Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu portal de resenhas na internet. Se você já se cansou da vassoura e do rodinho, um bom aspirador de pó e água pode ser a opção ideal para você. Para ambientes internos ou externos, para sólidos ou líquidos, um aspirador de pó e água pode facilitar muito sua vida.

Prático e eficiente, esse tipo de aspirador pode simplificar a faxina. Se você já limpou um tapete, por exemplo, deve saber bem o quanto pode ser cansativo. Mas com essa tecnologia, você pode deixar a máquina fazer o trabalho pesado pra você, poupando inclusive seu tempo.

Se você está perdido com tantos modelos e especificações, a ReviewBox Brasil separou alguns dos melhores modelos de aspirador de pó e água vendidos no Brasil. Também vamos explicar passo a passo como você pode escolher o modelo ideal para suas necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • Quanto maior for a potência do aspirador, mais barulhento ele pode ser.
  • Fique atento à capacidade de armazenamento de seu aspirador. Quanto maior for, maior será a área que você poderá aspirar antes de ter que esvaziar o recipiente e o filtro. Preste atenção também no tamanho do fio para facilitar a locomoção.
  • O custo médio dos aspiradores de pó e água é de R$300. Porém, existem modelos profissionais que chegam a casa dos R$5.000.

Ranking: Os 4 melhores aspiradores de pó e água

Suas faxinas nunca mais serão as mesmas depois que você escolher seu aspirador de pó e água ideal. Para isso, listamos alguns dos melhores modelos do mercado. Continue lendo, escolha o seu e deixe sua casa um brilho com muito mais facilidade!

1º – Aspirador Electrolux Gt3000 30N

O modelo Gt3000 da Electrolux é uma opção potente, com seus 1300W e um barril de armazenagem com capacidade para 20 litros. Sua potência e seus acessórios, além da qualidade de absorver líquidos, tornam esse aspirador ideal para a limpeza de tapetes, carpetes e piso frio, além de ser capaz de aspirar cantos e beiradas com bicos especiais para cada tarefa.

Com um fio de 5 metros e um raio total de atuação de até 7,7 metros com seus extensores, você não precisa se preocupar em trocar de tomada a todo momento conforme avança pela casa.

O GT3000 conta ainda com rodinhas, que facilitam o transporte e movimentação dentro de seus ambientes, tornando a faxina ainda mais leve e fácil. Relativamente leve (4,54kg), o aspirador de pó Electrolux Gt3000 está sempre pronto para o trabalho pesado.

2º – Aspirador Electrolux 2214362

O Electrolux 2214362 é um modelo com uma potência um pouco menor, mas nem por isso deixa de ser impressionante. Seus 1250W de potência o tornam ideal para a limpeza da casa, do banheiro, e até mesmo de sua área suja de lama depois de um dia de chuva.

Com seu sistema triplo de filtragem, esse aspirador conta com um reservatório de 5 litros para líquidos e funciona com sacos descartáveis para sólidos com capacidade de 1,2 litros, o que pode exigir que você os troque dependendo do tamanho da área aspirada e a quantidade de resíduos.

As rodinhas e os cabos extensores facilitam o transporte e a limpeza de cantos e arestas, chegando a um alcance de 4,5 metros. O destaque vai para a função de sopro, que permite que você faça a limpeza de eletrodomésticos, além de dar uma ajudinha ao acender a churrasqueira ou mesmo encher balões de festa.

3º – Aspirador Schulz Elektro 1400W

Não se deixe enganar pelas aparências. O modelo Elektro de 1400W da Schulz é uma máquina potente, tanto para sua residência quanto para uma casa de campo que exige uma máquina capaz de fazer um trabalho mais pesado.

Seu reservatório de 20 litros, cabos extensores e rodinhas ajudam a chegar onde você precisa com potência suficiente para limpar do exterior de sua casa até o interior de seu carro ou o teclado do seu computador.

Feito em aço inox, sua aparência pode não ser o destaque, mas sua potência e resistência o tornam ideal para o serviço mais pesado.

4º – Electrolux Flexn-2 1200W

Se você deseja um aparelho mais portátil, e ainda assim potente (contando com 1200W), o modelo Flexn-2 da Electrolux é a escolha ideal, seguindo o belo design de toda a linha de aspiradores da marca.

Apesar de apenas 3,5 metros de cabo, seus extensores permitem um alcance de 6,2 metros, permitindo uma faxina completa e acesso a cantos difíceis, ou mesmo a limpeza de suas cortinas e dos cantinhos do teto que podem ser difíceis de alcançar.

Com um barril de armazenamento de 10 litros, ele pode dar conta de residências menores sem a necessidade de parar o trabalho para esvaziar o aparelho. Pesando quatro quilos, com rodinhas e alça, você pode conduzi-lo facilmente por diferentes ambientes sem dificuldades.

Guia de compra

Limpar a casa é uma tarefa que, para alguns, é uma terapia, algo que faz passar o tempo e nos permite pensar na vida. Para outros, porém, é um mal necessário: você odeia, mas sabe que precisa fazer. Esteja você em qualquer um desses dois grupos, um aspirador de pó e água pode tornar essa tarefa muito mais fácil e rápida.

Continue lendo e saiba tudo o que for preciso para escolher o seu modelo ideal de aspirador.

quarto arrumado e limpo

Nada como ter a casa limpinha, e um aspirador de pó e agua pode ajudar muito nisso. (Fonte: bottlein / Pixabay)

Para que serve um aspirador de pó e água e quais suas vantagens?

Um aspirador de pó e água, como o próprio nome diz, é uma versão mais avançada de um aspirador comum, já que pode recolher não só pequenos dejetos sólidos, mas também resíduos líquidos.

Essa característica pode ser muito útil na limpeza doméstica, já que um aspirador de pó e água pode recolher basicamente todo tipo de sujeira. Por outro lado, por ser mais avançado, seu valor é mais alto do que um aspirador comum. O barulho alto que todos os modelos fazem também conta como ponto fraco.

Vantagens
  • Útil para a limpeza de tapetes e sofás
  • Eficiente para a limpeza doméstica
  • Recolhe inúmeros tipos de sujidades
Desvantagens
  • Nível de ruído elevado
  • Pode ser difícil de guardar
  • Custo mais elevado que modelos de apenas pó

Apenas pó ou pó e líquidos? Qual modelo escolher?

Aspiradores, mesmo limitados a função pó, podem ser extremamente úteis para auxiliar na faxina. A grande diferença é que os aspiradores de pó e água, pela possibilidade de coletar líquidos, tornam-se mais versáteis e práticos, sendo também indicados para ambientes externos.

Você pode, com um único equipamento, limpar sua casa, a garagem e área de festas, por exemplo, sem se preocupar com líquidos no chão.

Além disso, ao derramar qualquer líquido no chão ou sofá, você pode usar seu aspirador ao invés do pano, que precisaria de lavagem após o uso. Ele ainda auxilia na secagem de tapetes ou outros tecidos.

Imagem de aspirador de pó sob tapete marrom.

Aspiradores de pó e água podem tornar sua rotina de limpeza muito mais simples e eficiente. (Fonte: IMS68 / Pixabay)

Quero limpar meu sofá com o aspirador de pó e água. É possível?

Sim. O único cuidado que você precisa ter (caso tenha em mãos um aspirador de pó e água doméstico) é de não molhar em demasia seu sofá e esperar dias quentes para realizar essa limpeza.

Esse cuidado é necessário pois apesar de retirar a água, o aspirador não tem potência o suficiente para secar o estofamento. Por isso, recomenda-se que o sofá seja posicionado em ambiente arejado para que possa secar totalmente.

Imagem de aspirador de pó e água realizando a limpeza de tapete.

Torne a limpeza de sofás e tapetes mais simples com um aspirador de pó e água. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Um aspirador de pó e água é muito barulhento?

Normalmente sim. Quanto mais potente for o aspirador, maior será a intensidade de ruídos por ele emitido.

Modelos de aspirador de pó e água, pela dupla função, precisam ser mais potentes que modelos básicos, por isso tendem a emitir mais ruídos que versões em vassoura ou robôs, que são menos potentes.

Por isso, é importante considerar a intensidade de ruído, que pode ser incômodo a você e seus familiares.

Onde comprar?

Aspiradores de pó e água são encontrados com certa facilidade no mercado, sendo possível comparar ofertas em lojas multimarcas, como Ricardo Eletro e Casas Bahia. Nelas, existem inúmeras marcas e modelos disponíveis.

Outra opção interessante é realizar a compra online, em portais como Amazon e Submarino. Por trabalharem com sistema de marketplace, você encontra infinitos vendedores e modelos disponíveis para comparação.

Critérios de compra: O que considerar antes de comprar um aspirador de pó e água?

Um aspirador de pó e água é o ideal para você? Perfeito! Agora, antes de partir para as compras, analise os fatores abaixo e compare os aspiradores para descobrir qual se adequa perfeitamente às suas necessidades.

  • Potência do aparelho
  • Capacidade do reservatório
  • Peso do aspirador
  • Sistema de filtragem
  • Acessórios

Vamos detalhar cada um destes itens para que você possa fazer a melhor escolha ao comprar seu aspirador de pó e água.

Potência do aparelho

A potência do aparelho é o fator determinante para determinar a capacidade de sucção do aspirador. Para modelos domésticos, o recomendado é que o aspirador tenha uma potência mínima de 1100 W, para que possa recolher com eficiência uma boa quantidade de resíduos sólidos do ambiente.

Caso você priorize a aspiração de líquidos, por exemplo, para lavar sofás e tapetes, será preciso modelos com potência mais elevada.

Porém, um ponto a ser considerado é que quanto mais potente, maior será a intensidade de barulho. Por isso, é importante considerar em quais momentos você pretende utilizá-lo com frequência.

Capacidade do reservatório

Fator que muitas vezes é deixado de lado antes da compra, a capacidade do reservatório é ponto chave para determinar a autonomia de seu aspirador.

Em resumo, quanto menor for o reservatório, menor será a autonomia do mesmo, afinal, será preciso mais pausas para esvaziá-lo antes de dar prosseguimento na limpeza.

Peso do aspirador

Outro ponto comumente ignorado, mas que pode transformar a experiência de uso do aspirador é o peso. Se você pretende utilizá-lo com grande frequência, um modelo mais pesado pode ser mais cansativo para uso que um modelo mais leve.

Outro fator relacionado ao peso é o tamanho do aparelho. Se você pretende aspirar espaços pequenos, vale buscar modelos mais compactos, que serão guardados com mais facilidade.

Sistema de filtragem

Para manter seu ambiente limpo, os aspiradores contam com diversos tipos de filtragem, desde saco até filtros reutilizáveis.

Antes de efetuar a compra, é importante considerar qual o tipo de sistema o seu futuro aspirador possui, se é de saco (que é, via de regra, descartável e precisará ser reposto sempre que cheio) ou HEPA, que é lavável.

No caso dos aspiradores de pó e água, eles comumente não possuem filtros específicos, já que os líquidos poderiam danificá-lo.

Acessórios

Elemento essencial para uma boa faxina, os acessórios garantem uma maior versatilidade o aspirador. Seja um acessório para cantos, de chão, escovas ou prolongadores que permitirão que você consiga realizar uma limpeza completa, do piso ao teto.

Veja na descrição quais são as peças que acompanham o aparelho, se os bicos possibilitam – e facilitam – a limpeza de cantinhos, ou se alguns deles possui cerdas para facilitar a limpeza de pelos dos animais no sofá, por exemplo.

Outra dica interessante, é conferir o tamanho da mangueira de sucção. Priorize modelos com mangueiras maiores, isso facilita sua mobilidade na hora de usar o equipamento. Assim como o comprimento total do fio do seu aspirador de pó.

Por isso, antes de comprar o seu aspirador de pó e água, preste atenção nos acessórios que cada modelo traz consigo.

(Fonte da imagem destacada: flockine / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,42 de 5
Loading...