Imagem de um Banco Imobiliário.
Ultima atualização: 25 de outubro de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

69Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre um jogo de tabuleiro que todo mundo já jogou ou pelo menos ouviu falar: o Banco Imobiliário da Estrela.

Esse jogo é uma excelente opção para reunir os amigos ou familiares e promover uma noite de jogos, com muitas risadas e diversão. Há opções para crianças, adultos e os antenados em tecnologia.

Para ajudá-lo a escolher a versão de Banco Imobiliário que mais tem a ver com vocês, preparamos este artigo. Além de abordar as características de cada modelo, vamos dar algumas dicas de como se tornar o melhor jogador do grupo.




Primeiro, o mais importante

  • Entre os objetivos do Banco Imobiliário podemos destacar: aprender a administrar o dinheiro e fazer bons investimentos na compra, venda ou aluguel de propriedades.
  • O Banco Imobiliário é um jogo de tabuleiro indicado para crianças a partir dos oito anos de idade. Para jogar, você precisa reunir de dois a seis jogadores. Uma rodada dura em média duas horas.
  • O jogo vem com um tabuleiro, seis peões, dois dados, 380 cartas, títulos de propriedade, cartões de sorte ou revés (a quantidade varia de acordo com o modelo) e um manual de instruções

Você também pode gostar:

Melhores modelos de Banco Imobiliário: Nossos favoritos

Se você está procurando um jogo para toda família, que tal comprar um Banco Imobiliário? O jogo agrada pessoas de diferentes idades e é uma ótima opção para reunir a garotada em casa. Para ajudá-lo a escolher o modelo ideal, reunimos as melhores opções à venda.

Banco Imobiliário Estrela

Este jogo está em sua versão original, entretanto traz como diferencial a possibilidade de realizar as transações bancárias pelo aplicativo (ou do modo convencional, com dinheiro). O aplicativo também serve para deixar o jogo mais dinâmico ao propor objetivos e estabelecer imprevistos para os jogadores. Este app está disponível em smartphones Android ou IOS.

Banco Imobiliário Brasil Estrela

Essa versão do jogo Banco Imobiliário tem como objetivo se tornar um milionário ao comprar os pontos turísticos do Brasil como Calçadão de Ipanema, Cristo Redentor, Museu do Masp, entre outros. Dentro da caixa você encontra um tabuleiro, 28 títulos de propriedade, 32 cartões Sorte ou Revés, 380 notas, dois dados, seis piões, 32 casas, 12 hotéis e um manual de instruções.

Super Banco Imobiliário Estrela

Super Banco Imobiliário traz uma novidade: nessa versão cada jogador ganha um cartão de banco com as funções débito e crédito, para fazer as transações em uma maquininha de cartão que acompanha o jogo. Cada jogador recebe um cartão com o valor inicial de R$25.000 e pode gastar como desejar. Assim como em qualquer outra versão, o banqueiro intermedia as relações comerciais.

Banco Imobiliário Júnior Estrela

Para não deixar a criançada de fora da brincadeira, a Estrela lançou o Banco Imobiliário Júnior. O jogo tem a mesma estrutura e objetivos, a diferença é que os valores mais simples para facilitar as contas. Este modelo também possui um tabuleiro menor, com 50 casas (o jogo convencional tem 80 casas). O jogo é indicado para crianças com idades entre 8 e 11 anos.

Guia de Compra

Jogar os dados, comprar propriedades, construir casas e transformá-las em hotel e torcer para não ir para a prisão são emoções que pessoas de todas as idades vivem ao jogar Banco Imobiliário.

Se você está interessado em investir em um Banco Imobiliário para jogar com seus amigos ou familiares, leia este Guia de Compra. Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre as diferentes versões do jogo e algumas dicas de qual modelo escolher.

Imagem de uma família jogando.

O Banco Imobiliário reúne pessoas de todas as idades. (Fonte: Iakov Filimonov / 123RF)

O que é um jogo de tabuleiro?

Hoje em dia a maioria das pessoas passa cada vez mais tempo na frente da tela do computador ou smartphone, interagindo cada vez menos com os amigos e familiares que estão ao redor.

Uma maneira de estimular a interação entre seus amigos ou familiares é comprar um jogo de tabuleiro. O mais bacana em um jogo de tabuleiro é a possibilidade de reunir pessoas de diferentes idades para jogar.

Os jogos de mesa estimulam o raciocínio lógico, a capacidade de observação e o desenvolvimento de estratégias, sem que você precise deixar de conversar e dar boas risadas.

Quais são as características do jogo Banco Imobiliário?

O Banco Imobiliário é um clássico nos lares brasileiros. Diversão garantida para pessoas de todas as idades, o jogo é uma excelente opção para passar o tempo em uma tarde chuvosa com os amigos ou familiares.

O sucesso é tão grande, que ao longo dos anos o jogo foi reformulado e ganhou novas versões, um aplicativo para modernizar as transações comerciais e até maquininha para passar cartão.

imagem de um jogo Banco Imobiliário.

Você encontra o Banco Imobiliário em diferentes versões. (Fonte: Divulgação: Estrela / Amazon)

O jogo tem a seguinte proposta: os participantes devem comprar, alugar e vender imóveis até conseguir o monopólio das propriedades de maior valor e provocar a falência dos adversários.

Cada partida reúne de dois a seis jogadores e tem duração aproximada de duas horas. A flexibilidade das regras quanto às negociações entre os jogadores, pode prolongar a partida.

Como usar o Banco Imobiliário no aprendizado infantil?

O Banco Imobiliário pode ser usado como ferramenta de educação financeira para crianças. Durante as partidas você pode ensinar a importância do planejamento financeiro e como investir corretamente.

Durante as negociações, a criança precisa ouvir e debater com os outros jogadores, isso estimula a socialização. Outra contribuição é estimular o pensamento analítico, para identificar a rodada certa para investir, os melhores imóveis para comprar etc.

Como jogar Banco Imobiliário?

Para jogar Banco Imobiliário, primeiro reúna de dois a seis jogadores, cada um deve escolher um pião e colocá-lo no ponto de partida. As cartas de “sorte” e “revés” devem ser embaralhadas e cada jogador deve receber oito notas de cada valor.

As cédulas restantes devem ficar no banco. Para coordená-lo, os jogadores devem eleger um banqueiro, que vai intermediar as transações financeiras.

Em sua vez, o jogador deve jogar os dados, percorrer o número de casas respectivas e cumprir as ordens da casa em que cair. Se os dados caírem com números iguais, o participante pode jogar novamente.

Ao cair no terreno de uma empresa, o jogador poderá comprá-la do banqueiro, pagando o valor indicado no tabuleiro. Ao comprar uma propriedade, o jogador deve pagar impostos, pode construir imóveis e cobrar aluguel dos visitantes.

foco

Como sair da prisão? Você vai para prisão se tirar números iguais nos dados três vezes seguidas ou se cair na casa “vá para prisão”. Para sair, você deve tentar tirar números iguais nos dados em até três rodadas. Se não conseguir, você deve pagar fiança ao banco.

Se você cair em terrenos ou propriedades de outro jogador, deverá pagar taxas correspondentes. Se você não tiver dinheiro, pode vender ou trocar suas propriedades, negociar ou resgatar hipotecas.

Se não der para quitar as dívidas você deve declarar falência e sair do jogo, deixando o dinheiro com o credor. A partida termina quando quase todos os jogadores declararem falência, exceto o vencedor.

Como se destacar jogando Banco Imobiliário?

Um dos segredos para uma boa partida de Banco Imobiliário é conquistar um grupo de propriedades de uma mesma cor. Ao fazer isso, você poderá construir casas, prédios ou hotéis, mediante o pagamento dos preços indicados nos títulos.

Você pode construir até quatro casas em um mesmo terreno, mas você só pode construir a segunda, terceira e quarta casas depois de ter pelo menos uma em cada terreno. Após construir quatro casas em um terreno, você pode construir um hotel.

Quais são as versões de Banco Imobiliário?

Atualmente, a Estrela comercializa seis versões do jogo Banco Imobiliário: Original, Brasil, Júnior, Super, APP e o lançamento Mundo. Cada modelo tem seus diferenciais, que mudam completamente a sua experiência com o jogo.

  • Banco Imobiliário (Original e Brasil): Nessas versões, as transações devem ser feitas de modo tradicional: com cédulas em papel. Para os moderninhos, a versão convencional possibilita que algumas transações sejam feitas por aplicativo.
  • Banco Imobiliário Júnior: Apesar de ter a mesma estrutura e objetivos da versão tradicional, este modelo é diferente em dois aspectos: o número de casas é menor (apenas 50, enquanto na versão original são 80 casas) e os valores são mais básicos, para facilitar as contas.
  • Super Banco Imobiliário: O diferencial desta versão é agora as transações comerciais devem ser feitas em máquina de cartão. Cada jogador recebe o seu cartão, que opera nas funções crédito ou débito.
  • Banco Imobiliário APP: Nessa versão, as transações bancárias são feitas pelo aplicativo do Banco Imobiliário. Outra diferença deste modelo é que ao invés dos piões físicos, você pode usar avatares projetados por gráficos 3D.

Preparamos uma tabela comparativa entre o Banco Imobiliário tradicional e a versão júnior. Nossa intenção não é discutir qual modelo é melhor e sim comparar as principais características:

Tradicional Versão Júnior
Por que é diferente Algumas ações podem ser feitas por aplicativo Valores mais simples para facilitar os cálculos
Para quem é indicado Pessoas de todas as idades Crianças entre 5 e 11 anos
Nível de dificuldade Média Fácil
Número de casas no tabuleiro 80 50
Sistema de pagamento Cédulas, cartão de crédito ou débito e aplicativo Cédulas

Banco Imobiliário ou Monopoly: Qual é o melhor?

Muitas pessoas ficam em dúvida se os jogos de tabuleiro Banco Imobiliário e Monopoly são a mesma coisa, afinal ambos representam a lógica do sistema capitalista.

O Monopoly foi criado pelo norte americano Charles B. Darrow em 1935, desde lá, o jogo já foi lançado em mais de 500 versões e chegou até a ter uma versão online chamada Monopoly City Streets, baseada na plataforma Google Maps.

https://www.instagram.com/p/Bz7OQNyg4RO/

Em 1944, a Hasbro (detentora dos direitos do jogo Monopoly) firmou uma parceria com a Estrela que permitia que a marca brasileira comercializasse o jogo no país. O acordo durou pouco, e a Hasbro assumiu a venda do produto.

Em busca de uma alternativa, a Estrela criou sua própria versão do jogo, com algumas alterações nas regras, design do tabuleiro, peças e nome: surgia o Banco Imobiliário.

Quanto custa?

Quando for comprar um Banco Imobiliário, você vai encontrar bastante variedade em relação aos preços. O modelo mais simples custa R$ 75, as versões tradicionais custam entre R$ 80 e R$ 100 e o modelo mais caro chega a R$ 180.

Onde comprar?

Você encontra o Banco Imobiliário em lojas de brinquedos como Ri-Happy, BPKids e B-Mart Brinquedos. Esse jogo também pode ser encontrado no departamento infantil da Lojas Americanas.

Mas com um Guia de Compra completo como este, você não vai precisar sair de casa para comprar o jogo. Você encontra todos os modelos de Banco Imobiliário da Estrela na Amazon e os preços são melhores do que os das lojas.

Critérios de Compra: Fatores para comparar as versões de Banco Imobiliário

Se você chegou até aqui, mas ainda não decidiu qual é a melhor versão do Banco Imobiliário para você e seus amigos, não se preocupe, vamos ajudá-lo. Listamos abaixo as características que você deve analisar e comparar no momento da compra:

  • Idade recomendada
  • Tema
  • Modo de jogar
  • Acessórios
  • Preço

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção, confira.

Idade recomendada

Você encontra duas versões do jogo Banco Imobiliário: a convencional, que serve para pessoas de todas as idades e a versão Júnior, que é adequada para crianças menores.

Para jogadores entre 5 e 11 anos, compre o Banco Imobiliário Júnior. Para crianças acima dos oito anos compre o Banco Imobiliário, versão Brasil ou APP. O Banco Imobiliário Super é indicado para crianças maiores, a partir dos 12 anos.

Tema

Quando for comprar um Banco Imobiliário observe o tema do jogo. A maioria dos modelos tem como temática a compra, venda e aluguel de imóveis comerciais e residenciais, mas alguns têm outros temas.

O Banco Imobiliário Brasil, por exemplo, trata da negociação dos pontos turísticos brasileiros. Outra opção é a versão Mundo, em que você deve comprar as capitais de países do mundo inteiro.

Modo de jogar

Um critério de compra muito importante é o modo de jogar o Banco Imobiliário. Alguns modelos devem ser jogados de modo convencional, ou seja, com tabuleiro, peças físicas e transações feitas com cédulas em papel.

Entretanto, outros modelos contam com o auxílio da tecnologia. É o caso do Banco Imobiliário APP, em que as transações comerciais são feitas de modo virtual, através de um aplicativo do jogo.

Dica: se você optar por comprar um modelo em que algumas ações do jogo são virtuais, todos os participantes vão precisar ter o aplicativo instalado em seus smartphones.

Acessórios

Se você quer deixar as partidas mais divertidas, pode investir na versão Super Banco Imobiliário. Este modelo possui três acessórios especiais: um cartão para cada jogador, uma maquininha para realizar as transações comerciais e marcadores de metal que substituem os piões.

Os acessórios são um extra para atrair a atenção da criançada. Considere o perfil de quem usará o jogo e escolha o modelo que mais se encaixa com seu estilo.

Preço

Uma característica que varia bastante de um modelo para o outro de Banco Imobiliário é o preço do jogo. Se esse for um limitador, saiba que você encontra modelos entre R$ 75 e R$ 180.

imagem de uma criança jogando Banco Imobiliário.

Os preços do jogo Banco Imobiliário variam bastante. (Fonte: Varga Andras / 123RF)

  • Banco Imobiliário Júnior: R$ 75
  • Banco Imobiliário Tradicional: Entre R$ 80 e R$ 120
  • Super Banco Imobiliário: R$ 180
  • Banco Imobiliário APP: R$ 165

(Fonte da imagem destacada: Katherine Martin/123RF)

Por que você pode confiar em mim?