Ultima atualização: 15 de outubro de 2021

Olá e bem-vindo a uma nova edição da ReviewBox. Desta vez, falaremos sobre um elemento indispensável para a viagem por qualquer estrada ou rodovia, e nos referimos à música, mas falamos sobre os assentos, aquela peça tão necessária para ter uma viagem confortável e segura.

Os assentos são um dos elementos mais importantes dentro da cabine, pois protegem nosso corpo durante a viagem que fazemos no veículo. Mas além de protegê-lo, os assentos também oferecem conforto e conveniência aos nossos corpos para tornar a viagem mais agradável.

Atualmente podemos encontrar uma grande variedade de marcas de assentos com os quais podemos substituir os que vieram no nosso carro da fábrica. Cada modelo oferece alternativas em termos de conforto e segurança para tornar a viagem de carro uma experiência ainda melhor. E na ReviewBox vamos apresentá-los a você.




O mais importante

  • Os assentos são móveis que vão dentro da cabine do carro com a função de proporcionar proteção ao motorista e, ao mesmo tempo, conforto e relaxamento suficientes para fazer da condução uma experiência mais confortável e segura.
  • Na fabricação de assentos podemos descobrir que eles são feitos de vários materiais como fibra de carbono, aço tubular ou materiais leves. Cada um desses materiais lhes dá diferentes graus de rigidez e resistência para salvaguardar a integridade do usuário.
  • Quando queremos um novo assento devemos prestar atenção a fatores como compatibilidade, o material de que é feito, o tipo de encosto que possui e também saber o que estamos comprando quando compramos um assento para o nosso veículo.

Assentos nossa recomendação dos melhores produtos

Buying Guide: What you need to know about seats

Hoje o mercado nos permite modificar nosso veículo ao ponto de poder mudar os assentos que vêm da fábrica. Mas comprar assentos não tem que ser no escuro. Queremos ajudá-lo a escolher o melhor assento de acordo com seu orçamento, os modelos disponíveis e que você possa conhecer todas as vantagens que ele tem.

Ter um assento que permite que você seja ajustado de acordo com seu tamanho ajuda a evitar acidentes devido a distrações.
(Foto: Katso / 123rf.com)

O que é um assento e quais são suas vantagens?

Os assentos são móveis que estão dentro das cabines dos veículos que permitem que seus usuários se sentem confortavelmente e agradavelmente, seja como motorista ou como passageiro. Os assentos datam da invenção do meio de transporte desde que a origem foi procurada para viajar confortavelmente.

Normalmente os assentos são feitos com uma estrutura de aço ou alumínio, conforme o caso, que incorpora um conjunto de molas tanto no encosto quanto na área inferior para proporcionar conforto ao usar, mas além de proporcionar conforto, os assentos cumprem uma função de proteção de espada e pescoço no momento do acidente. Hoje podemos encontrar uma grande variedade de marcas e modelos de assentos que vão além em termos de segurança e conforto.

Existem modelos de assentos que são feitos de materiais mais resistentes capazes de suportar uma maior quantidade de forças G e ao mesmo tempo são muito confortáveis de montar por horas.

Vantagens
  • Eles proporcionam conforto
  • São seguros
  • Vêm em vários tamanhos e modelos
  • São feitos de vários materiais
  • São fáceis de usar
Desvantagens
  • São muito caros
  • Não são todos compatíveis com veículos
  • São complicados de instalar
  • Requerem manutenção

Assentos clássicos ou de corrida - A que você deve prestar atenção?

Há uma grande variedade de modelos no mercado de assentos para automóveis e especificamente no mercado de assentos para automóveis. Embora o design seja praticamente o mesmo, a diferença está no uso pretendido do assento. Os assentos podem ser classificados em assentos clássicos e de corrida.

assentos clássicos. Estes são os que podemos obter da fábrica quando compramos um carro. Dependendo do modelo do veículo, esses assentos podem reclinar-se para frente ou para trás e são construídos com materiais leves, mas fortes. Dentro, eles têm molas que proporcionam conforto para o usuário.

Assentos de corrida. Estes têm uma construção mais robusta, pois eles têm que suportar forças G muito mais elevadas. Eles são feitos de fibra de carbono ou aço tubular, o que lhes confere maior resistência, e seu interior é coberto com espuma capaz de absorver impactos de forma mais eficaz.

Design

Assentos Clássicos Assentos de Corrida
Construção Materiais Leves Aço ou Fibra de Carbono
Cobertura Molas e Revestimento de Tecido Enchido Espuma de Alto Impacto
Proteção Padrão Maior
Clássico Pode variar

.

Critérios de compra

Os assentos deixaram de ser móveis cuja única função era proporcionar conforto quando em uso para se tornarem equipamentos que protegem e protegem a vida do usuário em caso de acidente ou colisão. Mas antes de sair e comprar um novo assento de carro, há alguns fatores muito importantes a serem considerados.

Compatibilidade

Este é o fator mais importante a ser considerado se você quiser substituir seu assento de fábrica por um assento personalizado. Nem todos os modelos de carros são compatíveis com outras marcas de assentos.

Você deve verificar se o seu carro permite a troca porque caso contrário pode haver um risco de segurança ao tentar instalá-lo. Caso não seja compatível você pode sempre ir a um especialista e mandar fazer um para atender às suas necessidades, mas neste caso o preço será muito alto porque eles estarão fazendo um assento personalizado para você.

Os assentos permitem a todos os membros da família viajar com conforto e segurança.
(Foto: Andriy Popov / 123rf.com)

Materiais

Como já vimos, os assentos podem ser feitos de diferentes materiais. Alguns são mais resistentes do que outros, mas a escolha destes dependerá do seu orçamento. Entre os materiais mais comuns usados para assentos estão o aço tubular, fibra de carbono ou aço leve.

Aço tubular. Este é o material que oferece a maior resistência na estrutura de um assento. Ele não se deforma sob grandes impactos, o que ajuda a manter sua forma para proporcionar maior proteção ao usuário. Eles geralmente são cobertos com espuma que absorve impactos. É o assento com maior peso.

Fibra de carbono: é um tecido que tem grande resistência, durabilidade e flexibilidade. Os assentos feitos deste material são feitos pela colagem de camadas de fibra de carbono em um molde até endurecer. É muito leve, embora sua resistência seja menor que os assentos da estrutura tubular de aço.

Aço leve: Similar ao aço tubular, mas com menor resistência, mas maior que a fibra de carbono. É o material usado nos assentos de fábrica, pois é econômico de se usar. Eles podem sofrer deformações como resultado de fortes impactos e dentro podem haver molas do mesmo material.

Backrest

Este é outro fator a ser levado em conta quando queremos comprar um assento para nosso carro. Uma das áreas que recebem mais danos em um acidente é a parte traseira, pois quando sentados devemos ser capazes de sentir um bom apoio na área lombar.

Quando queremos um novo assento, devemos verificar se ele tem a dureza necessária para que a espada tenha um bom apoio em todos os momentos. Além disso, este encosto deve ser capaz de ter uma peça que proteja o pescoço contra chicotadas que possam ocorrer.

Atualmente os assentos podem ser manuais ou eletrônicos dependendo da configuração do seu carro.
(Foto: Algre / 123rf.com)

Marca

Como na maioria dos produtos, é importante conhecer o fabricante quando você quiser ter um novo assento. O mercado oferece uma grande variedade de marcas, mas apenas as marcas mais reconhecidas possuem certificações de segurança ou períodos de garantia mais longos do que as marcas de origem duvidosa.

Como este é um equipamento que proporcionará conforto e proteção em caso de acidentes, é melhor comprar produtos de marcas conhecidas como MOMO, SPARCO ou Cobra, para citar algumas; estas podem ser mais caras, mas asseguramos que é mais barato do que ir à fisioterapia para um acidente. (Foto em destaque: Welcomia/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas