Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é: balança de cozinha, um aparelho usado para medir o peso dos ingredientes usados em suas receitas, padronizar o peso das suas refeições e até auxiliar em sua dieta.

Têm balanças de todos os tipos: analógica, digital, de bolso e portátil, que podem ser feitas de plástico ou de aço inox. A balança tem graduação a partir de uma grama e capacidade para medir de 5 a 10kg. Uma ótima função é a tara, que mede o peso do alimento excluindo o da tigela usada para apoiar o ingrediente.

Se você está pensando em comprar uma balança para a sua cozinha, veio ao lugar certo! Hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de comprar a sua: quais são os melhores modelos à venda, as vantagens e desvantagens do aparelho, quanto custa e onde comprar.

Primeiro, o mais importante

  • A balança de cozinha tem múltiplas funções: pesar ingredientes de receitas culinárias, auxiliar no controle de peso dos alimentos em dietas e regimes e dar precisão ao peso de marmitas. Estimula o consumo consciente e evita o desperdício de alimentos.
  • As balanças dão a medida exata de alimentos sólidos ou em pó. Há modelos que fazem a medição em líquido também. A maioria dos aparelhos mede em gramas, mas têm outras opções de unidades de medida, como libra (lb) ou onça (Oz), que são vistas em receitas internacionais.
  • Algumas funções são essenciais em uma balança de cozinha, a principal delas é a precisão de medida. A maioria dos modelos mede a partir de uma grama e a capacidade máxima que suporta geralmente é de 5kg, mas há modelos que suportam até 10kg.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de balança de cozinha

Uma balança de cozinha é ideal para quem gosta de acertar a receita milimetricamente. Ou ainda no auxílio de dietas. Se você busca pelo melhor modelo, confira o ranking das 7 melhores balanças do mercado abaixo:

1º – Balança de Cozinha – Black+Decker

A balança de cozinha BCINOXT da Black & Decker pesa com precisão de 1g a 5kg, e também possui a função tara, que possibilita pesar subtraindo o peso da tigela que serve para apoiar os alimentos.

Tem sistema eletrônico, visor digital, base em aço inox escovado – que garante durabilidade e um design sofisticado – e conta com uma tigela transparente quadrada para você apoiar os ingredientes a serem pesados. Utiliza uma bateria 3V para funcionar (inclusa).

2º – Balança digital eletrônica de cozinha – Commerce Brasil

A balança digital eletrônica de cozinha, da Commerce Brasil, tem sistema de alta precisão de calibragem, graduação de grama em grama, capacidade para pesar até 5kg, função tara, conversor de medida em gramas ou onça (Oz) e desligamento automático após o uso.

Vem com painel LCD em cristal líquido e tem opção relógio de 12 horas. Funcionamento à bateria, já inclusa, mas deve ser trocada, pois possui baixa carga, apenas para teste.

3º – Balança Digital De Cozinha – SF 400

A balança digital de cozinha SF400 tem precisão eletrônica a partir de 1 grama e capacidade para pesar até 10kg. O aparelho possui 14 centímetros de diâmetro e pesa 360 gramas. O visor é de cristal líquido e tem iluminação.

O funcionamento da balança é à pilha 2 AA (já inclusas). Pode pesar em gramas ou em onça (Oz), o que ajuda na precisão de receitas com instruções de medida em língua estrangeira. Também possui a função tara, que faz a pesagem do alimento sem considerar o peso do vasilhame.

Review em Vídeo
Veja como essa balança é fácil de manusear no vídeo abaixo:

4º – Balança digital para cozinha – Cuisinart

A balança digital importada KML-15, da Cuisinart, é produzida em aço inox de alta qualidade, durabilidade e design sofisticado, possui painel LCD touchscreen com apenas dois botões, o que facilita a medição, leitura do peso e manuseio do aparelho. Tem capacidade para pesar até 5kg.

Com um design diferente, a base de pesagem é plana, os ingredientes podem ser colocados diretamente na bandeja para pesar, ou medidos dentro de uma tigela em função tara. A bandeja é removível, o que auxilia e facilita a higienização.

5º – Balança de Cozinha – Black+Decker

A balança de cozinha BC250, da Black & Decker, tem bastante precisão para pesar diferentes alimentos e ingredientes, tendo a capacidade de pesar de 1g a 3kg, diretamente colocados na bandeja ou em função tara. Acompanha tigela transparente para facilitar o manuseio.

O produto é bastante compacto e fácil de guardar em qualquer espaço da sua cozinha. O design é clean e a peça é feita em plástico na cor preta. Mede em função gramas ou onça (Oz). Utiliza bateria 3V (inclusa).

6º – Balança de Alta Precisão Utilità – Cadence

A balança de alta precisão Utilità da Cadence é prática e útil, pesa diferentes tipos de alimentos e ingredientes para suas receitas, com graduação por grama ou libra e capacidade máxima de até 5kg, o peso é mostrado por um painel de cristal líquido.

A bandeja é de vidro temperado, 35 milímetros, desmontável e pode ser retirada para facilitar a limpeza das peças. Também acompanha uma tigela branca removível, que auxilia a pesar os alimentos na função tara sem precisar esvaziar o recipiente, pois ele já faz parte do aparelho.

Guia de Compra

A balança é uma peça ideal para se ter na cozinha, o custo dela é muito baixo, tem alta durabilidade se não for submetida a pesos que excedam sua capacidade e são muito fáceis de limpar e armazenar, qualquer cantinho em sua cozinha pode servir para guardar a balança.

Continue lendo para conhecer todos os detalhes desse produto. Dessa forma, você poderá comprar uma com total segurança.

Criança pesando ingrediente em uma balança de cozinha.

A balança de cozinha é útil tanto para uso doméstico, quanto para quem tem um negócio gastronômico. (Fonte: Wavebreak Media Ltd / 123RF)

O que é uma balança de cozinha e onde utilizá-la?

A balança de cozinha é um equipamento usado para medir com alta precisão o peso de alimentos sólidos, em pó ou líquidos.

Elas são ideais para medir com exatidão os ingredientes usados em receitas mais elaboradas, em que as medidas devem ser seguidas à risca para o resultado final ser satisfatório.

Também são muito usadas para padronizar o peso de refeições, geralmente para quem está se alimentando com base em dietas restritivas para emagrecer. Ou ainda pessoas que fazem dietas hipercalóricas para ganho de peso.

Serve também para quem quer preparar refeições com pesos exatos, como marmitas que serão congeladas para serem consumidas durante a semana. Veja como a balança de cozinha pode auxiliar no dia a dia de quem está fazendo dietas:

Alguns detalhes devem ser levados em consideração na hora de comprar uma balança de cozinha.

A graduação, por exemplo, se refere a capacidade mínima e máxima em quilogramas que o aparelho consegue pesar, o ideal é que a balança marque a partir de uma grama, e tenha capacidade máxima de 5 a 10kg.

Imagem mostra uma balança digital branca.

A balança digital é um aparelho portátil, leve e com muitas funções que vão otimizar o dia a dia na sua cozinha. (Fonte: xw7229525 / Pixabay)

Alguns aparelhos possuem além da opção de medir o peso em grama, as medidas em libra (usada nos Estados Unidos) ou onça (usada em países europeus como Inglaterra e Alemanha), isso facilita pesar ingredientes lidos em sites ou livros de receitas internacionais. Para mudar a unidade de medida basta apertar botões no painel da balança.

O design da peça também é uma característica importante, alguns têm base de metal ou aço inox, que são materiais bonitos e de alta durabilidade, outros são de plástico rígido, leves e podem ser encontrados em cores diferentes. As bases da balança (onde o peso é medido) podem ser feitas de aço inoxidável ou vidro temperado de 35 milímetros.

Algumas balanças vêm com a tigela para pesar os alimentos como uma peça extra, removível, e que pode ser usada na função tara sem precisar medir o peso do recipiente antes de colocar o ingrediente.

Procure opções em que a tigela seja de vidro temperado, mais resistente à queda, ou que sejam feitas de plástico.

O funcionamento desse tipo de balança é por pilhas ou bateria. Mas evite deixar esses geradores muito tempo dentro da balança, para evitar vazamentos que podem ser causados por alterações de temperatura, pois eles danificam os condutores de energia e podem quebrar a sua balança.

Para você conhecer ainda mais os benefícios desse aparelho, preparamos uma tabela com as principais vantagens e desvantagens de uma balança de cozinha:

Vantagens
  • Mede o peso de alimentos sólidos, em pó ou líquidos com alta precisão
  • Funciona em até três unidades de medida: gramas (gr), libras (lb) e onça (Oz)
  • Graduação a partir de uma grama e peso máximo de 5 ou 10 quilos
  • Ideal para preparar receitas com exatidão e medir o peso das refeições
Desvantagens
  • Não pode colocar peso acima do permitido na balança, pois pode desregular e até quebrar o aparelho
  • Alguns modelos precisam de calibração, pois ficam desregulados com o uso
  • Devem ser guardados sem que qualquer objeto seja colocado em cima, para não desgastar o sistema de pesagem

O que diferencia uma balança de cozinha de outra?

Existem dois tipos de funcionamento para as balanças de cozinha: a analógica e a digital. No modelo analógico, o mecanismo é formado por ponteiros que se movem quando o peso é colocado em sua base.

Indica a medida depois que estabilizam apontando para números desenhados. Essa balança não precisa de pilhas ou baterias para funcionar.

Esse modelo de balança não tem muita estabilidade, então você precisa colocar o aparelho sob uma superfície plana e acrescentar o alimento a ser pesado sem ficar movendo ele de lugar.

O aparelho em si não pode ser movido com frequência, pois isso faz com que ele perca a calibração, recurso essencial para indicar o peso correto.

Imagem mostra uma balança analógica.

As balanças mecânicas são sensíveis a movimentação, têm funcionamento lento e são pouco práticas. (Fonte: 3dman_eu / Pixabay)

Outra diferença é que as balanças analógicas são mais lentas para computar o peso, mas o faz com alta precisão (quando está bem calibrada). Esse aparelho também pode ser lavado com facilidade, pois suas peças são desmontáveis.

Esse modelo é clássico e serve também como peça de decoração vintage, pois remete às cozinhas das avós e bisavós. No geral, esse tipo de balança ainda é bastante usado, embora seja antiquado em algumas funções.

O maior problema das balanças mecânicas é que o mecanismo de pesagem precisa sempre estar calibrado para indicar o peso do alimento corretamente, isso porque as balanças desreguladas informam pesos errados.

Na balança digital, por sua vez, basta colocar o alimento em cima de sua base que instantaneamente o peso aparece no visor, com visibilidade mais nítida e funcionamento bem mais rápido.

Com essas balanças é possível ir somando o peso de cada elemento adicionado, reconhecendo o peso de cada um deles.

São facilmente encontradas e, atualmente, esse é o modelo mais vendido no mundo todo. Possuem elementos que não estão presentes nos modelos mecânicos, como células de carga, circuitos integrados e microprocessadores.

São mais práticas de usar e de alta precisão, alguns modelos até são denominados assim. Podem ser feitas de plástico duro e resistente ou aço inox escovado, podem ter bandeja de aço ou vidro temperado, que podem ou não ser removíveis.

Imagem mostra uma balança digital horizontal para cozinha.

No modelo de balança digital, você pode colocar o alimento diretamente na base para pesar. (Fonte: Hans / Pixabay)

Essas balanças também possuem visor digital, e vários outros recursos interessantes, como possibilidade de mudar a unidade de medida de gramas para onça ou libra, algumas têm relógio, outros mostradores de bateria, e desligamento automático após o uso, o que gera economia da bateria.

São movidas à bateria ou pilha, e não precisam ser calibradas com frequência, basta evitar colocar peso acima do recomendado em sua base, pois isso pode danificá-las e até quebrá-las. Alguns modelos vêm com bandeja removível, tigela acoplada, e compartimentos para auxiliar na pesagem de alimentos mais pesados.

Existem modelos de balança portáteis que podem ser carregados, são bem pequenos e têm capacidade para pesar até 500g.

Com uma balança de cozinha você pode preparar refeições padronizadas com pesos sempre iguais. Esse aparelho é ideal para pesar marmitas que serão congeladas para serem armazenadas e descongeladas conforme consumo.

Outras características que variam de um modelo para o outro são os tamanhos dos pratos e tigelas que você pode usar para apoiar os alimentos. Em algumas balanças, que possuem a base com proporções enxutas, eles podem ser menores, em outros, com bases mais largas, os recipientes podem maiores.

Há ainda modelos à venda que já vêm com um vasilhame, de aço inox, plástico ou vidro, enquanto outros já têm em seu próprio design um formato de recipiente coletor.

Preparamos uma tabela com as principais características encontradas nos os principais modelos à venda, ou seja, as balanças mecânica e digital, para que você possa comprar o que uma difere da outra:

Balança digital Balança mecânica
Calibração Não precisa de calibração frequente Precisa de calibração frequente
Funcionamento É movida à bateria ou pilha Não precisa de pilha, bateria ou energia elétrica para funcionar
Transporte Pode ser movida sem que isso prejudique seu funcionamento Mover essa balança de lugar pode alterar sua calibração e fazer com que ela dê o peso errado aos alimentos
Velocidade Funciona instantaneamente Demora um pouco para pesar
Unidades de medida Possibilidade de mudar a unidade de medida para libra (lb) ou onça (Oz) Só mede o peso em quilogramas

Tanto a balança mecânica quanto a digital cumprem com a função de pesar alimentos, em alguns aspectos a digital se sobressai por ser um modelo mais moderno, mas a escolha é uma questão de gosto pessoal.

O importante é que tendo uma balança em sua cozinha, você vai poder medir o peso das suas refeições e acertar em cheio nas receitas.

Quanto custa?

O valor de uma balança de cozinha varia bastante. Fatores como material, capacidade, funcionalidades extras como pesagem em outras unidades de medida, acionamento e desligamento automático, visor de LCD, touchscreen e tela com iluminação própria podem influenciar no preço final.

Mas fique tranquilo, pois em geral as balanças de cozinha são aparelhos com baixo custo, há desde modelos bem baratos, que custam R$20, outros de excelentes marcas custam abaixo de R$100. Já os modelos de balança mais caros chegam a custar em torno de R$400.

Onde comprar?

Vários tipos de lojas vendem balança para cozinha, você pode comprar direto com o fabricante, em lojas de móveis e itens para casa como Tok&Stock, Magazine Luiza e Camicado, em lojas de departamento como a Americanas, no supermercado Extra e até em e-commerces como Submarino.

Também indicamos o site da Amazon, que vende diversos modelos de diferentes marcas de balanças de cozinha a preços baixos e promocionais.

No site da Amazon você também pode conhecer as informações técnicas dadas pelo fabricante, ler avaliações reais de clientes como você, ver a nota que deram ao produto e depois de comprar, escrever a sua própria opinião sobre a balança.

foco

Você sabia que a balança foi inventada por volta do ano 5000 a.C no Egito? Pela necessidade que esses povos tinham de pesar o ouro.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de balança de cozinha

Você já sabe quais são as vantagens e as utilidades de uma balança de cozinha e está decidido a ter uma em casa. Mas qual o modelo ideal para você? Analisando os critérios abaixo, será mais fácil chegar a uma conclusão.

  • Tamanho
  • Capacidade
  • Funcionalidades extras
  • Limpeza

Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles, para que você possa fazer a melhor escolha ao comprar a sua balança para cozinha.

Tamanho

Observe o tamanho da balança antes de comprar um modelo. O tamanho geralmente é de pequeno a médio porte, pois os modelos de uso doméstico são compactos.

Mas em geral há modelos mais largos e outros bem pequenos, escolha um que tenha as proporções de largura e comprimento médios, caso você precise usar o aparelho para pesar alimentos maiores.

Um modelo pequeno demais pode ser pouco útil no dia a dia. Assim como um muito grande acaba ocupando espaço e sendo pouco funcional.

View this post on Instagram

NOVIDADE 📣📣📣 Quantas vezes vamos fazer uma receita e precisamos da grantidade exata de um determinado ingrediente ou quantas vezes precisamos pesar algum alimento que vamos consumir e não sabemos como fazê-lo, não é mesmo?! E aí não conseguimos dosar com os utensílios que temos… 👉Por isso, com o intuito de auxiliar e facilitar a pesagem de alimentos e ingredientes, chegou aqui na #EmpórioIntegral balança digital para alimentos! 🍝🍗🍴🍲🍎🍉 🔸Ela suporta até 10kg, possui opção para tarar vasilhas e é super prática e ocupa pouquíssimo espaço em sua cozinha! 🔸😉🔝🍴🍲 Corre para garantir a sua 💪🏃🏃🚀 #EmpórioIntegral #AlojaMaisSaudávelDeColatina #BalançaDigital #BalançaParaAlimentos #Praticidade

A post shared by 🌳Empório Integral🍴 (@emporiointegral) on

Capacidade

Em relação à capacidade, a maioria dos modelos têm limite de pesagem de 5kg. Porém, algumas chegam a conseguir pesar até 10kg.

Os modelos com mais capacidade são bastante úteis para quem possui um negócio gastronômico. Seja para produção de bolos ou marmitas, essa pode ser a melhor opção para esse público.

No ambiente doméstico, para famílias maiores o modelo mais indicado é o que tem capacidade para pesar até 10kg, agora se você morar sozinho ou tiver uma família menor, pode escolher o modelo que consegue pesar até 5kg.

Funcionalidades extras

As funcionalidades extras são as principais características que diferenciam os modelos digitais dos modelos mecânicos.

O design da peça se destaca pelos materiais da base e da tigela. Há peças feitas toda de plástico que podem ser coloridos, e modelos mais sofisticados feitos de aço inox escovado e com base de vidro temperado de 35 milímetros.

  • Tigela: Alguns modelos vêm com tigela acoplada, que pode ser removida, outros têm o formato de tigela, isso traz muita praticidade para usar, pois exceto algumas balanças que têm a base bem plana, você vai precisar usar uma tigela ou prato para apoiar o alimento a ser pesado, até por que essa é uma prática mais higiênica.
  • Visor: a maioria dos modelos tem visor de cristal líquido, em LCD e até com tela touchscreen.
  • Luz interna: facilita o uso a noite, ou até mesmo se o ambiente estiver muito escuro.
  • Relógio: algumas têm a função de mostrar a hora quando não estão sendo usadas.
  • Unidades de medida: a opção de poder mudar a unidade de pesagem de gramas para onça ou libra também é um recurso interessante, principalmente se você estiver acostumado a procurar receitas em sites estrangeiros ou tem livros de receitas em outros idiomas.
  • Tara: é uma das mais importantes em uma balança de cozinha, pois subtrai o peso do prato ou tigela que está sendo usado para apoiar os alimentos que serão pesados, e só consideram o peso do alimento dentro do recipiente.
    Algumas vão somando os pesos que estão sendo adicionados à tara, mas consegue diferenciá-los.
Imagem mostra uma balança de cozinha com tigela acoplada.

As balanças que vêm com tigelas são mais práticas e fáceis de usar, o melhor é que as tigelas podem ser removidas. (Fonte: xw7229525/ Pixabay)

Limpeza

A balança de cozinha é usada para pesar diferentes alimentos como carnes, frutas, legumes, alimentos em pó e até líquidos, então a chance de contaminação ou mesmo cruzamento de cheiros e sabores é muito grande, por isso é necessário deixar a balança sempre limpa.

Manter esse aparelho higienizado também é fundamental para que ele funcione corretamente.

Se sua balança for digital basta desligar ela, retirar as pilhas ou bateria, desmontar as peças (caso seu aparelho seja desmontável), passar um pano umedecido em água para limpar as partes que têm a parte elétrica e lavar com água e detergente neutro as peças laváveis, como bandeja e tigela.

No caso da sua balança ser mecânica, retire a bandeja ou prato que são usados para pesar os alimentos e lave essas peças na pia usando água morna e sabão neutro, no restante dos equipamentos use um pano úmido. Deixe as peças secarem bem antes de encaixá-las novamente.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
51 Voto(s), Média: 4,02 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX