalhes em branco e possuem puxadores cromados em prata. Além disso, no armário são encontrados dois nichos e uma divisória fechada com porta e a sua pintura é em verniz poliéster semi-brilho com secagem UV.

2º - Armário de Banheiro com Pia Siena Branco e Avelã

Essa outra opção também é composta por gabinete, pia e uma espelheira com prateleiras, sendo ideal para quem possui um espaço menor e busca por um armário branco com detalhes em avelã.

O conjunto é confeccionado em MDP e MDF com espessura de 15 milímetros e o gabinete possui uma porta central com puxador cromado que permite um melhor aproveitamento do seu espaço interno. Além disso, todas as peças recebem pintura em verniz poliéster semi-brilho com secagem UV.

3º - Armário de Banheiro Politorno Branco

Básico, mas com excelente espaço interno, esse armário de banheiro conta com três gavetas e parte fechada com seis prateleiras, permitindo manter todos os itens utilizados nesse cômodo organizados e bem guardados.

Ele é confeccionado na cor branco com puxadores prateados e possui dois pés plásticos para mantê-lo firme ao piso. Outro diferencial é que ele tem um vão de 19,5 centímetros para que consiga passar pelo encanamento sem a necessidade de cortes ou ajustes.

4º - Armário de Banheiro em PVC A23 Astra

Sendo confeccionado em PVC, um material que garante excelente durabilidade mesmo exposto a umidade, esse modelo de armário de banheiro pode ser instalado no formato de sobrepor ou de embutir e conta com porta de correr que ajuda a otimizar os espaços.

O produto acompanha ainda um espelho colado em sua base e na sua superfície interna possui porta escovas e diversas prateleiras para que todos os produtos sejam melhor acomodados. Ao todo o armário possui 46,5 cm de comprimento, 32 cm de altura e 9,5 cm de largura.

5º - Armário de Banheiro Dayene Branco com Madeira Rústica

Ideal para quem busca um produto pequeno e suspenso, esse armário de banheiro possui uma parte fechada com duas divisórias e um espelho com prateleira, servindo para manter todos os itens do dia a dia sempre à mão.

Ele é produzido em MDP de 12 milímetros e conta com um puxador plástico com acabamento cromado. Além disso, está disponível na cor branco com detalhes em madeira e conta com pintura brilhante em verniz com acabamento UV.

Guia de Compra

O armário de banheiro é um item do mobiliário que serve não somente para guardar os produtos utilizados no dia a dia, como também para somar na decoração. Ele complementa no espaço e pode ser acompanhado de espelhos e diversos acabamentos.

Atualmente, praticamente todas as casas possuem pelo menos um desses em seu banheiro e graças a sua versatilidade não é difícil encontrar um modelo que se adeque às necessidades. Para te mostrar isso, criamos esse Guia de Compra e se você quer saber mais basta ler até o final.

Na foto uma mulher secando os cabelos de uma criança de toalha em frente a um espelho dentro de um banheiro.

No armário de banheiro é possível guardar toalhas, cosméticos e muito outros produtos usados no dia a dia. (Fonte: Evgeny Atamanenko / 123rf.com)

O que é um armário de banheiro?

Sendo muitas vezes chamado de gabinete, o armário de banheiro é um item do mobiliário confeccionado para armazenar todos os produtos utilizados nesse cômodo no dia a dia.

Ele é encontrado em diversos modelos, existindo opções abertas, fechadas, com os mais variados tipos de porta e também em diferentes materiais como madeira, PVC e até mesmo alumínio.

Devido a isso, esse é um produto muito utilizado, já que consegue se adaptar e todos os gostos e tamanhos de banheiro, sendo um excelente aliado na decoração e também na organização do espaço.

É importante saber que gabinete e armário de banheiro são a mesma coisa. Porém, quando se fala em gabinete refere-se ao armário que fica localizado abaixo da pia e se ele for colocado em qualquer outro lugar não deve receber esse nome.

Quais as vantagens e desvantagens do armário de banheiro?

O armário de banheiro é um produto que pode somar nesse cômodo de diversas maneiras. A primeira delas é no quesito organização, visto que nele é possível manter todos os produtos em apenas um lugar, sem a necessidade de deixá-los em cima da pia, por exemplo.

Outro ponto positivo é que o armário pode somar na decoração, visto que existem diversos materiais e acabamentos que podem ser usados para deixar o ambiente mais bonito e sofisticado.

Não pode-se deixar de destacar também que esse item é encontrado em diversas versões, existindo ainda a possibilidade de confeccioná-lo de acordo com as necessidades. Dessa forma, não há restrições e ele pode ser usado em todo tipo de banheiro.

Somente deve-se tomar cuidado com alguns materiais em que o armário de banheiro pode ser confeccionado pensando na sua durabilidade. Um exemplo é a madeira, uma matéria-prima é resistente a umidade, porém que não pode ser molhada.

Vantagens
  • Mantém o banheiro mais organizado
  • Soma na decoração
  • Pode ser confeccionado em diversos modelos e tamanhos
  • Permite fácil acesso aos produtos usados no dia a dia
Desvantagens
  • Alguns materiais usados no armário podem estragar em contato com a água

Em quais lugares o armário de banheiro pode ser instalado?

Independente do tamanho do banheiro é essencial saber que não existem regras e esse tipo de armário pode ser instalado em qualquer lugar desse cômodo. Inclusive, essa é uma ótima maneira de otimizar espaço e assim poder guardar mais coisas.

Os mais comuns são os armários colocados embaixo da pia, que como te dissemos são muito chamados de gabinetes. Esses possuem dupla função e além de permitir guardar os produtos, ainda escondem o encanamento que possa estar aparente.

Há também quem coloque o armário de banheiro em cima da pia e muitas vezes esses são unidos a espelhos, criando um visual mais sofisticado. Outra opção de lugar muito viável é acima do vaso sanitário.

Muitas vezes esse espaço é esquecido no banheiro e ao colocar um armário ali consegue-se fazer um melhor aproveitamento da parede. Só deve-se tomar cuidado para que ele fique alto o suficiente para não atrapalhar.

No mais, se você possui um banheiro grande e nele existem paredes disponíveis também é possível colocar um armário nelas. Só tenha cautela para não encher o lugar de armários e pecar na estética.

Na foto um banheiro com banheira ao lado esquerdo e uma bancada com pias, espelhos e armários do lado direito.

Os armários de banheiro mais comuns ficam localizados embaixo da pia e podem ser encontrados em diversos modelos. (Fonte: shadowfirearts / Pixabay.com)

O que guardar em um armário de banheiro?

Há uma infinidade de produtos que podem ser guardados no armário de banheiro e o ideal é armazenar nesse móvel todos os itens que se utiliza nesse cômodo no dia a dia. Toalhas, sabonetes, produtos para a limpeza do cabelo, cortadores de unha, pinças, escovas, secadores, chapinhas e papel higiênico são alguns exemplos.

Porém, é essencial manter o armário organizado, pois assim consegue-se guardar mais coisas nele. Para isso pode-se utilizar cestos organizadores e dentro deles colocar sempre produtos de uma mesma categoria.

Por exemplo, em um cesto você pode guardar somente itens de cabelo como shampoo, condicionador, máscara de hidratação e afins, em outro é possível armazenar produtos de higiene como creme dental e sabonetes.

Além disso, os itens que se usa menos podem ir para o fundo do armário, enquanto que os mais utilizados devem ficar na sua parte da frente. Outra dica serve para quando for guardar toalhas de banho e nesse momento pode-se fazer rolinhos com elas e empilhar uma em cima da outra para otimizar espaço.

Com relação às escovas de dente, vale saber que elas podem ser guardadas no armário do banheiro ou deixadas em cima da pia, mas é essencial que possuam um protetor para as suas cerdas evitando assim a proliferação de bactérias.

foco

Você sabia que alguns produtos não pode ser guardados no armário de banheiro? Esse cômodo contém muita umidade e graças a isso pode causar danos em uma série de itens.

Com isso, saiba que maquiagens e remédios nunca devem ser colocados no armário de banheiro porque o vapor e a temperatura podem alterar as suas características e acabar estragando os produtos.

Quanto custa?

O valor dos armários de banheiro é extremamente variável devido a uma série de fatores, tal como material, tamanho e a presença ou não de espelho. Inclusive, se você compra o produto pronto, normalmente ele sai mais em conta do que se fizer um modelo planejado.

Com isso, é possível encontrar armários de banheiro para comprar com um preço que varia entre R$ 25, no caso dos simples feitos em plástico, até mais de R$ 2 mil, nas opções que contém duas ou três peças feitas em madeira.

Onde comprar?

O armário de banheiro é um produto muito fácil de ser encontrado em diversas lojas, principalmente nas que vendem produtos do mobiliário e de construção como Leroy Merlin, C&C, Magazine Luiza e Casas Bahia.

Na internet esse item também pode ser facilmente adquirido, visto que há uma gama imensa de lojas online que o comercializam, sendo que algumas delas são:

  • Amazon
  • Mercado Livre
  • Mobly
  • Americanas
  • Madeira Madeira

Independente do local de compra, é importante se atentar com relação a montagem do armário de banheiro. Algumas lojas físicas disponibilizam montador gratuito ou cobram um valor para isso. Já os sites normalmente não têm essa opção, então é necessário conhecer um profissional para fazer a instalação do seu armário.

Na foto um banheiro com paredes marrons, bancada com duas pias, dois espelhos e armários em tom de tabaco com toalhas brancas guardadas.

Tanto lojas físicas quanto online vendem armários de banheiro e graças a isso é muito fácil de encontrar esse produto para comprar, sendo ainda possível confeccioná-lo de acordo com o gosto e necessidade. (Fonte: Quark Studio / Pexels.com)

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de armário de banheiro

Agora que já te deixamos por dentro de tudo sobre o armário de banheiro e inclusive te mostramos como usar o seu, chegou o momento de explicar quais fatores devem ser levados em consideração para escolher o modelo de armário ideal, são eles:

  • Tamanho
  • Cor
  • Material
  • Design
  • Modo de abertura da porta
  • Presença de espelho

Detalharemos abaixo cada um deles para que você possa entender melhor.

Tamanho

O primeiro ponto a ser analisado antes de comprar um armário de banheiro diz respeito ao tamanho disponível que você possui e as medidas do modelo que está pensando em comprar.

Nesse sentido, é imprescindível medir a altura, largura e comprimento do armário, principalmente se esse for um modelo que será encaixado abaixo da pia, já que ele deve ficar alinhado e bem encaixado.

O mesmo vale para armários que fiquem acima da pia, visto que a largura de ambos também deve ser igual. Com relação às opções que ficarão suspensas, também é essencial medir em qual altura o armário ficará, pois dessa forma se evitam machucados.

Na foto um banheiro com armários e espelho em madeira, uma banheira branca no lado esquerdo e um box de vidro no lado direito.

Os armários de banheiro são confeccionados em todos os tamanhos e assim é fácil de encontrar opções pequenas, médias e grandes. (Fonte: La-Belle-Galerie / Pixabay.com)

Cor

Falando especificamente dos modelos de armário de banheiro de madeira, é importante definir a sua cor e isso depende muito do estilo de decoração e também do tamanho do espaço.

Com relação a isso não existem regras e é possível escolher armários em tons neutros como bege, avelã, preto e branco, como também coloridos. Inclusive, existe a possibilidade de criar composições, por exemplo, porta de uma cor e estrutura em outra.

Leve em consideração que para banheiros pequenos, as cores claras ajudam a ampliar o ambiente, enquanto que cores escuras diminuem visualmente o espaço.

Material

O armário de banheiro é um produto confeccionado em diversos materiais, sendo que os mais comuns são o PVC, alumínio e as madeiras do tipo MDP e MDF. Pensando na estética e na durabilidade do produto é importante analisar isso com cautela.

O PVC é um tipo de plástico rígido muito encontrado na cor branco e transparente. Visualmente falando, os armários de banheiro fabricados com ele são os mais simples, não tendo muito apelo estético.

O lado positivo desse material é que ele pode ser molhado e exposto à umidade sem estragar, porém, se sofrer choques muito fortes pode quebrar e até mesmo gerar algum tipo de machucado. Há opções desse tipo com e sem espelho.

Na foto um banheiro com duas pias e armários brancos com torneiras douradas.

Os armários de banheiro feitos com madeira são mais modernos e sofisticados, servindo como ótimos componentes da decoração. (Fonte: Christian Mackie / Unsplash.com)

Já os armários de banheiro de alumínio eram muito utilizados há anos atrás e existiam em basicamente um modelo simples com espelho na porta. Hoje em dia já há mais opções no quesito design, porém não há nada muito elaborado.

Esse material é muito resistente e pode ser exposto à umidade sem sofrer nenhum tipo de oxidação, mas não é muito sofisticado.

Por outro lado, pensando em estética e sofisticação, os modelos de armário fabricados em MDP e MDF são os melhores e não é à toa que atualmente são os mais escolhidos.

Visualmente falando essas duas matérias-primas são muito parecidas e ambas não podem ser molhadas, pois isso irá estragá-las.

Tirando isso, os armários de banheiro feitos com esses tipos de madeira possuem ótima durabilidade, existem em diversas cores e há maior variação no quesito design também.

Design

Outro ponto a ser levado em consideração é o design do armário. Nesse sentido é importante checar quantas prateleiras ele possui, se há um bom espaço interno e a existência de gavetas, pois elas podem ser muito úteis.

Saiba, inclusive, que no quesito organização as prateleiras são um dos itens mais importantes, já que elas ajudam a manter os produtos separados de acordo com a categoria e intensidade de uso.

Além disso, os nichos são uma boa opção para quem quer investir na decoração do banheiro. Neles podem ser colocadas toalhas mais trabalhadas, vasos de flores, aromatizadores de ambiente e muito mais.

Modo de abertura da porta

O modo de abertura da porta do armário de banheiro também deve ser pensado e é possível encontrar modelos com todas as opções, porém as de abrir acabam sendo as mais comuns.

No caso de quem possui bastante espaço isso é indiferente, mas para quem tem uma área de passagem entre o armário e a porta do banheiro ou a parede menor, talvez optar por uma opção com porta de correr seja mais viável.

Além disso, os modelos suspensos também podem ter porta basculante e isso faz com que a sua abertura e fechamento seja mais fácil.

Na foto um banheiro com duas pias, um espelho grande, dois armários, uma privada no canto esquerdo e duas toalhas azuis.

Existem diversas opções de portas para os armários de banheiro e há inclusive opções com abertura igual a de gavetas. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123rf.com)

Presença de espelho

Hoje em dia dificilmente se encontram banheiros sem espelho, visto que essa peça auxilia no dia a dia e também consegue dar uma aparência de amplitude nesse cômodo.

Nesse sentido, é possível optar por um armário que já venha com espelho embutido e dessa forma consegue-se fazer um melhor aproveitamento dos espaços. Isso é válido principalmente para os modelos que são instalados acima da pia.

(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.