Base líquida.
Ultima atualização: 24 de agosto de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Se você já passou dos 40, e sente que a sua pele precisa de cuidados especiais, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, você vai descobrir como escolher a melhor base para pele madura.

Com tantas opções e marcas disponíveis no mercado, pode não ser uma tarefa simples comprar a base ideal para a sua pele. Por isso, vamos mostrar quais são os aspectos que diferenciam uma da outra e qual é, de fato, a melhor para você.




Primeiro, o mais importante

  • A função da base em peles maduras é uniformizar, minimizar sinais de expressão e devolver o viço natural.
  • Na hora de escolher a melhor, compare o tipo de acabamento e os ingredientes adicionais, que podem ajudar no tratamento da pele.
  • Escolher uma base líquida e fluida é um bom começo, já que essa textura marca menos as linhas de expressão.

Você também pode gostar:

Melhores bases para pele madura: Nossas recomendações

A melhor base para pele madura com manchas

A base líquida Even Better Makeup, da Clinique, tem uma fórmula sem óleo e é ideal para peles com manchas, já que uniformiza o tom. Com um acabamento natural, disfarça linhas finas e age nas áreas mais ressecadas.

A melhor base com vitamina C para pele madura

A base Duo Teint Visionnaire FPS20 da Lancôme possui duas funções: Base e corretivo. A cobertura disfarça poros e rugas, com um acabamento natural. Sua fórmula também possui Vitamina C Glicosada, que atua no clareamento de manchas escuras.

A base para pele madura mais barata

A base da Vult, cor 05, possui textura ultra fluida e efeito matte. Com toque aveludado e acabamento natural, essa base é enriquecida com um complexo de extratos naturais que previne o envelhecimento e hidrata a pele.

Guia de Compra

A pele de mulheres mais velhas tem certas características que pedem por cosméticos especiais. O mesmo vale para a base e outros produtos de maquiagem.

Se você ainda tem dúvidas de como escolher a melhor base para pele madura, continue conosco nesse Guia de Compra. A seguir, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse produto.

Mulher idosa passando algodão com produto na pele do rosto.

A pele madura pede por uma base específica para garantir um efeito natural. (Fonte: Roman Samborskyi/ 123RF.com)

O que define uma base para pele madura?

Quando se passa dos 40 anos, fica mais perceptível os efeitos do tempo no corpo e, principalmente, na pele. Os principais sinais de uma pele madura são a perda da elasticidade e o ressecamento, resultado da diminuição do colágeno, entre outras razões.

Além disso, a pele também se torna mais fina e os sinais de expressão mais evidentes. Por isso, é preciso atenção na hora de escolher uma base.

Isso porque, a base errada vai acabar ressaltando as marcas e linhas de expressão e piorando o aspecto seco do rosto. O resultado é uma pele pesada e artificial.

Por isso, o mercado investiu em cosméticos específicos para esse tipo de pele. A base para pele madura, de modo geral, garante a mesma função de uma base comum.

Mas ela vai além e devolve o viço natural da pele, minimiza as rugas e linhas de expressão, além de uniformizar a tonalidade do rosto e conferir uma maior hidratação.

Isso é possível por conta de um conjunto de fatores, entre eles os principais são: Textura da base e adição de nutrientes que hidratam e agem contra o envelhecimento.

Por que é importante escolher a melhor base para pele madura?

A base errada para o seu tipo de pele pode acabar acentuando ainda mais aquilo que se pretende disfarçar. No caso da pele madura, uma base muito densa e de alta cobertura, por exemplo, pode dar destaque para as rugas e marcas de expressão.

Muitas mulheres acabam cometendo esse erro no intuito de disfarçar manchas escuras de melasma. Porém, mesmo com uma base mais leve é possível usar estratégias para esconder as manchas, sem salientar as rugas, nem deixar a pele com aspecto pesado e artificial.

Pincel e base.

A base para peles maduras é ideal para disfarçar imperfeições e devolver o viço. (Fonte: Volodymyr Melnyk / 123rf.com)

Além de uniformizar o tom da pele e disfarçar manchas de maneira natural, a base para peles maduras também podem ajudar na hidratação e no combate das rugas, por conta de aditivos especiais presentes em sua fórmula.

Mas, também por isso, não se trata de um cosmético barato. Sem contar que nem sempre é fácil identificar esse tipo de base, já que os fabricantes não especificam o seu uso para mulheres maduras.

De todo modo, veja a seguir a tabela que mostra as vantagens e desvantagens da base para mulheres maduras.

Vantagens
  • Devolve brilho e o viço natural
  • Minimiza rugas e linhas de expressão
  • Uniformiza a tonalidade
  • Pode ter aditivos com benefícios extras
Desvantagens
  • As melhores são mais caras
  • Nem sempre é fácil identificar

Melhor base para pele madura: Qual textura e cobertura devo escolher?

Você vai encontrar diferentes texturas e tipos de coberturas. A base cremosa, densa e de alta cobertura, além de evidenciar rugas e marcas, ainda pode deixar o aspecto pesado na pele do rosto.

Sem contar que esse tipo de base pode gerar o efeito craquelado com mais facilidade em uma pele madura. Já a base em pó deixa a pele com um aspecto seco e pode se acumular com mais facilidade nas rugas e linhas de expressão.

Bases de cores diferentes.

Bases mais densas não são indicadas para pele madura. (Fonte: Elen_gil/ Pixabay.com)

Assim, por conta das características da pele madura, a melhor base é, de fato, aquela que tem uma textura líquida e fluída, quase translúcida, que não marca os poros nem as linhas e ainda garante um brilho saudável.

Para garantir um aspecto natural, a melhor base para pele madura também terá um acabamento leve ou médio.

Para ilustrar as diferenças entre as texturas das bases, confira a tabela que criamos para você:

Textura da base Características
Base líquida Efeito mais natural, fácil de aplicar, não acumula produto em linhas de expressão
Base cremosa Costuma ter alta cobertura, que marca as rugas e pode craquelar
Base em pó Aspecto seco, pode salientar rugas e linhas

Como aplicar a base na pele madura?

Mesmo com a base para pele madura certa, é preciso atenção na hora de aplicá-la. Como a ideia aqui é deixar a pele uniformizada, leve, mas sem dar destaque para marcas, manchas e rugas, recomendamos que você siga o passo a passo a seguir:

  • Preparar: Para evitar o efeito craquelado, que acentua as rugas e confere um aspecto cansado à face, invista em uma alimentação saudável e muita hidratação;
  • Limpe e hidrate: Use um sabonete suave e específico para o seu tipo de pele e um hidratante facial adequado;
  • Proteja: Antes de aplicar a base, não se esqueça do protetor solar facial, de preferência com FPS 30 ou maior;
  • Aplique a base: Aposte na esponja arredondada em forma de gota para aplicar a base na pele madura, isso vai facilitar a espalhar;
  • Finalize: O pó compacto, se usado na medida certa, pode ser um ótimo recurso para garantir um acabamento aveludado e uniforme à pele.

Qual a melhor base para pele madura oleosa e com melasma?

Como vimos, o grande erro de quem tem manchas na pele é comprar uma base pesada para cobrir bem, o que acaba acentuando outras imperfeições.

Para disfarçar o melasma sem abrir mão de uma base de acabamento leve, os especialistas indicam que você use um corretivo normal antes de aplicar a base.

Além disso, invista na sobreposição de camadas de base para esconder manchas muito escuras.

Outra alternativa é comprar uma base cuja fórmula tenha substâncias que atuam sobre as manchas, como a Vitamina C Glicosilada, que clareia a pele.

foco

Você sabe a função da hidratação antes de aplicar a base na pele madura?

Com o hidratante facial, você evita que a base fique com aquele aspecto ressecado ao longo do dia e mantém a maquiagem por mais tempo.

Outro tipo de pele que merece atenção é a oleosa. Não raro, a oleosidade aumenta com a idade. Nesse caso é preciso ter, em um mesmo produto, substâncias que garantam leveza na cobertura e redução da oleosidade.

Para tanto, o mais recomendado é optar por uma base para pele madura Oil free, que é livre de óleos e feita à base de água.

Quanto custa e onde comprar a melhor base para pele madura?

A base para pele madura vai variar bastante de preço. O custo vai depender da marca, da fórmula e do tamanho do frasco. Assim, esse tipo de cosmético custará entre R$ 40 e R$ 600.

Não é difícil encontrar uma base específica para mulheres maduras, seja na farmácia, em supermercados e lojas de departamento. Lojas Americanas, Casas Bahia e Extra são bons exemplos de locais onde esse tipo de cosmético está disponível.

Mas se você busca por marcas renomadas e preços promocionais, o melhor mesmo é comprar pela internet. Em lojas como a Amazon Brasil, a variedade é grande e você ainda compra do conforto de casa.

Critérios de Compra: Como analisar a melhor base para pele madura

Pronto, se você chegou até aqui já sabe que a melhor base para mulheres maduras deve ser líquida, fluida e com um acabamento leve.

Mas o fato é que existem outros critérios que devem ser considerados na hora de comparar as várias opções de bases. Nós listamos os mais importantes para você:

A seguir, você confere como analisar cada um deles na prática para garantir que irá comprar a melhor base.

Luminoso ou matte

Com a perda de colágeno, ácido hialurônico e outras substâncias, a pele madura acaba ficando mais seca.

O ideal é investir em bases com acabamento luminoso.

Por isso, o ideal é investir em bases com acabamento luminoso. Esse tipo de base deixa a pele com um brilho natural.

Ainda assim, também é possível que mulheres maduras fiquem bem com bases de acabamentos semi-matte ou matte luminoso.

Mas essas duas opções são mais indicadas para quem tem pele oleosa. Já as bases com acabamento matte devem ser utilizadas com cautela, já que elas evidenciam os sinais de ressecamento e as linhas finas.

Ingredientes adicionais

Como vimos, é fundamental que você invista no cuidado da pele antes de passar a base. Para otimizar esse cuidado, busque por uma base para pele madura que tenha ingredientes adicionais em sua fórmula.

O ácido hialurônico, por exemplo, é uma substância que serve para preencher os espaços entre as células e deixar a pele hidratada e viçosa.

Outro ingrediente interessante para quem tem uma pele mais madura é a vitamina C, que tem uma potente ação antioxidante, combate o envelhecimento das células e estimula a formação de colágeno.

Também é possível comprar bases para pele madura com vitamina E em sua composição. A função dessa vitamina é lubrificar, hidratar e regenerar a pele.

FPS

Outro aspecto importante na hora de escolher a melhor base para pele madura é o fator de proteção solar. A boa notícia é que, hoje em dia, já existem muitas opções que possuem FPS em sua fórmula.

No entanto, como o FPS presente na maioria das bases são considerados baixos, é preciso ficar atento e não descartar o uso do protetor solar separadamente.

Quantidade

Não deixe de verificar também a quantidade de base que vem no frasco. É importante considerar esse aspecto em conjunto com o preço do produto e o tempo que você acredita que poderá utilizar a base, sem que deixe passar o prazo de validade.

De modo geral, as bases costumam ter entre 50 e 100 gramas. Mas é possível encontrar opções que ofereçam menos quantidade, o que pode ser interessante para levar na bolsa, por exemplo.

(Fonte da imagem destacada: tobkatrina/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.