Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

26Horas investidas

7Estudos avaliados

83Comentários coletados

Quando se trata de saúde, nós gostamos de nos manter atualizados sobre produtos que podem ajudá-lo a viver uma vida mais prática, segura e ativa, e quando estamos falando de um remédio natural, ainda mais! É por isso que hoje vamos contar tudo sobre a arnica.

Esta planta cresceu em fama graças a várias propriedades e benefícios aos quais tem sido associada, tais como efeitos anti-inflamatórios úteis em caso de colisões, dores, entorses leves e similares. Portanto, não é usado apenas em sua forma pura, mas também em combinação com outros componentes.

Ao longo deste texto você aprenderá sobre todos os benefícios que um pouco de arnica pode trazer à sua vida, assim como suas características e as melhores opções que o mercado atual tem a oferecer. Não pense duas vezes e continue lendo!




O mais importante

  • Arnica é uma planta rica em propriedades anti-inflamatórias que tem sido amplamente utilizada para a fabricação de produtos que ajudam a aliviar dores, dores, queimaduras, irritações, feridas menores e similares.
  • A Arnica vem em várias formas, mas as mais comuns são creme, gel, barra e líquido (na forma de óleos). Cada uma delas ajudará a aliviar diferentes doenças de maneiras muito específicas, que explicaremos a seguir.
  • Antes de fazer sua compra, verifique se é um produto orgânico ou processado através de sua pureza, o tipo de condição que você tem, as contra-indicações que estes produtos podem ter e a quantidade que o recipiente que você escolheu vem com.

Arnica: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você deve saber sobre arnica

Eles dizem que a melhor maneira de cuidar de nós mesmos é se tornando natural, e é por isso que a arnica tem sido usada desde os tempos antigos para acalmar a pele e os músculos. Mas agora vamos contar um pouco mais sobre ela, sua origem e benefícios.

Quando se trata de dor muscular ou tensão, o óleo de arnica pode ser usado para gerar efeitos através de uma massagem (Foto: alan caishan / Unsplash)

O que é arnica e quais são seus benefícios?

Arnica é uma planta cujas flores e raízes são usadas no mundo da medicina natural e alternativa por suas propriedades anti-inflamatórias, que geram um efeito calmante e relaxante na pele quando usadas.

Seu uso varia de crianças a atletas ou pessoas normais que sofreram dores, arranhões, queimaduras muito leves, desconforto muscular e similares. Agora criamos um espaço para mostrar seus principais benefícios.

Vantagens
  • Diversidade de apresentações
  • Efeito anti-inflamatório
  • Adequado para crianças
  • Alívio instantâneo
  • Funciona bem com outros componentes
Desvantagens
  • Não deve ser ingerido, exceto para sua apresentação em chá
  • Nem todas as apresentações são adequadas para todos os casos
  • Só tem efeito sobre dor leve

Arnica em creme, líquido ou barra - A que você deve prestar atenção?

Uma das melhores características da arnica é que ela pode ser encontrada em uma variedade de formas, para que você possa usar a que melhor se adapta às suas circunstâncias. Abaixo nós lhe falaremos um pouco sobre cada um deles.

Cream. O creme ou pomada é uma das apresentações mais comuns, e é usado em caso de colisões, queimaduras, dores e ferimentos leves. Na maioria dos casos, ela pode ser usada em crianças, mas é importante verificar a embalagem. Ele é rapidamente absorvido e se sente suave e refrescante.

Líquido. Ele pode ser aplicado por conta-gotas ou spray, e é usado principalmente em caso de doenças musculares ou estresse, pois é espalhado sobre a pele e depois massajado dentro. É uma sensação de calor e pode trazer alívio em pouco tempo. É rapidamente absorvido, mas devido à sua fórmula mais potente, não é recomendado para crianças.

Bar. As barras de Arnica foram criadas para que você possa mantê-la em sua bolsa, bolsa de fraldas ou carro por causa de seu tamanho compacto, tornando-a uma boa escolha para queimaduras superficiais, pequenas pancadas e arranhões em crianças e adultos. Sua sensação é refrescante, mas sua absorção é lenta, devido à sua consistência.

Gel. É uma opção ideal para gerar um efeito frio instantâneo, especialmente quando se trata de dores musculares e lesões menores. É amplamente utilizado em esportes devido a sua sensação de resfriamento e rápida absorção. Não é comumente usado por crianças, a menos que a embalagem assegure sua segurança.

Chá. Esta apresentação também fornece efeitos anti-inflamatórios e analgésicos quando tomado quente ou quente. É usado principalmente quando há dores musculares, hematomas ou desconforto causados por artrite reumatóide. Embora não seja aplicada topicamente, é a única apresentação que pode ser ingerida (somente por adultos).

Creamma Liquid Bar Gel Chá
Sensação térmica Frio Quente Frio Frio Quente
Indicações Golpes, queimaduras e pequenas dores e lesões Dores musculares e pequenas lesões Queimaduras, pequenas pancadas e contusões Dores musculares, pequenas pancadas e lesões Golpes, pequenas dores musculares, artrite reumatóide
Absorção Fast Fast Slow Fast Não tópico
Adequado para crianças Dependendo de sua formulação No Yes Dependendo de sua formulação No

Critérios de compra

Você já conhece as diferentes apresentações nas quais você pode obter arnica para você e seus entes queridos, mas há alguns fatores que você deve levar em conta antes de escolher o produto que você considera ideal para você. Nós os resumimos abaixo.

