Foto de um homem olhando para o lado, de avental branco e boné, trabalhando em uma cozinha de padaria.
Ultima atualização: 7 de maio de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

59Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um acessório que é nosso aliado de longa data na hora de preparar uma refeição: o avental de cozinha.

Ele é um desses artigos clássicos, conhecido e usado no mundo inteiro, e que faz toda diferença no que diz respeito ao conforto do cozinheiro.

Apesar das suas vantagens, nem todo mundo é adepto ao avental e ainda não sabe como ele pode proporcionar conforto e tranquilidade durante o preparo dos alimentos.

Caso você seja uma dessas pessoas, te convidamos para mergulhar no nosso guia e descobrir todos os benefícios de um bom avental de cozinha!

Primeiro, o mais importante

  • O avental de cozinha é um acessório utilizado para cozinhar que tem como finalidade proteger a roupa de respingos e manchas, além de dificultar possíveis queimaduras.
  • Ele é obrigatoriamente usado em cozinhas profissionais, e uma ótima escolha na cozinha de casa, uma vez que é prático e garante higiene.
  • Além do avental tradicional, existe também o modelo de cintura, que foi idealizado para ser usado juntamente com uma dólmã.

Você também pode gostar:

Melhores aventais de cozinha: Nossos favoritos

Avental Electrolux de algodão

Quando o assunto é cozinha, a Electrolux não decepciona. O avental da marca é feito 100% de algodão e é uma excelente escolha para se proteger e não se sujar na cozinha.

Ele é ajustável e ainda possui dois bolsos frontais que te permitem facilitar alguns processos. Além disso, é uma peça com design moderno, na cor preta, e que pode ser lavada na máquina.

Avental de tecido Tramontina

Se você busca qualidade e estilo em um avental, vai se encantar com o modelo da marca Tramontina. Ele é fabricado em poliéster, nas cores cinza e laranja, e ainda conta com uma delicada estampa de alimentos e utensílios de cozinha.

Além disso, o avental é ajustável no pescoço e na cintura, garante proteção e pode ser usado por homens e mulheres.

A sua única desvantagem está no preço, que foge um pouco do padrão, se comparado com outros produtos.

Avental de microfibra prático e barato

Este avental é bonito, divertido, prático e barato. Feito de microfibra de poliéster, ele possui tamanho ajustável e bolso frontal para auxiliar os processos.

Ele ainda tem uma grande variedade de diferentes possibilidades de estampas, permitindo que você escolha aquela que te agrada mais. Vale citar que todas elas são bonitas, e que o produto é de boa qualidade.

Guia de compra

O avental de cozinha é um item básico, que todo mundo deveria ter em casa. Ele se destaca por garantir conforto e tranquilidade na hora de cozinhar, um vez que protege contra respingos e contra o calor excessivo do fogão.

Foto que mostra una mulher, do peito para baixo, de avental, jogando repolho roxo em uma panela que está em uma boca de fogão ligada. Ele usa anéis nas mãos.

O avental de cozinha garante que você não se suje ao cozinhar ou se queime ao cozinhar. (Fonte: Hidalgo/ 123RF)

O que é um avental de cozinha?

Este é um acessório que você, no mínimo, já viu outras pessoas usando. Trata-se de uma vestimenta que se usa na hora de cozinhar, por cima da roupa normal.

Ela cobre somente a parte da frente, e pode ser feita de algodão, poliéster e outros tipos de tecido. Normalmente é ajustável na cintura e no pescoço, e pode ter bolsos frontais além de outros detalhes que colaborem para a facilidade dos processos na hora de cozinhar.

Ele é imprescindível na cozinha profissional, e apesar de não ser um item obrigatório na cozinha amadora, é um artigo prático, e que garante maior conforto ao cozinheiro.

Quais as vantagens e desvantagens do avental de cozinha?

Usar um bom avental de cozinha garante que você fique muito mais tranquilo e confortável para cozinhar, independente do tipo de refeição que está sendo preparada.

Sua principal vantagem é que ele protege suas roupas de possíveis respingos e manchas que são comuns quando você está com a mão na massa.

Ao usar um avental, você evita sujar sua roupa, e ainda se protege do excesso de calor causado pelo fogão quente.

Apesar de não ser térmico e não evitar queimaduras, o avental acaba sendo uma espécie de barreira que dificulta a propagação do fogo até a sua pele, te dando mais tempo para se proteger em uma situação de acidente.

Além disso, muito modelos possuem bolsos que possibilitam que você guarde utensílios e até mesmo pendure algum pano de prato, facilitando, assim, sua rotina na cozinha.

De maneira geral, trata-se de um artigo barato, prático, que evita sujeira e ainda ajuda a manter suas roupas longe das manchas.

Vantagens
  • Protege sua roupa de respingos e manchas
  • Dificulta a propagação do fogo
  • Alguns possuem bolso
  • É barato
  • É ajustável
  • É unissex
Desvantagens
  • Não é térmico
  • Nem todos os modelos são feitos com tecido de boa qualidade

Qual o melhor tipo de avental de cozinha?

Quando falamos em avental de cozinha, o que te vem à cabeça é a imagem do avental tradicional, preso na cintura e no pescoço, não é?

Pois devemos te dizer que há um outro tipo de avental que também tem ganhado bastante espaço nas cozinhas por aí: o avental só de cintura.

Este modelo é menor e não cobre a parte de cima da roupa, por isso é ideal somente para pessoas que possuem uma rotina profissional e trabalham com dólmã, vestimenta que se assemelha a uma camisa usada por chefs e outros funcionários que trabalham em cozinhas de restaurantes.

O avental de cintura é, de fato, uma graça, mas não é ideal para o uso residencial, uma vez que ele cobre somente da cintura aos joelhos.

Já o avental tradicional cobre toda a parte frontal do troco até os joelhos, e permite que você use qualquer tipo de vestimenta por baixo. Ele é mais abrangente, e uma ótima escolha tanto para amadores, quanto para profissionais.

Com relação aos preços, ambos possuem valores bem semelhantes e não são caros. Eles podem ser encontrados em diversas cores, modelos e estampas.

Avental tradicional Avental de cintura
Estrutura Cobre todo o tronco, até os joelhos Cobre da cintura aos jelhos
Como usar Por cima de qualquer roupa Preferencialmente junto de uma dólmã
Quem deve usar Profissionais e amadores Ideal para profissionais
Preço Baixo Baixo
Design Variável Variável

Quanto custa um avental de cozinha?

Quem está se questionando sobre o custo de um avental de cozinha pode ficar tranquilo. Por se tratar de um acessório simples, sem materiais caros envolvidos, ele costuma ser vendido a um preço bem justo.

Independente da sua escolha ter sido entre o avental tradicional e o de cintura, os preços não deverão te assustar.

Em média, um avental de cozinha custa entre R$30 e R$90, sendo que eles apresentam excelente durabilidade e basta que sejam lavados para você poder usá-los novamente.

Algumas pessoas, inclusive, os fabricam em casa, artesanalmente, e os vendem por valores ainda mais baixos.

Onde comprar um avental de cozinha?

Não é difícil encontrar locais que vendam aventais, no entanto, você nem sempre os encontrará em grandes lojas conhecidas.

Lojas de artigos para cozinha e até mesmo de uniformes costumam vender boa variedade do produto.

Além disso, lojas de decoração como Tok & Stok e Camicado, também oferecem algumas opções. Mas se você prefere ir até supermercados para realizar sua compra, te indicamos o Carrefour e o Extra.

Por fim, te indicamos a compra online, que é rápida, segura e você faz de casa mesmo. Nesse caso, você encontrará aventais de cozinha na Amazon, no Buscapé e no Mercado Livre.

Foto de uma mulher em uma bancada de uma bar, com várias garrafas de bebidas ao fundo, olhando pra baixo e sorrindo ao preparar um drink. Ela usa camisa social de manga curta, avental vermelho e cabelo preso.

Os aventais te permitem o contato com bebidas e comidas de maneira higiênica e sem sujar suas roupas. (Fonte: Memtatdgt/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar os modelos de avental de cozinha

Apesar do avental ser um artigo bem simples, existem alguns critérios que devem ser observados na hora de você realizar a sua compra.

Para te ajudar nesse processo, selecionamos alguns fatores que fazem toda a diferença na qualidade do produto:

Agora, para não restar dúvidas, vamos te explicar em detalhes cada um deles.

Tecido

Assim como em uma roupa, o tecido do seu avental de cozinha também é super importante e deve ser escolhido atentamente. Poliéster e algodão são boas escolhas, e costumam ser os mais vendidos e fáceis de encontrar no mercado.

Se você preferir por um avental mais cool e descolado, leve em consideração o jeans.

Acabamento

O acabamento determina se uma peça foi bem feita ou não, e não deve ser ignorado. Observe se o avental possui costura firme e corte bem feito, ou se suas linhas estão soltando e o tecido mal cortado.

Apesar de não ser uma vestimenta exatamente estética, trata-se de um acessório que será bastante usado, e assim como qualquer outra peça, deve ser de boa qualidade e durável.

Foto que mostra, em primeiro plano, duas grandes panelas industriais de inox, com alimentos cozinhando até a boda e fumaça saindo. Em segundo plano, na lateral esquerda, um homem olhando pra baixo, vestindo avental escuro e camisa social branca.

Os aventais são necessários são só em cozinhas profissionais, mas também na cozinha de casa. (Fonte: StockSnap/ Pixabay)

Compartimentos extras

Nem todo avental de cozinha possui um bolso ou compartimento extra, o que apesar de não ser essencial, é uma excelente surpresa pois te permite carregar utensílios e panos de prato.

Na hora de cozinhar, especialmente em ambientes profissionais, toda facilidade deve ser levada em conta e priorizada.

Design

Como já dissemos, a estética não é o carro chefe do avental, no entanto, nada impede que ele seja bonito e a sua cara, especialmente se você gosta de cozinhar para grupos de amigos, ou se seu estabelecimento possui cozinha de vidro ou bartender a vista.

Hoje em dia é bastante fácil encontrar opções coloridas, estampadas e com estilos variados.

(Fonte da imagem destacada: Jeswin Thomas/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.