Na foto um frango assado dentro de uma assadeira.
Ultima atualização: 29 de março de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

67Comentários coletados

Os apaixonados por carne sabem que não tem nada melhor do que apreciar um bom assado com elas. Mas é preciso executar essa receita da maneira correta para que o resultado seja saboroso. Um bom produto para isso é a assadeira com grelha, que é o tema de hoje aqui no ReviewBox Brasil.

Muito prática e fácil de usar, a assadeira com grelha permite preparar carnes no forno eliminando toda a sua gordura, assim a receita se torna mais saudável. A seguir iremos te ensinar tudo sobre esse item, então continue lendo para saber mais!




Primeiro, o mais importante

  • A assadeira com grelha é ideal para o preparo de carnes, mas nela também podem ser assados legumes.
  • O melhor material para a confecção desse produto é o aço inox e as versões com revestimento antiaderente são as mais indicadas.
  • Esse modelo de assadeira é muito fácil de usar e permite que o calor do forno seja distribuído de maneira uniforme nos alimentos.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de assadeira com grelha: Nossa escolhas

Existem diversos modelos de assadeira com grelha que podem ser encontrados para comprar. Confeccionados em diferentes tamanhos e materiais, escolher apenas um não é fácil. Para te ajudar com isso separamos abaixo as melhores opções.

A assadeira com grelha mais bem avaliada

Esse modelo de assadeira com grelha possui revestimento interno e externo antiaderente e é confeccionado em alumínio. Essa opção está disponível na cor vermelha e acompanha uma grelha produzida em aço cromado. Além disso, a assadeira proporciona um cozimento uniforme e tem alta durabilidade e facilidade de limpeza.

O modelo com melhor custo benefício

Essa assadeira com grelha é produzida em alumínio polido e pode ser utilizada em fogões a gás, elétricos e vitrocerâmicos. Esse modelo está disponível na cor prata e possui alto brilho e facilidade de limpeza. A assadeira tem ainda uma grelha com alças muito fácil de ser removida.

Uma assadeira com grelha bastante versátil

Confeccionada em aço inox, essa assadeira com grelha possui 43 centímetros de comprimento e 36 centímetros de largura. O modelo está disponível na cor prata e conta com uma grelha no mesmo tom. A assadeira possui alta durabilidade e não solta resíduos nos alimentos.

Guia de compra

Cada vez mais as pessoas estão em busca de consumir alimentos saudáveis e com baixo teor de gordura. Esse ato não somente melhora a estética como também ajuda na saúde. Um bom produto para isso é a assadeira com grelha.

Desenvolvida para assar carnes e legumes, esse utensílio de cozinha tira a gordura dos alimentos e a deixa separada. Dessa maneira, a receita fica mais sequinha e como se estivesse sido grelhada. Nesse guia de compra te explicamos mais sobre esse item.

Na foto uma mulher servindo um frango assado para pessoas ao redor de uma mesa.

A assadeira com grelha é ideal para o preparo de diversas receitas e uma delas é a de frango assado. (Fonte: cottonbro/ Unsplash)

O que é e para que serve uma assadeira com grelha?

Por mais que para fazer uma boa carne assada não existam receitas muito difíceis, para que o resultado seja satisfatório é fundamental utilizar os utensílios corretos. Justamente para essa finalidade foi criada a assadeira com grelha.

Graças ao seu design, esse produto consegue separar a gordura do alimento que é preparado no forno, o que é o seu grande diferencial.

Mas não é só isso. É muito comum que durante o preparo de um assado a parte de fora da carne fique queimada e a de dentro crua. Com a assadeira com grelha isso não acontece, já que ela faz com que o calor do forno seja distribuído de maneira uniforme pelo alimento.

E o uso desse produto não é exclusivo para carnes. Nele também podem ser preparados peixes e vegetais.

foco

Colocar o forno na temperatura correta é um dos passos mais importantes no preparo das carnes.

Para esse tipo de alimento o ideal é selecionar uma temperatura média/alta de 230ºC.

Quais as vantagens e desvantagens da assadeira com grelha?

Para quem gosta de carnes e legumes assados a assadeira com grelha é um dos produtos mais indicados.

Confeccionada com uma estrutura que mantém os alimentos sequinhos e livre de gorduras, esse utensílio permite o preparo de receitas mais saudáveis. Isso porque mesmo que o assado possua gordura em sua composição ela ficará localizada abaixo da grelha.

Essa estrutura diferenciada da assadeira com grelha também permite que o alimento crie uma cor dourada mais destacada. Sem falar que seu cozimento é mais uniforme, visto que o calor do forno é distribuído por igual.

Vale ainda saber que a assadeira com grelha é muito fácil de usar e bastante prática. Há ainda a vantagem de que esse item é confeccionado em diversos tamanhos e se adapta a todas as necessidades.

Além disso, esse produto possui grelha totalmente removível, o que permite a sua utilização para outras finalidades também.

O ponto negativo é que é que a limpeza da grelha às vezes pode ser difícil.

Vantagens
  • Separa a gordura da carne durante o cozimento
  • Deixa a receita mais saudável
  • É fácil de usar
  • Assa de maneira uniforme os alimentos
  • Deixa os assados mais dourados
Desvantagens
  • Nem sempre é fácil de limpar a grelha

Assadeira normal ou com grelha: Qual escolher?

Existem diversos modelos de assadeira que podem ser adquiridos. Há as retangulares, redondas, para pudim e o modelo com grelha, que é um dos mais diferenciados.

A assadeira com grelha é ideal para o preparo de carnes e legumes assados.

A assadeira com grelha é ideal para o preparo de carnes e legumes assados e pode ser encontrada no formato redondo ou retangular. Ela funciona como uma grelha comum e deixa as receitas mais sequinhas e livres de gordura.

Já a assadeira convencional é muito versátil e pode ser usada para assar tortas, bolos e muitos outros alimentos. O ponto negativo é que com esse tipo utensílio é mais fácil de queimar as receitas, visto que o calor do forno não é distribuído de maneira uniforme.

Ao optar entre uma dessas opções deve-se analisar o tipo de preparo para o qual a assadeira será utilizada. Para carnes e legumes assados o modelo com grelha é a melhor opção. Já para outros tipos de alimento a comum é a mais indicada.

Como limpar uma assadeira com grelha?

Limpar uma assadeira com grelha não é difícil, mas requer alguns passos principais. Todos os modelos desse produto possuem grelha totalmente removível e a primeira etapa para limpá-los está em separar essas duas partes.

Em seguida deve-se higienizar a assadeira e para isso pode-se usar uma bucha umedecida e sabão neutro ou detergente. Se a assadeira tiver revestimento antiaderente então é importante somente utilizar a parte macia da bucha.

Após deixar a assadeira limpa parte-se para a grelha. Uma dica a respeito disso é a de nunca deixar para higienizar a grelha no dia seguinte ao preparo da receita. Isso fará com que a gordura grude e a sua remoção será mais difícil.

Com isso, para limpar a grelha corretamente deve-se também usar uma bucha ou até mesmo uma esponja de aço. Passe detergente sobre a esponja e vá esfregando até que a gordura se solte. Depois que tudo estiver limpo basta enxaguar com água corrente.

Quanto custa e onde comprar uma assadeira com grelha?

O valor de uma assadeira com grelha se modifica a partir do tamanho e material em que esse produto é confeccionado. Com isso, é possível encontrar opções a partir de R$35, enquanto que as mais caras chegam a cerca de R$300.

Para comprar uma dessas basta buscar em lojas físicas e online que vendem itens de cozinha. Bons lugares para isso são Amazon, Americanas, Camicado e Magazine Luiza.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de assadeira com grelha

Para preparar a melhor carne assada é fundamental escolher uma assadeira com grelha de qualidade. Pensando nisso, separamos abaixo tudo o você deve levar em consideração na hora de comprar esse produto, confira.

Agora te explicamos cada um desses tópicos.

Material

A performance de qualquer assadeira está diretamente relacionada ao material em que ela é confeccionada.

Uma das melhores matérias-primas que podem ser usadas para a produção desse utensílio é o aço inox, que possui alta durabilidade, não enferruja e é fácil de limpar.

Esse material é encontrado em versões polidas e escovadas, sendo que ambas são boas escolhas.

Com relação a revestimento, as assadeiras com grelha que possuem capacidade antiaderente são muito vantajosas. Essas são bastante fáceis de limpar e dificilmente a gordura fica grudada.

Na foto uma assadeira dentro de um forno.

Assadeiras de aço inox possuem boa durabilidade e são fáceis de limpar. (Fonte: Henry & Co./ Unsplash)

Tamanho

Existem modelos de assadeira com grelha de diversos tamanhos. Há opções menores, que são indicadas para pedaços pequenos de carne, médias, que são mais versáteis, e as grandes que são uma boa opção para restaurantes.

Qual escolher depende muito da quantidade de alimento que você costuma preparar. Na dúvida os modelos de tamanho médio, com cerca de 30 centímetros de comprimento, são os mais indicados.

Modelo da grelha

Uma característica que pode mudar entre as assadeiras desse tipo é o modelo da grelha.

Algumas opções possuem grelhas com alças e essas são as mais práticas do mercado. Com elas é muito fácil de separar as duas partes desse produto e até mesmo quando a grelha está quente é possível removê-la.

Com os modelos no qual a grelha não conta com essas alças é necessário tomar mais cuidado, principalmente na hora de encaixá-la na assadeira. Isso porque é possível que fique torta e acabe riscando o revestimento antiaderente, se existir.

Na foto um frango assado dentro de uma assadeira com grelha.

Os modelos de assadeira que possuem grelha com alças são mais práticos e fáceis de usar. (Fonte: Tim Bish/ Unsplash)

Formato

Por mais que as assadeiras com grelha retangulares sejam as mais comuns, existem também algumas opções no formato redondo.

Os modelos retangulares são os mais práticos porque se adaptam a todos os formatos de carne e legumes. Neles também é mais fácil de organizar uma grande quantidade de alimentos.

Já os redondos são um pouco mais limitados nesse sentido, porém são uma boa escolha para o preparo de frangos inteiros. Essas opções também podem ser viáveis se a receita leva ingredientes menores.

Com tampa ou sem

A assadeira com grelha também é encontrada para comprar em versões que acompanham tampa. Esse acessório não age no processo de preparo das receitas, mas é muito positivo no momento de servi-las.

A tampa nesses casos consegue manter a carne coberta sem que esfrie. Um ponto positivo para momentos no qual o assado fica pronto um tempo antes de ser servido.

Porém, ela não é viável para carnes muito altas, como frangos inteiros, por exemplo.

(Fonte da imagem destacada: Elena Veselova/ 123RF)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.