Imagem de uma balança de bioimpedância.
Ultima atualização: 26 de janeiro de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

23Horas investidas

5Estudos avaliados

40Comentários coletados

Quando o objetivo é conquistar a boa forma, é preciso estabelecer uma dieta e treino compatíveis com seus objetivos. Antes, é importante entender sua composição corporal, como índice de massa magra, percentual de gordura, idade metabólica entre outros indicadores analisados pela balança de bioimpedância.

A balança inteligente pode fornecer informações no visor ou transmiti-las via Bluetooth para um aplicativo que acompanha seu progresso, fornece dicas de nutrição, planos de exercícios e propõe metas. Quer saber mais sobre a balança de bioimpedância? Continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • A balança de bioimpedância possui os seguintes indicadores de parâmetros corporais: Peso, percentual de gordura, índice de massa corpórea, densidade óssea, gordura visceral, metabolismo basal e idade metabólica.
  • O exame pode ser realizado no consultório do nutricionista, clínica de estética, na academia ou em casa, basta comprar uma balança de bioimpedância.
  • Compartilhe os resultados da bioimpedância com seu educador físico, para que o profissional possa estabelecer um plano de exercícios e dieta compatíveis com suas necessidades.

Você também pode gostar:

As melhores balanças de bioimpedância: Nossas recomendações

A balança de bioimpedância é uma ferramenta importante para quem deseja avaliar a composição para estabelecer dieta e treinos eficazes para conquistar o corpo almejado. Para encontrar o modelo ideal acompanhe este ranking.

A balança de bioimpedância mais completa

A balança de bioimpedância da Omron mede sete parâmetros corporais: Peso, percentual de gordura, volume de gordura visceral, índice de massa corporal, densidade óssea, taxa metabólica basal e idade metabólica. Conta também com função de avaliação e permite a inclusão de quatro perfis e convidado.

A balança de bioimpedância mais moderna

A balança de bioimpedância Fit Tech da Gama Italy é moderna, pois possui conexão Bluetooth e integração com o aplicativo Smart Scale. Essa balança mede o índice de gordura corporal e visceral, a densidade óssea e a massa muscular. Oferece memória para oito perfis.

A escolha dos profissionais

Moderna, a balança de bioimpedância da Omron calcula os valores estimados de gordura corporal, músculos esqueléticos, metabolismo basal, nível de gordura visceral, índice de massa corpórea, idade corporal e peso através de impedância bioelétrica. Essa balança possui memória para até quatro perfis pessoais.

A balança de bioimpedância mais básica

A balança de bioimpedância da G-Tech possui quatro parâmetros corporais: Percentual de água, gordura, massa óssea e massa muscular, além de indicar o consumo calórico diário. Embora seja de uso pessoal, essa balança oferece perfis para até 12 pessoas.

Guia de Compra

A balança de bioimpedância é o melhor instrumento de avaliação da composição corporal, indispensável para montar uma dieta e um plano de treino fundamentados.

Neste Guia de Compra vamos detalhar o que é uma balança de bioimpedância, ensinar como utilizar o equipamento corretamente, listar os benefícios de comprar sua balança e mais.

Imagem de uma mulher sentado ao lado de uma balança.

A balança de bioimpedância é muito diferente de uma balança comum. (Fonte: Alan KO/ Unsplash.com)

O que é e como funciona uma balança de bioimpedância?

A balança de bioimpedância é um equipamento utilizado para avaliar a composição corporal. A balança inteligente libera uma corrente elétrica considerada leve – você não sente nada – que percorre todo seu corpo.

Essa corrente elétrica é conduzida pela água presente no tecido muscular, vasos sanguíneos e ossos. Quando encontra gordura, essa corrente elétrica passa mais lentamente, pois a gordura é um mau condutor.

Ao atravessar o corpo inteiro, a balança de bioimpedância consegue avaliar a massa gorda, massa magra, massa muscular, taxa de hidratação, densidade óssea, gordura visceral, taxa de metabolismo basal, idade metabólica e peso.

Imagem de uma balança de bioimpedância.

A balança de bioimpedância avalia a composição corporal. (Fonte: Alan KO/ Unsplash.com)

Essa ferramenta é muito utilizada por atletas, esportistas e pessoas que desejam conquistar a boa forma. Com as aferições é possível estabelecer dieta e treinos personalizados de acordo com suas necessidades e objetivos.

