Imagem mostra, a partir de uma "moldura" formada por uma barraca, uma família sentada no topo de um monte, observando a paisagem montanhosa.
Ultima atualização: 21 de dezembro de 2019

Como escolhemos

6Produtos analisados

20Horas investidas

3Estudos avaliados

42Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O artigo de hoje foi feito para os aventureiros, aqueles que não ficam presos em casa, aqueles que anseiam por natureza, mas que não abrem mão de conforto e nem de um investimento inteligente. Vamos falar, claro, da barraca Nautika.

Da capacidade ao design, das tecnologias aos terrenos adequados, vamos destrinchar, neste Guia, os melhores modelos de barraca Nautika. A ideia é que as seções abaixo ajudem na pesquisa, na escolha e até na compra do modelo mais apropriado para você e sua aventura.




Primeiro, o mais importante

  • A Nautika trabalha com linhas de barracas que têm características principais diferentes, como espaço interno, praticidade, resistência, entre outros elementos.
  • Essas linhas se dividem internamente pela capacidade de cada barraca, a sua lotação máxima de pessoas, com modelos que cabem de uma a doze pessoas.
  • Você encontra barracas Nautika a partir de R$ 150, e por até R$ 2500.

Você também pode gostar:

As melhores barracas Nautika: As linhas ideais

As opções de barraca Nautika são tão vastas como os locais para acampar. Pensando nisso, montamos uma seleção contendo somente os melhores modelos da marca, com os atributos mais bem avaliados no mercado, e os que mais fazem sucessos entre os mais diversos aventureiros.

A barraca Nautika mais completa

Conforto, praticidade de transporte e montagem, espaço interno amplo e inteligente, assim como seu design. A barraca Indy tem tudo isso, e mais. Modelo para entre cinco e seis pessoas, possui duas portas com avancê abrigado, piso interno forrado e fechamento total, fora a coluna d’água de 2500mm. As janelas são transparentes e com ventilação extra-dimensionada nas laterais, além de sistema de zíper auto reparável e em cores contrastantes para localização mais rápida.

O modelo de barraca mais prático

A  Panda é uma das barracas mais fáceis de usar da Nautika. Modelo do tipo Iglu, é muito compacta, com menos de 150cm de largura, e muito leve também, pesando menos de 1,5 Kg. Com estrutura de varetas de fibra de vidro, a Panda é ideal para climas secos, com parte interna de poliéster impermeabilizado e coluna d'água de 600mm. Desenhada para duas pessoas, a barraca também tem bolso interno organizador.

A barraca Nautika mais espaçosa

Você dificilmente encontrará uma barraca maior do que a Arizona GT, com capacidade para 11 ou 12 pessoas. Com 6,30m de comprimento e mais de 2m de altura, tem um espaço interno enorme, estruturado por varetas com a tecnologia Nano Fiber e FlexMax, para resistência e flexibilidade em iguais intensidades. Para maior conforto da parte interna, conta com quatro bolsos organizadores, divisória de ambientes removível e teto com 50% de tela ultrafina.

Guia de Compras

Realmente, acampar não é algo fácil como um simples passeio, mas também não precisa ser um trilha tortuosa. Ainda mais com uma barraca Nautika, que atende às mais específicas necessidades do camping com o máximo de conforto possível, e muita tecnologia.

No Guia de Compras a seguir, vamos mostrar quais são essas necessidades e como elas são atendidas. Vamos detalhar as linhas, modelos e designs das diferentes barracas da Nautika, tudo para que você tenha claro qual é a ideal para o seu camping.

Imagem mostra três mulheres sentadas em semicírculo num acampamento, com uma barraca iluminada atrás, onde há também um homem.

Há uma barraca Nautika para todos os tipos de acampamentos e de campistas também. (Fonte: KML/ Unsplash.com)

Quais as vantagens da barraca Nautika Indy?

A barraca Indy é um dos modelos da Nautika com maior incidência no mercado, por ser um modelo equilibrado entre conforto e eficiência, e de certa versatilidade também, especialmente na questão climática.

O espaço interno é amplo nas diversas capacidades.

O espaço interno, por exemplo, é amplo nas suas diversas capacidades, principalmente entre quatro e seis pessoas, com lugar para colchões e para mochilas e outros itens, além de bolsos organizadores, para a melhor divisão do dormitório.

