Imagem de um bambolê de uso esportivo.
Ultima atualização: 15 de junho de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Quem pensa que o bambolê é apenas um brinquedo para crianças está muito enganado. O aro também pode ser utilizado em inúmeras atividades físicas como alongamento, meditação, dança, malabarismo e exercícios de fortalecimento muscular.

Neste artigo, iremos explorar os benefícios de incluir o bambolê em sua rotina de treinos e dicas de como escolher um modelo adequado. Também reservamos um espaço para falar do bambolê como brinquedo. Ficou curioso? Continue a leitura!




Primeiro, o mais importante

  • Para escolher o bambolê de tamanho certo considere a finalidade de uso – prática de exercícios físicos, dança, performance ou malabarismo – nível de habilidade, estilo e sua estatura.
  • O bambolê esportivo pode ser confeccionado em PEAD, PEBD ou POLIPRO e medir de 55cm a 110cm. O bambolê pode ser leve, intermediário ou pesado, depende do tamanho e material de fabricação.
  • Você encontra opções de bambolê para crianças, jovens e adultos nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

Você também pode gostar:

Os melhores bambolês: Nossas recomendações

Para diversificar as atividades físicas, você pode utilizar um bambolê esportivo, seja para fazer alongamento, exercícios de isometria, circuito ou dança. Para a criançada, recomendamos um bambolê de brinquedo. Conheça algumas opções de compra abaixo:

O melhor bambolê para praticar exercícios

O bambolê da LiveUp é indicado para a prática de exercícios físicos que trabalham o equilíbrio e a coordenação motora. Esse bambolê possui 88cm de circunferência, é ergonômico e multicolorido.

O melhor conjunto de bambolês para atividades em grupo

Seja para praticar esportes no solo ou para realizar brincadeiras com a criançada, o conjunto de bambolês da AX Esportes é a escolha ideal. O conjunto reúne 36 bambolês de 63cm de diâmetro e em cores sortidas. O produto possui selo do Inmetro.

O melhor kit de bambolês para brincar

Também da AX Esportes, o conjunto de bambolês sortidos serve para diversas brincadeiras divertidas como túnel, amarelinha, circuito, entre outros. O kit reúne 48 bambolês de plástico com 63cm de diâmetro e cores sortidas.

Guia de Compra

Deseja queimar calorias, emagrecer, fortalecer os músculos e aumentar o equilíbrio com exercícios divertidos que podem ser realizados em qualquer cantinho da casa? Então você precisa comprar um bambolê esportivo.

O bambolê também é uma boa opção de brinquedo para crianças de todas as idades, pois estimula o desenvolvimento infantil e a prática de esportes. Mas fique ligado, os modelos de uso infantil e adulto são diferentes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Imagem de uma mulher segurando um bambolê esportivo.

O bambolê esportivo pode ser utilizado em inúmeras atividades físicas. (Fonte: Lightfieldstudios/ 123RF.com)

Quais são os diferentes usos do bambolê?

O bambolê pode ser utilizado em diversas atividades, seja por crianças, jovens ou adultos. A criançada pode se divertir com inúmeras brincadeiras que vamos detalhar ao longo deste texto.

Quando se trata de atividade física, o bambolê pode ser utilizado em exercícios de alongamento, isometria muscular, circuito, meditação, malabarismo, dança, entre outras modalidades.

Mas existem algumas diferenças entre o bambolê de brinquedo e o bambolê esportivo. O bambolê de brinquedo é confeccionado em plástico flexível e é muito leve, enquanto o bambolê esportivo é confeccionado em material rígido, mais pesado e em diferentes tamanhos.

foco

Você sabia que o bambolê como conhecemos atualmente surgiu nos Estados Unidos em 1958? Os norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, colocaram o bambolê em sua loja de brinquedos e foram vendidas 25 milhões de unidades em apenas quatro meses.

Quais exercícios posso praticar com o bambolê?

Vários exercícios podem ser praticados com um bambolê. Você pode girar o bambolê na cintura, pescoço, braços, mãos, dedos e pés.

No exercício tradicional, equilibre o bambolê na cintura, com os pés afastados na largura dos quadris e joelhos levemente flexionados. Durante os giros do arco, os músculos da região abdominal serão beneficiados.

O exercício também pode ser realizado na posição de agachamento se você quiser fortalecer os membros inferiores.