O exame pode ser realizado por um endocrinologista, nutricionista ou educador físico no consultório médico, clínica de estética ou academia. Ao comprar uma balança de bioimpedância, você pode realizar o exame em casa.

Como utilizar a balança de bioimpedância corretamente?

Antes de subir na balança de bioimpedância é preciso registrar algumas informações sobre você como sexo, idade, altura e nível de atividade física realizada.

A altura serve para indicar o percurso que a corrente elétrica fará. O peso e a idade influenciam no volume total de água no corpo – quanto mais velha é a pessoa, menos água no organismo.

O sexo é importante em função das diferenças físicas entre homens e mulheres. E o nível de atividade física estabelece se você acumulou mais músculos do que o natural.

Com base nessas informações e nos dados coletados pela balança de bioimpedância o resultado tem maior embasamento e confiabilidade.

Outros aspectos podem influenciar nos resultados indicados pela balança de bioimpedância, podemos mencionar:

  • Você não deve realizar exercícios físicos intensos por pelo menos 24 horas antes da realização do exame.
  • Deve ser realizado um jejum de cerca de quatro horas antes da avaliação.
  • Bebidas alcoólicas e com cafeína não devem ser ingeridas antes do exame.
  • É importantes estar com a bexiga vazia. Mas deve-se beber de dois a quatro copos de água duas horas antes do exame.
  • É ideal realizar o exame ao acordar, principalmente quem lida com retenção de líquidos.
  • Mulheres em período menstrual não devem realizar o exame.
  • Acessórios de metal devem ser removidos.
  • Realize o exame com pouca roupa ou itens leves.
  • Não suba na balança com os pés e mãos úmidos ou depois de aplicar creme.
Imagem de uma mulher colocando os pés em uma balança.

O melhor momento para realizar o exame de bioimpedância é ao acordar. (Fonte: Alan KO/ Unsplash.com)

Quais são os indicadores de uma balança de bioimpedância?

A balança de bioimpedância vai muito além do peso e avalia os principais indicadores de composição corporal:

  • Massa gorda pode ser indicada em percentual ou quilos. Quando o peso ou percentual está muito alto, significa que há muita gordura acumulada em seu corpo.
  • Gordura Visceral é o percentual de gordura armazenada na região abdominal e ao redor dos órgãos vitais. O excesso de gordura visceral pode provocar doenças como hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca.
  • Massa magra é mostrada em quilos. Indica a quantidade de músculos e água no organismo. A massa magra é importante para estabelecer um plano de treino e acompanhar os resultados conquistados.
  • Massa muscular também pode ser indicada em quilos ou em percentual e serve para determinar o volume muscular presente na massa magra – sem contabilizar o volume de água, mas incluindo os músculos de alguns órgãos como estômago, intestino e coração.
  • Hidratação indica se o organismo está bem hidratado, fundamental para preservar a saúde dos músculos, evitar lesões e câimbras. Em mulheres, essa porcentagem deve ser de 45 a 60%, nos homens sobe para 50 a 65%. Quando o resultado é inferior ao valor de referência, aumente a quantidade de água ingerida.
  • Densidade óssea ou peso ósseo serve para verificar se os ossos estão saudáveis. A prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer os ossos e tratar a perda de densidade.
  • Taxa de metabolismo basal indica a quantidade de calorias que o organismo precisa para funcionar. Conhecer esse valor é fundamental para quem está fazendo dieta de perda ou ganho de peso, para saber a quantidade de calorias que deve ser consumida a mais ou a menos.
  • Idade metabólica representa a idade da qual a taxa de metabolismo apresenta. A idade metabólica deve ser igual ou inferior à idade real para que o resultado seja positivo.

Algumas balanças de bioimpedância também fazem a avaliação desses dados e indicam se os níveis estão baixos, normais, altos ou muito altos, facilitando a compreensão dos resultados.

Imagem de uma pessoa se pesando.

Alguns modelos avaliam os dados coletados. (Fonte: I Yunmai/ Unsplash.com)

Quais são os benefícios de comprar uma balança de bioimpedância?

Vale a pena comprar uma balança de bioimpedância se você está fazendo dieta e treino para conquistar determinado objetivo, pois a ferramenta estabelece os parâmetros corretos para avaliar suas necessidades.

Embora recomendemos que você procure o auxílio de um profissional da área de saúde, comprar uma balança de bioimpedância e aprender a usá-la corretamente permite que você faça as avaliações em casa.

Conheça mais vantagens do equipamento na tabela abaixo:

Vantagens
  • Avalia até 20 características corporais
  • Ajuda a estabelecer a dieta e treino
  • Ajuda a avaliar o progresso
  • Pode ser utilizada sem o auxílio profissional
Desvantagens
  • O preço é relativamente alto
  • Quando utilizada incorretamente fornece dados inconsistentes
  • Não pode ser utilizada por gestantes e quem tem marca-passo

Qual é o melhor sistema de medição de uma balança de bioimpedância?

Você encontra dois modelos de balança de bioimpedância: Com eletrodos na área dos pés ou com eletrodos na área dos pés e das mãos.

O primeiro modelo possui quatro eletrodos que entram em contato com os pés no momento da avaliação e liberam uma corrente elétrica que percorre os membros inferiores.

Como a corrente elétrica só percorre a parte inferior do corpo, os resultados são apenas estimados, pois os membros superiores não são avaliados.

Imagem de uma mulher colocando os pés na balança.

Avalie o sistema de aferição da balança de bioimpedância. (Fonte: Alan KO/ Unsplash.com)

O outro modelo oferece alta precisão, pois conta com os mesmo eletrodos dos pés e nas mãos, dessa forma, a corrente elétrica percorre membros superiores e inferiores.

Como a corrente passa pelo corpo inteiro, essa balança promove resultados mais precisos. Desse modo, a melhor maneira de avaliar a composição corporal é utilizar uma balança de bioimpedância com alça para as mãos.

Qualquer pessoa pode usar uma balança de bioimpedância?

Embora o exame de bioimpedância não apresente nenhum risco a saúde da pessoa avaliada, a utilização da balança de bioimpedância não é recomendada para mulheres grávidas, pessoas com marca-passo ou quem possui pinos ou placas metálicas em alguma região do corpo.

Pessoas com essas condições podem apresentar algum tipo de reação ou complicação ao serem submetidas ao exame de bioimpedância.

Imagem de uma mulher grávida.

Gestantes não devem utilizar a balança de bioimpedância. (Fonte: Volodymyr Hryshchenko/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Como analisar e comparar uma balança de bioimpedância

Decidiu comprar uma balança de bioimpedância mas não sabe qual modelo escolher? Não se preocupe, listamos quais características devem ser avaliadas no momento da compra:

Vamos explicar esses critérios de compra ao longo da seção. Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos.

Indicadores e funcionalidades

No momento da compra avalie quais são os indicadores analisados pela balança de bioimpedância que você deseja comprar. Os modelos mais comuns analisam quatro ou sete indicadores mas outros chegam a vinte.

Verifique também se a balança de bioimpedância que você pretende comprar apresenta a função de avaliação dos resultados, principalmente se você não conta com o auxílio de um profissional.

Imagem de halteres.

Com a avaliação da composição corporal é possível estabelecer uma dieta e treinos eficazes. (Fonte: Stevepb/ Pixabay.com)

Perfis de usuários

Mencionamos anteriormente que antes de realizar a avaliação com uma balança de bioimpedância é preciso fazer um cadastro com algumas informações pessoais como idade, altura, sexo e nível de atividade física realizado.

Para simplificar a avaliação e o acompanhamento de resultados, verifique se a balança oferece a função de armazenar perfis de usuário. Também veja quantos usuários podem ser cadastrados – podem ser quatro, oito, doze ou dezesseis perfis.

Capacidade da balança

No momento da compra avalie o peso máximo suportado pela balança de bioimpedância. A maioria dos modelos suporta pessoas com até 150Kg, mas alguns suportam homens e mulheres de até 180Kg.

Se você está comprando uma balança para uso pessoal, considere seu peso e o peso dos seus familiares. Caso esteja comprando uma balança para seu consultório, clinica de estética ou academia, dê preferência para um modelo que suporte até 180Kg.

Conexão Bluetooth e aplicativo

Os modelos mais modernos de balança de bioimpedância possuem conexão Bluetooth para conectar a balança ao smartphone e enviar os dados para um aplicativo especifico.

Com o aplicativo é possível manter um registro do seu desenvolvimento e comparar os resultados com as outras avaliações. Também é possível verificar quão perto você está de concluir suas metas, conferir algumas dicas de treino e de alimentação.

(Fonte da imagem destacada: Alan KO/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.