Imagem mostra um homem deitado num banco supino, levantando uma barra com anilhas de 15 quilos .
Ultima atualização: 13 de janeiro de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

47Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar absolutamente tudo que há para falar sobre o banco supino, o aparelho de musculação e levantamento de peso que obrigatório em academias, mas que cabe muito bem na sua casa.

Com um banco supino, você pode fazer o seu exercício com a postura correta, e pode explorar todas as modalidades do supino, do inclinado ao reclinado. Ao longo deste artigo, queremos ajudar você a encontrar o seu banco, o mais adequado para o seu corpo, seu espaço e sua rotina.




Primeiro, o mais importante

  • Existem modelos de banco supino reto, modelos reguláveis e modelos dobráveis.
  • Os modelos de banco supino regulável permitem a prática das três principais modalidades de supino, o reto, o inclinado e o reclinado.
  • Você encontra modelos de banco supino a partir de R$200, e por até R$ 2000.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de banco supino: Os ideais para o seus exercícios

Na lista a seguir, selecionamos os melhores modelos de banco supino do mercado. Para montá-la, avaliamos a qualidade de seus materiais e componentes, a complexidade do seu ajuste e os tipos de exercícios possíveis. A ideia é inspirar, guiar ou mesmo resolver a sua busca pelo modelo ideal.

O banco supino completo

O SP-3300 Pro é um banco supino bastante completo da Polimet. Indicado para uso residencial, o modelo é altamente durável, já que é confeccionado em aço carbono, além de ser leve e dobrável, o que ajuda tanto para armazenamento quanto na hora da limpeza. Com peso máximo suportado de 120kg, e capacidade de carga de até 110kg distribuídos. O ponto forte, porém, é a versatilidade de exercícios possíveis, para além do supino.

O modelo com o melhor custo-benefício

O banco supino da SCS Fitness entra na lista pelo seu grande custo benefício. Por um preço bastante competitivo, o modelo tem ajuste de inclinação prático e em dois ângulos, e o melhor: já acompanha a barra para o supino. Fabricado em ferro reforçado, tem revestimento com pintura epoxi, que cria uma camada espessa e gera uma maior durabilidade. O banco, por sua vez, é forrado com espuma macia.

O modelo de banco supino ideal para sua casa

O modelo da Pelegrin é uma ótima pedida para a sua academia caseira. Compacto, com 180cm de comprimento, 113cm de largura e menos de 130cm de altura, este banco supino é também dobrável e estiloso. Suporta até 120kg e acompanha uma ferramenta para montagem e um manual de utilização.

Guia de Compras

Hoje, tão importante quanto uma rotina regular de exercícios físicos, é a maneira com a qual eles são feitos. Corridas sem tênis próprios, por exemplo, são extremamente prejudiciais. Musculação sem os aparelhos adequados, a mesma coisa. O banco supino, nesse contexto, é essencial para a execução saudável de um dos mais praticados exercícios de levantamento de peso.

Mas, assim como há um tênis ideal para cada corredor, há um banco supino para cada atleta, isto é, mais adequado para o corpo, a casa e o tipo de exercício de cada um. Nossa missão, neste Guia de Compras, é fornecer as ferramentas necessárias para que você encontre o seu banco supino ideal.

Imagem mostra, do alto, uma mulher deitada num banco supino, prestes a levantar uma barra, cujos pesos estão fora do quadro.

O banco supino contribui não só para uma rotina de exercícios, mas também para que eles sejam feitos da maneira certa. (Fonte: Alora Griffiths/ Unsplash.com)

O que é um banco supino?

O banco supino é isso mesmo que você deve estar pensando, literalmente um banco próprio para o desenvolvimento do supino. O supino, por sua vez, é um exercício de levantamento de peso, talvez o mais básico e comum, que consiste em erguer uma barra com pesos alternáveis com o braço em 90º em relação ao peito.

O que faz deste produto ser próprio para o supino são três aspectos:

  • A estrutura para o apoio da barra, que fica acoplada ao banco. Nos modelos mais básicos, são consistem em duas hastes paralelas com "ranhuras" inclinadas, geralmente três pares de tamanhos diferentes, para depositar a barra;
  • Comprimento correto para apoiar completamente e corretamente a coluna, para não forçá-las nem estressar outras partes do corpo desnecessariamente;
  • Ajuste de inclinação e altura, que não são obrigatórios, mas necessários para quem quer desenvolver as três modalidades do supino, o reto, o inclinado e o declinado.
Imagem mostra um homem deitado num pequeno banco supino reclinável, enquanto levanta uma barra ergonômica com duas anilhas de cinco quilos em cada lado.

O banco precisa de pelo menos duas características para desenvolver com segurança e desempenho o supino. (Fonte: starush/ 123rf.com)

Quais as vantagens do banco supino regulável?

Talvez a linha com maior número de vendas entre os modelos de banco supino seja a regulável, que permite inclinar e reclinar o encosto do banco, limitado em certas angulações nos modelos mais básicos, e com ajuste livre nos mais avançados.

Só uma desvantagem: o preço.

Esse mecanismo só carrega uma desvantagem: o preço, que é maior em comparação aos modelos retos. Há também a possibilidade de uma regulagem de má qualidade, mas isso é um problema maior do fabricante do que da ideia do produto em si.

O resto é só vantagem. Com um banco supino regulável, você pode desenvolver o supino da maneira mais completa, isto é, explorando suas modalidades, o supino reto, o supino inclinado e o supino declinado. Cada um têm benefícios e resultados específicos.

Você também pode fazer o exercício de maneira muito mais confortável, ajustado perfeitamente para o seu corpo, o que também faz com que a sua postura seja muito mais saudável durante a atividade.

Vantagens
  • Maior conforto
  • Exercício completo
  • Postura saudável
Desvantagens
  • Maior preço

O que muda de um banco supino simples para um profissional?

O que diferencia, em termos gerais, um banco supino simples e um profissional é que o primeiro é desenvolvido para o uso por uma pessoa, e em casa, enquanto o segundo é feito para uso rotativo em academias ou salões de ginásticas de prédios.

Por conta disso, em termos específicos, o banco supino profissional têm, além de uma maior durabilidade, já que seu uso é mais intenso, maiores opções para ajustar o exercícios ao usuário, como um maior número de apoios para a barra e de ângulos para reclinar o encosto.

Simples Profissional
Regulagem de altura Não Completa
Suporte para barra 3-4 apoios Dez apoios ou mais
Uso Pessoal e caseiro Academia

Onde comprar um banco supino dobrável?

O banco supino dobrável é uma ótima alternativa para quem quer fazer um exercício em casa, mas não dispõe de muito espaço. Ele pode ser encontrado facilmente na internet, e em grande variedade, em lojas especializadas como a Tudo Esportes ou a ProSports.

A Amazon e o Mercado Livre também contam com grande oferta de modelos e preços, e também de opções de entrega em vários prazos e valores, além, é claro, de possibilitar que a sua compra seja feita no conforto da sua casa.

Imagem mostra uma mulher, deitada num banco supino reclinável, fazendo levantamento de barra, com o auxílio de um personal trainer.

Lojas especializadas na internet são as melhores opções para comprar um banco supino dobrável. (Fonte: dolgachov/ 123rf.com)

Critérios de Compra: Encontrando o banco supino ideal

Sem mais delongas, apresentamos nossa lista final, que vai ajudar você a colocar o melhor banco supino no seu carrinho, seja ele real ou virtual. Ela é composta por itens que, se notados com atenção, podem ser critérios de compra muito eficientes.

Foco do exercício

Um dos pontos mais decisivos para a escolha do seu modelo deve ser o foco do seu exercício. Se você busca, por exemplo, apenas um supino reto, opte, obviamente, por um banco supino reto. Para uma maior variedade de modalidades, vá de bancos supinos reguláveis.

Para uma maior variedade de exercícios, porém, busque pelos modelos que são híbridos, isto é, são tanto bancos supinos como estações de musculação, com o aparato para o supino e outras opções, como crucifixo, paralelas, entre outros.

Imagem mostra um homem, sentado num banco supino, prestes a levantar uma barra com uma anilha vazada de cada lado.

O foco do seu exercício vai ditar o tipo de banco supino que você deve escolher. (Fonte: Arthur Edelman/ Unsplash.com)

Ajuste

Seguindo nos critérios, o próximo é o ajuste, que, neste caso, se refere tanto ao ajuste do banco, como sua altura e inclinações, como também do apoio para a barra, que é regulável no sentido de que você pode ajustar a carga do seu exercício.

O ideal é que o ajuste do banco seja completo, com angulação livre ou pelo menos com muitas opções de inclinações. Desta maneira, você tem um modelo que é mais adaptado às particularidades do seu corpo e da maneira como ele responde aos exercícios.

foco

Dica: se você estiver buscando na internet por um modelo com muitas opções de ajuste, do banco ao apoio para a barra, procure por "estação de musculação" ou "aparelho de musculação". Os resultados serão bem próximos a um banco supino.

Capacidade (carga e peso)

Outro ponto bastante objetivo é o da capacidade, que nada mais é do que o peso máximo suportado pelo aparelho. No banco supino e em outras estações de musculação, ela é composta por dois números: o peso máximo do usuário e a carga máxima a ser distribuída.

Os números são separados, ou seja, os quilos que sobrarem do peso máximo não podem ser designados à carga máxima. Assim, você deve pensar muito bem na carga dos seus exercícios, tanto a atual quanto a projetada para uma possível evolução.

Imagem mostra um homem, deitado no banco supino de um academia, levantando uma barra com uma anilha de quinze quilos de cada lado.

A capacidade de um banco supino é composta pelo peso máximo do usuário e pela carga máxima distribuída. (Fonte: Liudmyla Boichenko/ 123rf.com)

Material

Atente-se, por fim, ao material do banco supino de sua escolha, tanto o material das hastes e estruturas quanto do banco em si. A estrutura, obviamente, precisa ser resistente e durável. O mais indicado é aço carbono ou até ferro reforçado.

Quanto ao banco, ele precisa oferecer, ao mesmo tempo, conforto e sustentação. O ideal é que seja estofado com espumas leves e o revestimento de algum material resistente ao suor.

(Fonte da imagem destacada: zamuruev/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.