Ultima atualização: 15 de outubro de 2021

Bem-vindo a uma nova parcela da ReviewBox. Desta vez vamos falar sobre um produto que para os amantes da caça tradicional é divertido de usar por seu conforto e facilidade ao apontar e atirar flechas. Estamos falando de bestas, uma arma que evoluiu com o tempo. As bestas cruzadas são armas que têm uma forma semelhante a uma espingarda, mas ao invés de usar balas como projétil, elas usam flechas.

As bestas cruzadas usam o mesmo princípio que os arcos, pois uma corda tensionada fornece a força para lançar a flecha. Esta tensão pode ser gerada pelo usuário ou por um mecanismo de polia. Na ReviewBox queremos ajudá-lo a encontrar a melhor besta para suas necessidades e orçamento.

É por isso que mostraremos a você os diferentes modelos deste equipamento de caça que podemos encontrar no mercado junto com as principais características e benefícios que eles têm para uma prática confortável e segura.




O mais importante

  • As bestas cruzadas são dispositivos que atiram flechas em alta velocidade por meio de um fio tensionado. Este tensionamento pode ser feito manualmente ou usando um mecanismo de polia. Eles têm uma forma semelhante a uma caçadeira e um mecanismo de gatilho que facilita a pontaria e o disparo.
  • Existem dois tipos de bestas no mercado: as bestas compostas e as bestas recurvadas. As bestas compostas são o modelo que tem um sistema de roldanas para poder apertar o cordel mais facilmente; por outro lado, as bestas recurvas são as clássicas que requerem força nos braços para poder fazer o mesmo.
  • Saber para que vamos usar a besta, o alcance, a distância, a força do impacto e os tipos de acessórios que podem ser incorporados são os fatores que irão determinar qual tipo de besta é o mais recomendado para nós.

Balestra nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre as bestas

Nesta seção nós apresentaremos a você todas as vantagens e desvantagens do uso de bestas tanto para caça quanto para tiro ao alvo. Também discutiremos os tipos de bestas que podem ser adquiridas e descobriremos as faixas de preço que podemos obter no mercado para este equipamento.

As origens das bestas remontam ao século V a.C. na China; desde então elas fazem parte da humanidade. (Foto: Steve Estvanik / 123rf.com)

O que é uma besta e quais são suas vantagens?

As bestas cruzadas podem ser categorizadas como um arco horizontal que é montado sobre um estoque parecido com a forma de uma caçadeira e é usado para atirar projéteis que, neste caso, são flechas. Esta arma data do século V a.C. e foi inventada pelos chineses. O princípio físico da besta é o mesmo que o de um arco.

O fio é puxado esticado o que permitirá que ele viaje em alta velocidade e força em direção a um alvo. A diferença está no design, pois ele tem um mecanismo de gatilho que permite que ele seja mais seguro e preciso para o atirador, já que os braços não são estendidos para aplicar tensão na corda.

Nos últimos anos, a besta passou por transformações no que diz respeito ao seu design, construção e funcionalidade. Atualmente, estas armas têm novos projetos e uma construção mais complexa, de acordo com o propósito de usar este equipamento hoje: a caça ou a prática de tiro ao alvo.

Vantagens
  • São mais seguros que um arco tradicional
  • Têm maior alcance e velocidade
  • Não requerem muita força do atirador
  • São mais precisos
Desvantagens
  • São muito caros
  • Podem causar a morte se manuseados de forma irresponsável
  • Requerem manutenção constante de seu sistema de polias

Compound and Recurve Crossbows - A que você deve prestar atenção?

Os vários modelos de molas foliares disponíveis no mercado hoje empregam diferentes designs de construção e são projetados para diferentes propósitos. As bestas cruzadas podem ser classificadas de acordo com seu mecanismo e estas são divididas em dois grupos: bestas cruzadas compostas e recorrentes.

Besta Composta. Ele tem um sistema de polias que é conectado ao cordão de queima; isto permite que os membros se dobrem confortavelmente e rapidamente ao retrair o cordão. Isso economiza muita energia ao atirar. Estas bestas são muito compactas permitindo que sejam usadas confortavelmente em espaços limitados. O design da besta composta minimiza a vibração e o recuo, o que torna o equipamento muito preciso e não tão ruidoso, o que o torna ideal para caçadores profissionais. No lado negativo, a besta composta é mais pesada do que a recorrente e perde a precisão se for derrubada.

Recurve crossbow. Seu design não difere das bestas da Idade Média. Seu nome vem das curvas que aparecem nas extremidades do arco e que têm a função de manter a corda no lugar para que ela não pule. Para apertar o cordel é necessária a força do atirador, pois não há roldanas para ajudá-lo.

Critérios de compra

As bestas cruzadas têm sido uma parte essencial da história do homem. Primeiro como armas de guerra e agora como ferramentas para caça ou tiro ao alvo. Mas antes de sair para comprar uma, você deve conhecer certos fatores que tornarão sua compra mais segura.

Nós lhe informaremos sobre cada um dos fatores que podem afetar sua compra, e os desenvolveremos com mais profundidade para que você tenha um conhecimento preciso do que procurar ao comprar uma besta que se adapte às suas necessidades.

Talvez esta seja pergunta mais importante a ser feita a você mesmo quando você quiser comprar uma besta. Isto porque ao respondê-lo, saberemos exatamente se precisamos de uma besta composta ou de uma besta recorrente. Como mencionamos anteriormente, com estas armas podemos praticar duas modalidades; caça e tiro ao alvo.

Para a caça. Se a sua intenção é entrar no mundo da caça, o mais aconselhável é adquirir uma besta composta, pois este modelo nos ajuda a apertar o cordel mais rapidamente para não perder de vista a presa. Além disso, a besta composta é mais furtiva e menos pesada para atirar, sendo o equipamento mais eficaz dos dois.

Para tiro ao alvo. Agora, se a sua intenção é praticar tiro ao alvo, é melhor ter uma besta com um parafuso de besta. Isto porque com este equipamento nós podemos tomar o tempo necessário para carregá-lo e apontar com ele, pois ele é um alvo fixo e não um alvo móvel. Além disso, aconselhamos aos iniciantes a usar este modelo.

As bestas cruzadas podem ser ainda mais precisas graças aos muitos acessórios que podem ser adicionados ao equipamento. (Foto: Nikoleta Vukovic / 123rf.com)

A velocidade, distância e força de impacto

Este é outro ponto a ser considerado ao comprar uma besta transversal. Quando você pensa em equipamentos de besta, a primeira coisa que vem à mente é a velocidade e o percurso da flecha quando ela deixa a besta.

Distância. Uma besta pode atingir 100 metros dependendo do modelo, mas temos que ver se precisamos atirar a essa distância ou não. No caso da caça não é recomendado atirar em um alvo que tenha mais de 45 metros, pois além desse alcance o som emitido pela besta chegará antes da flecha, impedindo o animal.

Velocidade. Dependendo do modelo, uma besta pode atingir 121 metros por segundo e pode cobrir uma grande área. Mas quanto maior a distância, mais caro será o equipamento, então pode ser aconselhável comprar um que esteja abaixo de 80 metros por segundo.

Força de impacto. Este ponto dependerá exclusivamente do animal que você quer caçar com uma besta. Podemos conseguir armas com uma força de 54, 68 e 120 kg de força de impacto e estas são consideradas para caçar presas pequenas, médias e grandes. Abaixo deste número estaria o equipamento para uso em tiro ao alvo.

Acessórios

Dentro do mercado de besta, podemos obter uma ampla gama de acessórios para nossos equipamentos. Dependendo do seu orçamento e do tipo de besta que você possui, você pode incorporar desde casos a vistas e até diferentes tipos de dicas. Com eles, você pode fazer da sua besta um equipamento mais poderoso.

Casos. Estes são os casos que permitem que você carregue sua besta confortavelmente e protegida quando estiver viajando. Estas caixas podem ser resistentes a várias condições meteorológicas e seguram várias caixas para armazenar flechas, pontos e outros objetos.

Imagens. Estes permitem uma visão mais precisa dos alvos localizados a distâncias maiores. Estas podem ser telescópicas com diferentes tipos de alcance dependendo do tipo de lente.

Arrowheads. As pontas das flechas são as que permitem o impacto e a penetração do alvo a ser atingido. Eles são intercambiáveis, dependendo da atividade a ser realizada com o equipamento. Há lâminas fixas e modelos mecânicos.

Pontas de lâminas fixas. Este tipo de ponta de flecha tem um design clássico com bordas afiadas nas laterais. É ideal tanto para a caça quanto para a prática do alvo por causa de seu poder penetrante.

Pontos Mecânicos. Eles têm esse nome porque essas pontas de flecha têm um mecanismo que permite que seus lados se abram no momento do impacto com o alvo para aumentar o dano que podem causar. Eles são amplamente utilizados para a caça.

A marca

Como qualquer produto, conhecer o fabricante dá um valor agregado ao equipamento porque dá a sensação de que você está adquirindo algo de boa qualidade. O mesmo vale para as bestas, pois é importante saber que estamos comprando algo que garante confiança e segurança como arma.

Entre as marcas mais reconhecidas no mercado que podemos encontrar: Barnett Outdoors, Crosman, Darton Archery, Diamond Archery, Excalibur Crossbow, Horton, entre outras como as empresas que fabricam as melhores best crossbows hoje em dia. Ao comprar uma dessas marcas garantimos ter um equipamento confiável e seguro para todos. (Fonte de imagem em destaque: Tan4ikk / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas