Vaso sanitário em um banheiro.
Ultima atualização: 12 de agosto de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

48Comentários coletados

Se você precisa trocar o assento do seu vaso sanitário, mas não sabe como escolher o ideal, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos explicar tudo sobre um dos modelos mais desejados: O assento sanitário almofadado.

Mais aconchegante e macio, esse tipo de assento pode ser encontrado em diferentes formatos e cores. A seguir, você descobre quais são os melhores à venda e como escolher o ideal para você.




Primeiro, o mais importante

  • O assento sanitário acolchoado é mais confortável do que os modelos tradicionais.
  • É possível escolher um assento com ou sem elevação, o que é ainda mais funcional para quem tem problemas de mobilidade.
  • Para investir na melhor opção, leve em conta o tipo e a dimensão do vaso sanitário, além do formato e cor do assento.

Você também pode gostar:

Melhores assentos sanitários almofadados: Nossas recomendações

O melhor assento almofadado de todos

O assento sanitário almofadado da Astra é oval e branco. Com proteção contra fungos e bactérias, esse modelo tem fixação regulável e aroma floral, o que ajuda a afastar os odores e confere um ar de limpeza ao banheiro.

O melhor assento sanitário almofadado slim

Branco e oval, o assento almofadado Slim da Mebuki é bem fino. Regulável a todos os vasos convencionais, essa opção conta com superfície lisa, que impede o acúmulo de sujeira e germes. Além disso, a tampa possui rebaixo higiênico.

A melhor opção para uma decoração moderna

Com tampa marmorizada, o assento sanitário almofadado Tpk da Astra vem na cor verde azulado. Essa opção tem proteção contra fungos e bactérias e é ideal para louças ovais. Além disso, conta com as seguintes medidas: 44,3 cm x 37,2 cm x 4,8 cm.

O melhor assento sanitário almofadado preto

Preto, o assento sanitário da Herc Prime é oval, fabricado em EVA e preenchido com poliuretano. Compatível com as louças Incepa, Thema, Celit, Fit, Fiori, Prímula Plus, esse modelo suporta até 130 kg.

Guia de Compra

Pode até parecer simples comprar um assento para o vaso sanitário. Mas não se engane. É preciso levar alguns fatores em conta se você quer adquirir o produto mais adequado, tanto para o seu conforto quanto para o tipo de vaso que você tem.

Justamente por isso, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, você descobre as vantagens e desvantagens do assento sanitário almofadado, além do preço e do melhor local para comprá-lo.

Mulher sentada no vaso sanitário, segurando rolo de papel higiênico.

O assento acolchoado é muito mais macio e aconchegante. (Fonte: Anna Bizoń/ 123rf.com

O que é um assento sanitário almofadado?

O assento sanitário ajuda a compor a decoração do banheiro, mas, além disso, é responsável por proporcionar conforto e segurança no seu dia a dia. Por isso, é tão importante escolher o modelo certo de acordo com as suas necessidades.

De modo geral, o tipo que atende a todos, inclusive quem tem alguma necessidade específica, é o assento sanitário almofadado. Como o próprio nome diz, esse tipo de assento conta com uma espuma interna, que confere um aumento na sua altura.

O resultado é um assento sanitário mais macio e confortável. E, hoje em dia, é possível encontrar uma grande variedade de assentos almofadados para vasos sanitários.

foco

Você sabe como limpar corretamente o assento sanitário?

Para a limpeza diária, esfregar uma flanela com um pouco de álcool é o suficiente.

Já para uma limpeza mais profunda, você deve lavar a tampa, o assento e a parte externa do vaso com água e detergente usando uma esponja. Para finalizar, use também a flanela com álcool.

Qual a diferença entre o assento sanitário almofadado e outros tipos?

Existem vários tipos de assentos sanitários. Além da diferença na qualidade e durabilidade, cada tipo de assento possui características variadas, que interferem na decoração do banheiro e no seu conforto ao usá-lo no dia a dia.

O principal ponto que os diferencia é o material de fabricação. De modo geral, os diversos modelos de assentos sanitários disponíveis podem ser feitos de: Plástico, laqueado, madeira ou MDF, poliuretano, almofada ou poliéster.

Para entender os prós e contras de cada um, confira a seguir a tabela que criamos com as principais características desses assentos:

Tipo de assento sanitário Características
Plástico/EVA Baixo custo, boa durabilidade e resistência à umidade
Polipropileno e Polietileno Estrutura sólida e resistente, boa resistência à umidade e de fácil limpeza
Almofadado Mais macio e confortável, confere uma melhor sensação térmica e ajuda quem tem dificuldade de sentar e levantar
Madeira laqueada Acabamento mais fino e nobre, boa resistência e de fácil limpeza
Resina Poliéster Acabamento brilhante, alta resistência e boa durabilidade

Para quem é recomendado o assento sanitário almofadado?

Um assento sanitário confortável é recomendado para todos, certo? Por isso, o modelo almofadado é, de fato, a melhor opção para quem deseja maciez ao se sentar no vaso sanitário.

Além disso, o assento com espuma também confere uma melhor sensação térmica, principalmente em dias frios de inverno.

Mas o fato é que existem alguns casos específicos nos quais os usuários também irão se beneficiar de um vaso sanitário acolchoado. São eles:

  • Pessoas em recuperação de cirurgia;
  • Deficientes físicos e idosos;
  • Pessoas com limitação temporária na mobilidade;
  • Crianças.

O fato é que, por ser mais alto, se comparado aos outros modelos de assentos sanitários, o almofadado acaba minimizando o esforço de se sentar e levantar.

Com isso, esse tipo de assento para vaso sanitário é altamente recomendado para quem tem alguma dificuldade ou limitação nesse sentido.

Assento sanitário almofadado: Com ou sem elevação?

Ainda que tenha uma altura maior, o assento sanitário almofadado por contar com o recurso de elevação.

A elevação é um suporte que aumenta ainda mais essa altura e, portanto, facilita o processo de se sentar e levantar, evitando que o usuário force demais as articulações.

Assim, com a elevação, o assento acolchoado se torna ainda mais funcional para portadores de necessidades especiais ou idosos, além de pessoas em reabilitação, com problemas nos joelhos, coluna, e também para pessoas muito altas.

Banheiro com vaso sanitário, pia e banheira.

Com elevação extra, o assento sanitário almofadado fica ainda mais confortável para quem não pode fazer esforço ao sentar e levantar. (Fonte: Francesca Tosolini/ Unsplash.com)

Por isso, na hora de comprar o assento sanitário é importante verificar se ele vem com ou sem a elevação extra.

De modo geral, você vai encontrar modelos almofadados com elevação que pode variar entre 7,5 cm e 14 cm.

Quais as vantagens e desvantagens do assento sanitário almofadado?

O assento almofadado para vaso sanitário é o modelo mais confortável e macio entre todos os disponíveis no mercado. E essa, por si só, já é uma grande vantagem.

Outro ponto positivo desse tipo de assento sanitário é que ele também melhora a sensação térmica especialmente em dias frios, justamente por conta da espuma interna.

Além disso, hoje em dia, existem modelos de dimensões e formatos diversos, além de opções com cores e materiais de fabricação variados.

Banheiro com vaso sanitário, pia e box.

A principal vantagem do assento almofadado é o conforto e a praticicidade que ele confere. (Fonte: Filios Sazeides/ Unsplash.com)

Além de todas essas vantagens, vale destacar ainda que o assento acolchoado é fundamental para ajudar pessoas com problemas de locomoção ou em reabilitação.

No entanto, é preciso lembrar que a limpeza desse assento não é a mais simples. Por conta do material de fabricação e da espuma interna, é possível que sujeiras e bactérias se acumulem com maior facilidade.

Outro ponto negativo é que a almofada do assento sanitário tende a perder o conforto e maciez a medida em que envelhece.

Se você ainda tem dúvidas, veja a tabela a seguir que resume as vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Mais confortável e macio
  • Melhora a sensação térmica
  • Modelos variados
  • Funcional para idosos e quem tem problemas de mobilidade
Desvantagens
  • Pode acumular mais sujeira
  • Almofada envelhece com o tempo

Quanto custa e onde comprar um assento sanitário almofadado?

Lojas especializadas, de departamento e até supermercados comercializam o assento sanitário almofadado. Com isso, você poderá comprar esse tipo de produto em lojas como Ponto Frio, Magazine Luiza e Carrefour.

Mas também é possível comprá-lo na internet em lojas como, por exemplo, a Amazon Brasil. Ali você encontra marcas, modelos e preços variados, que vão de R$ 30 a R$ 200.

Critérios de Compra: Como avaliar o assento sanitário almofadado

Além de escolher entre o assento sanitário almofadado com ou sem elevação é preciso se atentar para outros aspectos que farão a diferença no seu dia a dia.

Por isso, nós separamos para você alguns dos principais critérios que deverão ser analisados para garantir que você está comprando o assento mais adequado. Veja:

Abaixo, nós vamos explicar em detalhes cada um desses aspectos.

Compatibilidade e formato

É essencial que você verifique se o assento sanitário almofadado escolhido é compatível com o seu vaso sanitário. Para isso, você deverá checar as dimensões. As medidas de altura, largura e profundidade do assento são descritas na embalagem do produto.

Já para descobrir a dimensão do vaso, você pode medir o comprimento, que é distância entre o parafuso e a ponta do louça; a largura e a distância entre os furos, que ficam na parte de trás.

Vale ressaltar, no entanto, que também é possível comprar um assento almofadado do tipo universal, que se encaixa na maioria das bacias sanitárias.

Além disso, analise o formato do assento, que pode ser redondo, oval ou retangular, e a altura da espuma, que pode ser fina, média ou grossa.

Adulto ou infantil

Outro aspecto que merece a sua atenção na hora de comprar um assento almofadado sanitário é o perfil das pessoas que irão usá-lo.

Ainda que isso seja variável, afinal, você poderá receber visitas, o fato é que existem assentos para adultos e crianças.

Os modelos para adultos podem suportar entre 100 kg e 150 kg. Além disso, existem opções recomendadas para pessoas com diferentes alturas. Algumas, por exemplo, são indicadas apenas para quem mede até 1,7 metros de altura.

Criança sentada no vaso sanitário.

Existem modelos de assento acolchoado específicos para crianças. (Fonte: ferli/ 123rf.com)

Já o assento sanitário almofadado infantil vem em tamanho reduzido mas, na maioria das vezes, é de fácil encaixe em todos os tipos de vasos, dispensando assim o redutor de assento.

Além disso, o modelo infantil costuma vir com estampas de bichos e personagens de desenho animado.

Higiene e aromas

Como vimos, por conta do material de fabricação e da espuma interna, o assento almofadado para vasos sanitários nem sempre é fácil de limpar. Isso porque ele pode acumular mais sujeira que os outros modelos.

Por isso, não deixe de levar em conta também um quesito importante no que se refere ao material de fabricação do assento sanitário. Em alguns modelos esse material vem com um recurso que confere proteção e higiene extras ao produto.

Opte pelo assento sanitário com proteção contra fungos e bactérias.

Assim, sempre que possível, opte pelo assento sanitário com proteção contra fungos e bactérias.

Além disso, algumas opções de assentos vêm também com um recurso que exala aromas suaves, como o floral.

Nesse caso, o cheirinho deixa o banheiro com um ar mais agradável ao afastar odores que podem exalar do vaso.

Cores, efeitos e estampas

Por fim, antes de bater o martelo e finalizar a sua compra, não deixe de considerar também a cor do assento sanitário almofadado.

Nesse quesito, além das cores mais tradicionais como bege e branco, você também vai encontrar modelos nas cores marrom, preto e até os coloridos como amarelo, vermelho e azul.

Alguns modelos também vêm com tampas estampadas e efeitos diferenciados como o marmorizado, o fosco e o brilhante. Invista na criatividade para criar um ambiente divertido e diferenciado.

(Fonte da imagem destacada: Jan Antonin Kolar/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.