Sejam muito bem-vindos ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um dos itens indispensáveis para uma cozinha completa: a assadeira. Elas podem ser de diferentes materiais e estilos, mas não podem faltar no dia a dia.

E se você tem o hábito de cozinhar bastante, sabe que, de fato, uma boa assadeira é indispensável para o preparo de todas as receitas que vão ao forno. Além de essenciais, o mercado atual conta com modelos bem práticos e modernos.

Abaixo, vamos te contar um pouquinho melhor sobre esse utensílio doméstico, e te ajudar a escolher o modelo ideal para sua cozinha.

Primeiro, o mais importante

  • As assadeiras são ferramentas de cozinha super úteis, e claro, parte essencial de toda cozinha completa.
  • Dentre os principais tipos de assadeira, estão as de alumínio, as de vidro e as de cerâmica. Elas possuem diferentes características e vamos falar sobre isso ao longo desse guia.
  • Uma grande vantagem das assadeiras é que elas possuem excelente custo benefício.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores assadeiras

Você já parou para pensar que existem assadeiras de diferentes materiais e formatos? Cada uma delas serve para uma receita e nós separamos as melhores para você nesse ranking. Confira:

1º – Assadeira de alumínio retangular – Tramontina

Esse modelo combina todas as necessidades de uma boa assadeira e pode ser a opção perfeita para a sua cozinha.

Ela é feita de alumínio e possui um revestimento interno antiaderente, que além de não deixar o alimento grudar, facilita a limpeza. Seu formato é retangular e o tamanho é 40cm.

2° – Assadeira de aço – KitchenAid

A assadeira da marca Kitchen Aid é uma das mais completas do mercado, e bastante indicada para o uso profissional. Ela é feita de alumínio e possui 40cm.

A vantagem desse modelo é que, além do revestimento antiaderente, ele vem acompanhado de uma grelha removível, que pode ser usada para assar carne e outros alimentos. Em contrapartida, seu valor é bastante alto, e por isso não é o modelo mais indicado para uso doméstico.

3° – Assadeira de alumínio redonda – Tramontina

Essa outra opção da Tramontina também é de alumínio, porém seu formato é redondo. Ela é ideal para bolos e tortas.

O seu revestimento também é antiaderente, e o preço é bastante acessível, sendo umas das mais vendidas do mercado. Ela tem 27,5cm de diâmetro e 5,5cm de profundidade, pesando apenas 1,95kg.

4° – Assadeira retangular duo Ceraflame

Pra quem prefere as assadeiras feitas de cerâmica, essa é uma boa opção, que além de prática, é muito bonita.

Em medida retangular, ela tem 38cm de comprimento, 20 de largura e 7 de profundidade. Não risca e pode ir tanto no forno quanto no micro-ondas. Além de tudo, é muito bonita, em duas cores diferentes.

Guia de Compra

Preparar uma receita para amigos e familiares vai muito além da comida em si. A forma de apresentação do prato também é importante. As assadeiras têm um papel fundamental nesse quesito, elas podem deixar qualquer mesa ainda mais bonita. Quer aprender mais sobre esse utensílio simples e essencial?

Nesse guia vamos trazer todas as informações que você precisa sobre as assadeiras, que variam muito em tamanho, formato e material. Siga lendo.

Grupo de pessoas sentado a mesa, mesa bem completa e decorada.

Uma assadeira pode deixar suas refeições com os amigos ainda mais completa. (Fonte: Dmitriy Shironosov / 123RF)

O que é uma assadeira e quais suas vantagens?

Conhecer bem uma receita é fundamental, mas essa não é a única questão que influencia durante o seu preparo. Ter boas ferramentas é super importante, e dificilmente um cozinheiro preparado conseguirá ficar sem elas.

A assadeira é um desses utensílios que vira e mexe precisamos na cozinha, e atualmente existem opções muito interessantes dela no mercado.

Em geral, as assadeiras são usadas no forno, para assar diferentes alimentos. Elas são as responsáveis por dar forma a bolos, tortas, carnes e muitas outras receitas.

Se você tem o hábito de cozinhar bastante em casa, sabe que dificilmente é possível passar muito tempo sem uma dessas.

Hoje em dia os modelos de assadeiras estão cada vez mais modernos, ganhando cores e formatos diferentes, além de serem facilmente encontrados em uma grande variedade de materiais.

Algumas assadeiras, como as de vidro ou cerâmica, são ideais para serem colocadas direto na mesa, uma vez que são mais sofisticadas. A desvantagem é que elas não são antiaderentes, como a maioria das de alumínio.

Um ponto positivo, é que existem diferentes tamanhos desse produto, então com certeza você irá encontrar o ideal para as receitas que pretende fazer.

Vantagens
  • Modelos em materiais diferentes
  • Modelos em diferentes tamanhos
  • Aguentam altas temperaturas
  • Possuem preço acessível
Desvantagens
  • Algumas não possuem revestimento antiaderente

Assadeira de vidro, alumínio ou cerâmica?

As assadeiras são produtos bem versáteis e práticos, e atualmente você os encontra em diferentes materiais, podendo escolher de acordo com a sua própria necessidade.

Os modelos mais comuns de encontrar por aí são: assadeiras de alumínio, cerâmica e de vidro. Todas entregam um bom resultado e as divergências não são enormes, porém é bom entender qual a indicação de uso de cada uma.

Nesse vídeo do canal Receitas de Minuto por Gi Souza, ela explica a diferença entre essas assadeiras e o modelo ideal para cada receita. Confira:

Basicamente, as assadeiras de alumínio são perfeitas para bolos e pães. Além de quase todas possuírem revestimento antiaderente, elas são as mais indicadas para dourar alimentos, pois o alumínio distribui a temperatura igualmente.

Já as assadeiras de vidro, são ótimas condutoras de calor, e são indicadas para tortas, arroz de forno e lasanhas. Normalmente, elas vão do forno direto para a mesa.

Esse tipo de assadeira não possui revestimento antiaderente, então não é ideal para massas que precisam de muito tempo de forno.

As assadeiras de cerâmicas possuem as mesmas características das assadeiras de vidro. Também são indicadas para pouco tempo de forno, por não serem antiaderentes e são boas opções para decorar uma mesa.

Assadeiras de alumínio Assadeiras de vidro Assadeiras de cerâmica
Aderência Normalmente são antiaderentes Nunca são antiaderentes Nunca são antiaderentes
Indicadas para Muito tempo de forno Pouco tempo de forno Pouco tempo de forno
Design Não possuem uso decorativo Possuem uso decorativo Possuem uso decorativo

Quanto custa?

Quando o assunto é assadeira, a boa notícia é que o custo é bem baixo. Normalmente, mesmo àquelas das melhores marcas, possuem um bom custo benefício e valem a pena, porém o valor depende muito do seu tamanho.

A maioria das assadeiras de tamanho médio possui preço variando entre R$30 e R$80, uma boa notícia para o bolso dos cozinheiros. As opções menores podem ser até mais baratas, enquanto as maiores, podem ser um pouco mais caras.

Algumas assadeiras profissionais possuem custo mais salgado, mas não são necessárias para uso doméstico.

Onde comprar?

Hoje em dia, é muito fácil achar assadeiras para compra, e até nos supermercados você deve encontrar boas opções. Lojas de eletrodomésticos como Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio e Ricardo Eletro são escolhas interessantes.

Se você prefere lojas de departamento ou redes de supermercado, tem a opção de comprar nas Lojas Americanas, Supermercados Walmart e Supermercados Carrefour.

Até mesmo lojas de decoração como a Etna e a Tok Stok te oferecem bons modelos de assadeiras.

Por fim, caso você goste da praticidade de comprar online, podemos te recomendar a Amazon, o Buscapé, o Shoptime e até mesmo o Mercado Livre. Comprando online você encontra as melhores ofertas e ainda recebe o produto em casa.

Critérios da compra: Fatores para comparar os diferentes modelos do produto

Apesar das assadeiras serem produtos muito práticos e descomplicados, existem alguns detalhes que fazem toda diferença na hora de escolher a ideal para sua cozinha, são eles:

  • Tamanho
  • Formato
  • Material
  • Design

A seguir, vamos explicar com um pouquinho mais de detalhes cada um desses pontos, para que não te reste nenhum tipo de dúvida na hora da sua compra.

Tamanho

O tamanho de uma assadeira é uma das características principais que devem ser observadas ao comprar a sua assadeira, uma vez que os tamanhos variam muito e existem várias opções de compra.

Se você pretende assar alimentos e massas em grandes porções, é imprescindível que você compre uma assadeira grande o suficiente, para que não tenha problemas com as medidas.

Mas, se o seu objetivo é assar pequenas porções, não há necessidade de uma assadeira muito grande que vá ocupar muito espaço no seu armário de cozinha.

Existem também modelos de assadeiras próprias para cupcakes, caso esse seja seu objetivo. Elas são de alumínio e muito práticas para quem gosta desse tipo de receita. Nesse vídeo da Penélope Academy você pode conferir o tamanho de assadeira ideal para quantidade de pessoas:

Formato

Assim como o tamanho, o formato da sua assadeira também é importante. Existem modelos das mais diversas formas, sendo as mais comuns redondas, quadradas ou retangulares.

Mas existem algumas assadeiras em formato de coração ou outras formas geométricas mais ousadas e criativas.

E você pode até achar um detalhe sem importância, mas para muitas pessoas isso é um critério essencial porque muda o aspecto final da sua receita. Especialmente para quem faz opções doces, pode varia no formato dos bolos, por exemplo.

Material

Nós já falamos sobre isso no tópico anterior, mas é sempre bom lembrar que o material que uma assadeira é feita deve ser algo a ser considerado no momento da sua compra.

Se for trabalhar com massas de pães, bolos, e outros doces, dê prioridade para as assadeiras de alumínio com revestimento antiaderente, eles são essenciais no momento de “virar” o seu alimento.

Se você pretende fazer uma receita salgada para consumo rápido, como arroz de forma, lasanha e massas, é interessante utilizar as de cerâmica ou vidro, pois são mais bonitas e você pode usá-las na mesa.

Imagem de uma receita com azeitonas, tomate, manjericão e queijo em uma assadeira de cerâmica branca.

Cada receita é ideal para um tipo diferente de assadeira, e isso deve ser sempre levado em conta no momento da sua compra. (Fonte: HolgersFotografia / Pixabay)

Design

Uma casa em harmonia e bem decorada é uma delícia, né? E por qual motivo com as assadeiras seria diferentes? Elas são peças de louça que podem deixar sua mesa ainda mais bonita.

Então, vale a pena escolher um modelo bonito, com design que combine com o estilo da sua cozinha.

Algumas opções de cerâmica são coloridas e possuem texturas que formam até mesmo desenhos na peça, o que pode ser muito legal caso essa seja uma questão para você!

(Fonte da imagem destacada: RitaE / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...