Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de uma boneca que atravessou o tempo e virou até artigo de colecionador: a Barbie. A boneca mais famosa do mundo continua em alta hoje em dia e, a cada ano, continua provocando revolução.

Mais próxima da realidade feminina, a Barbie se reinventou e hoje é possível encontrar diferentes versões da boneca. Assim, cada uma ao seu estilo, pode se identificar com a boneca.

Neste artigo, vamos levar você em uma viagem sobre o mundo da Barbie e mostrar o que se deve levar em conta antes de comprar a boneca, seja para você ou para as crianças.

Primeiro, o mais importante

  • Após 60 anos, a boneca Barbie se mantém como sonho de consumo de meninas e colecionadores de todo o mundo.
  • A boneca, que já foi estrela de cinema e séries de TV, superou estereótipos e hoje aparece em versões com diferentes profissões, estilos, tamanhos, formas e cores, para agradar a todos.
  • Vamos mostrar aqui como fazer para adquirir a boneca Barbie ideal em meio a tantas opções disponíveis hoje em dia no mercado.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de Barbie: Nossas favoritas

O desejo por uma boneca cada vez mais se relaciona ao estilo e personalidade, seja da criança ou do adulto. Sabendo disso, a Mattel, fabricante da Barbie, inova a cada ano.

Por isso, a seguir nós vamos apresentar para você os melhores e mais populares tipos de Barbie disponíveis hoje em dia no mercado.

Para despertar a criatividade das crianças

A Barbie Pintando seu Estilo é uma boneca na versão loira e que possui roupas que podem ser customizadas pela criança. Por isso, essa Barbie acompanha mais de uma peça de roupa, além de bolsa e cinco canetas coloridas. Dessa forma, você pode criar estampas no vestuário da boneca, estimulando a criatividade e produzindo roupas exclusivas.

Uma Barbie que representa mulheres reais

Parte da série de bonecas da linha Fashionista, esta é uma Barbie com o corpo curvilíneo e cabelos escuros e longos. Além disso, essa Barbie vem com uma blusa de babados rosa com flores azuis e bermuda também floral, para celebrar a primavera, além do tênis branco e uma tiara.

Para brincar com os cabelos da sua Barbie

A Penteados dos Sonhos é uma Barbie com cabelos compridos e loiros, para que você possa criar vários penteados. Além disso, estão inclusos babyliss e bobs de cabelo, para você enrolar o cabelo dela, sem necessidade de calor. Também inclui uma escova de pentear o cabelo, uma tiara e acessórios para enfeitar os penteados.

Uma boneca para incentivar as atividades físicas

A Barbie Feita para Mexer é a boneca que cuida do corpo com atividades físicas, como a yoga. Morena com cabelos lisos, esta boneca é inspiração para cuidar da saúde. Com blusa de ginástica e calças elegantes, esta boneca é capaz de dobrar 22 partes do corpo e criar movimentos aeróbios e alongamento.

Guia de Compra

Pode parecer simples escolher a Barbie ideal, se você considerar os modelos mais conhecidos, em geral loiros e magros. Porém, as opções da boneca cresceram com opções mais modernas e atuais.

Para ajudar você a conhecer os modelos mais famosos e saber o que é preciso observar antes de comprar a Barbie, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisar.

Menina brincando com bonecas barbie.

A Barbie atravessou gerações e continua sendo a boneca mais famosa do mundo.
(Fonte: tixti / 123RF)

O que é uma boneca Barbie?

A Barbie é uma boneca com características e traços de adolescente ou adulta, que possui corpo articulado, pernas flexíveis e, em geral, possui 29 cm.

Justamente por suas características, que imita uma mulher elegante e feliz, a Barbie se tornou a boneca mais famosa e vendida em todo o mundo. Não à toa, em 2019 ela completou 60 anos de existência.

Mas para atingir o sucesso e trazer a boneca cada vez mais para a realidade, os materiais de fabricação da Barbie evoluíram muito ao longo do tempo.

Hoje em dia, as bonecas são criadas com vinil macio, vinil sintético e elastômero. Esses materiais permitem, assim, que Barbie tenha uma estrutura mais flexível do que os modelos antigos.

Os cabelos das Barbie possuem diferentes cores e formatos e são feitos de fibras sintéticas e nylon enraizadas e costuradas na cabeça.

As roupas também são variadas e sempre inspiradas nas tendências da moda de cada época.

A Barbie foi a primeira boneca do mundo a ser maquiada e a receber acessórios.

Os olhos são feitos com tinta à base de água, que é ecologicamente correto ao contrário das primeiras versões que utilizava tinta à base de solvente.

A Barbie também foi a primeira boneca do mundo a ser maquiada e a receber acessórios. Além disso, desde o seu lançamento até hoje, a Barbie ditou moda, comportamento e se reinventou em forma e estilo.

Nas primeiras décadas de sua existência, a grande maioria das bonecas Barbie eram loiras e magras. Hoje, porém, existem versões das mais diversas: morenas, negras, orientais, altas, baixas e curvilíneas.

Além disso, como veremos em detalhes mais à frente neste artigo, a Barbie pode ser encontrada representando culturas do mundo, personalidades e profissões.

Barbie com câmera filmadora.

Em 60 anos a Barbie ganhou diferentes formas e várias profissões. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Outra marca das bonecas Barbie são os seus acessórios. As coleções de bonecas são lançadas com vários itens adicionais como, por exemplo, roupas e sapatos variados, enfeites de cabelo, joias, além de carros, casas, animais de estimação, ferramentas de trabalho, entre outros.

Tamanho o sucesso da Barbie que a boneca vai muito além do sonho de criança. Há tempos a boneca se tornou um item de luxo e de especial interesse entre os colecionadores.

Alguns modelos de Barbie chegam a valer milhares de dólares e são muito disputados entre os amantes da boneca.

Ao longo dos anos, a Barbie também ganhou amigos, amigas e o famoso namorado, o Ken. Sem contar que a boneca coroou o seu sucesso fazendo parte de filmes, séries de TV, história em quadrinhos e jogos eletrônicos.

Como surgiram as bonecas Barbie?

A boneca Barbie surgiu em 1959 quando a presidente da empresa de brinquedos Mattel, a americana Ruth Handle, se inspirou em outra boneca para criar uma versão para a sua filha, Barbara.

Ruth e seu marido Elliot Handler observaram que Barbara, ao começar a crescer, brincava com bonecas de papel e com traços mais infantis, porém sempre imaginando que as bonecas seriam mais adultas.

Foi então que Ruth percebeu que só existiam no mercado bonecas com a aparência de bebê. Ruth viu nessa constatação a necessidade e a demanda por bonecas com traços mais adolescentes e adultos, para acompanhar o crescimento das meninas.

Assim, durante uma viagem para a Alemanha, em 1959, Ruth encontrou uma boneca com traços mais jovens e que já era comercializada desde 1955 na Europa.

A boneca, conhecida como Bild Lilli, foi a grande inspiração para que Ruth criasse a Barbie. Por isso, no mesmo ano, Ruth iniciou o projeto de criação da boneca na sua empresa Mattel.

O nome dado à boneca foi em homenagem a filha de Ruth. Assim a boneca recebeu o nome oficial de Barbara Millicent Roberts. Mas ela ficou mesmo conhecida pelo apelido Barbie.

O lançamento oficial da Barbie ocorreu em 9 de março de 1959, em uma feira de brinquedos na cidade de Nova York em que cada boneca foi vendida por 3 dólares.

Mas o fato é que a Barbie começou sua história com controvérsias. A Mattel foi acusada de copiar a boneca alemã. Após muitas críticas, a Mattell comprou os direitos autorais de Bild Lilli, que teve sua produção encerrada em 1964.

Como a Barbie evoluiu ao longo do tempo?

Desde seu lançamento, a Barbie sempre tentou representar o ideal feminino. Por isso, em geral, a boneca era retratada como uma mulher jovem, bela e sorridente.

Mas, também por representar o ideal e não necessariamente a realidade, a Barbie desde sempre foi amada e criticada.

As críticas incluíam especialmente o formato do corpo perfeito e inatingível: magra demais; além de privilegiar a boneca loira e branca.

Por isso, ao longo das décadas, a boneca passou por muitas transformações e evoluiu gradativamente até chegar à diversidade de formas, tons de pele e estilos.

Barbie de cabelo curto e Barbie de cabelo escuro.

A Barbie passou por muitas transformações para se adequar à realidade de cada época. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Em 1965, a Barbie ganhou pernas flexíveis e, em 1968, apareceu em versão remodelada, com olhos azuis e cílios longos.

E não apenas ela se transformou, mas também os bonecos e bonecas que surgiram em seguida para compor o seu mundo. O namorado Ken, por exemplo, foi lançado dois anos depois, em 1961.

O curioso é que o nome do Ken também foi inspirado em um dos filhos do casal Ruth e Eliot, donos da Mattel, o garoto Kenneth Handler. Desde então, Barbie e Ken acompanham as tendências de moda e comportamento de cada década.

Foto do rosto de um Ken loiro surfista.

O nome Ken foi inspirado no filho dos donos da Mattel, Kenneth Handler. (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Por exemplo, na década de 1970, quando o movimento hippie estava em seu auge, a Barbie soltou os cabelos e ganhou um trailer para morar onde quisesse.

A primeira amiga de Barbie chegou em 1969. Christie foi a primeira boneca negra lançada no mercado norte-americano.

Em 1996, Barbie ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que usava cadeira de rodas. Em 2000, Barbie usava telefone celular e computador. A partir daí a boneca mais famosa do mundo começou a ganhar profissões.

Qual é a linha do tempo da história da Barbie?

Como vimos, a história da Barbie é longa e cheia de fatos que refletiam os desejos das mulheres e meninas de cada época.

Por isso, a seguir você vai conhecer um pouco da linha do tempo que conta os momentos mais importantes de sua existência:

  1. Barbie Vintage Ponytail (1959-1966): Esse foi o primeiro modelo de Barbie criado. Nesta época, a Barbie tinha cabeça, braços e pernas que podiam ser movidos. Mas apenas em 1965 é que foi lançada a primeira Barbie com joelhos dobráveis e olhos que piscavam.
  2. Barbie Malibu (1971): A Barbie Malibu refletia um estilo de vida mais despreocupado, já que à época o corpo bronzeado era o padrão de beleza.
  3. Barbie Superstar (1977): No auge da Era Disco, o look da Barbie contava com vestidos cintilantes. Foi também a primeira vez que um sorriso apareceu no rosto da Barbie.
  4. Barbie Great Shape (1983): No começo dos anos 1980, a Barbie superfitness preocupada com a saúde e o corpo, chegou fazendo exercícios físico.
  5. Barbie Cabelos Longos (1992): Um dos maiores sucessos de venda chegou às prateleiras em 1992. Esta Barbie podia ter a cor do cabelo mudada instantaneamente com a adição de água.
  6. Barbie em O Quebra-Nozes (2001): O primeiro dos 15 filmes estrelados pela boneca nos anos 2000, “Barbie em O Quebra-Nozes”, foi lançado em 2001. Mas, a primeira produção a contar com a participação dela foi de 1987 no “Barbie: a estrela do rock”.
  7. Barbie mais cara do mundo (2008): A Barbie mais cara do mundo foi lançada em setembro de 2008 durante lançamento do DVD Barbie e o Castelo de Diamantes. No valor de US$ 94,8 mil, ela vinha com tiara, sandálias, brincos, colar, pulseira e anel adornados com diamantes. Só no vestido, haviam 44 brilhantes.
  8. Tattoo Barbie (2011): Mais moderna do que nunca, na década de 2010, Barbie sofreu mais uma repaginada: descolada, agora ela também exibia em seu corpo inúmeras tatuagens.

Como a Barbie se adaptou e rompeu com os estereótipos?

De 2011 para cá a boneca Barbie sofre as mais importantes transformações. Isso ocorreu após décadas de críticas e polêmicas a respeito das medidas perfeitas da boneca.

A Barbie loira, magra, alta e com cabelos lisos viu sua grande transformação em 2016. Neste ano, a Mattel incluiu três novos formatos de corpo – baixo, alto e curvilíneo –, além de uma variedade grande de tons de pele, estilos de cabelo e roupas.

Dessa vez a Barbie vem em opções de pele negra com cabelos cacheados, afros, curtos, sapatos com ou sem salto, entre outros.

MattelFabricante da boneca Barbie

“Quando uma menina brinca com Barbie, ela imagina tudo que pode se tornar. Você pode ser qualquer coisa.”

Além da diversidade étnica e física, a Mattel também começou a falar sobre empoderamento feminino em suas campanhas publicitárias.

Daí surgiram as Barbies como engenheiras, médicas, jogadoras de futebol, paleontólogas, veterinárias e empresárias.

Vale lembrar, porém, que a Barbie já teve outras profissões desde o seu lançamento como, por exemplo: bailarina, enfermeira, piloto e astronauta, totalizando mais de 200 profissões em seis décadas.

  • 2015: Ampliação linha Profissões.
  • 2016: Lançamento da linha Fashionistas com bonecas de 3 formatos de corpo, 7 tons de pele e 24 estilos de cabelo.
  • 2017: Lançamento da primeira Barbie usando o véu islâmico, o hijab.
  • 2018: Lançamento da linha Mulheres Inspiradoras, em homenagem a ícones femininos como a pintora Frida Khalo.
  • 2018: Lançamento da Barbie engenheira robótica, com lições de programação, lógica e resolução de problemas.
Uma barbie loira com blusa rosa e uma morena com blusa verde.

As novas Barbies representam a mulher moderna e real. (Fonte: Alexas_Fotos / Pixabay)

Como é a Barbie no mundo da moda?

Os estilistas brasileiros Walter Rodrigues, Lino Villaventura e Alexandre Herchcovitch já criaram roupas para a Barbie.

Além de inspiração para crianças de todo o mundo, a Barbie teve grande influência na moda e chegou até ao universo da alta-costura.

Ao longo dos anos, a boneca já ganhou vestidos feitos sob medida por mais de 70 dos mais importantes estilistas do mundo, como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani.

No total, a boneca Barbie e os seus amigos já ganharam mais de 1 bilhão de roupas, criadas desde 1959. No Brasil, os estilistas Walter Rodrigues, Lino Villaventura e Alexandre Herchcovitch já criaram roupas especialmente para a boneca.

Barbie afro com vestido de festa.

A Barbie já foi vestida por grandes nomes da alta-costura de todo o mundo. (Fonte: ErikaWittlie / Pixabay)

Quais as maiores curiosidades sobre a boneca Barbie?

Em 60 anos de vida é natural que haja uma enorme quantidade de fatos e curiosidades sobre a Barbie que você não deve conhecer.

Por isso, separamos alguns dados interessantes sobre o universo tão vasto desta boneca:

  • A cada três segundos, duas bonecas Barbies são vendidas no mundo.
  • A boneca Barbie é vendida em 120 países.
  • A boneca mais vendida, com mais de 10 milhões de unidades, foi a Totally Hair, com cabelos que chegam até os pés.
  • A Barbie é atualmente fabricada na China.

Quais as vantagens da Barbie?

Entre polêmicas e transformações, o fato é que a cada dia a boneca Barbie acumula mais e mais vantagens.

Especialmente hoje em dia com tamanha diversidade, a Barbie tem a grande vantagem de estimular a criatividade e o empoderamento das crianças, a aprendizagem de profissões e lições do dia a dia.

Mais do que isso, não raro quem é apaixonado pela Barbie costuma inovar criando, no estilo faça você mesmo, outras peças de roupa e acessórios e espaços para a Barbie brincar e viver.

Barbie estudante usando óculos e segurando livros em um gramado.

Hoje a Barbie representa diversas personalidades. (Fonte: ErikaWittlie / Pixabay)

Além disso, hoje em dia é possível encontrar modelos da boneca Barbie com preços superacessíveis. Mas é claro que, ainda que a boneca tenha se diversificado, o padrão de perfeição estética não foi completamente resolvido.

Um dos pontos negativos, especialmente de acordo com os pais, é que a boneca mesmo tendo variado e se tornado inclusiva ainda prioriza o estereótipo da mulher perfeita.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da boneca Barbie:

Vantagens
  • Variedade de formas, tons de pele e tamanhos
  • Variedade de roupas e acessórios
  • Para todas as idades
  • Estimula a imaginação
  • Preços acessíveis
Desvantagens
  • Agrega valores considerados inadequados para alguns pais
  • Define padrão de beleza difícil de ser atingido

Quanto custa uma Barbie?

O preço da Barbie varia bastante de acordo com a linha de bonecas, as roupas e os acessórios que a acompanham. Dessa forma, a boneca Barbie pode custar entre R$ 35 e R$ 600.

Em geral, os modelos mais caros são as bonecas colecionáveis, que são confeccionadas em menor quantidade e de forma exclusiva.

Onde comprar uma Barbie?

Você vai encontrar a boneca Barbie à venda em lojas de brinquedo, de departamento e em hipermercados, como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

No entanto, nós recomendamos que você compre a Barbie em lojas online como a Amazon e a Amazon Brasil, por exemplo.

O fato é que nessas lojas você encontrará uma gama muito maior de bonecas exclusivas, que raramente são encontradas nas lojas físicas. Além de você realizar a sua compra do conforto da sua casa.

foco

Você sabia que a Barbie é originária da cidade fictícia de Willows, nos Estados Unidos, e estudou na Willows High School?

Ao longo do tempo, os membros da família foram aparecendo e, atualmente, Barbie tem seis irmãos: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999).

Durante as seis décadas, Barbie também já teve mais de 40 animais de estimação, entre gatos, cachorros, cavalos, urso panda, filhote de leão e até uma zebra.

Critérios de Compra: O que você deve considerar antes de comprar a Barbie

Como vimos, hoje em dia as opções de modelo da boneca Barbie são imensas. Por isso, pode ser complicado escolher a boneca ideal, especialmente se você quer presentear uma criança.

Para ajudar você nessa missão, lembramos que o tipo de boneca deve refletir, estimular e empoderar a personalidade crianças. Além, é claro, de inspirar o respeito às diversidades.

Dessa forma, listamos abaixo os fatores que você deve observar antes de comprar a boneca Barbie:

  • Temática
  • Estética
  • Acessórios
  • Preço

A seguir, nós vamos detalhar cada um desses fatores para você comprar a Barbie dos seus sonhos.

Temática

Como vimos, ao longo de seis décadas milhares de bonecas em diferentes versões foram lançadas. E isso não foi à toa já que cada boneca traduz uma personalidade, uma época, comportamento ou pensamento.

Por isso, é fundamental que você observe a temática da boneca Barbie antes de realizar a sua comprar. Dependendo da mensagem que a boneca passa, ela pode influenciar positiva ou negativamente a criança.

No entanto, isso não quer dizer que exista uma temática da Barbie melhor do que outra.

Três barbies diferentes.

Escolha a temática de acordo com o que você quer passar para seus filhos. (Fonte: twlzart / 123RF)

Os especialistas em educação infantil recomendam apenas que você diversifique os tipos de bonecas oferecidos para as crianças.

O ideal é que a Barbie possa estimular o aprendizado, a aceitação e o respeito às diferenças, além de promover o encorajamento de que a mulher é livre para fazer as suas escolhas.

Assim, é possível que você escolha entre uma gama enorme de modelos de Barbie, que tanto refletem interesses profissionais, como personalidades inspiradoras e questões relacionada à saúde e à consciência corporal.

Confira a seguir as principais temáticas da boneca Barbie disponíveis hoje no mercado:

  • Profissão: Jornalista, musicista, veterinária, dentista, médica, arquiteta, professora de artes, piloto de corrida de carro, piloto de avião, chef de cozinha, engenheira, paleontóloga, astronauta, executiva.
  • Esporte: Jogadora de futebol, tênis, skate, praticante de Yoga, bailarina, esquiadora, lutas marciais.
  • Cotidiano: Mãe, dona de casa, babá de cachorro, cozinheira, cuidados pessoais, lazer.
  • Moda: Fashionistas e clássicas.
  • Personagem de filmes: Sacrlet O’Hara de “E o vento levou”; Rose do “Titanic”; “Supergirl”; Mulher Maravilha; Batgirl; Jane da saga “Crepúsculo”; Elza de “Frozen”.
  • Mulheres inspiradoras: Patty Jenkins, cineasta dos EUA; a medalhista olímpica de snowboard Chloe Kim (EUA); Hélène Darroze, Chef de cozinha (Fança); Lorena Ochoa, golfista profissional (México); Hui Ruoqi, campeã de voleibol (China) e etc.

Estética

Além de levar em conta a temática da Barbie é fundamental que você observe a estética da boneca.

Como vimos, o padrão da boneca loira, alta e magra já não é mais uma regra e hoje em dia é possível encontrar versões que representam diferentes tipos de corpos, tons de pele e de cabelo.

Barbie ruiva.

Hoje existem versões da Barbie com diferentes cores de pele, cabelo e formato de corpo. (Fonte: Pezibear / Pixabay)

Dessa forma, é importante que você escolha uma estética que alimente o reconhecimento e empodere a criança além de promover a compreensão e o respeito à diversidade.

Em geral, você vai encontrar a boneca Barbie com as seguintes opções:

  • Cor de cabelo: Preto, castanho, ruivo, loiro, branco e colorido.
  • Tamanho do cabelo: Longo, muito longo, chanel e curto.
  • Tipo de cabelo: São 24 opções, entre liso, ondulado, cacheado, afro, trançado e etc.
  • Cor da pele: São 7 cores que variam entre negra e branca.
  • Formato do corpo: Curvilínea, baixinha e alta.

Além disso, você também vai encontrar a boneca Barbie com 22 opções de cores diferentes de olhos. Tente diversificar, comprando bonecas com diferentes estilos para seus filhos.

Acessórios

Depois de escolher a Barbie ideal de acordo com as características de personalidade, profissão e estética é hora de observar os acessórios que acompanham a boneca.

Você vai encontrar muitos modelos em que são vendidos apenas as bonecas, com uma peça de roupa e sapatos, por exemplo.

No entanto, a grande maioria inclui outros acessórios para compor não apenas o visual da Barbie, mas para ajudar seja na profissão ou na caracterização do ambiente em que a boneca vive e trabalha.

Não raro você vai encontrar a Barbie acompanhada do seu carro ou de alguma parte da casa. Também existem as Barbies que já vem com a pizzaria onde trabalham ou o consultório médico.

Nesse caso, além da estrutura do local de trabalho, acompanham a boneca vários acessórios e instrumentos de trabalho.

Em outros casos, a Barbie pode incluir acessórios como celular, escova de pentear cabelo, joias, sapatos e roupas extras para trocar.

O fato é que vale a pena escolher uma boneca que venha com alguns acessórios, já que os itens extras comprados à parte costumam ser muito mais caros.

Preço

Como vimos, a Barbie vai de R$ 35 a R$ 600, podendo ser ainda mais cara. Então nesse cenário, preço é sim um critério de compra importante de ser analisado. Tente achar um equilíbrio entre um bom investimento dentro do seu orçamento.

Embora as mais baratas sejam mais simples e contenham menos acessórios, elas podem realizar o sonho da criança ter uma boneca Barbie.

Lembrando que no mercado online você encontrará as melhores ofertas e também opções que caibam no seu bolso e se encaixem no perfil que você esteja procurando.

(Fonte da imagem destacada: ErikaWittlieb / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...