Embora seja uma planta, issonão significa que o produto que você comprar será 100% orgânico, já que a arnica é frequentemente apenas um componente de muitos outros. Portanto, leve em conta os ingredientes de fabricação.

Natural: Existem apresentações naturais que você pode encontrar principalmente em óleos (líquidos), chá e bar. Embora possam ser combinados com outros ingredientes (como azeite de oliva, sementes ou harpagophytum), eles não incluem produtos químicos ou componentes processados que possam causar qualquer dano.

No entanto, é importante ter cuidado quando se trata de óleos, pois sua concentração é geralmente maior e contra-indicada em alguns casos, como alérgicos, crianças e mulheres grávidas. Compre principalmente em lojas de medicina natural.

Combinado: Graças às propriedades da arnica, ela tem sido usada em muitos produtos medicinais e de relaxamento, em combinação com outras plantas como camomila e calêndula, mas também com outros compostos não naturais, como cremes, géis e alguns produtos em bastão.

Isto não deve ser um grande problema desde que você certifique-se de que os compostos não causem efeitos colaterais ou danos a longo prazo, o que você pode confirmar lendo suas especificações ou consultando seu médico. Nesses casos, o produto será mais durável.

Tipo de condição

Dependendo do tipo de desconforto ou condição presente, será recomendado o uso de uma ou outra apresentação de arnica, devido ao seu modo de uso, reação cutânea e fabricação em geral. Vamos falar sobre as mais comuns:

Dores musculares. Neste caso, é aconselhável usar óleos se você quiser massagear a área. Isto irá gerar uma sensação de calor e conforto quando se trata de desconforto causado por atividade física ou estresse. O chá também ajudará a aliviar o desconforto.

Embora ele também seja usado para lesões menores, é importante obter conselhos de especialistas para garantir que uma massagem será útil e não causará mais desconforto. Portanto, se você suspeita que o desconforto pode não ser tão superficial, primeiro consulte um médico de sua confiança e aplique um creme ou gel sem aplicar muita pressão.

Bumps or scrapes. Isto é muito comum no caso de crianças, devido aos seus jogos e movimentos constantes. Nestes casos e também em casos de inchaço, você pode aplicar um pouco de produto em bastão, creme ou gel para aliviar a dor e gerar uma sensação de frescor.

Quando estamos falando de feridas muito superficiais (como aquelas que ocorrem no caso de pequenos arranhões ou pequenos hematomas), é aconselhável aplicar pomadas, cremes ou géis, pois você pode causar desconforto ao aplicar um produto em forma de bastão.

Queimaduras. Para acalmar queimaduras, é aconselhável aplicar produtos que proporcionem uma sensação de alívio através de temperaturas frias, portanto creme e gel são opções muito convenientes nestes casos.

É muito importante verificar se é uma queimadura superficial, pois você pode gerar um efeito adverso se ela for aplicada sobre uma queimadura mais profunda. Certifique-se de não aplicar pressão ou quebrar a talocha que se forma, mas simplesmente coloque um pouco de produto em cima e espere que ele tenha efeito.

Irritação. Para acalmar a irritação da pele você pode aplicar um pouco de creme, barra ou gel, dependendo de onde o problema estiver. Se estiver no rosto, evite aplicar perto dos olhos e da boca, pois não é recomendado ingerir este produto.

Neste caso, a irritação causada pela acne também é normalmente tratada. Evite líquidos ou derivados de petróleo, a menos que você opte por usá-lo sem pressão ou massagem, pois eles podem piorar a situação.

Contra-indicações

A Arnica tem muitos efeitos benéficos, mas deve-se tomar cuidado no seu uso, quantidade e razões de uso para garantir que ela não cause mais danos do que ela realmente causa. Se você deseja ingeri-lo, compre chá de arnica. Este é o único produto com arnica que pode ser tomado, pois a planta é considerada venenosa em certas quantidades.

Em caso de alergias, gravidez, amamentação, feridas profundas ou sensibilidade cutânea, não é recomendado o uso das apresentações acima mencionadas sem supervisão médica, pois pode haver intoxicação em vez de alívio. Neste caso, consulte um profissional para saber se você está apto a usar.

Quantidade de produto

Dependendo de cada caso, será importante ter certeza de que você está adquirindo a quantidade necessária para suas necessidades. Por exemplo, se você precisar dele para um golpe em particular, você pode comprar pomada ou gel em pequenas quantidades (5 a 20 miligramas), pois ele não será usado constantemente. Você também pode comprar bastões pequenos e de bolso.

Se você faz atividade física freqüentemente, você pode comprar versões maiores, tais como 50 ou 100 miligramas. No caso dos óleos, eles geralmente vêm em pequenas apresentações de 20 mililitros, mas você encontrará apresentações combinadas de até 100 mililitros.

(Foto em destaque: silviarita / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas