Imagem de barraca de camping no meio da natureza.
Ultima atualização: 6 de março de 2020

Como escolhemos

Products

18Produtos analisados
Hours

24Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

70Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Se acampar é o seu objetivo, o nosso é lhe dar todas as informações e dicas necessárias para escolher a melhor barraca de camping disponível no mercado.

São tantas opções disponíveis, que decidir o modelo ideal pode ser uma tarefa bem complicada. Entender suas necessidades faz a diferença. Muitas vezes, é preciso ir além do conceito de boa ou ruim. Você vai precisar definir, antes de tudo, o tipo de barraca que você precisa e qual modelo se encaixa melhor.

Lembre-se que seja por alguns dias, semanas e até meses, a barraca de camping será a sua casa e de quem estiver junto. Siga conosco que iremos lhe mostrar tendências, novidades e tudo o que você precisa saber para encontrar a barraca de camping ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O tamanho da barraca é um fator inicial importantíssimo. Defina o espaço interno que você precisa – e deseja – e a capacidade da barraca em termos de números de pessoas. Não são poucos os casos de barracas que apontam uma coisa na descrição, e na prática é completamente diferente.
  • O material utilizado vai dizer muito sobre sua barraca de camping, pois afeta em termos de resistência, durabilidade, ventilação, impermeabilidade, preço, entre outros.
  • Outro fator importante e que varia muito é o preço. Você vai encontrar modelos de barraca de camping menores e mais simples, a partir de R$80, até os modelos maiores, mais resistentes e elaborados, que podem chegar a mais de R$3.000.

Você também pode gostar:

Melhores barracas de camping: Nossas recomendações

Acampar pode ser sinônimo de descanso, um momento com amigos ou com a família, pode ser também uma filosofia de vida ou uma atividade ao ar livre. Seja qual for seu perfil, as opções são bastante variadas.

Para lhe ajudar, listamos os melhores modelos de barraca de camping para que você possa escolher a sua e colocar o pé na estrada.

1º – Barraca de Camping – Azteq

A barraca de camping Mykra, da marca Azteq, é leveza, fácil de montar e resistente a climas extremos, com muita chuva e vento. O modelo 3 estações é indicado até três pessoas, mas garante mais conforto com 2 ocupantes.

O sobreteto é feito em poliéster siliconado e as costuras automáticas são diferenciais em termos de impermeabilização (coluna d’água com capacidade de 6.000mm). A estrutura é composta ainda por varetas de duralumínio aeronáutico e estacas em alumínio.

O piso é em poliéster mais grosso para evitar rasgos e furos. O tecido interno, com telas, garante mais ventilação. Tem tela mosquiteiro, canaletas e argolas para pendurar luzes e outros objetos.

2º – Barraca de Camping Spider – MOR

Desenvolvida pela MOR, esta barraca de camping é fácil de montar. Com varetas em fibra de vidro, totalmente articuláveis e acopladas junto ao tecido, a montagem é acionada por meio de cordas. É só puxar uma para cada lado que em instantes a barraca estará pronta no terreno.

O modelo, que é para até 5 pessoas, conta ainda com alguns porta-objetos e coluna d’água com capacidade de 1.200mm. O teto e o sobreteto são em poliéster e o piso em polietileno. Uma janela ampla garante circulação de ar.

3º – Coleman 4 Season com Sistema WeatherTec

Como o nome diz, a Coleman 4 Season é uma barraca para todas as estações do ano. O Sistema WeatherTec foi desenvolvido para climas frios, quentes ou úmidos, e impede a entrada de água. Abriga até 4 pessoas.

O piso é impermeável e ela tem sobreteto completo que se estende para o chão, para melhor proteção contra chuvas e mudanças extremas de clima. Tem grampo para acessórios como lampião e ventilador, e é de montagem extremamente fácil, podendo ser concluída em menos de 10 minutos.

4º – Barraca Indy – Nautika

Este modelo para até 3 pessoas é o menor da linha Indy, da Nautika. A porta tem sobreteto completo, o que aumenta a sensação de espaço interno, e proporciona excelente ventilação e respiração. A barraca tem um sistema de zíper em coloração contrastante para facilitar a localização.

O sobreteto e o tecido interno são de poliéster, com tela mosquiteiro. O piso é em polietileno de alta densidade e anti fungo. Com proteção solar, a coluna d’água segura até 2.500mm, mas o peso total da barraca passa dos 4kg.

5º – Barraca Venus Ultra – Guepardo

Feita de poliéster de alta qualidade, esta barraca de camping em formato iglu comporta até 5 pessoas, mas proporciona mais conforto quando ocupada por menos gente.

As costuras são seladas com fita de silicone, resistente, as varetas são em fibra de vidro e o piso é em poliuretano de alta resistência antifungo. A barraca tem 2 entradas com portas duplas, além de mosquiteiro, sobreteto com ventilação lateral, entrada de ar no teto e 2 porta-objetos internos.

Guia de Compra

O número de pessoas que preferem as hospedagens alternativas, como campings, tem crescido anualmente, de acordo com o Ministério do Turismo. Isto é motivado pelo turismo ecológico e pela interação com a natureza.

A barraca de camping é item essencial e aqui no nosso Guia de Compra, você terá informações valiosas para saber exatamente qual barraca escolher para os seus próximos acampamentos.

Uma mulher relaxa enquanto toma uma xícara de café sentada em uma pedra ao lado da barraca de camping.

A barraca de camping é item essencial de um acampamento e será a sua casa durante o período escolhido. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

O que são as barracas de camping e quais as suas vantagens?

Uma barraca de camping tem o papel da sua casa enquanto você estiver acampando. Mais que dormir, é nela que você guardará seus pertences e sua comida e ela será seu abrigo para qualquer ocasião.

Antes de analisar cada detalhe de cada modelo disponível no mercado, você precisa ter muito claro o que você deseja.

Costuma-se dizer entre campistas que não existe uma barraca boa ou ruim, excelente ou péssima, o que existe é o modelo que mais (ou menos) atende sua necessidade naquele momento.

Você é quem saberá qual tipo de acampamento pretende fazer, e aí sim conseguirá encontrar a barraca ideal para isso.

View this post on Instagram

@moonmountainman As many of you probably know, most the the adventures that I have been on over the past year have have been with my wife and now 1 year old daughter. While on those adventures we’ve been documenting our experiences from the day my daughter was born to her first backpacking trip at 2 months old to her first trip over seas where we lived in a van for 2 months in New Zealand while exploring that beautiful country. The experience has been the highlight of my life and my wife, @rebornbyadventure, has just finished putting together a video that documents our first year together as a family. Link is in the bio. I hope you enjoy it! You can follow more of our adventures as a family at @moonmountainlife – #campinghiking #camping⛺️ #campingwithkids

A post shared by Camping | Hiking | Outdoors 🏕 (@campinghiking) on

O tipo de terreno onde você pretende acampar e se o local tem alguma estrutura são fatores que influenciam muito. O clima a região de destino, se tem muita chuva ou vento, se a temperatura cai muito à noite. Tudo isso importa.

Outra coisa que é bacana saber antes de escolher a sua barraca de camping é se ela será utilizada de vez em quando, ou se acampar será um hábito mais frequente. Resistência e durabilidade dependerão disso.

Com tantas variáveis, tanta coisa para pensar e decidir, há quem desista antes de começar. Optar por pousadas e chalés, pode até lhe poupar algum stress, mas tem o preço a ser pago.

Além disso, acampar é uma experiência única de imersão na natureza. Relaxar com amigos, familiares e até mesmo sozinho pode renovar todas as energias. Conhecer lugares novos, dormir em meio a paisagem, tudo isso faz a diferença.

Veja a tabela a seguir com as principais vantagens e desvantagens de utilizar uma barraca de camping e acampar:

Vantagens
  • Contato com a natureza
  • Baixo ou nenhum custo
  • Praticidade
Desvantagens
  • Vulnerável a chuvas, vendavais, mosquitos, etc
  • Pouca ou nenhuma estrutura externa
  • Desconforto

Qual o tipo de barraca ideal para mim?

Já comentamos neste artigo e iremos nos aprofundar ainda mais na quantidade de variáveis existentes na hora de escolher a sua barraca de camping. E uma destas variáveis, como se não bastasse, ainda tem subdivisões.

É o caso do tipo de barraca a ser escolhido, que pode variar em formato e sazonalidade (ou situação/época/momento que a barraca será utilizada). Quanto ao formato, são basicamente três tipos mais comuns de barraca de camping que você irá encontrar no mercado: Canadense, Iglu e Tubular.

Imagem uma barraca triangular, modelo conhecido como canadense, armada em um gramado em meio à natureza.

Apesar dos modelos iglus dominarem boa parte do mercado, as barracas triangulares, chamadas de canadenses, já foram o modelo mais popular. (Fonte: markusspiske / Pixabay)

  • Canadense: Essa barraca tem aquele formato triangular, mais reta. Pode ser consideravelmente mais fácil de montar, mas o espaço interno é bem menor, se comparado aos demais.
  • Iglu: A barraca tipo iglu já é a mais popular entre os modelos oferecidos, e como o nome diz, tem o formato de um iglu. São duas varetas que se cruzam e proporcionam mais resistência a barraca, quando montadas corretamente. Costumam ser mais leves.
  • Tubular: Essa tem o formato de um túnel. São mais novas no mercado, e também bastante resistentes ao vento por conta das varetas cruzadas. Costumam ser bastante espaçosas.

Quando o clima influencia, qual barraca escolher?

Não é segredo para ninguém que o Brasil oferece um número infinito de lugares exuberantes para contemplar e, com certeza, para acampar. Mas por ser um país gigantesco, o clima varia bastante de região para região.

E essa variação influencia bastante na hora de escolher a sua barraca de camping. O calor que faz durante o verão (em estados do Nordeste, e no Rio de Janeiro, no ano inteiro) fez crescer a busca pelas barracas específicas para esta estação.

Mas há quem considere o investimento mais sério e prefira as barracas para 3 ou 4 estações, mais duradouras e resistentes à temperaturas mais baixas.

Imagem mostra uma barraca na areia da praia e um homem sentado ao lado, em uma cadeira, tocando violão.

Saber a época do ano que você deseja acampar pode fazer a diferença na hora de escolher a sua barraca de camping. (Fonte: Yassine_Noamani / Pixabay)

Para quem vai acampar em áreas mais inóspitas ou em países mais frios, ainda há a opção das barracas de montanha.

O importante é estar com o equipamento certo para a situação desejada. De nada adianta ir com uma barraca bem arejada onde a temperatura é negativa. Ou ter toda uma barraca para condições extremas se você vai acampar na beira da praia. Confira as vantagens de cada categoria antes de escolher sua barraca de camping:

Barracas de Verão Barracas 3 ou 4 Estações Barracas para montanhas
Ideal para O verão O ano inteiro O ano inteiro, principalmente no inverno
Peso Mais leve Material mais resistente Mais pesadas e resistentes
Vantagem Possuem maior ventilação Suporta temperaturas mais baixas Suporta condições extremas, neve
Outras características Preço mais baixo Mais duradouras Mais caras

Como prolongar a vida útil da minha barraca?

Estas dicas, se bem observadas, podem lhe garantir uma sobrevida ao seu equipamento e seu investimento.

Antes de montar, tente deixar o terreno o mais limpo possível, sem pedras, galhos ou outro objeto que possa perfurar ou cortar o piso da barraca. Evite também armar a barraca sob árvores para se proteger de raios e queda de galhos.

Durante o acampamento, procure fechar a barraca sempre que sair, pois isso evita a entrada de bichos. Evite também entrar na barraca com roupas e calçados sujos.

Ao voltar para casa, limpe bem sua barraca, mas nunca a guarde molhada. Deixe secar bem antes de guardar para evitar mofo e mau cheiro. Guardar a barraca úmida também pode fazer com que o tecido rasgue e estrague.

Quanto custa?

Como tudo relacionado à camping, o custo de uma barraca também é bem relativo e variável. Você vai encontrar modelos de barraca de camping menores e mais simples a partir de R$80, e boas opções de relação custo-benefício na casa dos R$200 a R$500.

E há também os modelos maiores, mais resistentes e elaborados. Caso esta seja a sua escolha, prepare bem o bolso, pois há modelos que podem chegar a mais de R$3.000.

Mesmo iniciando agora na vida de acampamentos, é importante não levar em conta somente o fator preço. Assim como quase tudo nessa vida, o barato pode sair muito caro. Lembre-se, mais uma vez, que a barraca é a sua casa.

Edmilson SilveiraEscritor

“Nunca será alto o preço a pagar pelo privilégio de estar bem consigo mesmo, e em paz com sua consciência. Isso é paz de espírito!”

Onde comprar?

Existem diferentes lugares para você comprar a sua barraca de camping. Algumas lojas esportivas, como Centauro e Decathlon, oferecem modelos de tamanhos e marcas variadas.

Dependendo do tamanho da loja, você pode encontrar barracas montadas, e isso é excelente para quem gosta de ver, e até entrar e testar fatores como tamanho, conforto e material.

Lojas de departamento como Americanas e Magazine Luiza também são opção, mas geralmente com menos modelos disponíveis.

Mas as melhores ofertas costumam ser encontradas nas lojas online, com destaque para Netshoes, Centauro e Amazon, considerada uma das primeiras referências no mercado norte-americano.

Na internet também você pode encontrar uma quantidade maior de modelos e opções. Estas lojas virtuais ainda costumam ter promoções inesperadas, ofertas e eventos de liquidação.

foco

Você sabia que as primeiras barracas teriam sido utilizadas na época pré-histórica, por povos nômades que vagavam de terras em terras e as utilizavam como morada?

Depois disso, o uso das barracas foi disseminado por exércitos em deslocamento, seja durante treinamentos ou combates, até chegar aos tempos modernos, quando a finalidade passou a ser o uso recreativo e esportivo.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de barraca de camping

Mais do que importante, estar com o equipamento adequado para o tipo de camping que deseja fazer é fundamental. Para isso, você deve saber quais os critérios e fatores que deve considerar.

A ReviewBox Brasil lhe ajuda a encontrar estes diferenciais e tudo o que você precisa observar atentamente durante sua escolha pela melhor barraca de camping.

Esses são elementos decisivos para a compra da barraca e vamos detalhar cada um deles para te ajudar a encontrar a melhor opção e preparar a bagagem.

Tamanho e espaço interno

Muitas marcas e modelos adotam seus próprios padrões para estabelecer o espaço interno das barracas e isso acaba sendo uma dor de cabeça. Você precisa ter bem claro em mente quanto espaço interno está buscando e qual o nível de conforto ou desconforto está disposto a encarar.

Muitas vezes o que você considera ser uma barraca para 2 pessoas, é rotulado como 4 ou até mais. Isto porque os fabricantes, normalmente, indicam quantas pessoas cabem na barraca e não consideram o espaço extra para mochilas, roupas, alimentos.

Uma dica para driblar esta situação é sempre comprar uma barraca de camping com uma capacidade maior, geralmente de uma pessoa acima, pelo menos.

Resumindo, se você precisa de uma barraca para um casal, procure modelos para 3 pessoas, e assim por diante. Isto vai lhe proporcionar mais conforto, mais espaço, principalmente se você tiver muita bagagem. Quer outra dica? Tente ver a barraca montada antes de comprar.

Anoitecer em um acampamento com uma fogueira e barracas em destaque.

Sempre devemos verifica o espaço interno da barraca para que esteja adequada ao seu objetivo. (Fonte: pooch_eire / Pixabay)

Peso

O peso é outro fator que precisa sim ser considerado, principalmente quando você precisar ser um caramujo e carregar sua casa nas costas. Pode acontecer de você precisar caminhar por alguma distância e tempo até o local do camping e quanto mais leve e menos volumosa for a embalagem, melhor.

O material com o qual a barraca é feita influencia bastante no peso. Outro item que implica muito é o tamanho e a capacidade. Confira a média de pesos para alguns tamanhos:

  • Pequenas (1 ou 2 pessoas): de 0,5kg a 1,5kg;
  • Médias (2 ou 3 pessoas): de 2kg a 4kg;
  • Grandes (mais de 3 pessoas): de 5kg a 10kg.

Muitas marcas tentam reduzir o peso fazendo pequenas alterações. Alguns modelos são produzidos com menos ou até sem zíperes para ficarem mais leves. Mas isso acaba prejudicando na ventilação e proteção.

O ideal é optar por barracas com armação de alumínio ou fibra de carbono, que além de serem mais leves, também são mais resistentes e não corroem quando expostas à chuva.

Imagem mostra uma barraca aberta, expondo alguns elementos como espaço, materiais e estrutura de montagem.

Tamanho, peso, material de produção e assessórios são fatores essenciais para levar em conta na hora de comprar uma barraca de camping. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Material de Produção

Pode não parecer, mas assim como uma casa, uma barraca é feita de diferentes materiais e estruturas. Tecido das paredes e do interior, tecido do revestimento, armação e piso são estas variáveis.

Paredes

O tecido das paredes geralmente é de poliéster de alta qualidade, que apesar da baixa elasticidade, tem maior resistência à abrasão e a rasgos, não apodrece, não se deforma com a umidade e é bastante leve.

O algodão proporciona boa ventilação, mas é fraco, apodrece facilmente e não resiste a muitas utilizações. E o nylon é mais resistente, bem elástico e leve, porém se deforma em caso de chuva. A quantidade de camadas de tecidos acaba influenciando no peso e no preço.

Revestimento

Quanto ao tecido do revestimento, ele pode ser em poliuretano, PVC ou silicone. Todos têm seus prós e contras e cabe a você pesquisar e avaliar.

Poliuretano é considerado um excelente material por dar à barraca mais flexibilidade e impermeabilidade. PVC não é tão recomendado por ser menos durável e mais pesado, além de ser frágil à mudanças de temperaturas e desgastes.

O revestimento de silicone tem uma boa elasticidade, aliado ao baixo peso. Também tem baixa absorção de umidade do solo, mas em locais muito quentes, ele solta um cheiro muito forte.

Armações

Moldam e sustentam sua barraca, são compostas por varetas e cordas. As varetas de alumínio, embora ainda utilizadas, estão pouco a pouco sendo substituídas por fibra de carbono ou de vidro, mais leves e mais resistentes… Ah, e mais caras também.

Piso das barracas

Proporciona mais conforto e aderência. Nestes casos, o material mais usado é o polietileno de alta resistência. Sempre bom lembrar de ter uma lona para estender sob a barraca, antes de montá-la. Isso pode lhe render uma sobrevida ao piso, além de ajudar a evitar insetos e umidade.

Ventilação e acessórios

Ventilação não é somente uma brisa para refrescar. Mais do que isso, é a passagem de entrada e saída de ar. Procure modelos que possuem janelas e portas amplas, além da tela de mosquiteiro. Isso vai garantir uma ventilação maior e irá evitar a entrada de insetos dentro da barraca.

Algumas marcas procuram saber detalhes, necessidades especiais que as pessoas costumam demandar na hora de acampar. Alguns itens tidos como extras ou supérfluos podem fazer uma diferença que você não imagina.

Bolsos internos e externos costumam oferecer espaços extras para guardar objetos e ferramentas. Alguns modelos vêm com ganchos para pendurar lanternas ou ventiladores, além de bolsas de transporte fáceis de manusear e guardar.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.