Imagem mostra uma bicicleta com bar ends.
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

23Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você é inseparável da sua bicicleta e procura maior conforto e desempenho ao pedalar? Acoplar bar ends aos guidões pode ser exatamente o que falta!

Bar ends permitem que haja como descansar as mãos durante a pedalada e que o conforto seja muito melhor, além de oferecerem mais desempenho em subidas. Se você quer saber tudo sobre tais acessórios, fique conosco!




Primeiro, o mais importante

  • Os bar ends são usados principalmente por quem pedala longa distâncias ou faz trilhas e subidas com a bicicleta. Eles oferecem claras vantagens em conforto e desempenho.
  • Não há nenhum problema em instalar bar ends em uma bicicleta de uso urbano simples. Ela também ganhará em conforto e até mesmo em segurança.
  • Você pode escolher bar ends a partir do material, com alguns sendo mais resistentes do que outros, ergonomia e, principalmente, do tamanho e diâmetro das suas mãos.

Os melhores bar ends: Nossas recomendações

O que está em jogo quando falamos em bar end é o seu conforto e até mesmo sua segurança durante a pedalada. É preciso escolher modelos de alto nível de confiança e, por isso, preparamos uma seleção para te ajudar!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre bar end

Quer entender exatamente o que é um bar end, como ele pode te ajudar e se você realmente precisa dele? A seguir, responderemos a todas as principais questões sobre o acessório!

Imagem mostra uma pessoa pedalando uma bicicleta com bar ends.

O bar end dá uma opção a mais de descanso para as mãos em longos trajetos. (Fonte: SCAPIN/ Pixabay.com)

O que é um bar end e para que ele serve?

Bar ends são peças que devem ser acopladas nas extremidades dos guidões da bicicleta. Uma vez fixadas, elas proporcionam novas possibilidades de descanso de mãos e de posicionamentos corporais durante a pedalada.

Em pedaladas mais longas ou em subidas, pode ser muito desconfortável deixar as mãos apenas nas manoplas. É por isso que muitos ciclistas optam por equipar as bicicletas com bar ends.

Uma vez com o bar end acoplado, você pode ter mais tranquilidade para trocar as posições das mãos durante a pedalada ou, em momentos de mais velocidade e intensidade, conseguir segurança e estabilidade para ficar em pé na bicicleta.

Greg LeMondeTrês vezes campeão do Tour de France
"Pedalar nunca fica mais fácil. Você simplesmente vai mais rápido."

Para quem é recomendado usar bar end?

Todas as pessoas que andam de bicicleta podem optar por bar ends caso se sintam mais confortáveis com eles. Porém, os acessórios são ainda mais essenciais para alguns grupos. Veja abaixo:

  • Quem pedala longas distâncias: A dor e o desconforto podem tomar conta de quem pedala por longas distâncias. Os bar ends ajudam com novas posições de descanso para braços e costas, reduzindo tais problemas.
  • Quem treina em subidas: Para quem treina em subidas ou faz sprints, os bar ends são indispensáveis por permitirem melhor sustentação no momento de ficar em pé. O corpo ganha mais potência para pedalar e gerar velocidade para a bicicleta.
  • Quem pedala em terrenos acidentados: Em locais acidentados ou com muitos obstáculos, é preciso tomar cuidado com possíveis quedas durante a pedalada. Bar ends servem como uma proteção para as mãos, muitas vezes impedindo lesões mais graves após uma queda.

Quais as vantagens e desvantagens de usar bar ends?

Nós já mencionamos algumas das principais vantagens dos bar ends: Ajudam com o conforto em pedaladas de longa distância, aumentam a potência em subidas e sprints, servem para proteger as mãos em quedas. Mas não para por aí!

Muitas pessoas ainda gostam do efeito estético produzido pelos bar ends e os instalam por acreditarem que a bicicleta fica mais bonita com eles.

Bar ends não são acessórios caros e a instalação é bastante simples. Portanto, é muito acessível tê-los, não importa se por conforto ou por estética.

É preciso apenas tomar cuidado ao pedalar em lugares com muitas árvores, cipós ou espinhos com as mãos nos bar ends, uma vez que elas se tornam mais vulneráveis a batidas e possíveis lesões.

Confira a seguir uma tabela com as vantagens e desvantagens do bar end:

Vantagens
  • Proporciona mais potência em subidas e sprints
  • Traz maior conforto para as mãos em longas pedaladas
  • Ajuda a proteger em quedas
  • Pode servir como efeito estético para a bicicleta
  • Não é caro
  • A instalação é fácil
Desvantagens
  • Pode deixar as mãos mais expostas em lugares com árvores ou obstáculos altos

Como instalar os bar ends?

A instalação dos bar ends é bastante simples. Você precisará conhecer se as manoplas da sua bicicleta são acopladas com parafusos normais, removíveis com chave de fenda, ou se precisam de chaves allen. A segunda opção é mais comum.

Será necessário remover as manoplas da bicicleta e, em seguida, acertar os comandos de mão. Para que você não se confunda em nenhum passo da operação, selecionamos um vídeo do canal Pedaleria:

Qualquer bicicleta é compatível com qualquer bar end?

Não há problemas de compatibilidade entre modelos de bar end e bicicletas.

Por mais que os acessórios sejam usados principalmente nas bicicletas do tipo Mountain Bike, você também pode tranquilamente instalá-los em seu modelo urbano. Haverá ganhos em conforto e menos dores na pedalada, o que é excelente.

Você tem a opção de escolher os bar ends através de outros critérios como ergonomia, tamanho e material, sem precisar se preocupar com a compatibilidade com a sua bicicleta.

Imagem mostra uma bicicta leestacionada em um lugar ermo.

Bar ends são muito bons para uso em trilhas. (Fonte: Atlantios/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Fatores para a escolha de bar end

É exatamente sobre os critérios para a escolha do bar end que falaremos agora. Traremos mais informações sobre cada um dos quesitos que te ajudarão a decidir qual o melhor modelo para a sua bicicleta!

Material

Bar ends são fabricados com uma ampla gama de materiais. Os mais comuns são aço comum, alumínio, fibra de carbono e titânio. É nessa ordem também que os preços se escalonam.

Quem faz uso apenas urbano da bicicleta, sem precisar de grande resistência e com poucos riscos de queda, pode optar por bar ends mais baratos, em alumínio ou aço comum. Os preços são muito acessíveis e o conforto já é oferecido.

Apenas quem corre mais riscos de quedas e acidentes, principalmente por usar a bicicleta em subidas, sprints ou trilhas, precisa se preocupar com um bar end mais resistente, possivelmente de fibra de carbono ou titânio.

Imagem mostra uma mulher pedalando em um campo com flores.

Quem pedala em locais com riscos de queda precisa de bar ends mais resistentes.(Fonte: Manosainz/ Pixabay.com)

Ergonomia

A ergonomia está diretamente relacionada com o acabamento e com o formato do bar end.

Modelos com borrachas ou espumas são mais macios e anatômicos.

Os modelos mais simples podem não oferecer grandes acabamentos, não acrescentando nada ao material original. Dessa forma, o conforto para as mãos não é tão grande. Procure por produtos com acolchoamentos, borrachas ou espumas que os tornem mais macios e anatômicos.

Alguns bar ends ainda podem fazer uma curva, apontando para frente, ou terem pequenas alterações de sentido. Nesse caso, eles oferecem uma possibilidade a mais de descanso para as mãos, o que pode ser útil em longos trajetos.

Tamanho

Existem bar ends com variações consideráveis de tamanho, indo de cerca de 10 cm até aproximadamente 15 cm.

A grande questão aqui é o tamanho das suas mãos. Você precisa de bar ends sobre os quais elas possam repousar com conforto e tranquilidade.

O ideal é medir as suas mãos e saber qual é o tamanho ideal para o bar end. Dessa forma, você poderá ter a tranquilidade de que está comprando o modelo ideal.

Diâmetro

Da mesma forma, é preciso avaliar o diâmetro da sua pegada para entender qual é a medida ideal para os bar ends.

Faça a medida na sua casa e, em seguida, avalie os diâmetros oferecidos pelos modelos entre os quais está em dúvida. O ideal é que o bar end consiga comportar toda a sua mão com tranquilidade, garantindo assim o máximo conforto e segurança.

Resumo

Bar ends são úteis acessórios para quem costuma fazer longos trajetos de bicicleta ou para quem pedala em subidas ou faz sprints. Além disso, também proporcionam um efeito estético muito apreciado e são de fácil instalação.

Qualquer um pode usar bar ends em suas bicicletas. A principal vantagem é a possibilidade de descansar as mãos em posições diferentes, diminuindo o cansaço e a fadiga. Também há um belo suporte extra para quem precisa de mais potência e velocidade em situações específicas.

(Fonte da imagem destacada: KRiemer/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas