Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, que hoje irá lhe ajudar a encontrar o aspirador nasal ideal para noites de sono tranquilo de crianças e pais. Se você nunca ouviu falar sobre este item importante do enxoval, preste atenção nessas dicas especiais.

Nosso papo será voltado especialmente para os papais e mamães de primeira viagem. Para os que já estão em busca de uma solução rápida para melhorar a respiração dos filhos, vamos lhe apresentar o melhor custo benefício. Aos que ainda estão preparando o enxoval à espera do bebê, lembre-se que este item será necessário em algum momento.

Talvez você esteja pensando: Crianças ficam com nariz escorrendo o tempo todo, por que eu vou precisar aspirar? Tenha certeza que na hora certa você vai lembrar de tudo o que iremos te explicar mais adiante.

Primeiro, o mais importante

  • Crianças não conseguem assoar o nariz sozinhos. Algo simples para nós adultos é complicado para eles. Portanto, esse aspirador irá ajudá-lo a eliminar o que estiver obstruindo as narinas e respirar melhor.
  • Elétricos ou manuais, os aspiradores devem ser práticos, pois geralmente serão usados em momentos de um certo desconforto para as crianças.
  • Por mais que você não saiba se realmente vai precisar, o aspirador nasal é aquele item que seria melhor ter em casa para um caso de emergência. Eles realmente podem salvar vidas.

Ranking: Os 3 melhores aspiradores nasais

Como você verá adiante, um aspirador nasal é um item que pode ter muita importância, principalmente nos primeiros meses de vida de uma criança. Por isso, listamos abaixo alguns dos melhores modelos do mercado, para que você possa ter em casa esse objeto que auxilia na saúde e segurança dos pequenos.

1º – Aspirador nasal sanfonado NUC

Encontre esse produto em Amazon.com.br

Esse modelo é bem parecido com os sugadores mais tradicionais, em formato de pera e com uma ponta de silicone que irá ter contato com a narina da criança. Para aspirar as secreções do nariz você deverá apertar a parte maior, que também é mais macia, fazendo o movimento de sucção.

Para facilitar a aspiração, este modelo possui uma sanfona interna que ajuda a fazer vácuo melhorando o resultado. É indicado tanto para bebês recém-nascidos quanto para crianças maiores até 2 anos de idade.

2º – Aspirador nasal manual CHICCO

Desenvolvido em silicone e com formato anatômico, o aspirador nasal CHICCO é mais uma opção para ajudar você na aspiração nasal. Com o custo reduzido em relação aos modelos anteriores, ele não deixa nada a desejar.

A principal diferença dele para o nosso número 2 é que ele não possui a sanfona interna. Você vai precisar pressionar toda a parte macia do aspirador para fazer o vácuo necessário. Lembre-se que você pode repetir o movimento quantas vezes desejar ou precisar.

3º – Aspirador nasal manual Lolly

Opções para todos os gostos e bolsos é o que nós sempre buscamos. Por isso para finalizar nosso ranking, trazemos uma opção bastante acessível e com as mesmas possibilidades de resultados.

Se você está pensando em colocar esse item na sua lista de chá de bebê, por exemplo, pode optar pelo aspirador nasal Lolly, disponível nas cores azul e rosa. Desenvolvido em silicone, é manual e você pode também levar na bolsa da criança facilmente para viagens ou passeios.

Guia de Compra

Ter um filho é com certeza a tarefa mais especial na vida de qualquer pessoa. Ser responsável por uma vida não é nem de longe uma tarefa fácil, mas com amor e carinho é possível criar os pequenos da melhor forma possível.

Nesse contexto, um aspirador nasal pode ser um bom auxílio em momentos em que o nariz da criança estiver trancado. Continue lendo nosso Guia de Compra e descubra tudo sobre aspiradores nasais e como eles podem ser úteis para você e seus pequenos.

Imagem mostra pai com um bebê recém-nascido no colo. A mão do pai dá suporte para a cabecinha da criança enquanto a pequena mãozinha do bebê segura o braço do pai.

Desde recém-nascidos as crianças necessitam de atenção dos pais e de alguns cuidados especiais com a saúde. (Fonte: Pixabay / Pexels)

O que são e para que servem os aspiradores nasais?

A modernidade é uma importante aliada da maternidade. Nossas avós e bisavós, certamente não aproveitaram os benefícios da babá eletrônica, da cadeirinha de balanço, das fraldas descartáveis, entre tantas outras invenções.

Entre essas novidades destacamos aquelas que nos ajudam e muito na hora de proporcionar bem estar para as crianças. Quando chegam as baixas temperaturas principalmente, a maioria dos pequenos começa a mostrar um certo desconforto para respirar. O famoso nariz trancado é o inimigo número um dos pais.

Sabe aquela sensação de pai e mãe, que tem vontade de tirar a dor ou incômodo com a mão? É mais ou menos isso que acontece quando você pode contar com a ajuda de um aspirador nasal.

Logo nas primeiras semanas de vida, algumas crianças demonstram certo desconforto ao respirar. A maioria deles expele naturalmente pelas narinas algumas secreções que restaram do parto.

bebê recém nascido sorrindo na cama

E tecnologia vem ajudando – e facilitando – cada vez mais o cuidado com os pequenos. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Antigamente, a aspiração da criança ao nascer era um procedimento padrão. Hoje em dia é realizado apenas quando o médico pediatra avalia esta necessidade. Em casa, os pais observam os bebês e em alguns casos podem usar um aspirador nasal caso necessário.

Mas são os primeiros resfriados que provocam noites de sono difíceis para toda família. Sem conseguir respirar pelo nariz, mesmo as crianças que dormem a noite inteira acabam acordando com dificuldade de respiração. Se para nós adultos já é complicado, imagine para os bebês.

Auxiliar estes seres tão dependentes é papel dos pais. Avaliações médicas são bem importantes, porém quando você já sabe que o problema é apenas o nariz entupido, é hora de colocar o aspirador nasal em ação.

Elétrico ou manual, este acessório, aliado a outras técnicas será de extrema importância para melhorar a respiração das crianças.

Aspirador nasal manual ou elétrico?

Quando se trata de saúde das crianças, não se pode arriscar. Os produtos apresentados no mercado brasileiro e até os importados oferecem bastante segurança.

É importante que você conheça bem o item que escolher. Leia os manuais, assista vídeos de como usar e siga passo a passo cada recomendação. Existem alguns tipos de aspiradores nasais no mercado e nós iremos comparar dois deles para ajudar você na sua escolha:

Manual Elétrico
Preço Mais acessíveis Mais caros
Utilização Precisa de esforço e habilidade para manusear Basta apertar um botão para usar
Controle de intensidade Fácil controle de intensidade de sucção A intensidade de sucção é automática
Barulho  Silencioso Faz um pouco de barulho

O sugador nasal também é uma opção?

Sim. Outra opção de aspirador nasal é também conhecido como sugador nasal. A maioria deles é formado por uma espécie de mangueira de silicone com uma ponta mais fina que vai no nariz da criança, e outra ponta com um sugador para o pai ou a mãe, literalmente, sugarem com a boca a secreção de dentro da narina.

Este é um dos modelos mais famosos atualmente. A marca mais conhecida é importada e não está à venda facilmente no Brasil. Mas você pode encontrar modelos nacionais similares com a mesma eficiência no mercado online.

Bebê deitado e a mãe segurando uma das pontas da mangueira próximo a narina da criança enquanto suga com a boca a outra ponta da mangueira.

O sugador é um dos métodos mais populares para limpeza de nariz. (Fonte: David Pereira Villagá / 123RF)

Como usar o aspirador nasal?

Geralmente o aspirador nasal é usado em momentos de tensão, quando as narinas estão trancadas e a criança demonstra dificuldade para respirar. A intenção é desobstruir as vias aéreas permitindo que o ar circule facilmente.

Como as crianças não sabem assoar o nariz, fazendo pressão para que as secreções sejam expelidas, os pais entram em ação para ajudar de alguma forma. Uma recomendação de muitos pediatras é a lavagem nasal com soro fisiológico. Esse processo funciona como prevenção de resfriados e ajuda na limpeza das narinas.

No entanto, nem todas as crianças têm a mesma facilidade e levam o processo de limpeza na brincadeira como esse garotinho do vídeo.

Se mesmo com a limpeza com soro as narinas ainda ficam trancadas em determinada hora do dia ou da noite (aliás, normalmente esses episódios ocorrem na calada da noite) o aspirador nasal é um aliado.

Às vezes, a secreção está consistente ou presa na parede interna das narinas. Uma dica é aplicar o soro fisiológico com conta gotas ou os famosos aplicadores 360 graus e em seguida usar o aspirador para eliminar tudo que prejudique a respiração.

Marion C. GarrettyEscritor

“O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível.”

Para quem ainda está em dúvida se vai ou não precisar de um aspirador nasal, se ele é realmente eficiente e necessário, deixamos aqui uma dica bem importante sobre tê-lo em casa para casos de emergência.

O aspirador nasal pode ser uma alternativa em casos de engasgo com leite, por exemplo. Alguns bebês sofrem com refluxo ou acabam engasgando com leite após as mamadas.

Em casos mais graves, as manobras de desobstrução das vias devem ser aplicadas e o aspirador nasal também pode ajudar nessa liberação da respiração e salvar a vida da criança.

Há relatos de mães que em atos de desespero sugam com a própria boca as narinas da criança para que ela volte a respirar. O aspirador ou até mesmo um sugador nasal, pode ser uma opção.

Quanto custa?

Os aspiradores nasais não são itens de luxo do enxoval de um bebê. Ele faz parte de uma lista de acessórios importantes que você nem imagina, mas vai acabar precisando cedo ou tarde.

Os preços cabem em qualquer bolso. Desde os mais simples, que entram na lista de presentes, por R$ 10, até os mais elaborados que custam cerca de R$ 300. Uma dica interessante é você investir, pelo menos, um valor médio e ter um aspirador nasal em casa para o caso de uma necessidade.

Caso você perceba que esses realmente é um item indispensável, você pode buscar algo mais elaborado como os aspiradores elétricos.

Onde comprar?

Os aspiradores nasais mais simples, de silicone, podem ser encontrados em farmácias, supermercados e lojas de artigos de bebê. Algumas marcas famosas e importadas, você só vai encontrar na internet, por meio de revendas autorizadas.

Vale lembrar que este não é um produto que você vai poder testar para ver se funciona do jeito que você gostaria. O aspirador nasal é pessoal, deve ser usado somente pela criança, lavado e esterilizado após o uso.

Em casas com mais crianças, o ideal é que cada um tenha o seu aspirador, ou que a ponteira que entra em contato com a narina seja higienizada após usada por cada criança. Caso contrário, bactérias e até o vírus da gripe pode ser compartilhado.

Neste caso o mercado online pode ser um grande facilitador da sua compra. A Amazon, principal loja no mercado norte-americano, oferece algumas das principais marcas e modelos no Brasil.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de aspirador nasal

Quando o assunto é a saúde dos nossos filhos, não tem porque economizar, em quantidade de pesquisa, de informação e nem mesmo em dinheiro.

Os fatores relevantes para fazer essa escolha, portanto, estão relacionados ao seu perfil, suas expectativas e sua necessidade. Vamos listar três características que podem interferir e definir a sua compra:

  • Método
  • Facilidade de uso
  • Modelo
  • Custo benefício

Esses três fatores devem ser levados em conta antes de realizar a sua compra. Vamos detalhar cada um deles para te ajudar a encontrar a melhor opção para compor o enxoval do seu bebê.

Método

Este é o fator que mais influencia na decisão de compra de qualquer item que está relacionado aos filhos e a rotina de uma família. A pergunta que você deve fazer é: Este produto se encaixa no estilo da minha família?

Se você é do tipo prática, que gosta de apostar nas tecnologias, o aspirador elétrico é uma boa opção.

Alguns pais preferem levar toda a criação no estilo mais caseiro, manual e menos invasivo possível. Nesse caso, os sugadores ou aspiradores manuais em formato de pera podem ser mais aceitos.

Não existe o melhor ou pior método, e sim aquele que se encaixa no seu estilo e atende suas necessidades!

Imagem mostra criança maior de 2 anos de idade aspirando o nariz com aspirador nasal elétrico.

Aspiradores elétricos são ideais para pais mais “tecnológicos”. (Fonte: Roberto Binetti / 123RF)

Facilidade de uso

Lembre-se que com o aspirador elétrico você pode poupar tempo e esforço. Às vezes, mesmo que a criança esteja chorando, você consegue utilizar o aparelho e resolver a situação rapidamente.

Por outro lado, você precisa se precaver e manter o aparelho com pilhas carregadas.

Já os aspiradores manuais exigem um pouco mais de paciência e prática, que você irá adquirindo ao longo do tempo, com o uso.

Além disso, apesar de não fazerem barulho, as crianças tendem a ficar impacientes com algo diferente acontecendo no seu corpo. A dedicação dos pais vai fazer toda a diferença no processo de desentupir as narinas.

Modelo

Já vimos que o aspirador nasal pode ser manual ou elétrico, mas ainda temos alguns detalhes em relação aos modelos manuais. Eles podem ter diferentes formatos, e escolher o que mais atende sua necessidade é uma questão pessoal. Basicamente, eles podem ser de bulbo, sanfonado ou sucção.

  • Sucção: Como vimos, esse entra na classe de sugadores nasais. Os papais precisam aspirar com a própria boca. Ao aspirar, a meleca da criança em um compartimento. Ele exige um esforço maior do que os outros tipos de aspirador nasal.
  • Bulbo: Esse é o mais tradicional. Com uma pontinha de plástico mais rígido, um bulbo de silicone é encaixado, e ao apertar e introduzir no nariz da criança, quando o bulbo volta ao seu formato, ele vai sugando a secreção no nariz dos pequenos.
  • Sanfonado: Tem o mesmo mecanismo do bulbo, mas essa parte é sanfonada, o que facilita o manuseio. Por outro lado, ele é mais difícil de higienizar por causa das dobras.

Custo benefício

Estes aparelhos não exigem muita manutenção. Basta lavar e esterilizar a cada uso para manter a sua qualidade. O custo benefício neste caso está relacionado ao seu interesse e necessidade de investir em um sugador nasal.

Se existe dúvida sobre a aplicabilidade, recomendamos que você comece investindo no mais em conta e caso sinta real necessidade aposte em um aspirador nasal mais elaborado, como o elétrico.

Se o aparelho não é usado com tanta frequência, investir em um modelo elétrico pode acabar ficando bem caro para a sua família.

(Fonte da imagem destacada: taborsk / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
49 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX