Imagem de antigo controle de Atari
Ultima atualização: 15 de novembro de 2019

Como escolhemos

5Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

45Comentários coletados

Já imaginou revisitar sua infância ou apenas vivenciar um pouco da nostalgia dos primeiros videogames? Com uma Atari Flashback isso é possível. Hoje, no ReviewBox Brasil, vamos falar um pouco mais sobre ele.

O primeiro console da Atari chegou aos mercados em 1977 e a empresa dominou a cena dos games por anos, com vários jogos emblemáticos para sua época. Confira nossa análise para entender um pouco mais dessa história.




Primeiro, o mais importante

  • Diferente dos videogames antigos, que utilizavam cartuchos, hoje os jogos estão inclusos na memória do console.
  • Apesar de emular a aparência dos consoles antigos, os novos modelos são bem menores e mais portáteis.
  • Se você ainda possui os velhos controles Atari funcionando em sua casa, eles podem ser utilizados nos novos consoles.

Você também pode gostar:

Os melhores Atari Flashback: confira algumas versões disponíveis

Com pequenas melhorias gráficas que não comprometem a experiência, os portáteis da Atari prometem devolver horas de diversão revistando velhos jogos. Veja aqui alguns modelos que separamos para você.

A melhor opção para quem quer um portátil

Já pensou em jogar os melhores jogos da velha geração onde você quiser? Com o Atari Flashback Portátil isso é possível. Todo em português, ele tem uma tela LCD colorida, entrada de cartão SD e 70 jogos inclusos na memória.

A opção com mais jogos

Se você procura por uma experiência mais completa, experimentando todos os grandes clássicos do Atari, o Flashback 9 conta com 120 jogos inclusos em sua memória, entrada para cartão SD, dois controles sem fio que funcionam com pilhas e já acompanha um cabo HDMI.

Uma das primeiras gerações modernas

Adaptado para as novas gerações sem perder seu charme, o Atari Flashback 8 Gold Edition conta com 105 jogos inclusos na memória e controles clássicos com ou sem fio. Muito mais leve e portátil, ele é muito simples de instalar em sua nova TV HD.

Guia de compra

O primeiro console da Atari ainda é considerado por muitos entusiastas como o pai dos videogames modernos, responsável por popularizar os jogos eletrônicos.

Em nosso guia de compras vamos explicar um pouco mais sobre a febre dos portáteis e como você pode aproveitar ao máximo a nostalgia dos anos 80 com as novas tecnologias disponíveis.

Imagem de console Atari Flashback portátil com a caixa

Com o Atari Flashback Portátil você pode jogar onde quiser, desfrutando de vários jogos clássicos. (Fonte: Divulgação / Dudeiwantthat.com)

Qual a diferença entre o Atari Flashback e o modelo tradicional?

Existem algumas diferenças entre os modelos novos e os antigos. Para começar, o tamanho. O Atari Flashback é bem menor do que seus antecessores.
E embora os novos modelos emulem os antigos, eles abriram mão da madeira para serem completamente de plástico, o que também os tornam bem mais leves e portáteis.

As novas versões já contam com joysticks com tecnologia wireless.

Embora eles ainda funcionem com os controles antigos, as novas versões já contam com joysticks com tecnologia wireless, para que você possa jogar sem o incômodo dos fios.

Outra vantagem dos modelos mais recentes é que os jogos já estão inclusos na memória, com algumas melhorias gráficas que os deixam mais polidos sem abrir mão do estilo clássico.

Imagem de logotipo da Atari em luz neon azul

No Brasil, os consoles Atari Flashback são distribuídos pela Tectoy. (Fonte: emmaloola / Pixabay.com)

Quais as vantagens e desvantagens do Atari Flashback?

O Atari Flashback possui várias vantagens, afinal ele é muito mais leve e portátil. Já conta com jogos inclusos na memória, os controles agora são sem fio, mas você ainda pode usar os modelos mais antigos.

Outra grande vantagem é que ele já vem com cabo HDMI, tornando-o compatível com os televisores modernos.

Porém, a imagem dos jogos pode ser comprometida em TVs muito grandes e, apesar da nostalgia, a jogabilidade ainda é bastante datada.

Vantagens
  • Mais leves e portáteis
  • Já conta com jogos inclusos na memória
  • Os controles agora são sem fio
  • É compatível com televisores modernos
  • Você pode usar seus controles antigos
Desvantagens
  • A imagem dos jogos pode ser comprometida em TV grandes
  • A jogabilidade é datada

Quais os tipos de conexões estão disponíveis no Atari Flashback?

Para acompanhar a tecnologia dos novos aparelhos de TV, as versões mais novas do Atari Flashback optou por incorporar uma entrada de cabo HDMI, o que permite que você aproveite todos os jogos clássicos em sua TV 4K novinha.

Alguns modelos também contam com tecnologia PAL-M e saída AV-Mono. Agora, caso você queira levar o saudosismo para um outro nível, existem adaptadores disponíveis no mercado para que você possa ligá-los em televisores ainda mais antigos.

Eu posso utilizar meus cartuchos antigos no Atari Flashback?

Infelizmente, não. Por serem menores e buscaram maior praticidade, as versões mais novas já possuem os jogos instalados na memória, e a quantidade depende muito da versão do seu Atari Flashback.

Mas, com a grande quantidade de jogos disponíveis, e com todos os principais clássicos disponíveis, você dificilmente sentirá falta de algum título.

Imagem de três cartuchos clássicos do Atari

Para obter gráficos de melhor qualidade e reduzir o preço, o Atari Flashback preferiu abandonar os velhos cartuchos. (Fonte: Kevin Bidwell / Pexels.com)

Critérios de compra: O que considerar antes de comprar um Atari Flashback

Não há idades para se divertir jogando videogame, e não existem mais razões para você não revisitar os clássicos que marcaram sua infância. Até mesmo os mais jovens podem descobrir a diversão de templos mais simples.

Apesar disso, é preciso estar atento a alguns critérios antes de escolher qual o melhor modelo de Atari Flashback para coroar sua coleção gamer. Veja os tópicos que separamos para sua consideração.

Depois de analisar com cuidado cada um desses tópicos, você estará pronto para passar horas se divertindo com clássicos como River Raid e Enduro.

Tamanho

Como dissemos ao longo de nossa análise, uma das grandes vantagens do Atari Flashback é seu tamanho, já que ele é menor e muito mais leve do que seus antecessores.

E, apesar de muito portáteis, as novas gerações também se diferenciam entre si. O modelo portátil, por exemplo, já conta uma tela LCD inclusa, tornando-o ainda menor.

Com a miniaturização da memória, processador e outras tecnologias de hardware necessárias para rodas jogos tão simples, o tamanho é mais justificável pela entrada dos cabos de TV e dos controles.

Imagem de modelo antigo do Atari

Aposentando os antigos cartuchos, o Atari Flashback consegue ser ainda menor. (Fonte: digitalskennedy / Pixabay.com)

Portabilidade

O Atari Flashback 7, 8 e 9 foram desenvolvidos para serem usados em televisores ou monitores modernos, então eles já contam com uma saída de cabo HDMI.

Mas, como ele ainda se baseia em uma tecnologia mais antiga, você também pode conectar os tradicionais cabos de áudio e vídeo RCA, aqueles mais tradicionais com um cabo amarelo, um vermelho e um branco.

Já no seu modelo totalmente portátil, os controles já fazem parte do console e, funcionando com pilhas, você pode levá-lo sempre com você em uma viagem, no ônibus a caminho do trabalho ou jogado na cama.

foco

Você sabia que a Atari foi a responsável por popularizar os videogames? Isso porque eles permitiam você jogá-lo em casa, na TV da sala, sem precisar recorrer a um fliperama.

Quantidade de jogos

Um videogame não é nada sem seus jogos, e com uma história tão longa, é natural que o Atari conte com uma infinidade de jogos, sejam aqueles produzidos pela empresa ou por outros desenvolvedores.

E, como os jogos afora são inclusos na memória do console, a quantidade varia de acordo com a edição. O Ataria Flashback 7 e 8 foram lançados com 101 jogos, enquanto o Flashback 9 já conta com 120 jogos.

A versão portátil é a mais prejudicada quando se trata da coleção, já que ele foi lançado com apenas 70 jogos em sua memória interna. Quer matar a saudade? Veja o vídeo abaixo com alguns dos clássicos disponíveis no Atari.

Controles

O Atari Flashback é diplomático quando se trata de controles, já que ele ainda conta com entradas para os modelos mais antigos.

E, para os mais saudosistas, a novidade é que eles praticamente não mudaram. O design continua o mesmo, mas a vantagem agora é que eles têm um botão liga/desliga e conexão wireless.

Além disso, você pode optar pelo modelo de joystick mais tradicional, com o emblemático bastão de controle e botão vermelho.

Eles também são compatíveis com os famosos Paddles, que são controles com uma espécie de pequeno volante que gira cerca e 330º e com um botão lateral.
Esses controles contam com alguns jogos criados exclusivamente para eles e que não podem ser jogados com os joysticks tradicionais.

Por fim, como as entradas continuam seguindo o mesmo padrão, você pode até mesmo utilizar um controle mais personalizado, desde que ele seja compatível com a série Atari Flashback.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.