Imagem mostra um aspirador de pó robô, que faz a limpeza da casa sozinho.

Muito bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre aspirador de pó, um eletroportátil que vai se tornar seu aliado na hora de limpar os ambientes internos e externos da sua casa com praticidade, rapidez e pouco gasto de energia.

Cada modelo de aspirador de pó oferece suas próprias vantagens e tem suas particularidades. Alguns vêm com saco, outros sem, uns são verticais, outros cilíndricos, alguns aspiram só pó, outros aspiram pó e líquidos, entre outras variedades de recursos.

É importante escolher um modelo que esteja em sintonia com as suas necessidades, por isso é essencial que você conheça os diferentes tipos de aspiradores de pó disponíveis no mercado, quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo, quanto custam e onde comprar.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para comprar o seu como um expert!

Primeiro, o mais importante

  • A limpeza feita com aspirador de pó tem inúmeras vantagens, a principal delas é a rapidez com que se consegue limpar ambientes da casa. Com esse aparelho também é possível higienizar estofados, colchões e o interior do automóvel.
  • Apesar do nome, os aspiradores não sugam só pó, alguns modelos também têm a capacidade de aspirar líquidos. Os modelos que têm essa dupla função são ideais para limpar espaços internos e externos.
  • O uso do aspirador de pó vai fazer bem à sua saúde, principalmente se você já for alérgico e/ou tiver rinite, isso porque, diferente da vassoura que tira a poeira de um lugar e a coloca em outro, o aspirador extrai totalmente a poeira do ambiente sem que você precise entrar em contato diretamente com ela.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de aspirador de pó: Nossas escolhas

Com a correria do dia a dia, buscar praticidade para todas as tarefas é algo que todo mundo busca. Especialmente quando estamos falando de tarefas domésticas. O aspirador de pó é um grande aliado na faxina. Conheça os melhores modelos do mercado no ranking abaixo:

O aspirador robô inteligente

O robô aspirador de pó Roomba 621 é um modelo inteligente que limpa sua casa inteira sozinho sem precisar de assistência, pois possui mais de 20 sensores que o auxiliam na tarefa. O aparelho limpa até 120m² e funciona em madeira, carpete e piso frio.

O design da peça foi pensado para limpar até os lugares mais difíceis de alcançar, sem risco de cair em escadas ou na piscina pois tem sensor antiqueda.

Quando o Roomba 621 termina a limpeza da casa ou está com a bateria acabando ele retorna à base e recarrega sozinho. A bateria faz com que esse aspirador consiga limpar continuamente por cerca de 60 minutos.

O aspirador de pó no modelo clássico

O aspirador de pó Black+Decker tem controle de sucção ajustável ao tipo de superfície que será limpa, escova específica para colchões e estofados, piso frio e carpete. Conta com o bocal dois em um que limpa cantos, frestas, rodapés e lugares de difícil acesso.

Tem 1600 watts de potência, função ciclone, que mantém o pó circulando longe do filtro, coletor de pó lavável com filtro hepa, que devolve o ar do ambiente com quase 100% de remoção de impurezas e acionamento por pedal. É vendido na cor vermelho metálico.

Uma opção silenciosa para todos os tipos de piso

O aspirador de pó Easybox da Electrolux tem alto poder de limpeza, sistema ciclônico de alto desempenho, capacidade para 1,6 litro, dispensa o uso de saco coletor, tem filtro Hepa e 1600 watts de potência.

Esse modelo é indicado para todos os tipos de piso: lajotas, cerâmica, laminados, carpetes e tapetes. Para adaptar o aspirador à superfície a ser aspirada, basta regular a potência. É mais silencioso.

Uma opção para limpar todos os cantos

O aspirador de pó Auster da Midea tem alcance maior, de até 7 metros, com tubo extensor metálico e retrátil e sistema de rebobinamento automático. Tem 1400 watts de potência.

Possui escova para piso multifunção, bocal para estofados e cantos e não utiliza saco coletor, a sujeira vai direto para o recipiente que é transparente e conta com sistema “limpa fácil” que evita que você precise entrar em contato com a sujeira.

A tecnologia exclusiva “Multi Cyclone” dá a esse aspirador alto poder de sucção sem perda de potência durante o uso.

A opção leve e de alta perfomance

O aspirador de pó Upright da Philco é leve, ergonômico, possui cabo flexível de 4 metros de comprimento, reservatório com capacidade para até 2 litros (dispensa uso de saco descartável) e alta performance de sucção e retenção de ácaros.

É ideal para limpar pisos, tapetes, carpetes, estofados e também interior de carro, possui escova que remove cabelos e filtro hepa que retém poeira. Esse modelo tem 2000 watts e possibilidade de ser acionado por pedal, facilitando o manuseio do aparelho.

Guia de Compra

Pode parecer simples comprar um aspirador de pó. Mas muitas coisas devem ser levadas em consideração para que você não se arrependa depois da compra. São tantos tipos disponíveis que preparamos um guia completo para você aprender a diferença entre eles.

Assim, você poderá escolher o modelo que mais atende suas necessidades. Siga conosco até o fim para aprender tudo sobre um aspirador de pó.

Mulher aspirando o chão da sala e filha ajudando na limpeza.

O aspirador de pó reduz o risco de alergias. (Fonte: choreograph / 123RF)

O que é um aspirador de pó?

O aspirador de pó é um eletroportátil que usa o poder da sucção para remover a sujeira do ambiente que está aspirando para dentro do recipiente coletor da máquina, que pode ou não exigir um saco descartável ou lavável de coleta.

O motor desse aparelho usa pás como as de ventiladores para criar pressão e vácuo de sucção, quando ele suga o ar, traz com ele toda a poeira, resíduos sólidos, úmidos e molhados para dentro. A sujeira passa por um filtro que retém poeira e ácaro e depois é armazenada em um recipiente até ser descartada.

Quando essa sacola ou o próprio recipiente estiverem cheios, o poder de sucção do aparelho diminui, o que exige que a sujeira seja removida.

Os modelos de aspiradores, em sua maioria, possuem filtro Hepa, que tem até três níveis de filtragem, promovendo uma limpeza profunda e eficaz.

Alguns modelos contam com sistema limpa fácil, um botão na parte inferior do recipiente de coleta que pode ser aberto diretamente em uma lata de lixo, evitando que você entre em contato com os resíduos.

Assista o vídeo abaixo, publicado no canal da Midea, para entender e visualizar cada uma das funcionalidades que acabamos de citar:

Onde utilizá-lo e quais as vantagens e desvantagens?

Há diferentes tipos de aspirador de pó: o aspirador normal, de pó e líquido e o aspirador multifuncional, que lava e seca cortinas, estofados, tapetes e carpetes.

A maioria dos modelos de aspirador de pó não tem função de aspirar água, são modelos mais básicos, recomendados para ambientes secos no interior da casa.

Já os modelos de aspirador de pó e água são muito indicados para limpar espaços fora de casa, como quintais e garagens, além de estofados, tapetes e carpetes úmidos.

Nesses aparelhos a capacidade de armazenamento da água é menor do que para sujeiras sólidas.

Outro detalhe importante é que, geralmente, nesse tipo de modelo é preciso usar o saco para aspirar sujeiras sólidas e secas e é preciso removê-lo na hora de usar em superfícies úmidas ou para sugar líquidos.

Imagem mostra um aspirador de pó absorvendo resíduos líquidos.

Alguns modelos de aspiradores de pó também sugam resíduos líquidos, se o seu modelo tiver saco reservatório, remova-o quando for usar para sugar líquido. (Fonte: Stevepb / Pixabay)

Os aspiradores modernos também têm função anti alérgica, para acabar com os espirros de rinite e agentes causadores de alergias e doenças do sistema respiratório.

Esses aparelhos eliminam até 99% da poeira, ácaros e bactérias presentes no seu ambiente domiciliar.

A tecnologia que elimina os elementos causadores de alergia são os filtros que usam sais de prata e nano-íons para acabar com as bactérias, ou o mais utilizado atualmente, filtro Hepa (do inglês High efficiency particular air ou filtro de partículas aéreas de alta eficiência), que aspira 99% dos ácaros, pólen e poeiras finas.

Outra melhoria nesses produtos é que alguns modelos são muito silenciosos e emitem níveis de ruídos similares ao de duas pessoas conversando em tom de voz moderado.

Mesmo com emissão de ruídos baixa, esses modelos são muito potentes na absorção de sujeira. Preparamos uma tabela comparando as principais vantagens em adquirir um aspirador de pó e algumas desvantagens, confira abaixo:

Vantagens
  • Limpeza mais rápida e eficiente quando comparada a vassoura
  • Possui filtro que absorve ácaros e pólen, reduzindo alergias
  • Serve para higienizar colchões e estofados
  • Também pode ser usado para limpar o interior do carro
Desvantagens
  • É preciso repor peças como os sacos de reservatório ou filtros
  • A maioria dos modelos emite bastante ruído durante o funcionamento

O que difere um modelo de aspirador de pó de outro?

Os modelos de aspiradores de pó variam por muitos motivos: há os aparelhos com ou sem saco, os modelos de uso doméstico ou profissional e os robôs.

Existem aparelhos com ou sem saco, os modelos de uso doméstico ou profissional e os robôs.

Alguns modelos dispõem de saco coletor de papel que deve ser jogado fora junto com a sujeira aspirada, outros possuem saco de pano, lavável e reutilizável, sendo que basta descartar a sujeira que o aspirador sugou em um lixo convencional, lavar e secar o saco antes de utilizar novamente.

A primeira opção é mais atrativa pela conveniência, mas é preciso ter em mente que será necessário ficar comprando esses sacos sempre. A segunda opção é mais sustentável dos pontos de vista econômico e ambiental.

O aspirador com saco funciona sugando a sujeira e transferindo-a por um tubo até a sacola, geralmente esses modelos são maiores e aspiram bastante sujeira até atingir o limite de capacidade. Esses modelos também são mais simples e baratos.

Algumas marcas fabricam modelos de aspirador compatíveis apenas com os sacos coletores da mesma marca, então preste atenção nessa informação na hora de comprar o seu aspirador.

Um ponto bastante positivo desse modelo é que as sacolas de aspirador não precisam de vários níveis de filtragem para coletar a sujeira de maneira eficiente, isso porque os sacos já são desenvolvidos para serem efetivos nesse sentido.

Nos modelos de aspirador sem saco, um fluxo de ar ciclônico (similar aos dos ciclones, por isso o nome) acontece no interior do cilindro coletor de sujeira.

As partículas de pó são atraídas para o centro da máquina por causa da força do ar, passam pelos filtros (até três níveis de filtragem) e permitem que o ar saia novamente, mas sem sujeira.

Depois que o cilindro de armazenamento de sujeira atinge o limite de capacidade, ele precisa ser esvaziado, para não perder o poder de sucção e, consequentemente, de limpeza da máquina.

Como os aspiradores sem saco possuem uma série de tubos e filtros por onde passa o ar, esses modelos costumam ser mais barulhentos do que os aspiradores com saco.

Além disso, eles são mais caros do que os outros e mais suscetíveis a problemas de funcionamento.

Outro detalhe é que mesmo que não seja preciso comprar sacos coletores, nesse modelo de aspirador, é preciso trocar os filtros com certa regularidade, além de ser necessário removê-los e limpá-los sempre para evitar que entupam.

Preparamos uma tabela comparando as principais características dos aspiradores com ou sem saco reservatório, para que você possa compará-los e escolher a opção que corresponda melhor às suas expectativas:

Aspirador com saco reservatório Aspirador sem saco reservatório
Armazenamento As sujeiras são armazenadas em sacos reservatórios, que podem ser descartáveis ou reutilizáveis As sujeiras passam por um filtro e são armazenadas diretamente no cilindro reservatório
Durabilidade Esses modelos não costumam apresentar defeitos Esses modelos costumam apresentar defeitos com mais facilidade
Preço Custam mais barato Custam mais caro
Funcionalidades São mais simples, têm poucas funcionalidades São mais sofisticados em relação ao design e às funcionalidades

Existem ainda outras diferenças entre alguns modelos. O aspirador de pó com saco reservatório é o mais comum. Eles geralmente têm formato cilíndrico, são mais largos e mais baixos e possuem rodinhas, circulando como um carrinho. Costumam ser mais potentes e ideais para lugares muito sujos ou áreas externas.

Já o aspirador de pó vertical é mais comprido, leve e fácil de manusear. As peças de sucção do aspirador vertical ficam na própria base do modelo. Esses diferenciais fazem com que você consiga movimentá-lo de forma mais ágil, como se fosse uma vassoura.

Por outro lado, esses modelos são um pouco menos potentes do que os convencionais, ou seja, podem ser usados tranquilamente se forem destinados a uma limpeza mais simples, no interior da casa.

O aspirador de pó robô está, aos poucos, ganhando espaço no mercado brasileiro. São inteligentes, possuem diversos sensores que identificam onde a sujeira está e vão até lá para fazer a sucção. São modelos pequenos, leves, achatados e possuem movimento 360º.

Os sensores laterais identificam onde estão as paredes, móveis e demais objetos e os sensores anti queda identificam escadas e piscina e costumam desviar deles pelo caminho. Então quando encontram uma parede eles dão meia volta.

Ele pode ser programado para funcionar em determinados horários do dia e quando der essa hora ele sai sozinho da base para fazer o serviço. As áreas mais sujas são detectadas pelo robô e ele passa pelo mesmo lugar mais vezes. Outro detalhe é que o robô sabe por quais cômodos já passou e quais ainda precisam de limpeza.

Quanto custa um aspirador de pó?

Como vimos, há diversas opções de aspiradores de pó e todos os detalhes influenciam no preço. A potência da máquina, a capacidade interna em litro a quantidade de acessórios, entre outros, podem encarecer o produto.

O mínimo que você vai pagar em um modelo de aspirador de pó, desses mais simples, é R$ 120. Há vários aparelhos de excelente qualidade que custam até R$ 200. O mais caro chega a custar um pouco mais de R$ 5.000.

Onde comprar um aspirador de pó?

Encontrar lojas que vendam aspiradores de pó é uma tarefa fácil. Esses eletroportáteis são vendidos em supermercados (como Walmart e Carrefour), lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (como Fast Shop e Casas Bahia) e também em lojas de departamento (como Ponto Frio e Magazine Luiza).

Mas depois de ler o Guia de Compras da ReviewBox Brasil, você nem vai precisar sair do conforto de sua casa!

Sugerimos que você compre seu aspirador de pó no site da Amazon, lá é possível encontrar os melhores modelos de diversas marcas, comparar preços e ler as avaliações de outros usuários, o que com certeza vai garantir uma boa compra.

Além disso, comprando online você consegue encontrar melhores ofertas e recebe o produto na porta da sua casa.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de aspirador de pó

Embora você já tenha aprendido bastante sobre o aspirador de pó, antes de você escolher de fato o modelo para sua casa, queremos trazer outros pontos essenciais para que sua compra seja a mais acertada possível. São eles:

  • Ergonomia
  • Bocal
  • Diferentes possibilidades de uso
  • Capacidade de armazenamento
  • Potência do aparelho
  • Espaço em que será guardado

E para que você realmente compreenda a importância de cada quesito, vamos detalhar um a um abaixo.

Ergonomia

A ergonomia de um aspirador de pó é um fator importante para otimizar as condições de trabalho de quem está fazendo a limpeza. O uso do aparelho em si já facilita o trabalho manual.

Os aparelhos mais modernos possuem tecnologia de ergonomia, alguns têm mangueiras retráteis, cabo que rebobina, ou seja, volta ao ponto de onde sai o fio.

Outros têm diferentes tamanhos, formatos, peças adicionais como filtros portáteis, e bocais específicos para diferentes contextos. O ideal é escolher um modelo que consiga alcançar os pontos mais difíceis de serem limpos, como cantos, frestas e debaixo dos móveis.

Para isso, a maioria dos modelos vêm com diversas opções de bocais, específicos para diferentes superfícies, e ideais para garantir uma limpeza eficaz.

Bocal

Como mencionamos acima, o bocal é uma peça de ergonomia do aspirador de pó, e há diferentes tipos e modelos. Vamos entender um pouco mais qual a finalidade de cada um:

  • Bocal escova: é o mais usado para limpar tapetes, carpetes, piso e até estofados, pois a escova aspira pó, cinzas de cigarro e fios de cabelo.
  • Bocal para tecido: serve para remover o excesso de pelos de animais de estimação e é menos agressivo, pode ser usado também para remover o pó de abajures.
  • Bocal multiuso: é indicado para limpezas no geral, serve tanto para o chão, quanto para carpetes e tapetes e estofados em geral, até os bancos dos carros.
  • Bocal fresta: é aquele utilizado para limpar locais de difícil acesso como cantinhos e rodapés.
  • Bocal chato: serve para limpar tecidos como cortinas do quarto ou da sala.

Geralmente, os aspiradores de pó vêm com quatro opções de bocal. O tubo geral do aspirador serve para sugar todo e qualquer tipo de sujeira, das mais finas a mais grossas.

O bocal pequeno com escovinha serve para limpar superfícies que tenham tecido como sofás e tapetes. Já o bocal maior com escova deve ser utilizado para limpar pisos cerâmicos, como o porcelanato.

Diferente dos bicos feitos em plástico, as cerdas da escovinha são suaves e evitam que o revestimento fique com riscos.

Diferentes possibilidades de uso

O aspirador de pó tem múltiplos usos: limpa o chão, móveis, estofados, tecidos, frestas, cantos e interior de automóveis. Para adaptar o seu aparelho às diferentes opções de uso, basta colocar o modelo de bocal mais adequado ao uso que você vai fazer.

foco

Você precisa saber que o aspirador de pó também pode ser usado na higienização de colchões e poltronas, mantendo esses objetos livres da ação dos ácaros, com aparência mais clara e bonita e sempre limpos.

O aspirador também pode ser usado no sentido oposto, ou seja, expelindo ar para remover folhas secas de árvores. Analise quais são as funcionalidades que você quer no seu aparelho e confira se ele atenderá suas expectativas.

Veja as inúmeras possibilidades de uso de um aspirador de pó nesse vídeo institucional publicado pela WAP:

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento dos reservatórios sem saco, variam entre 1,5, 1,7 e 3 litros. Nos modelos com saco reservatório essa capacidade aumenta para até 20 litros. Esse é um detalhe que deve ser observado antes da aquisição do aparelho.

Alguns modelos têm sensores e luz indicadora que avisam quando o reservatório já está no limite máximo de armazenamento, mas em geral use até atingir dois terços da capacidade total do aparelho.

Os modelos sem saco geralmente têm o reservatório transparente, o que facilita ainda mais para ver que nível de sujeira você já atingiu.

Mas, mesmo nos aparelhos que não possuem essa funcionalidade é possível perceber quando o reservatório está cheio, isso porque a capacidade e potência da sucção diminui bastante.

Quando isso acontecer, basta desligar o aparelho, eliminar os resíduos de dentro do reservatório e prosseguir com a limpeza, caso você ainda não tenha terminado.

Potência do aparelho

Outro aspecto relevante a ser observado na hora de comprar um aspirador de pó é verificar a potência do aparelho, ela interfere no funcionamento da máquina principalmente na capacidade de sucção.

A potência mínima de um aspirador de pó é de 1000 watts e a máxima é de 2000 watts, sendo que a maioria tem 1600w de potência. Quanto mais alta for a potência, melhor é a capacidade de aspirar e o resultado.

Outro detalhe a ser observado é o comprimento do cabo de alimentação, quanto maior melhor, porque você não vai precisar ficar ligando e desligando toda hora para mudar de tomada.

Alguns aparelhos têm acionamento em pedal e outros são recarregáveis e portáteis, dispensando o uso de tomadas.

Espaço onde será guardado

Antes de comprar um aspirador de pó, pense em qual lugar da casa você irá guardá-lo sem que ele fique exposto a sujeira, umidade ou em risco de ser danificado.

Se o espaço que você estiver pensando em guardar esse aparelho for menor dê preferência por um aspirador de pó vertical, que ocupa menos espaço.

Agora, se você tiver um lugar maior, como área de serviço, lavanderia ou garagem pode escolher qualquer tipo de aspirador de pó, sem preocupações.

(Fonte da imagem destacada: Jens Mahnke / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Letícia Pontes
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.