Foto de mulher negra, de costas, mas com cabeça virada para o lado, de cabelos cacheados, segurando uma flor branca.
Ultima atualização: 31 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

25Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Quem tem cabelos cacheados sabe que para garantir fios bem desenhados, um bom ativador de cachos se faz necessário.

No guia de hoje vamos conversar sobre esse produto específico para tratar pessoas que possuem este tipo de cabelo e querem manter suas madeixas sempre hidratadas e bem modeladas. A seguir, iremos tirar dúvidas e responder algumas perguntas sobre o tema. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • O ativador de cachos é um produto exclusivo para pessoas com cabelos enrolados ou crespos, cujo objetivo é modelar e dar forma aos cachos, destacando-os.
  • Ele deve ser usado após o banho, com o cabelo desembaraçado, e sempre amassando os fios de baixo para cima.
  • Além de dar modelar os cachos, o produto controla o frizz e o volume, contribui para hidratação, dá brilho, maciez e leveza.

Você também pode gostar:

Os melhores ativadores de cachos: As nossas escolhas

Antes de mergulharmos no universo da beleza dos fios cacheados, vamos te indicar algumas das nossas escolhas para o tratamento dos fios. Caso você ainda não tenha comprado o seu ativador de cachos, aqui estão boas sugestões:

O melhor ativador de cachos como um todo

O Cacho Mágico, da Lowell, é um fluido ativador de cachos que modela, define e valoriza o formato dos cachos. Trata-se de um produto que hidrata, possui ação anti-frizz, garante brilho, não pesa e protege contra a umidade do ar. Ele é fabricado com blend de óleos vegetais, óleo de coco e óleo de abacate, e ainda possui um cheirinho delicioso.

Esta opção da Salon Line é a escolha mais famosa e não é à toa. Além de garantir super definição aos cachos, ele ainda promove brilho, controle de frizz, leveza e hidratação. É produzido a partir de 12 óleos nutritivos e, para melhorar, ainda tem excelente custo benefício.

O melhor ativador de cachos no quesito custo benefício

Quem está em busca de bons resultados pagando barato, com certeza vai se interessar por este cosmético. O ativador de cachos da Amend possui fórmula hidratante que ajuda a ativar os cachos já existentes, eliminando o aspecto áspero e ressecado. Ele é enriquecido com ativos que reparam, hidratam, nutrem e regeneram os cachos, além de possuir proteção térmica e filtro solar.

Guia de Compra

O ativador de cachos é o produto perfeito para dar vida e leveza à cabelos encaracolados, sendo um item indispensável na rotina de beleza. A seguir, vamos te explicar todas as suas vantagens, além de discutir valores e a forma correta de aplicação.

Foto de uma garota ruiva, de cabelos cacheados e sardinha do rosto, segurando um flor vermelha e dando um sorriso discreto.

O ativador de cachos pode ser usado também em cabelos crespos. (Fonte: Steshka Willems / Pexels)

O que é o ativador de cachos?

Quem possui cabelos cacheados sabe que eles podem ser um pouco difíceis de cuidar, principalmente porque nem sempre eles acordam com o formato do cacho perfeito, sendo necessário um empurrãozinho.

O ativador de cachos é um produto que modela e dá forma aos cachos, contribuindo também para redução de frizz. Ele pode ter textura cremosa, em gel e até mesmo líquida, podendo ser usado também em fios crespos.

Quais as vantagens do ativador de cachos?

O ativador de cachos é um excelente finalizador para os cabelos encaracolados. Sua principal vantagem, como já dissemos, é que ele mantém os fios no formato perfeito, moldando-os em cachos firmes, mas soltos e bem definidos.

Ele não pesa, controla o frizz e ainda reduz o volume dos cabelos.

Além disso, trata-se de um cosmético rico em componentes hidratantes, dando brilho, leveza e maciez aos fios. Ele não pesa, controla o frizz e ainda reduz o volume excessivo dos cabelos, podendo ser usado todos os dias.

Outra questão interessante é que o ativador de cachos protege os cabelos contra os efeitos negativos do calor, e alguns podem até ser usados como protetor térmico. Ele possui fácil aplicação e não costuma ser um cosmético caro.

Por fim, é uma excelente escolha para homens, mulheres ou crianças com cabelos cacheados, crespos e até mesmo com ondas bem marcadas.

Creme para cabelo com cachos.

O ativador de cachos deixa os cachos definidos e protege os fios. (Fonte: Phongthorn Hiranlikhit / 123RF)

Como aplicar o ativador de cachos?

Assim como qualquer outro produto de beleza, podem surgir dúvidas quanto a aplicação do ativador de cachos, e por isso, iremos explicar o passo a passo:

  1. Depois de lavar os cabelos com shampoo e condicionador especializados em cachos, enxugue o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha.
  2. Em seguida, aplique um creme para pentear e desembarace os fios cuidadosamente com um pente específico para este tipo de cabelo.
  3. Agora, divida seu cabelo em quatro partes mais ou menos iguais, e prenda-as com presilhas que não marquem.
  4. Vá soltando as partes presas e aplicando o ativador pela extensão dos fios, evitando somente a raiz.
  5. Ao mesmo tempo que aplica o produto, faça a fitagem capilar (modelagem dos cachos com os dedos) e sempre “amasse” o cabelo de baixo para cima.
  6. Agora, o cabelo já está pronto, e se for do seu gosto, pode usar o difusor ou secador.

Foto de uma mulher negra, de cabelos cacheados, de lado, com o rosto inclinado para cima e os olhos fechados, em um fundo preto.

O cabelo cacheado requer cuidados especiais, como o controle de frizz e a moldagem dos cachos. (Fonte: Jean Alves / Pexels)

Ativador de cachos ou creme para pentear: Qual o melhor finalizador para cabelos cacheados?

Como você deve ter notado, no tópico anterior nós citamos o tão amado creme para pentear, o que pode ter causado certa dúvida quanto à sua importância na hora da finalização dos fios cacheados.

Pois bem, como dissemos, o ativador de cachos é especificamente pensado para fios encaracolados, tendo como função moldá-los, controlar o seu frizz, dar brilho e movimento.

Já o creme para pentear, apesar de ser um ótimo aliado no tratamento dos fios enrolados, não molda ou interfere no formato do cacho. Ele somente torna o cabelo mais suscetível ao desembarace, sendo uma boa escolha para todos os tipos de cabelos.

No caso dos cacheados, o desembarace pode ser um pouco mais complexo e demorado, pois tratam-se de fios mais pesados, volumosos e com textura mais grossa, por isso o creme para pentear se faz tão importante.

Portanto, o ideal é que você não abra mão, nem substitua um pelo outro, sempre usando os dois em conjunto para garantir o resultado perfeito.

Ativador de cachos Creme para pentear
Objetivo Moldar cachos e controlar o frizz Desembaraçar os fios
Quando usar Quando os fios já estiverem desembaraçados Logo após o banho, com o cabelo embaraçado
Quem pode usar Pessoas com cabelos cacheados, crespos ou muito ondulados Pessoas com todos os tipos de cabelos

Quanto custa e onde comprar um ativador de cachos?

Um bom ativador de cachos custa entre R$ 20 e R$ 80, de acordo com a marca e com a quantidade de produto que vem dentro da embalagem.

Você com certeza irá encontrar este produto com facilidade em lojas especializadas na venda de cosméticos e em grandes redes de farmácias.

Outra opção é comprar online, em sites como Amazon, Mercado Livre, Beleza na Web, Submarino e Buscapé.

foco

Você sabia que os cabelos cacheados necessitam de mais hidratação do que os cabelos lisos? Isso porque o formato dos fios dificulta a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo ao comprimento e às pontas.

Portanto, quanto mais crespo um cabelo é, mais ele tenderá a ser ressecado, e por isso, mais precisa de hidratação e produtos específicos para seu tipo de fio.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de ativador de cachos

O ativador de cachos é um produto que lida com a saúde do seu cabelo, e por isso é importante que você observe cada detalhe antes de escolher o seu. Selecionamos alguns critérios que podem te ajudar na escolha, são eles:

  • Textura
  • Propriedades
  • Aroma
  • Absorção

Agora que você já sabe quais pontos devem ser observados, vamos te explicar melhor cada um deles.

Textura

O ativador de cachos pode ter diferentes texturas: líquido, creme ou gel. O ideal é que ele não seja muito firme e que você consiga manipulá-lo com facilidade pelos fios.

Escolha o tipo de textura que mais te agradar ao tato e lembre-se de nunca exagerar na quantidade na hora da aplicação.

Pote de creme aberto ao lado de flores.

O ativador de cachos pode ser creme, líquido ou gel. (Fonte: Vesna Cvorovic / 123RF)

Propriedades

Cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados que os lisos devido à estrutura e formato dos fios. Por isso, é muito importante que você use produtos que possuam propriedades hidratantes.

Dê preferência para ativadores de cachos cuja composição seja repleta de óleos e substâncias capazes de nutrir, regenerar e dar brilho aos seus cabelos.

Assim como a máscara de hidratação, por exemplo, o ativador pode ser um ótimo aliado na manutenção da saúde das madeixas.

Aroma

O ativador de cachos é um produto sem enxágue e que fica muitas horas no seu cabelo, por isso, é natural que ele deixe seu cheirinho marcando presença.

A boa notícia é que a maioria das marcas capricha no aroma, fazendo com que esse seja mais um atrativo do produto. O que não vai te faltar são opções de cheiros gostosos para os seus cabelos.

Foto de uma mulher de cabelos cacheados, com uma das mãos no cabelo, expressão facial séria e um casaco alaranjado.

As fabricantes de ativadores de cachos costumam produzir o cosmético com aromas agradáveis. (Fonte: Jonas Svidras / Pixabay)

Absorção

Quanto mais rápida for a absorção de um produto, melhor, isso porque ele rapidamente irá “sumir” dos fios, não deixando seu uso aparente.

No caso do ativador, no momento da aplicação ele pode deixar os cabelos um pouco molhados, mas com o tempo irá secar. Prefira aqueles que você sabe que irá fazer este processo em menos tempo, para garantir maior naturalidade.

(Fonte da imagem destacada: The Lazy Artist Gallery / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.