Mostra uma “mão” de quatro cartas, sendo dois reis e dois oitos, sobre uma superfície de veludo.
Ultima atualização: 15 de novembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No texto de hoje, falaremos sobre o baralho, um dos mais tradicionais meios de entretenimento de que se tem notícia, que proporciona diversas atividades lúdicas e seculares.

Simplesmente não há tédio com um baralho na mão. Rico em história e jogos possíveis, o baralho é igualmente rico em variações, do número de cartas de um maço ao estilo de seus naipes. Neste Guia, mergulhamos no mundo das cartas e apresentarmos as melhores dicas e informações, tudo para que você encontre o seu baralho ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O baralho francês é o mais vendido do mercado, e o mais popular também, com 52 cartas e 4 naipes.
  • Há modelos que melhor servem alguns jogos específicos, como o poker, por exemplo, com tamanhos e tipos de cartas mais adequados.
  • Entre as marcas de baralho mais buscadas estão a Copag, brasileira, e a Bicycle, americana.

Você também pode gostar:

Os melhores baralhos: Os favoritos da redação

Entre maços, maletas e estojos, nós da ReviewBox elegemos os melhores baralhos do mercado. Foram usados como critérios o tipo e a qualidade das cartas, a estética de seus naipes e ilustrações e até o conjuntos vendidos.

O melhor baralho para poker

O Baralho Texas Hold'em da Copag combina o luxo do poker com a qualidade da maior marca nacional de carteado. As cartas seguem o padrão para o jogo, medindo 63 x 88 mm e com naipe preto em grande escala. A caixa unitária vem com 55 cartas (incluindo um prático guia de jogadas) fabricadas em PVC de alta qualidade, de agradável manuseio e alta durabilidade.

O melhor baralho para noites de jogo

Se você não resiste a uma boa noite de carteado, o Copag Class Standard é o baralho para você. Trata-se de um estojo prático e resistente, com dois maços de 55 cartas cada, todas 100% de plástico e com o padrão Bridge, com 57 x 89 mm. Com o tradicional visual da Copag, a linha Class tem um deslize único e não marca, perfeito para quem joga várias modalidades.

O melhor baralho para colecionar

A Bicycle é mais do que uma marca, é uma grife de baralhos. Nesta edição comemorativa do Ano Novo Chinês do Cavalo, você tem um maço com o toque único da marca centenária, e ilustrações temáticas exclusivas, além de uma linda carta comemorativa. As cartas, aliás, vem no padrão poker size, de 63x88 mm, e a tecnologia patenteada Air-Cushion, que reveste um papel especial com uma película plástica exclusiva.

Guia de Compra

Além de ser uma ferramenta de entretenimento, o baralho é uma ferramenta social. Constrói interações ao seu redor e cria memórias e histórias a se contar. Agrega pessoas, jogos e culturas. Aliás, é uma cultura em si.

No Guia de Compra abaixo, vamos explorar suas variações e variedades, jogos, estilos e estéticas. Assim, você terá em mãos todas as ferramentas para encontrar o baralho certo.

 Imagem mostra um jogo de baralho improvisado, com quatro idosos, sentados em caixas de feira, usando uma caixa de papelão como mesa.

O baralho tem o poder de criar interações ao seu redor.(Fonte: Pontus Wellgraf/ Unsplash.com)

Quais os principais jogos de baralho?

Na vasta cultura dos jogos de baralho, é uma difícil tarefa listar qualquer jogo que a represente. Diferentes lugares jogam diferentes jogos, e de diferentes maneiras.

Ainda assim, é possível encontrar alguns denominadores comuns, alguns jogos que, apesar de terem nomes e até regras variadas, mantém a sua essência, e são de fato muito populares.

Mundialmente falando, o Poker é o jogo mais popular, assim como Texas Hold’em, sua variante mais dinâmica. O Blackjack (ou 21) é também muito jogado pelo mundo, tal qual a Paciência (ou Solitaire).

No Brasil, temos o Buraco; a Canastra, sua prima; o Can-Can, o Uno do baralho; o Truco, que reina soberano nas mesas de bares; o simplista Copas; e o Rouba-Monte.

Imagem mostra uma mão segurando uma série de cartas, com seus naipes à mostra para a câmera

O número de jogos possíveis no baralho é tão grande como o número de combinações de cartas.(Fonte: Skitterphoto/ Pixabay.com)

Qual o melhor baralho para truco?

O Truco é um dos jogos mais jogados no Brasil, pela sua dinâmica, velocidade e pelas interações que proporciona. Quem nunca gritou “truco!” na cara do adversário não sabe o que está perdendo. Quem nunca blefou nessas horas, também.

Além do blefe, outra coisa comum no truco são as trapaças, que em algumas mesas são consideradas como parte integral do jogo. (Sério, pesquise “trapaça no truco” no Youtube e surpreenda-se com o número de resultados).

Assim, considerando que o leitor da ReviewBox gosta de jogar limpo, o melhor baralho para o truco é aquele que não só atenda as características do jogo, de velocidade e dinâmica, como dificulte o trabalho dos trapaceiros.

Um baralho leve, com cartas no padrão Bridge(57 x 89 mm) e fabricadas em papel com revestimento plástico, seria a combinação ideal. As cartas teriam velocidade na mesa, resistência ao uso intenso e seriam dificilmente marcadas.

Imagem mostra quatro cartas soltas, ao lado de um maço de baralho, com todos apoiados sobre uma superfície escura.

O baralho para o truco precisa ser leve, veloz, e um pouco à prova de trapaças.(Fonte: novelrobinson/ Pixabay.com)

Como é o baralho de poker?

Os melhores baralhos de poker combinam as características adequadas à jogabilidade da modalidade com um visual clássico, aquela estética luxuosa dos cassinos, o “lar” do jogo.

Os melhores baralhos de poker combinam jogabilidade, visual clássico e estética luxuosa.

Para começar, as cartas têm um padrão de tamanho próprio, compridas em 63 mm e largas em 88 mm. Seus naipes costumam a ser maiores, para facilitar a aquela visualização cautelosa depois da distribuição das mãos.

Na composição das cartas, mais papel do que plástico, para um embaralhar mais eficiente. No visual, os naipes são mais elegantes, com traços mais curvilíneos e letras e números serifados.

Imagem mostra duas cartas - dois reis - sendo arremessadas sobre uma mesa de poker, durante um jogo.

Os baralhos de Poker têm tamanho e estética específicos. (Fonte: Michał Parzuchowski/ Unsplash.com)

Baralho Copag 139 ou 157?

A Copag é a grande marca brasileira de cartas, dominando mercado com baralhos diversos e de qualidade. Dentro do seu catálogo, são dois modelos os mais populares, os mais vendidos: o 139 e o 157.

O Copag 139 é o baralho, digamos, profissional da empresa. É muito usado em torneios e competições oficiais. Seu maço tem 55 cartas, sendo dois coringas e uma carta-garantia, que medem 89 x 57 mm e são fabricadas em papel couché de 290 de gramatura.

O Copag 157, por sua vez, é a linha mais básica, usada por amadores e por mágicos também. A configuração do maço é igual ao do 139, do número de cartas ao material, com a diferença da gramatura do papel couché, que é 275 g, o que o torna mais flexível, e por isso a predileção de mágicos.

139 157
Uso Competições Truques e jogos casuais
Configuração 55 cartas (2 coringas, 1 carta-garantia) 55 cartas (2 coringas, 1 carta-garantia)
Gramatura Papel couché 290 g Papel couché 275g

Onde comprar o baralho Bicycle?

O baralho Bicycle talvez seja o mais acessível dos baralhos de qualidade, com tecnologia de fabricação patenteada, ilustrações únicas e preços que variam dos R$ 20 aos R$ 100. Por conta disso, são muito populares no mercado brasileiro de cartas.

Assim, você terá um dificuldade média para encontrar alguns modelos nas lojas físicas. Isso porque será difícil a oferta em lojas de brinquedos, mas grande em lojas especializadas em baralhos.

Na internet é outra história, com grande variedade de modelos e preços em muitos sites, como a Amazon, o Mercado Livre, a Ludus e o Rei dos Baralhos.

Imagem mostra quatro cartas de um baralho Bicycle, todas ases, dispostas lado à lado e próximos ao restante do maço..

Os baralhos Bicycle têm grande qualidade e são acessíveis.(Fonte: Jungyeon/ Pixabay.com)

Quantas cartas têm cada tipo de baralho?

Ao longo de sua tradição secular, o baralho foi influenciado por diversas culturas, que hoje se traduzem em baralhos conhecidos por suas diferentes nacionalidades. Além de diferenças estéticas, eles apresentam número de cartas diferentes.

  • Baralho francês, o mais popular, pode ter 52, 55 e 56 cartas;
  • Baralho espanhol, 40, 48 ou 50 cartas;
  • Baralho lusófono tem 52 cartas;
  • Baralho de tarot, incríveis 78 cartas.
foco

Você sabia? No história do baralho francês, as 52 cartas representam as 52 semanas do ano, e os quatro naipes, as quatro estações do ano.

Critérios de Compra: como escolher o melhor baralho

Com tantos tipos, cartas e jogos, pode ser difícil eleger o baralho ideal. Por isso, montamos uma lista de critérios de compra, que são dicas baseadas nas características mais marcantes do baralho, que podem facilitar a sua escolha.

Vamos, é claro, falar de cada um dos itens acima individualmente, para que você possa reunir o máximo de informações antes da sua compra.

Número de cartas

Um dos primeiros pontos que você pode notar é o número de cartas do(s) maço(s) que você deseja comprar. Há claro, um número mínimo de cartas, mas há jogos que pedem uma quantidade específicas de cartas, como mais coringas e etc.

Vale também o lembrete de examinar o baralho de sua escolha, se você tiver a oportunidade, e checar se não faltam cartas, se há uma carta-garantia, ou carta reserva.

Imagem mostra cartas de baralho amontoadas aleatoriamente, com seus naipes e números voltados para cima.

O número de cartas de um baralho vai permitir ou não jogar certos jogos.(Fonte: Amanda Jones/ Unsplash.com)

Tipo de carta

O tipo de carta é outro ponto a se observar. Seu conjunto definidor, formado por material e dimensões, dita muito da experiência do usuário.

Nos materiais, os mais comuns são o cartão couché, um papel com revestimento plástico, e os de PVC, 100% plásticos.

As dimensões seguem alguns padrões, como o Poker, de 63 mm de comprimento e 88 mm de largura, e o Bridge, que é 57 x 89 mm.

Estilo dos Naipes

Observar o estilo dos naipes dos baralhos é uma questão mais de opção estética, de preferência mesmo. Há estilos mais clássicos, com traços mais cheios e “simples”, e mais modernos, com traços finos e mais detalhados.

Há baralhos temáticos também, que transformam alguns de seus naipes. A questão é escolher o que agradar mais.

Imagem mostra uma mão segurando um ás de espadas com a ponta dos dedos, sobre um fundo azul.

Escolher um baralho cujo visual dos naipes te agrade vai melhorar sua experiência de usuário.(Fonte: Will Porada/ Unsplash.com)

Kit ou Estojo

Se você gosta mais de jogar buraco, canastra, tranca e similares, você precisa necessariamente de pelo menos dois maços. Se gosta de receber pessoas na sua casa para uma jogatina, também não dá para ficar preso num único baralho.

Assim, por que não ir atrás de um kit de baralhos, ou um belo estojo? Você não só aumenta suas possibilidades de entretenimento, como facilita o transporte, armazenamento e organização dos seus baralhos.

Se esse for o caso, procure notar o material do estojo, sua praticidade e a sua resistência.

(Fonte da imagem destacada: dolgachov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.