Imagem de uma menina se exercitando com um bambolê.

O bambolê pode ser utilizado em diversos exercícios. (Fonte: Tim Savage/ Pexels.com)

Outro opção é montar um circuito com os arcos apoiados no chão e saltar entre eles. Esse exercício ajuda a fortalecer a musculatura das pernas e queimar muitas calorias – cerca de 100 calorias em 20 minutos de atividade.

Para praticar essa modalidade esportiva, recomendamos que você compre um pacote com dezenas de bambolês – você encontra algumas opções no ranking de compras acima.

Cássia CampiProfessora de educação física

"A prática pode ajudar você a emagrecer e tonificar os músculos do corpo. Por ser uma atividade menos intensa do que esportes como corrida e musculação, o indicado é usar o bambolê como complemento e estímulo para uma vida mais saudável."

Quais são os benefícios do bambolê como atividade física?

Conforme mencionamos anteriormente, o bambolê pode ser utilizado em exercícios de isometria que servem para fortalecer e modelar os músculos do abdômen, glúteos, pernas e braços.

Em atividades aeróbicas com o bambolê, você aproveitará os benefícios relacionados ao fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório e consequente queima de calorias e gordura localizada.

Ah, os movimentos do bambolê ajudam a controlar a respiração, aumentar a concentração e estimular o relaxamento. Outros benefícios são o aumento de flexibilidade e mobilidade da coluna, fortalecimento das articulações dos joelhos e do quadril. Basta utilizar o bambolê em atividades de alongamento.

E o movimento circular que é realizado durante uma sessão com o bambolê também auxilia no funcionamento do intestino, pois ajuda a massagear e desestressar o órgão.

Para alcançar os benefícios mencionados acima, você precisa praticar os exercícios frequentemente – no mínimo meia hora, três vezes por semana. Conheça mais benefícios do bambolê na tabela abaixo:

Vantagens
  • Pode ser utilizado em diversas modalidades esportivas
  • Modelos em diferentes tamanhos
  • O bambolê esportivo também pode ser utilizado por crianças (há um modelo esportivo infantil)
  •   Você pode realizar atividades esportivas individuais ou em grupo
Desvantagens
  • Quando os movimentos não são realizados corretamente, você pode se machucar
  • Pode ocupar bastante espaço em casa

O tamanho e peso do bambolê influenciam na execução dos movimentos?

Quanto maior o diâmetro do bambolê, mais lenta será sua rotação, desse modo, o praticante em nível iniciante ou intermediário dispõe de um tempo maior para executar os movimentos.

O peso do bambolê também influencia nos movimentos.Quanto mais pesado é o aro, mais estável o bambolê é e menos esforço exige para manter os movimentos.

Conforme você se acostumar com a dinâmica de movimento do bambolê, você pode escolher um bambolê menor e mais rápido – mas fique atento, o bambolê deve ser adequado para adultos, não para crianças.

Imagem de uma criança brincando com bambolê.

Os bambolês para crianças são diferentes dos bambolês para adultos. (Fonte: Patricia Prudente/ Unsplash.com)

Quais são os benefícios do bambolê para as crianças e quais brincadeiras podem ser feitas?

O bambolê é um brinquedo pedagógico que traz múltiplos benefícios para as crianças. O pequeno pratica uma atividade física, desenvolve a coordenação motora e a capacidade de socialização enquanto se diverte.

A criançada pode realizar diversas brincadeiras individuais ou em grupo com o auxílio de um ou vários bambolês, conheça as mais divertidas abaixo:

  • Amarelinha auxilia no desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, força e outros. Você vai precisar de um conjunto de bambolês e giz de lousa coloridos.  As crianças devem saltar de maneiras diferentes, com apenas um pé, com os dois pés, alternando essa sequência, pular para frente, para trás e para os lados. Em cada cor de bambolê, determinado movimento deve ser realizado.
  • Bolha de sabão Você só vai precisar de uma bacia larga com água e sabão e dois ajudantes para levantar o bambolê e a bolha de sabão com a criança “dentro”. Muitas risadas estão garantidas.
  • Túnel de bambolês é uma brincadeira para reunir a criançada. Peça para que cada um deles segure um bambolê, apoiando-o no chão e uma distância de 30cm. Depois de montar o túnel, uma criança deve atravessá-lo por vez.
  • Circuito de bambolês pode ser montado de diferentes maneiras. Um circuito de bambolês suspensos pode ser montado para que as crianças passem por dentro ou saltem os aros. Com bambolês desmontáveis, você pode montar um circuito para passar bolas.
  • Corrida de bambolês é outra brincadeira clássica. A criança deve deslizar o bambolê com as mãos sem deixá-lo cair até ganhar a corrida. Essa brincadeira estimula a coordenação entre mãos, olhos e movimento.
  • “Dança das cadeiras” com bambolês é uma opção bastante criativa e evita possíveis acidentes comuns na brincadeira. Basta colocar um bambolê ao lado do outro formando um círculo. O número de bambolês deve ser inferior ao número de jogadores.Coloque uma música para tocar e fale para as crianças andarem em volta desse círculo, quando a música parar eles devem se sentar dentro de um bambolê, a criança que não conseguir se sentar deve sair da brincadeira. Vá tirando um bambolê por vez.
Imagem de crianças brincando com bambolês.

Diversas brincadeiras podem ser feitas com o bambolê. (Fonte: Sergey Novikov.com)

Onde comprar um bambolê?

Se você ainda não tem um bambolê, saiba que você encontra opções em lojas de brinquedos como Ri Happy Brinquedos, PB Kids e BMart Brinquedos. Os modelos para uso adulto são encontrados em lojas de artigos esportivos.

Critérios de compra: Encontre o melhor bambolê para brincar ou praticar esportes

Para quem é iniciante na prática de esporte, dança ou performance com bambolê, a dúvida sobre qual modelo escolher é comum. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre quais aspectos analisar no momento da compra:

Vamos explicar esses critérios ao longo da seção. Compartilhe qual seu esporte preferido com o bambolê através dos comentários.

Finalidade de uso

Você pretende utilizar o bambolê para praticar exercícios de isometria, realizar performances, dançar, praticar malabarismo ou alongamento? Pretende praticar essa atividade diariamente ou apenas algumas vezes durante a semana? Você tem espaço suficiente para realizar grandes movimentos ou movimentos aéreos?

As respostas a essas e outras perguntas influenciarão na escolha do bambolê ideal. E não esqueça que o bambolê de uso esportivo é diferente do bambolê infantil.

Tamanho e peso

Você encontra modelos de bambolê em dois padrões, um possui espessura de 16mm e é indicado para prática infantil ou avançada, enquanto o modelo 19mm é o mais popular.

Você encontra opções de bambolês com as seguintes circunferências: 55cm a 75cm (bambolê mini), 55cm a 110cm (bambolê iniciante), 80cm a 110cm (bambolê intermediário e avançado) e 85cm a 110cm (bambolê padrão).

Imagem de uma menina segurando um bambolê.

Você encontra opções de bambolês em diferentes padrões. (Fonte: Dean Dobrot/ 123RF.com)

O ideal é experimentar os diferentes modelos de bambolê para identificar qual é o modelo ideal de acordo com seus objetivos. Para quem deseja comprar o bambolê pela internet, recomendamos a compra de um bambolê pesado e grande se você estiver começando.

O bambolê menor e extra leve é muito mais rápido e dinâmico. Esse modelo funciona para quem deseja praticar truques de isolamento, movimentos com os braços ou deseja utilizar vários bambolês simultaneamente.

Material

Você encontra opções de bambolês confeccionados em diferentes materiais. Para iniciantes e intermediários, recomendamos os bambolês de PEAD ou PEBD, materiais mais pesados e duradouros.

Quem deseja realizar truques mais dinâmicos com o bambolê deve optar por um modelo fabricado em PP que é rígido e extra leve.

Design

Embora seja uma característica meramente estética, reserve um momento para avaliar o design do bambolê. Você encontra modelos lisos em diversas opções de cores e multicoloridos. Durante os giros, o bambolê produz efeitos visuais  interessantes que podem enriquecer suas apresentações artísticas.

Características especiais

Você encontra opções de bambolês com características especiais. O bambolê esportivo, por exemplo, pode ser dobrado para caber dentro da sua bolsa da academia.

Você também encontra o bambolê de brinquedo montável/ desmontável que consistem em duas peças que podem ser unidas através de um pino de encaixe.

(Fonte da imagem destacada: Belchonock/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.