Imagem de diversos baleiros repletos de doces dispostos sobre balcão
Ultima atualização: 14 de maio de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

49Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher o melhor baleiro para sua casa.

Um item clássico, decorativo e funcional, o baleiro é o produto ideal para dispor balas, doces, chocolates e guloseimas em geral em sua sala de estar, jantar, copa, cozinha, escritório ou qualquer outro cantinho da casa onde você deseje deixar um docinho sempre à mão.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de baleiro para sua casa.




Primeiro, o mais importante

  • Existem baleiros em diversos estilos, tamanhos, modelos e materiais. Escolha de acordo com o objetivo e local de uso, e estilo de decoração que o objeto irá compor.
  • Capacidade, tamanho, material e modelo e tipo de tampa são algumas das características que devem ser levadas em consideração no momento da escolha do produto.
  • O preço dos baleiros varia de acordo com o material, tamanho, marca e modelo do produto. É possível adquirir versões simples por menos de R$10, enquanto as versões mais sofisticadas, de marcas renomadas ou em materiais nobres podem custar algumas centenas de reais.

Você também pode gostar:

Melhores baleiros: Nossos favoritos

Desde crianças as guloseimas tem um papel importante para a maioria das pessoas: são vistas como um mimo, um agrado, algo que literalmente “adoça” momentos. E nada melhor que um belo baleiro para dispor esses regalos com charme e estilo em sua casa, seja no dia a dia ou compondo mesas, em aniversários, reuniões e outras ocasiões especiais.

Se você também quer um baleiro para ter sempre por perto aquele docinho, vamos apresentar os 5 modelos mais interessantes do produto disponíveis no mercado brasileiro. Confira:

Baleiro giratório com cinco compartimentos

No estilo vintage clássico, o baleiro giratório mini conta com 5 compartimentos em vidro com tampas de metal. O visual retrô e a beleza sóbria fazem deste produto a opção ideal para atender a todos os tipos de consumidores.

Baleiro de vidro com tampa de rosca

Feito em vidro borossilicato incolor super-resistente, esse baleiro compacto mede 15 x 10,5 x 15 centímetros. Acompanha tampa de rosca em metal na cor cobre. Ideal para armazenar balas, bombons, biscoitos e até mesmo cápsulas de café, organizando enquanto decora.

Baleiro com acabamento em aço inox e prata

Com acabamentos em Aço Inox 18/10 e Prata de primeira qualidade, esse estiloso baleiro é produzido artesanalmente pelo Studio Riva, especializado em produção local, objetos de caráter único e versáteis.

Passando pelo exclusivo processo de polimento Riva Touch, a peça é polida individualmente, garantindo melhor o brilho e acabamento incomparável.

Baleiro em acrílico com design arrojado

Esse baleiro é feito em acrílico com tampa de excelente qualidade. Possui um design moderno e arrojado, ideal para armazenar de forma delicada suas guloseimas. Está disponível nas cores preto e branco, o baleiro mede 16 x 14 x 14 centímetros.

Guia de Compra

Deu “match” com algum baleiro da nossa lista? Se ainda não encontrou seu baleiro ideal, se acalme. A seguir no nosso Guia de Compra daremos diversas dicas para te ajudar a escolher o baleiro ideal para dispor suas balas e guloseimas com charme e estilo, sendo o recipiente tão ou mais interessante que o conteúdo.

Menina pega guloseimas em baleiro de vidro

No dia a dia, em eventos e ocasiões especiais, o baleiro pode ter diversos usos. (Fonte: akulamatiau/ 123RF)

O que é o baleiro?

O baleiro é um utensílio doméstico destinado a colocação de balas, doces e guloseimas em geral. Podem ser feitos em vidro, plástico, cristal ou metais, com ou sem divisórias, sendo equipados ou não com tampas.

Com designs sofisticados e detalhados, práticos e muito funcionais os baleiros são a opção perfeita não só para armazenar doces. O produto também pode ser usado para guardar ou organizar outros pequenos objetos, além de compor a decoração de ambientes.

Quais as vantagens do baleiro?

Além de manter a organização, o adequado armazenamento e a boa apresentação dos doces e guloseimas, a grande vantagem do baleiro é que ele permite dispor regalos à família e visitas enquanto compõe a decoração ambiente, sem que seja necessário guardar o objeto quando não estiver em uso.

Fáceis de encontrar e bem versáteis, os baleiros também podem armazenar outros objetos, como itens de escritório, algodão, cotonetes, pequenos utensílios de cozinha, etc. Encontrar baleiros que se encaixem em estilos e decorações variadas não é tarefa complicada, graças aos diversos modelos, estilos e faixas de preço disponíveis no mercado.

Vantagens
  • Versátil e prático
  • Decorativo e funcional
  • Existem modelos para todos os gostos e bolsos
Desvantagens
  • Modelos em materiais nobres podem ser caros

Vale a pena investir em um baleiro?

Tal qual acontece na moda, as tendências de decoração tendem a ser cíclicas. E mais uma vez os baleiros – sejam no estilo retrô giratório ou clássico em vidro ou cristal – voltam a estar cada dia mais presentes nas decorações modernas.

Embora a moda dos baleiros tenha novamente ganhado força, algo mudou: foi-se o tempo em que as peças eram guardadas a sete chaves por mães e avós para evitar que os pequenos atacassem os doces fora de hora ou entre as refeições.

Hoje, na maior parte dos casos, os baleiros são deixados bem à vista, compondo a decoração de diversos ambientes, trazendo ao cômodo aquele ar ao mesmo tempo moderno e familiar com um toque de nostalgia que certamente aquece o coração de qualquer visita.

https://www.instagram.com/p/BxdfVS7lpXl/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Como usar o baleiro?

A baleiro pode ser usado na decoração e composição de diferentes cômodos, como sala, cozinha, copa, quartos, escritórios e até mesmo banheiros. Na sala ele pode compor a mesa de centro ou ser o centro na mesa de jantar. Pode ainda ficar sobre um aparador ou estante.

No quarto, o baleiro fica bem na escrivaninha, penteadeira, criado mudo ou prateleira. Já no escritório ou atelier o baleiro também pode ser usado em mesas e estantes. Mas nesses ambientes, a peça não necessariamente precisa ser abastecida com doces.

Miudezas, bijuterias, presilhas de cabelo, miçangas, itens de escritório são exemplos da vasta gama de objetos que podem ser armazenados e organizados usando um baleiro. Até mesmo no banheiro o baleiro tem seu espaço: é uma boa opção para dispor algodão e cotonetes, por exemplo.

Festas, reuniões ou eventos infantis também são uma excelente opção para usar e abusar dos baleiros. Aposte na composição da mesa com baleiros repletos de diferentes guloseimas de várias cores, formatos e sabores. O efeito fica incrível, as crianças adoram, e os adultos também.

Imagem de baleiros com doces compondo mesa de aniversário

Baleiros também são boas opções para compor mesas de festa com doces e guloseimas. (Fonte: Alinemais / Pixabay)

Quanto custa e onde comprar um baleiro?

O preço dos baleiros pode variar muito de acordo com o modelo, design, marca e material. É possível encontrar versões simples por menos de R$15. Já as versões mais sofisticadas, feitas em materiais finos podem custar algumas centenas de reais.

Você pode comprar seu baleiro em lojas físicas que vendem produtos para decoração e utilidades domésticas, como as Lojas Americanas, Tok Stok, Camicado e Etna, por exemplo.

No entanto é nas plataformas online como Amazon, Mercado Livre e Americanas.com que você poderá encontrar uma maior diversidade de marcas e modelos do produto.

Critérios de compra: como comparar os diferentes modelos de baleiro

Agora que você já tem bastante informação sobre os baleiros dá para escolher sem medo, né? Mas antes disso te daremos mais uma colher de chá, apresentando a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar os tipos e marcas deste produto. É para comprar sem medo de errar! Confira:

Vamos afastar definitivamente qualquer dúvida? Veja o detalhamento de cada uma dessas características abaixo:

Material

Vidro, cristal, metais e plástico são alguns dos materiais mais comumente usados na fabricação de baleiros. Para que o baleiro seja durável e resistente é fundamental que ele seja feito com matéria prima de boa qualidade. O material ideal deve ter duas características básicas: ser lavável e impermeável.

No mais, a escolha pode ser feita puramente com base nas preferências pessoais ou para harmonizar com os demais itens de decoração do cômodo onde o produto será usado. Prefira marcas de renome para garantir a confiabilidade dos materiais.

Baleiro de vidro com tampa repleto de balas coloridas sobre mesa de madeira

Modelos de baleiro com tampa ajudam a evitar ataques de insetos – e de crianças não autorizadas. (Fonte: Daria-Yakovleva/ Pixabay)

Capacidade

A capacidade do baleiro é informada pelos fabricantes em litros ou mililitros, correspondendo ao espaço interno total de armazenamento. Modelos de capacidade maior são ideais para uso em locais ou ocasiões com grande circulação de pessoas, pois a demanda costuma ser maior.

Um modelo de capacidade baixa pode ser pouco funcional nessas situações, pois demandará reposição constante do conteúdo do baleiro.

Modelo

Os baleiros podem ser encontrados, basicamente, nos modelos com tampa, sem tampa e giratórios. A definição do modelo ideal deve se basear principalmente no uso pretendido para o baleiro, bem como na estética.

Compare os três tipos do produto:

Com tampa Sem tampa Giratório
Usos Decoração, armazenamento Decoração, em festas e eventos Decoração, armazenamento, em festas e eventos
Vedação Sim, dependendo do tipo de tampa Não Sim, dependendo do tipo de tampa
Divisórias Não Não Sim
Diferenciais Protegem conteúdo de insetos e formigas Produzem belo efeito na composição de mesas Permitem a separação e organização de diferentes guloseimas

Tipo de tampa

As tampas de baleiro podem ser do tipo tapa de rosca, tampa de encaixe ou tampa com vedação. A presença da tampa pode ser importante para proteger as guloseimas da poeira e outras impurezas do ar, bem como impedir o acesso de insetos e formigas aos doces.

Se houver crianças pequenas com acesso ao local onde o baleiro for colocado, a tampa - especialmente as com vedação e rosca, que são mais difíceis de abrir - são um importante mecanismo para evitar que os pequenos consumam doces sem permissão.

(Fonte da imagem destacada: CongerDesign/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Raíssa Alvarez Personal Organizer
Entre as amigas, Raíssa sempre teve fama de organizada. Mesmo na fase adolescente, mais rebelde, seu quarto sempre foi um primor de organização. E não seria para menos. Ao descobrir o surgimento de uma demanda, denominada "personal organizer", ela mergulhou nesse universo. Hoje, ganha a vida ajudando as pessoas a organizarem suas casas e a escolherem os produtos para seus lares.