Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de uma boneca que ganhou lugar cativo no coração das crianças: a Baby Alive.

A Baby Alive é uma boneca que come, faz coco, fica doente, brinca e pode até falar. Por representar o dia a dia de um bebê verdadeiro, essa boneca se tornou uma febre entre meninas e meninos.

Em meio a tantas opções, com características e temáticas diferentes, vamos mostrar neste artigo o que você deve considerar antes de comprar a Baby Alive que irá atender às suas expectativas.

Primeiro, o mais importante

  • A Baby Alive, que pode ser menina ou menino, é um brinquedo que estimula as crianças a cuidar de bebês.
  • Na brincadeira, a criança se desenvolve emocionalmente, além de ser estimulada a usar a responsabilidade e criatividade.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher a Baby Alive ideal.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de Baby Alive

Quem procura por uma Baby Alive está em busca de originalidade. Pensando nisso, o fabricante continua investindo em temas e acessórios que tornam esse brinquedo ainda mais atrativo para as crianças.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos da Baby Alive disponíveis hoje em dia no mercado.

1º – Baby Alive Papinha Divertida Hasbro

A boneca Baby Alive Papinha Divertida é uma bebê morena que come a comidinha e depois faz coco. Essa boneca acompanha um pequeno misturador para que as crianças possam preparar a “papinha” do seu bebê.

Além disso, essa Baby Alive inclui também roupa removível, pratinho, dois pacotes de comidinhas de boneca em pó, duas fraldinhas, uma colher, mamadeira e um pente para escovar o cabelo da boneca.

2º – Baby Alive Adoro Macarrão Hasbro

A boneca Baby Alive com o tema Adoro Macarrão é loira, come espaguete e depois faz coco de mentirinha na fralda. Esse modelo ainda emite mais de 20 sons e frases. Por isso, essa boneca requer duas pilhas alcalinas AA.

Além disso, essa Baby Alive vem com uma roupinha, uma fralda, uma tigela, máquina para fazer espaguete com massinha, escova para pentear os cabelos e um pote de comidinha para boneca.

3º – Baby Alive Festa Surpresa Hasbro

A Baby Alive Festa Surpresa é uma boneca negra que está vestida à caráter para uma grande festa. Por isso, ela acompanha um cupcake com uma velinha que “apaga” de brincadeira.

Além disso, essa Baby Alive inclui uma roupa removível e sete acessórios: tiara, cupcake, duas coberturas de cupcake, caixinha de presente, ursinho e convites para a grande festa.

4º – Baby Alive Hora do Xixi Hasbro

Essa Baby Alive tem o tema de “Hora do Xixi” porque ela de fato faz xixi. Basta que a criança dê água para o bebê que, em seguida, a fraldinha terá que ser trocada.

Além disso, esse modelo de Baby Alive, que é loira, conta ainda com uma mamadeira inclusa, vem acompanhada de um vestido removível e de uma fralda.

5º – Baby Alive Doces Lágrimas Hasbro

A boneca Baby Alive Doces Lágrimas é morena, chora, expressa emoções e interage com os acessórios. O nariz dessa boneca acende quando ela está triste e para ela ficar bem basta passar um lencinho.

Além disso, ela emite mais de 35 sons e frases para a mamãe ou o papai, requer 3 pilhas alcalinas AA e acompanha uma roupa, estetoscópio, termômetro, curativo, lenço, caixinha de suco e escova.

Guia de Compra

São tantos os modelos diferentes de Baby Alive que você pode ficar confuso na hora de escolher o melhor. Afinal, mais do que uma simples brincadeira, as bonecas têm papel importante no desenvolvimento das crianças.

Para ajudar você, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisar para tomar a melhor decisão ao comprar a Baby Alive.

Menina colocando coroa em uma baby alive.

A Baby Alive é a boneca sensação do momento entre as crianças, tanto meninas quanto meninos. (Fonte: Divulgação Hasbro / Amazon)

O que é uma Baby Alive?

Baby Alive é uma das bonecas mais populares do momento. E provavelmente ela será um desses brinquedos que prometem marcar a nova geração de crianças.

Como o próprio nome do brinquedo sugere (Bebê Vivo, em livre tradução), a Baby Alive foi criada para ser o mais semelhante possível de um bebê real.

Ainda que esteticamente se pareça com uma boneca, a Baby Alive, dependendo do modelo, pode rir, expressar emoções, brincar, falar, pedir comida e ainda pode pedir para que a criança troque a sua fralda suja. Além disso, a boneca pode até “se cansar” das brincadeiras, ficar sonolenta e dormir.

A partir dessas funcionalidades, você pode imaginar o porquê de essa boneca ter caído nas graças das crianças.

Com a Baby Alive as crianças são estimuladas a preparar e dar comidinha, trocar a fralda, dar banho, dar mamadeira, dar remédio, entre outros tantos afazeres que papais e mamães vivenciam na vida real.

Para a criançada é uma brincadeira divertida, mas no fundo é também uma experiência de aprendizado.

Além disso, hoje em dia, existe uma grande variedade de opções da Baby Alive, cada uma com uma característica física e necessidades diferentes que instigam e muito a criatividade dos pequenos.

Hoje em dia é possível encontrar a Baby Alive morena, negra e loira. Além disso, atualmente já existe também a versão da Baby Alive menino, além das opções de irmãozinhos gêmeos.

Com isso, não apenas os meninos também são estimulados a brincar de cuidar de um bebê, assim como fazem os papais.

Sem contar que a fabricante da boneca também disponibiliza vários acessórios que podem ser adquiridos juntamente com a Baby Alive ou separadamente para deixar a brincadeira ainda mais real.

Com tudo isso não é difícil entender porque a Baby Alive se destaca em meio a tantas outras bonecas que existem à venda no mercado. A seguir, você confira as principais diferenças entre a Baby Alive e uma boneca comum:

Baby Alive Boneca tradicional
Parece um bebê real Sim Depende
Versões com tons de pele diferentes Sim Depende
Come, faz xixi e coco Sim Não
Fala e expressa emoções Sim Depende

Como surgiu a boneca Baby Alive?

A Hasbro é uma empresa norte-americana especializada em produzir brinquedos e jogos de tabuleiro. A marca é a segunda maior fabricante de brinquedos infantis, perdendo apenas para a Mattel, criadora da Barbie.

Fundada em 1923, a Hasbro é responsável por criar, entre outros brinquedos, os bonecos dos Transformers, My Little Pony, Vingadores, Senhor Cabeça de Batata e a famosa massinha de modelar Play-Dog.

Já a boneca Baby Alive, que hoje é fabricada pela Hasbro, foi originalmente criada em 1973 por outra marca, chamada Kenner. E, apesar de algumas de suas funcionalidades se manterem até os dias de hoje, muitas transformações ocorreram.

Detalhe de rosto de uma boneca bebê.

A Baby Alive foi criada em 1973 e evoluiu junto com a tecnologia. (Fonte: Aafke / Pixabay)

Por exemplo, nessa época a Baby Alive era alimentada com comidas de mentirinha em pó que vinham em pacotes e eram misturados com água (o que ainda ocorre nos dias de hoje).

Mas, diferentemente dos modelos atuais, para a boneca mastigar era preciso acionar uma alavanca nas costas da Baby Alive. No final, a comida descia por dentro da boneca e terminava na fraldinha.

Como a Baby Alive não falava nem avisava quando tinha feito suas necessidades, a criança tinha que esperar para verificar a fralda.

Além disso, a primeira Baby Alive a falar só surgiu em 1992. Nessa época, a boneca também passou a ingerir a comida de mentirinha automaticamente, sem a necessidade da alavanca.

Bebê brincando de médico com boneca.

A Baby Alive só ganhou fama em 2006 quando a Hasbro redesenhou o modelo original. (Fonte: Oksana Kuzmina / 123rf)

Além disso, à época boneca fazia suas necessidades em um penico, ao invés da fralda. Outra tecnologia aplicada na Baby Alive naquela época foram os sensores localizados dentro da boneca que detectavam onde a comida estava e permitia que ela dissesse frases como, por exemplo, “Eu tenho que ir ao banheiro”.

No entanto, os barulhos das engrenagens e a voz de adulto que a Baby Alive tinha não agradaram ao público. Por isso, a produção da boneca foi encerrada e apenas em 2006 a Baby Alive de fato começou a fazer sucesso mundial.

E foi apenas em 2006 que a Hasbro entrou em cena para se tornar a fabricante oficial da boneca. A Hasbro redesenhou a Baby Alive com o objetivo de deixá-la ainda mais realista e criou vários acessórios como babador, fraldas, berço, entre outros.

Como fazer a papinha da Baby Alive?

O fato de a Baby Alive comer e fazer o coco na fraldinha é uma das maiores sensações para as crianças. O fato é que a maioria dos modelos dessa boneca já vem acompanhada de uma comida de mentirinha. E, quando não vem, é possível comprar as comidinhas originais separadamente.

Em geral, existem dois tipos de comidas de mentirinha: em pó e em forma de massinha de modelar. A comida em pó vem em um sachê e, quando adicionado água vira uma mistura que se assemelha à papinha do bebê.

Hoje existem até tutoriais na internet que mostram como brincar com a Baby Alive.

Em geral, a boneca também inclui um mini-processador que serve para misturar com uma manivela o pó com a água e criar a papinha. A comidinha é simples de fazer, mas se a criança for muito pequena é recomendado o auxílio dos pais ou um adulto.

Em seguida, com a papinha pronta, os pequenos colocam a comidinha em um pratinho, também próprio da Baby Alive, e pronto, é hora de começar a brincadeira.

Para isso, basta inserir a papinha com a colher – que também acompanha a boneca – dentro da boquinha da Baby Alive e empurrar um pouquinho. A papinha entra na boneca e desce por um tubo interno até alcançar a fraldinha.

O mesmo processo ocorre com a comida de mentirinha feita com a massa de modelar. Aqui, no entanto, a Baby Alive costuma trazer forminhas para que a criança possa criar frutas, como uva, morango e maçã, e até macarrão.

Para fazer o macarrão, existe também uma forma especial. Mas, nesse caso, a Baby Alive somente irá começar a comer quando ela mesma pedir com as frases do tipo: “Que fominha…”, “Mais espaguete por favor…”.

Nesse caso existem bonecas que são capazes de mexer a boquinha, como se estivesse sugando o espaguete.

O que fazer se a comida entupir a Baby Alive?

Sim, é possível que ao inserir muitas “comidinhas”, o tubo interno por onde a comida passa até chegar à fralda possa entupir. Isso na verdade não é tão raro, tanto que existem até vídeos no Youtube tratando do assunto.

Mas esse entupimento é ainda mais recorrente se a criança inserir outros produtos e/ou alimentos de verdade na boneca, o que não é recomendado.

Se o interior da boneca acabar obstruído, basta que você abra a Baby Alive e limpe delicadamente o seu interior.

Por isso, a marca fabricante alerta que não se deve utilizar nenhum outro produto a não ser a comida de mentirinha própria da Baby Alive. Ainda assim, se ocorrer o entupimento dentro da boneca basta que você abra a Baby Alive por meio de um compartimento que fica atrás da cabeça da boneca.

Em seguida, você deve retire cuidadosamente o que sobrou da comida e depois fechá-la novamente.

Qual a importância de brincar com a Baby Alive?

Brincar de boneca é uma das brincadeiras mais tradicionais e que ainda hoje se mantém atual. E isso não é à toa. O fato é que os bonecos são os brinquedos mais antigos do mundo. Há registro desses brinquedos desde o Egito antigo.

Mas, de lá para cá, apesar de a brincadeira ter se mantido, o que mudou é que pais, mães e educadores entenderam a importância dessa brincadeira na vida e no desenvolvimento, tanto de meninas quanto de meninos.

Isso porque o interesse dos pequenos em brincar com bonecas vem do desejo de reproduzir o ambiente e a realidade em que vivem. E isso por si só já é uma experiência de descobertas e aprendizagem.

Menina segurando boneca bebê.

Brincar de boneca é uma atividade milenar que traz inúmeros benefícios para o aprendizado e as emoções das crianças. (Fonte: SeaReeds / Pixabay)

Ou seja, a tendência natural de toda criança é imitar o que eles veem ao seu redor. Por exemplo, se a criança mora em uma casa em que todo mundo cozinha, é natural que ela queira brincar de cozinhar também e com isso ela aprende sobre alimentação e hábitos saudáveis.

Por isso, além de divertida, a boneca é um brinquedo educativo que traz benefícios cognitivos, estimula a criatividade e ainda ajuda a trabalhar sentimentos e habilidades das crianças.

Isso porque a criança cria vínculos afetivos com a boneca, a leva para passear, conversa, cuida e etc. E quando a boneca, como a Baby Alive, por exemplo, é capaz de estimular ainda mais os sentidos, as vantagens são imensas.

Confira a seguir, os principais benefícios de brincar com a Baby Alive:

  • Aprendizado

É durante as brincadeiras que as crianças mais aprendem. Ao brincar com a Baby Alive é possível, por exemplo, aprender a cuidar de alguém, ter responsabilidade, cuidar das próprias roupas, de seu corpo e de sua saúde.

Além disso, as crianças podem aprender sobre formas, cores, texturas e até sobre novos vocabulários.

  • Sem distinção de gênero

Se um menino brinca com uma boneca bebê, ele pode estar imitando um pai cuidando de uma filha, um professor na escola, um médico cuidando de um doente, entre tantas outras possibilidades.

A Baby Alive ainda tem uma maior importância aqui porque criou as versões de bonecos meninos que ajudam ainda mais na identificação e desenvolvimento dos pequenos.

Menino dando comidinha na boca da baby alive.

Ao brincar de boneca, a criança simula cenas da vida real, se diverte e aprende ao mesmo tempo. (Fonte: Divulgação Hasbro / Amazon)

  • Brincando com os filhos

Outro benefício da Baby Alive é que os pais e mães acabam entrando na brincadeira. Principalmente em um primeiro momento, em que é preciso ensinar a criança a fazer a comidinha, trocar a fralda e a cuidar do bebê.

De acordo com especialistas, esse é um momento de extrema importância no relacionamento de pais e filhos, que podem estreitar os laços afetivos.

Quando você brinca de boneca com as crianças, também ajuda a desenvolver o autoconhecimento dos pequenos, as emoções e, é claro, a criatividade.

O fato é que, quando brincam de boneca, as crianças despertam para a contação de histórias seja brincado de casinha de boneca, de escolinha, de passear, entre outros.

Especialistas ressaltam ainda que essa atividade também pode ser uma forma de saber como os filhos se sentem ou até detectar algum eventual problema pelo qual estão passando.

Quais as vantagens e desvantagens da Baby Alive?

Como vimos, são inúmeras as vantagens que a Baby Alive proporciona na vida das crianças. Por ser uma boneca que busca imitar a realidade de bebês, a Baby Alive estimula os pequenos a reproduzir o cenário real de cuidar, dar papinha, trocar a fralda, pentear o cabelo e etc.

Mais do que isso, como a Baby Alive tem inúmeras versões é possível levar a imaginação para um outro nível. Em alguns casos, a boneca fala, reproduz sons que dão o sinal para a criança, por exemplo, alimentar o bebê, e até choram e pedem para dormir.

Menina com boneca bebê no colo.

A boneca Baby Alive ajuda a criança a criar laços afetivos quando a leva para passear ou dá a comidinha. (Fonte: klimkin / Pixabay)

Outra vantagem da Baby Alive é que hoje em dia existem bonecas que ajudam as crianças a se identificarem com características físicas e biotipos diferentes. O destaque vai para as versões da Baby Alive de cabelo marrom ou preto e de pele morena e negra.

Além disso, existem versões temáticas como o caso da Baby Alive Sereia ou a boneca que se prepara para ir à uma festa.

No entanto, assim como a maioria dos brinquedos infantis, a Baby Alive também conta com algumas desvantagens. Entre as principais desvantagens da boneca Baby Alive está o preço.

A Baby Alive não é um brinquedo barato, especialmente por contar com tecnologia que permite que a boneca “coma”, faça suas necessidades, se expresse emocionalmente ou fale.

Além disso, a reposição dos acessórios como, por exemplo, as comidas de mentirinha e as fraldas, também acabam pensando e muito no orçamento. A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da boneca Baby Alive:

Vantagens
  • Reproduz um bebê real
  • Come, faz coco e xixi, chora e fala
  • Versão menina, menina e irmãos
  • Variedade de temas e de características físicas
  • Acessórios que complementam a brincadeira
Desvantagens
  • Preço alto
  • Acessórios extras custam caro

Quanto custa?

O preço da Baby Alive varia bastante em função do material de fabricação, das funcionalidades, temas e dos acessórios que a acompanham. Dessa forma, em geral, você vai encontrar a Baby Alive custando entre R$ 60 e R$ 1,4 mil.

É claro que você não precisa comprar a mais cara de todas. Hoje em dia, com a variedade disponível, é possível adquirir uma boneca com acessórios por um preço acessível.

Onde comprar?

Você vai encontrar a Baby Alive à venda em lojas de brinquedo, de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas, Casa Bahia e Extra.

Mas, ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Com isso, você poderá ter ainda mais opções de temas e modelos para escolher e por preços promocionais. Sem contar que você ainda adquire a boneca Baby Alive do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que você deve considerar antes de escolher a Baby Alive

Se você chegou até aqui já sabe que a Baby Alive é uma boneca especial e pode contribuir e muito para o desenvolvimento das crianças.

Como vimos, são muitas as funções que essa boneca pode ter, além é claro, das inúmeras características físicas e acessórios que ajudam a estimular ainda mais a brincadeira.

Mas, para que você consiga escolher o modelo ideal, em meio a tantos disponíveis hoje em dia no mercado, é preciso que você conheça o que de fato diferencia uma boneca de outra.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser observados antes de comprar a Baby Alive:

  • Material de fabricação
  • Características
  • Acessórios
  • Tema
  • Recursos

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e invista na Baby Alive ideal.

Material de fabricação

O primeiro fator que recomendamos que você leve em conta antes de comprar a Baby Alive é o material de fabricação da boneca. Isso porque, em linhas gerais, a Hasbro fabrica a Baby Alive em dois tipos diferentes de materiais: pelúcia e plástico.

De maneira geral, a recomendação é que a escolha do material de fabricação deva ser feita de acordo com a faixa etária da criança. Por exemplo, a Baby Alive feita de pelúcia, e enchimento de fibra de poliéster, é recomendada para crianças a partir de 1 ano de idade.

O modelo de Baby Alive de pelúcia é ideal para garantir a segurança das crianças menores, além de ser maleável facilitando o manuseio de bebês.

No entanto, a partir dos três anos de idade já é possível adquirir a boneca Baby Alive produzida em plástico atóxico. Mas como esse modelo contém muitas partes encaixadas, é sempre um risco que possam se soltar e gerar um risco para crianças muito menores.

 Detalhe de rosto de boneca bebê com a boca aberta.

A Baby Alive fabricada em plástico atóxico é recomendada para crianças a partir dos três anos de idade. (Fonte: Aafke / Pixabay)

Características

Em seguida, sugerimos que você deve levar em consideração as características físicas das bonecas. Como vimos, hoje em dia, você poderá optar pela boneca menina, menino ou até irmãos.

Além disso, observe que é possível escolher entre bebês morenos, negros, loiros, com cabelo comprido ou curto.

A ideia aqui, segundo os especialistas, é diversificar tanto para ajudar a criança a se identificar com a boneca quanto também para estimular a compreensão e o respeito das diferenças.

Acessórios

Outro fator que sugerimos que você leve em consideração antes de comprar a Baby Alive é o tipo e quantidade de acessórios que acompanham a boneca. O fato é que esses acessórios variam bastante dependendo do modelo que você escolher.

 Pessoa trocando fralda de boneca bebê.

Papais e mamães podem aproveitam a brincadeira com a Baby Alive para estreitar a relação e conhecer melhor as emoções dos filhos. (Fonte: AnKali / Pixabay)

Mas, para você ter uma ideia geral, confira a seguir os acessórios mais populares que você irá encontrar juntamente com a boneca Baby Alive:

  • Comida: em pó ou em massinha
  • Fraldas
  • Pinico
  • Mamadeira
  • Pente de cabelo
  • Sabonete
  • Babador
  • Prato e talheres
  • Forma e misturador
  • Bebê conforto
  • Babador
  • Berço
  • Mochila
  • Carrinho de bebê

Temática

Juntamente com o tipo de recurso, você também deve verificar a temática da Baby Alive. Esse fator é o que geralmente mais atrai a criançada e estimula a criatividade.

Para você ter uma noção geral das opções que existem, confira a seguir os temas mais populares que você encontrará na boneca Baby Alive:

  • Baby Alive Cuida de mim: Nessa versão, a boneca está doente e precisa de cuidados. A criança vai trocar as fraldas, dar remédios, medir a temperatura e dar a mamadeira.
  • Baby Alive Melhor Amiga: Essa boneca fala mais de 20 frases e também avisa quando está com fome.
  • Baby Alive Real Surpresa: Essa versão, além de falar mais de 20 frases, é capaz de se expressar dando risadas, brincando, comendo e dormindo.
  • Baby Alive Hora de Comer: A mais popular de todas, essa boneca come toda a comidinha e faz coco. Além disso, emite sons de bebê e balança os pezinhos.

Recursos

Outro fator fundamental que você deve observar antes de comprar a Baby Alive é o recurso que o brinquedo oferece. Nesse quesito, as opções são inúmeras e a escolha, além de ser bem pessoal, deve levar em conta o preço final do produto.

Bebê interagindo com boneca.

A Baby Alive pode comer, falar, chorar, emitir sons e até dançar. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Você pode, por exemplo, encontrar a Baby Alive que come, faz coco, faz xixi, fica dodói, chora, emite sons e fala, entre tantos outros recursos. Mas saiba que nem todos os modelos contêm todos esses recursos. Por isso, confira antes de comprar.

Além disso, você também vai encontrar a Baby Alive que faz “dancinha feliz”, fala e pisca; a que bebe água e “faz xixi” no pinico; e a que emite entre 20 e 80 sons e frases para a mamãe ou o papai.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação Hasbro / Amazon)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,03 de 5
Loading...