Essa boa utilização passa também pela presença do avanço, ou avancê, a "plataforma" entre a primeira porta da barraca e o dormitório de fato, nesse caso separado por mais uma porta. Há outros recursos inteligentes, como o zíper de cores contrastantes para uma localização mais fácil.

Por outro lado, é uma barraca um tanto pesada, até pela quantidade de extensões e recursos, além de ser pouco arejada, pelo menos para momentos de muito calor.

Vantagens
  • Espaçosa
  • Avanço
  • Recursos inteligentes
Desvantagens
  • Pesada
  • Pouco arejada

Por que a Cherokee é a barraca Nautika mais procurada?

Além da Indy, outra linha de barracas Nautika muito buscada no mercado é a Cherokee. Isso porque ela combina praticidade de transporte, facilidade de montagem e resistência, elementos muito valorizados para campistas, tanto para os mais contidos como para os mais aventureiros.

Sua costura é selada é termo-soldada, com varetas de fibra de vidro com a tecnologia Nano Fiber, além de ter uma coluna d'água de 2500mm, ou seja, uma barraca bastante robusta. Ao mesmo tempo, pesa apenas 2,5kg, sendo facilmente levada numa mochila, portanto.

Imagem mostra uma barraca montada sobre um terreno rochoso, iluminada por dentro. Ao fundo, o sol se põe.

A Cherokee é uma barraca robusta e prática, perfeita para quem precisa comprar uma barraca de maneira ágil. (Fonte: Nathan Dumlao/ Unsplash.com)

Como montar uma barraca Nautika?

Ainda que cada modelo tenha suas especificidades de montagem, dificilmente um modelo de barraca Nautika tem uma variação muito grande do método de encaixar as varetas num tecido único.

O ideal, portanto, é, de uma maneira geral:

  • Separar os itens, como a lona, o tecido, as varetas, etc.
  • Esticar o tecido da barraca, com os passadores para cima;
  • Montar as varetas, que vêm dobradas, deixando-as prontas para serem usadas;
  • Encaixar as varetas nos passadores, montando o "esqueleto" da barraca;
  • Por fim, fixando as pontas no chão, com os espeques e outros acessórios do conjunto.
Imagem mostra duas pessoas, um adulto e uma criança, montando uma barraca na grama.

Você monta uma barraca Nautika facilmente em cinco passos. (Fonte: dolgachov/ 123rf.com)

Quantas pessoas cabem numa barraca Nautika?

Um dos motivos da Nautika ter uma boa projeção no mercado de camping é a sua grande oferta de capacidades internas. A marca tem modelos que cabem de uma à doze pessoas, na maioria das vezes com indicação para uma ou duas pessoas, duas ou três, três ou quatro, e por aí vai.

Esse número é identificado como 1/2, 2/3, etc, e é visualizado facilmente nas embalagens. É também um identificador nas etiquetas e descrições de produtos na internet, como "Barraca Nautika Indy 5/6"

Imagem mostra, em primeiro plano, uma barraca montada sobre um terreno rochoso. Em segundo plano, uma mulher e seu cachorro no alto de um monte, observando as montanhas da paisagem.

As barracas Nautika tem espaço para muita gente, e para cachorro também. (Fonte: Robert Acurin/ Pexels.com)

Quais modelos de barraca Nautika são impermeáveis?

Todos os modelos de barraca Nautika contam com modelos de tecidos impermeabilizados, do teto ao forro interno. No entanto, apenas as barracas que contam com coluna d'água são verdadeiramente eficientes contra a chuva, como as linhas Indy e Cherokee.

Onde encontrar uma barraca Nautika grande?

Apesar da Nautika ser uma marca com grande presença no mercado brasileiro, a é pequena a probabilidade de você encontrar modelos grandes, com espaço interno amplo e uma capacidade de pessoas numerosa, numa loja "comum".

Sua melhor aposta, portanto, é em lojas especializadas em camping, como a Pé Na Trilha e a Mundo Terra, além do site da Nautika. Outras boas lojas virtuais são a Amazon e o Mercado Livre, com grande oferta de modelos grandes, e por vários preços.

Imagem mostra uma barraca extensa, montada ao lado de um cume de montanha, com malas e objetos de acampamento ao seu redor.

As lojas de camping são as melhores opções para encontrar barracas grandes da Nautika, além da internet, é claro. (Fonte: Conrad Liebowitz/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: Comparando modelos de barraca Nautika

Do espaço interno às extensões, são diversos os elementos que compõem e diferenciam as barracas Nautika. Nesta lista exclusiva de critérios de compra, elencamos apenas os mais importantes, aqueles que vão ajudar você a comparar e selecionar os melhores modelos, aqueles que mais combinam com você e o seu estilo de camping.

Capacidade

O primeiro e mais óbvio critério que deve guiar sua compra é a capacidade da barraca Nautika em questão. A variedade da marca é composta por modelos em que cabem uma pessoa e outros em que cabem doze.

Mais do que quantos amigos você pode chamar para sua barraca, esse número dita também todo design interno, e portanto o conforto da barraca, e toda sua experiência dentro dela.

A dica é escolher uma barraca cuja capacidade seja um número acima da lotação planejada, para maior espaço extra para itens pessoais e arranjo interno de colchões e sacos de dormir.

Imagem mostra um homem sentado dentro de uma barraca montada sobre um chão de terra batida. Há outro homem ao fundo, sentado no capô de um jipe.

A capacidade não é só uma questão de coerência, mas do conforto que a barraca pode oferecer. (Fonte: rafzin p/ Unsplash.com)

Formato

O formato é outra maneira prática de selecionar modelos, dependendo do conforto que você busca, espaço interno, adaptação ao ambiente, e por aí vai.

A maioria dos modelos são do tipo iglu, que equilibra bem ventilação e proteção térmica, mas é um pouco claustrofóbica. Os modelos gazebo, basicamente em forma de cubo, não têm muito equilíbrio térmico, mas muito espaço.

foco

Você sabia? O formato iglu é de fato inspirado na edificação clássica dos inuítes, nação indígena esquimó do extremo norte do globo terrestre. Feito de gelo, o iglu é construído de tal forma que o ar quente fica "preso", enquanto o ar frio "escapa" da casa.

Há ainda os modelos para praia, com um design de um iglu "moderno" e bem versátil para as incidências solares da manhã e os ventos úmidos da noite.

Montagem

A montagem é um elemento que altera toda a sua experiência com a barraca, especialmente se você for inexperiente.

Todos os modelos da Nautika contam com estruturas de qualidade, com varetas flexíveis e resistentes, o que facilita o trabalho, mas muitos também têm designs arrojados e repletos de extensões, como avancês e colunas d'água, que podem deixar a montagem um pouco mais complicada.

A ideia, portanto, é escolher o modelo com as características adequadas, mas com a montagem mais simples.

Local de acampamento

A não ser que seu acampamento seja no quintal da sua casa, o local - entenda aqui como tipo de terreno, localização e condições climáticas - é um elemento essencial a ser considerado na hora da compra.

Acampar na grama, por exemplo, pede tecidos impermeabilizados na parte inferior, enquanto em terrenos mais rochosos, reforço no forro interno; climas quentes pedem tetos altos, ventilação e proteção contra mosquitos, e climas frios barracas com revestimentos duplos e mais compactas internamente, enfim, os modelos pedem características que casem com a necessidades de cada lugar.

Imagem mostra uma pequena barraca montada sobre um pasto e iluminada por dentro, em frente à uma cerca de madeira.

A barraca Nautika ideal é a mais adequada ao ambiente em que será exposta. (Fonte: Emmanuel Maceda/ Unsplash.com)

Coluna d'água

Ainda que a maioria do catálogo da Nautika tenha esse recurso, reforçamos aqui a recomendação de optar por um modelo com coluna d'água.

É a extensão que protege a barraca de chuva e orvalho, e o que torna o modelo mais versátil. Afinal, você pode passar frio ou calor, só não pode dormir num colchão encharcado, não é mesmo?

A coluna d'água é medida pela capacidade de água que pode suportar, medida em milímetros. O ideal é que o modelo suporte 1000mm, ou algo próximo disso.

(Fonte da imagem destacada: yatharth roy vibhakar/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.