Na foto uma balança com tomates cereja em cima e ao redor.
Ultima atualização: 24 de agosto de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

54Comentários coletados

Na confeitaria e na produção de diversos produtos dentro de laboratórios, é fundamental que todos os componentes sejam misturados nas medidas exatas visando um resultado correto. Para isso, a balança de precisão é muito utilizada e é sobre ela que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil. Seja bem-vindo!

Com uma performance diferenciada dos outros modelos de balança, essa opção é capaz de medir sólidos e líquidos, com uma faixa de medição que varia de micro e miligramas até alguns quilos e garante uma ótima precisão.

E se você está buscando por uma dessas para a sua cozinha ou espaço de trabalho, acaba de chegar ao lugar certo. Neste texto te mostraremos tudo sobre a balança de precisão e ao final da leitura você saberá exatamente qual modelo é ideal para a sua necessidade. Então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • Existem basicamente dois modelos de balança de precisão, a analítica e a semianalítica. Ambas diferem entre si através do seu grau de precisão durante a medição.
  • Na hora de escolher uma dessas balanças é fundamental analisar a sua faixa de medição, pois isso varia entre as opções disponíveis para compra.
  • O valor de uma balança de precisão não é elevado e as opções menores e semianalíticas são as mais em conta, custando a partir de R$12, em média.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores balanças de precisão

Existem diversos modelos de balança de precisão e é fundamental escolher uma opção que garanta alta eficiência. Para isso fomos em busca das melhores opções disponíveis e reunimos todas elas nesse ranking. Confira:

1º - Balança de Precisão Digital de 0.1g até 500g A04

Ideal para quem precisa medir produtos em pequenas quantidades, essa balança de precisão tem uma faixa de medição que varia entre 0,1 grama até 500 gramas. Ela possui um display iluminado, que garante ótima visualização, e conta com a função de desligamento automático após 30 segundos sem uso.

A balança pode ser utilizada em laboratórios, cozinhas, lojas de joias e muitos outros lugares, sendo portátil e pequena. Ela é alimentada via pilhas AAA e acompanha uma tampa protetora para ser guardada com segurança.

2º - Balança de Precisão Cadence Utilità para Cozinha

Tendo um design moderno e diferenciado, essa balança possui uma capacidade de medição de até 5 kg, com graduação de 1 grama, podendo ser usada para o preparo de diversas receitas. Para isso ela tem uma bandeja de vidro temperado com 136 milímetros de diâmetro e 35 milímetros de espessura.

A balança conta com visor em cristal líquido e a função tara, que permite a pesagem de múltiplos ingredientes de uma vez só sem a necessidade de esvaziar seu recipiente. Além disso, conta com base antiderrapante, é desmontável e sua alimentação é feita através de uma bateria que já vem inclusa.

3º - Balança de Precisão Digital SF-400 até 10kg

Esse modelo de balança possui precisão eletrônica e faixa de medição que se inicia em 1 grama e vai até 10 kg. Ela trabalha com as unidades gramas e onça (OZ), tem um visor de cristal líquido em LCD, que garante uma melhor visualização dos seus resultados, e conta com alimentação através de duas pilhas AA.

A balança é ideal para cozinha e indústrias de perfumes, cosméticos, químicas e farmacêuticas e pode ser usada ainda em serviços postais. Além disso, desliga automaticamente quando não está sendo utilizada e possui um prato com diâmetro de 14,5 centímetros.

4º - Balança de Alta Precisão de Bolso CBR1049

Pequena e muito fácil de ser levada para todos os lugares. Assim é essa balança que conta com um sensor de alta precisão e um display iluminado, que garante uma melhor leitura dos seus resultados, possuindo capacidade de até 500 gramas.

Ela tem ainda uma tampa protetora, prato para pesagem, função tara, que realiza uma autocalibração, e pesa nas escalas gr, Oz, Ozt, ct, dwt e gn. Além disso, ela desliga automaticamente após 30 segundos sem uso e é alimentada via duas pilhas AAA.

Guia de compra

Em muitos segmentos da indústria e da gastronomia realizar uma correta medição dos ingredientes é fundamental, pois qualquer erro nesse processo pode ocasionar em um produto final diferente do esperado. Justamente por isso a balança de precisão é uma ferramenta tão procurada.

Possuindo uma utilização simples, atualmente existem diversos modelos de balança desse tipo e graças a isso ela se adapta a todo tipo de necessidade. Porém, na hora de adquirir uma dessas podem surgir muitas dúvida e é para responder todas elas que preparamos esse guia de compra.

Na foto um homem de doma dentro de uma cozinha profissional medindo ingredientes em uma balança.

A balança de precisão é muito utilizada na confeitaria, onde deve-se seguir à risca todas as medidas dos ingredientes. (Fonte: dolgachov / 123rf.com)

O que é uma balança de precisão e para que ela serve?

Possuindo grande sensibilidade, a balança de precisão funciona como qualquer balança digital comum. Porém, tem como principal diferencial garantir uma medição com alta exatidão, possuindo um sistema de graduação de apenas 0,1 grama.

Ela tem a capacidade de medir líquidos e sólidos e está muito presente em laboratórios e cozinhas, sendo usada para preparações onde qualquer grama alterada pode causar um resultado final incorreto.

Quais as vantagens e desvantagens da balança de precisão?

Atualmente existem no mercado diversos modelos de balanças. Porém, por mais que as opções comuns consigam medir produtos da maneira correta, nenhuma delas têm a capacidade de fazer isso com tamanha exatidão como a balança de precisão. E essa é a sua maior vantagem.

Outro diferencial desse produto é que ele possui uma escala de graduação muito pequena. Devido a isso consegue garantir um resultado fiel, independente do ingrediente.

Não pode-se deixar de destacar também que a balança de precisão está disponível em diferentes tamanhos e com variadas faixas de medição. Graças a isso consegue se adaptar a todo tipo de necessidade.

O ponto negativo é que ela é muito sensível. Por isso, para ser utilizada da maneira correta é fundamental que haja um ambiente neutro, já que variações de temperatura, umidade, luz e vibração podem gerar alterações em seus resultados.

Vantagens
  • Garante resultados mais exatos
  • Possui graduação muito pequena
  • Está disponível em diferentes tamanhos
  • Existem modelos com variadas faixas de medição
Desvantagens
  • É muito sensível e seus resultados podem se alterar dependendo do ambiente

Qual a diferença entre a balança de precisão analítica e semianalítica?

Atualmente é possível encontrar dois modelos de balanças de precisão, as analíticas e as semianalíticas. Ambas são muito parecidas no quesito design e a principal diferença entre elas está no grau de precisão dos seus resultados.

Dessa forma, as balanças analíticas possuem uma exatidão de 0,1 micrograma a 0,1 miligrama e servem para um uso mais restrito. Isso se deve ao fato de que são mais sensíveis e assim qualquer alteração no ambiente pode gerar um resultado incorreto.

Já os modelos semianalíticos têm uma precisão 0,001 gramas e são menos sensíveis e rigorosas do que as analíticas. Devido a isso são as mais comuns, sendo muito encontradas em diversas lojas e cozinhas. Além disso, elas não precisam de um ambiente 100% controlado para garantirem uma medição correta.

Balança de precisão analítica Balança de precisão semianalítica
Faixa de medição 0,1 micrograma à 0,1 miligrama A partir de 1 miligrama
Onde é mais utilizada Laboratórios farmacêuticos e químicos Cozinhas e laboratórios
Grau de sensibilidade Alto Médio

Como calibrar uma balança de precisão?

A calibragem de qualquer balança é fundamental para a sua correta medição e com os modelos de precisão isso não é diferente. Por isso, é importante realizar esse processo de calibração com frequência.

E nas balanças de precisão isso é simples de ser feito. Primeiramente deve-se deixar a sua bandeja limpa e vazia. Nesse momento caso o visor não esteja apresentando o valor zero deve-se usar o botão “tara” para zerá-lo.

Em seguida basta utilizar os pesos padrão para a calibragem e assim deve-se colocá-los na balança, apertar o botão de calibragem e desligá-la. Vale saber que muitos modelos possuem a função de autocalibragem, então esse processo não precisa ser realizado, já que ele ocorre automaticamente.

foco

Você sabia que os pesos padrão das balanças de precisão devem estar dentro das normas de fabricação do INMETRO e de órgãos de regulamentação internacionais? Isso é importante para garantir que todas as balanças meçam os produtos da mesma maneira, portanto é importante que todos os seus pesos estejam de acordo com isso.

Quais os principais cuidados com a balança de precisão?

Para garantir uma medição eficiente é fundamental tomar alguns cuidados com a balança de precisão e os principais são:

  • Mantê-la sempre limpa, pois qualquer resquício de produto na sua bandeja pode alterar seus resultados devido à alta sensibilidade.
  • Colocar o que será pesado sempre no centro da plataforma.
  • Caso o produto esteja quente o ideal é esperar que ele fique em temperatura ambiente para ser pesado.
  • Deve-se colocar a balança sempre em uma superfície reta, sem umidade e de preferência sem muita circulação de ar para garantir uma medição mais eficiente.
  • Sempre utilizar luvas ou um papel para manusear os produtos que serão medidos, pois isso evita a transferência de calor e umidade pelas mãos.

Quanto custa?

A balança de precisão possui um valor bem atrativo e que varia de acordo com o modelo, tamanho e faixa de medição. Assim é possível encontrar opções mais simples por um preço que se inicia em R$ 12, em média.

Os modelos mais indicados para uso em laboratórios com alta sensibilidade são os mais caros e esses podem ter um valor que passa dos R$4 mil.

Onde comprar?

Quem busca adquirir uma balança de precisão em lojas físicas deve procurar pelas especializadas na venda de produtos para laboratórios ou de cozinha profissionais. Nesses lugares é mais fácil de encontrá-las, principalmente falando das analíticas.

Já na internet isso é mais simples, pois existem diversos sites onde esse tipo de balança é comercializada. Além disso, neles há uma maior possibilidade de encontrar modelos mais específicos com a vantagem de não precisar sair de casa para isso. Com isso, algumas lojas online para comprar a balança de precisão são:

  • Amazon
  • Americanas
  • Mercado Livre
  • Extra

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de balança de precisão

Agora que você já está sabendo tudo sobre a balança de precisão chegou o momento de te mostrarmos como escolher o modelo ideal para a sua necessidade. Para isso você deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Tamanho da plataforma
  • Design
  • Capacidade
  • Display
  • Velocidade de medição

Abaixo detalharemos cada um deles para te ajudar a não errar!

Tamanho da plataforma

A plataforma de uma balança é o local onde os produtos que serão pesados são colocados. Existem opções quadradas e redondas e ao escolher uma balança de precisão para comprar deve-se analisar o tipo de produto que será medido e se a plataforma do modelo que está pensando em adquirir comporta ele.

Dessa forma, as opções que possuem plataforma muito pequena acabam tendo seu uso restrito, já que itens maiores não poderão ser pesados com elas. Porém, para laboratórios, onde se trabalha com poucas quantidades, isso pode ser suficiente.

Já as que possuem plataforma maior são mais versáteis. Essas são muito indicadas para gastronomia, por exemplo, visto que em algumas receitas usa-se uma quantia maior de determinados ingredientes.

Na foto uma mulher dentro de uma cozinha colocando farinha em um recipiente em cima de uma balança.

Para escolher o tamanho de plataforma ideal da balança é essencial pensar nos itens que se costuma pesar, sendo que para gastronomia os modelos maiores acabam sendo os mais indicados. (Fonte: marctran / 123rf.com)

Design

Outra questão importante é o design da balança e vale saber que as de precisão existem em diferentes versões. Há as mais tradicionais, que são quadradas ou arredondadas e possuem uma base simples, enquanto que há outras opções diferenciadas que podem ser interessantes.

Nesse sentido há as portáteis, que são bem pequenas e podem ser facilmente guardadas em bolsas. Outros modelos são muito finos e compridos e assim servem para pequenos ingredientes. Graças a isso é possível encontrar com facilidade a opção ideal para o seu dia a dia.

Capacidade

Além das questões sobre o formato e o tamanho da balança, outro ponto essencial é analisar a capacidade que você precisa que a balança tenha. Essa capacidade diz respeito a pesagem máxima que o produto consegue realizar e existem diferentes opções.

Com isso, é possível encontrar modelos que medem apenas até 500 gramas, enquanto que outros podem chegar aos 10 kg. Dessa forma, analise as medidas que você mais utiliza e opte por uma balança de precisão que se adeque ao máximo a elas.

Na foto uma pessoa pesando seis recipientes com um líquido marrom em uma balança dentro de um laboratório usando luvas.

Muitas balanças de medição presentes em laboratórios possuem uma capacidade de medição pequena, já que na maioria das vezes são utilizadas pequenas quantidades de produtos. (Fonte: michelprado / Pixabay.com)

Display

Pensando no uso durante o dia a dia, o tamanho e o modelo do display da balança também se mostram fundamentais. Com relação a isso é importante entender que esse tipo de produto possui uma boa variação nesse sentido.

Existem opções com luz de fundo, outras sem. Alguns são maiores e outros menores e assim por diante. Por isso, leve em consideração que os modelos sem luz acabam tendo um leitura mais difícil em locais pouco iluminados.

As que possuem display muito pequeno também são mais difíceis de visualizar o resultado. Portanto, opções com mais de 7 centímetros acabam sendo as mais indicadas.

Na dúvida sobre isso basta ler as especificações técnicas da balança, pois todos os fabricantes colocam essa informação na sua descrição.

Na foto uma balança de precisão preta em cima de uma superfície de madeira.

É fundamental que a balança possua um display de fácil visualização, pois isso facilita o trabalho durante o dia a dia. (Fonte: Hans / Pixabay.com)

Velocidade de medição

Quem tem o costume de usar balanças sabe que existem modelos que mostram os resultados mais rapidamente, enquanto que outros são um pouco mais lentos. Com a balança de precisão isso não é diferente e essa velocidade de medição está diretamente relacionada a sua precisão.

Dessa forma, quanto maior for a precisão da balança, mais lenta será a sua pesagem. Por isso, lembre-se que os modelos analíticos, que são mais exatos e tem uma faixa de medição menor, acabam demorando mais para finalizar o processo do que os semianalíticos.

(Fonte da imagem destacada: Kichigin Aleksandr / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.