Imagem mostra um frasco de balm ao lado de duas lâminas para barbear em um bolso.
Ultima atualização: 18 de março de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre um dos mais versáteis e essenciais cosméticos para barba: o balm. Se você cultiva seus pelos faciais, precisará ter esse produto nas prateleiras de seu banheiro!

O uso do balm é complementar ao de outros produtos como shampoo para barba e loções. Por suas propriedades anti-inflamatórias, estimulantes e relaxantes, ele pode ser considerado até mesmo a parte mais importante dos cuidados com os fios.

Mas você sabe como e quando usar o balm? E quais são as características mais importantes que o produto deve ter para se adequar ao que você precisa? Não se preocupe! É hora de tirar todas as suas dúvidas e ficar mais perto da barba ideal!




Primeiro, o mais importante

  • O balm é um cosmético essencial para quem cultiva pelos faciais e até mesmo para quem mantém a pele lisa. Ele pode ser usado em barbas longas, curtas e raspadas, nesse caso, como loção pós-barba.
  • O que destaca esse cosmético dos demais é que ele tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Serve também para hidratação ou controle da oleosidade dos pelos e da pele.
  • Não é muito caro ter um balm de qualidade. Também ajuda o fato de ser um produto que dura bastante, já que deve ser aplicada apenas uma pequena quantidade por dia.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de balm: Nossas recomendações

Com a popularidade cada vez maior da barba entre homens, fabricantes de cosméticos e empresas exclusivas do ramo tem cada vez mais desenvolvido produtos para os pelos faciais. Selecionamos alguns excelentes modelos de balm que darão uma nova vida à sua barba! A seguir, falamos um pouco mais sobre eles.

O Balm com a composição mais completa

A Sobrebarba é uma das empresas especializadas em produtos para barba com melhores avaliações. Nesse balm, a composição impressiona: algas marinhas, aloe vera, óleos de melaleuca e andiroba. Ainda deixa os pelos com um cheiro amadeirado. É um cosmético livre de sulfatos, petrolatos e parabenos e não testado em animais. Possui propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, fazendo com que seja indicado para todos os estágios do crescimento.

Balm para a barba e para o cabelo

Esse balm da Felps pode ser usado tanto na barba como no cabelo, uma vez que traz na fórmula componentes que são estimulantes de crescimento. Por isso, se você sobre com a escassez de pelos faciais ou capilares, é uma ótima opção. Também auxilia com o brilho e a maciez dos fios. É um produto de excelente custo benefício: o frasco traz 240 g, número que é bastante superior ao da média dos concorrentes.

O melhor balm com aloe vera

Com extrato de aloe vera, extrato de salix nigra e alantoína na composição, o balm da Viking traz diversos benefícios para sua barba e pele facial. As propriedades são anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-acne. A capacidade de fechar com muita potência os poros da pele o torna indicado também para ser usado como loção pós-barba. Além de versátil, o produto capricha na fragrância amadeirada, remetendo à figura do lenhador.

O melhor Balm sem produtos de origem animal

Outro balm que se destaca por sua qualidade como pós-barba é o da Granado. Ele traz na fórmula ativos emolientes capazes de suavizar e acalmar a pele, deixando a sensação de coceira e irritação em segundo plano. Não contém álcool, nem produtos de origem animal. É possível usá-lo em todos os tipos de pele, pois é bastante equilibrado na composição e não causa oleosidade nem ressecamento. Um produto completo para barba e face.

Guia de compra

Já que o balm é tão importante para a saúde de seus pelos faciais, é hora de aprender mais sobre ele! Por que usá-lo? Como escolher o melhor? Todas as dúvidas serão respondidas no guia de compra!

 Imagem mostra um homem com uma barba longa e bem cuidada.

O balm é fundamental para manter uma barba bonita e saudável. (Fonte: Kevin Bidwell/ Pexels.com)

O que é balm e para que ele serve?

O balm, também menos conhecido pela sua tradução em português (bálsamo), é um cosmético para barba. Ele costuma ter uma textura de creme e uma composição que traz anti-inflamatórios, óleos e cicatrizantes.

É um produto que pode ser usado tanto na barba crescida, para modelar, hidratar e dar vida aos fios, como no pós-barba, devido a essas propriedades citadas acima que suavizam muito o processo de cicatrização da pele.

Caso a sua barba já esteja crescida, a aplicação do balm a tornará menos rebelde. Os fios ganharão mais brilho e uma forma mais definida, também serão mais macios ao toque. O aspecto geral tanto dos pelos, como da face será bem melhor.

Se você está no começo do cultivo, o balm permitirá que os pelos cresçam mais saudáveis e que as eventuais irritações e coceiras da pele sejam suavizadas. Alguns também têm propriedades que estimulam o crescimento. Esse é o caso no qual o uso é mais importante!

Por último, até mesmo quem não deixa a barba crescer pode fazer bom uso do balm: as propriedades cicatrizantes ajudam muito a melhorar a sensação após o barbear.

Na tabela abaixo, demonstramos qual o melhor o uso que você pode fazer do balm:

Barba longa Barba curta Pele lisa
Benefícios do balm Facilidade de modelagem, hidratação e brilho aos pelos Tonificação, auxílio no crescimento, contenção de alergias Contenção das alergias e irritações da pele após o barbear
Como usar Aplicar na barba uma vez por dia, preferencialmente de manhã Aplicar na barba uma vez por dia, preferencialmente após o banho Aplicar na pele sempre após o barbear
Alternativa Óleo para barba O balm é a melhor opção Loção pós-barba

Balm, óleo para barba ou loção pós-barba?

Na tabela acima, mostramos que existem alternativas ao balm: o óleo para barba, no caso das barbas já mais longas, e a loção pós-barba, para quem não deixa os pelos faciais crescerem.

Como saber qual é o mais indicado para o seu caso? Bom, depende do tipo de pele e de pelos que você possui.

Para barbas longas, a pergunta é: sua pele é mais oleosa ou ressecada? O balm regula a oleosidade, enquanto o óleo a expande.

Pessoas com oleosidade excessiva na pele podem sofrer com irritação, alergia ou até odor desagradável caso usem também um óleo para barba. Nessa situação, o balm é mais indicado.

No contrário, o óleo ajudará com a hidratação, fazendo com que tanto pelos como pele tenham um aspecto melhor e mais saudável. O balm, apesar de ter um pouco de óleo na composição, não alcança o mesmo efeito.

Quando falamos em pós-barba para pessoas com a pele lisa, o fator chave é a quantidade de alergias e irritações que você sofre após o barbear. Quanto mais isso acontecer, melhor é optar pelo balm em vez de loções convencionais.

A seguir, demonstramos com uma tabela quando optar por cada produto:

Barba longa Pele lisa
Quando optar pelo balm Sua pele é oleosa e sofre irritações com facilidade Sua pele fica com alergias e irritações após o barbear
Quando optar por outro cosmético Sua pele é ressecada e precisa de hidratação Você prioriza a fragrância e o aspecto da pele após o barbear

O balm para barba longa e para pós-barba é o mesmo?

Perceba que nas embalagens do balm muitas vezes há uma especificação de uso. Alguns citam “balm pós-barba”, outros, “balm para barba”. Existe até mesmo o “balm pré-barba”, apesar desse ser bem mais raro.

Por isso, você precisa escolher o modelo ideal. Se possuir uma barba longa ou pequena e desenhada, opte por aqueles com função hidratante e que devem ser aplicados diretamente nos pelos. Se for usar após o barbear, prefira um “balm pós-barba”.

No vídeo a seguir do canal Barbeiros de Sucesso, há tanto a explicação sobre quando usar o balm, como uma demonstração prática de como o uso deve ser feito. Apesar de voltado para barbeiros, é muito útil para o público geral:

Quanto custa e onde comprar um balm de qualidade?

Um balm para barba em embalagem padrão de 140 g pode custar entre R$ 15 e R$ 100. Tudo vai depender da marca e da composição. Há modelos de qualidade em todas as faixas de preço, mesmo as iniciais.

Algumas marcas especializadas apenas em produtos para barba têm desenvolvido balms mais complexos. Delas, virão os maiores preços, mas se você é um fanático por barba, pode ser válido o investimento.

Se você pretende conversar com um especialista antes de comprar o seu balm, nada como ir até uma barbearia. Além de vender diversos produtos, também haverá uma orientação satisfatória. Lojas de cosméticos e farmácias também são opções.

Para comprar pela internet, a melhor ideia é a Amazon brasileira. Há uma larga variedade de marcas e tipos de balms por lá. Também recomendamos que você pesquise na Amazon internacional e no Mercado Livre.

Critérios de compra: o que levar em consideração ao escolher o seu balm

Agora que você já sabe bem o que é um balm e os benefícios que ele trará para sua barba, é hora de discutirmos mais algumas questões que podem te ajudar no momento da compra.

Selecionamos quatro quesitos que podem ser importantes:

Explicaremos a seguir a importância de cada um deles!

Fragrância

A fragrância não é o carro chefe de um balm, porém, tem a sua importância. É por isso que na descrição da maioria dos modelos é possível encontrar uma menção ao que o cheiro remete – na maioria das vezes, tons amadeirados.

É normal entender essa predileção por tons amadeirados, já que eles costumam ser vistos como mais masculinos. Caso não te atraiam, há outras opções no mercado.

Basta fazer uma busca e encontrar um balm de qualidade com fragrância mais compatível com o que você espera.

Composição

Entre óleos e extratos, alguns componentes aparecem repetidamente nas fórmulas dos balms. Se você tem alguma predileção, pode procurar por itens específicos que te interessem.

Mas não é por isso que criamos esse setor, e sim para falar o que o seu balm não deve ter. Escolha modelos que já aboliram o uso de sulfatos, petrolatos e parabenos. Esses compostos fazem mal tanto para você, como para o meio ambiente!

Ausência de testes em animais

Sabemos que cresce cada vez mais o número de pessoas que se importam com o bem-estar de todas as criaturas desse mundo. O ativismo contra testes em animais tem feito bastante barulho e feito empresas repensarem suas condutas.

Se essa é uma questão importante para você, saiba que há alguns fabricantes de balm que se orgulham por não fazerem testes em animais e nem usarem nada de origem animal em suas fórmulas.

Você pode continuar cuidando bem da sua barba e estar de consciência limpa por usar produtos que estão alinhados com a sua defesa dos animais!

Imagem mostra um homem sendo barbeado e pequenas lesões aparentes na pele.

O balm ajuda a combater irritações e alergias que podem surgir na pele. (Fonte: Gleb TV/ 123rf.com)

Custo benefício

Existe um padrão no tamanho dos frascos de balm: a maioria esmagadora é de 140 ml. A comparação de preços e custo benefício se torna fácil entre embalagens do mesmo tamanho, já que é só olhar para o valor final.

Mas preste atenção: algumas empresas vendem balms em frascos maiores ou menores. Nesses casos, o ideal é dividir o preço pelo conteúdo para saber quando exatamente se paga por ml e depois comparar. Essa dica pode te ajudar a economizar bastante!

(Fonte da imagem destacada: pogrebkov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.