Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

74Comentários coletados

Quando se trata de cozinhar, o arroz é um prato muito comum, mas um prato muito difícil quando você começa seus primeiros esforços culinários. É um prato básico em muitas culturas ao redor do mundo, e uma delas é o arroz de sushi.

A ReviewBox não vai lhe ensinar a cozinhar, mas vai guiá-lo através das melhores opções para adquirir a variedade de arroz mais adequada para preparar o melhor sushi, como se você fosse um japonês autêntico. Fique e junte-se a nós, descubra as informações necessárias, as vantagens, desvantagens e tudo o que você precisa saber neste artigo.




O mais importante

  • O arroz Sushi, também conhecido como sumeshi, shari, arroz japonês ou arroz Japonica, é arroz que é fisicamente mais curto e de aparência mais arredondada. É um cereal com alto teor de amido e sua consistência quando cozido é ligeiramente pegajosa ou glutinosa, o que permite que ele seja cozido em rolos e comido com pauzinhos.
  • Para cozinhar arroz para sushi, não é suficiente sair e comprar qualquer arroz. Existem 2 tipos de arroz japonês para sushi, um chamado Uruchimai e o outro conhecido como Melochigome, uma divisão baseada na diferença na composição do amido.
  • Para escolher o melhor arroz para sushi, alguns pontos importantes devem ser considerados, pois a seleção bem sucedida é a chave para cozinhar e conseguir sushi com o cozimento, consistência e sabor único desta iguaria.

Arroz de sushi: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o arroz de sushi

Nesta seção vamos nos concentrar em um entendimento mais profundo do que é arroz de sushi, quais são suas qualidades e também discutir suas desvantagens. Quanto mais dominamos o assunto, melhores chances temos de sucesso ao comprar o arroz certo.

Um arroz de sushi bem preparado finalmente tem gosto de deliciosos pães de sushi. (Foto: racorn / 123rf.com)

O que é arroz de sushi e quais são suas vantagens?

Ingrediente básico da culinária japonesa. É a base de um dos pratos mais representativos do país e é muito popular internacionalmente, tanto que tem sido tropicalizado dependendo do país. O gosto pelo sushi se espalhou tanto que ele não é mais exclusivo de restaurantes, chefs ou nativos japoneses, hoje qualquer um pode prepará-lo.

O segredo é saber qual arroz usar, cozinhá-lo corretamente e depois formar os rolos de acordo com o desejo. O arroz característico deste prato é um grão curto e levemente doce que quando cozido atinge um nível glutinoso que permite o preparo dos rolos de sushi evitando que o arroz se separe.

Entre as vantagens obtidas com este arroz está a concentração de amido que ele tem em compaixão com outros arroz, tem menos calorias que outros, fornece fibra e promove a digestão intestinal e é livre de colesterol e sua quantidade de gordura saturada é baixa.

Vantagens
  • Nível de concentração de amido
  • Tem menos calorias
  • Rico em ferro, minerais e cálcio
  • Fornece fibras ao organismo
  • Promove a digestão intestinal
Desvantagens
  • Não escolher o arroz certo
  • Cozimento inadequado

Arroz sushi Urichi Mai ou Monchigome - O que procurar

O arroz sushi é dividido em dois grupos. Urichi Mai e Mochigome têm variáveis que podem parecer menores, mas que fazem uma grande diferença na preparação e nos resultados.

Urichi mai. Este é o tipo de arroz mais comum e amplamente produzido no Japão. Ele é redondo e dois tipos são derivados dele para cozinhar sushi, um é hikari e o outro é koshihikari.

Uma vez cozidos, eles são tenros, úmidos, com uma cor translúcida muito pura e uma consistência pegajosa que permite que sejam feitos em rolos e comidos com pauzinhos.

Mochigome. É outra variedade de arroz de sushi, muito semelhante ao Urichi Mai, é o mais redondo e grosso, além de resultar após o cozimento em um arroz pegajoso, talvez o mais aglutinado de todos, o que o torna ideal para cozinhar bolos de arroz chamados mochi e para adicionar outros ingredientes.

Urichi mai Mochigome
Características físicas Rounder, curto, grãos translúcidos Rounder, mais branco, grãos maiores
Depois de cozinhar Pegajoso, o mais macio e úmido de todos Pegajoso, o mais macio e úmido de todos
Pratos exalados Sushi, pratos do dia-a-dia, Sake Mochi, Mirin (saquê doce) e doces wagashi

Quanto custa o arroz de sushi?

Se você está procurando comprar arroz de sushi, você ficará surpreso com os preços, pois não precisa de um grande orçamento, a menos que você precise fornecer essa matéria-prima a um restaurante para um grande banquete.

O preço é determinado pela marca, sua origem, as gramas ou quilos da embalagem e a loja onde ela é comprada.

Critérios de compra

Não será uma surpresa se você conseguir cozinhar o melhor arroz em casa se você seguir as seguintes dicas, pois este prato tem sua ciência desde o momento em que é comprado. Este guia tem o objetivo de ajudá-lo a fazer as escolhas certas para o seu banquete.

Marcas

As marcas classificadas como padrão de preferência no mercado americano para este arroz são Nishiki e Kokuho Rose, ambas de grau B.

De melhor qualidade estão disponíveis Tamaki Gold e Tamanishiki, ambas cultivadas na Califórnia, a primeira uma variedade Koshikikari e a segunda uma mistura desta e de outra variedade chamada Yuma Gokochi.

Se você não encontrar nenhuma dessas marcas, é aconselhável procurar "First Cultivation" ou "New Variety" ou "Shinmai" na embalagem, o que significa que é o melhor arroz colhido no outono.

O gosto pelo sushi se espalhou tanto que não é mais exclusivo de restaurantes, chefs ou nativos japoneses, hoje em dia qualquer um pode prepará-lo. (Fonte: Choi: 35702711/ 123rf.com)

Expiração

É de suma importância localizar a data de emissão e expiração do produto, faz parte dos padrões de segurança que um produto nos dá para ser consumido.

Por outro lado, quanto mais velho for o sushi, mais difícil será cozinhá-lo e obter a textura perfeita; precisará de mais água para amolecer antes de poder ser cozido. É aconselhável verificar se o arroz não foi colhido há mais de um ano.

Lavagem

Como parte dos passos a serem tomados para cozinhar o arroz para sushi, geralmente é necessário lavá-lo. Este procedimento deve ser mantido em mente ao comprar o arroz que você vai escolher, pois já existe uma opção pré-lavado.

Arroz pré-lavado. Há um novo arroz no mercado que é arroz pré-lavado, o que significa que ele não requer nenhum enxágüe normal, um processo que é feito antes do cozimento para remover o amido que está presente no arroz branco de grãos curtos padrão.

Arroz não pré-lavado. O arroz mais tradicional, que requer lavagem antes do processo de cozimento, que entre outras funções ajuda a remover o excesso de farelo e facilita a aderência ao criar os rolos. A compra ou não do produto pré-lavado dependerá mais da receita e do gosto pessoal.

Ferramenta de cozimento

Para fazer o arroz dos seus sonhos você pode usar uma panela de arroz ou uma panela tradicional pegajosa. O processo entre um e outro pode variar, então você deve escolher o mais adequado de acordo com a receita e o quanto você quer estar envolvido no procedimento.

A panela de arroz. Existem modelos simples e mais sofisticados. De acordo com suas funções, é possível quase colocar o arroz no aparelho e esquecê-lo, pois ele pode encharcar, cozinhar e vaporizar sem ajuda. Além de outros ambientes, como manter quente, cozinhar arroz normal, arroz de sushi, etc.

Cozedor sem adesivo. Este é um pote tradicional que é usado com uma tampa. O procedimento é inteiramente manual e a panela é usada para vaporizar o arroz enquanto está sob os cuidados do responsável até que seja cozido corretamente.

(Fonte de imagem em destaque: Einladung_zum_Essen/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas