Foto que mostra um pincel língua de gato aplicando base na bochecha de um rosto feminino.
Ultima atualização: 26 de agosto de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

60Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasi! Hoje nós vamos conversar sobre uma versão bastante específica de um cosmético muito utilizado pelas mulheres, a base para pele oleosa.

Idealizada para pessoas que sofrem de oleosidade excessiva da pele, este tipo de base tem como objetivo controlar este aspecto, garantindo um resultado sequinho.

Se você sofre desta condição e está em busca de uma alternativa, acompanhe o nosso Guia logo abaixo para ficar por dentro de todas as vantagens da base para pele oleosa.




Primeiro, o mais importante

  • A base para pele oleosa não possui óleos em sua composição e a sua base é a água.
  • Além de uniformizar o tom da pele e esconder as manchas, ela ainda controla a oleosidade do rosto.
  • A base para pele oleosa, assim como as outras, pode ser encontrada em diferentes formatos: líquida, em bastão ou em pó.

Você também pode gostar:

Melhores bases para pele oleosa

Sabemos que encontrar bons cosméticos com questões específicas pode ser um desafio, e por isso, montamos este Ranking para te ajudar na hora de definir a base ideal para o seu rosto:

1º – Base Anti-Blemish Solutions Clinique

A base Anti-Blemish Solutions da Clinique é a mais indicada para pessoas que possuem pele oleosa ou mista. Ela oferece alta cobertura, aspecto natural, e excelente fixação.

Além disso, auxilia no tratamento da acne e, claro, controla a oleosidade da pele. Trata-se de uma base líquida livre de óleos, que disfarça os poros e possui textura leve, garantindo um toque aveludado após ser aplicada no rosto.

2º – Base líquida Colorstay Pump Oily Skin Revlon

No products found.

Se você busca pele sequinha e alta duração, esta base é a mais indicada pra você. Indicada para pessoas com peles oleosas e mistas, ela se destaca por possuir acabamento matte e 24 horas de duração.

É importante citar também que a base da Revlon é de alta cobertura e garante um resultado super uniforme na pele. Além de controlar o excesso de brilho, ela também tem fator de proteção solar 15 e pode ser encontrada em 20 diferentes tons.

3º – Base líquida Fit Me Maybelline

Se você está em busca de uma opção mais em conta, a base Fit Me da Maybelline é ideal. A proposta da linha é a produção de bases especificamente pensadas para as peles das brasileiras.

Com controle de oleosidade de até 12 horas, efeito matte e boa cobertura, esta base sai na frente pelo seu bom resultado e excelente custo benefício.

Guia de Compra

A maquiagem perfeita é composta por diversas etapas, e a base é uma dessas que não pode faltar. No guia abaixo, vamos te apresentar as dicas e vantagens sobre a base para pele oleosa.

Foto tirada de lado, de uma mulher oriental aplicando com uma esponjinha, algum produto na pele enquanto olha para um pequeno estojo de maquiagem com espelho.

A base para pele oleosa é uma excelente escolha para que busca controlar o brilho do rosto. (Fonte: Leung Cho Pan / 123rf)

O que é a base para pele oleosa?

A base, de maneira geral, é um cosmético fundamental na realização da maquiagem. Sua função é cobrir manchas e imperfeições, uniformizando o tom da pele.

Diferente das bases para pele secas, a base para pele oleosa é livre de óleos e é fabricada à base de água. Ela garante boa durabilidade e fixação, além de, claro, controlar a oleosidade da pele.

Quais são as vantagens da base para pele oleosa?

Quem sofre de pele oleosa sabe que nem sempre é fácil manter uma maquiagem por muitas horas sem que o seu rosto ganhe um brilho não planejado.

Em casos como esse, o ideal é que você opte pela base para pele oleosa, fabricada livre de óleos, tendo como base somente água e, por vezes, alguma quantidade de silicone.

Além de controlar e bloquear a oleosidade excessiva da face, a base para pele oleosa possui fórmula mais suave e não entope os poros, tendo menor probabilidade de causar espinhas.

Além disso, elas são excelentes em fixação e cobertura, garantindo boa aparência e naturalidade por muitas horas. Se você possui pele seca, esta pode não ser a opção mais indicada, no entanto, não deverá fazer tanto mal.

De maneira geral, a base para pele oleosa tem as mesmas características e funções do que qualquer outro tipo de base, se destacando pelo fato de garantir sempre um acabamento sequinho.

Vantagens
  • Livre de óleos em sua composição
  • Menor probabilidade de causar espinhas
  • Boa fixação
  • Boa cobertura
  • Acabamento sequinho
Desvantagens
  • Não é indicada para pessoas com peles secas

Líquida, bastão ou em pó: Qual a melhor base para pele oleosa?

A base para pele oleosa pode ser líquida, em bastão ou em pó, sendo que cada um desses formatos tem suas próprias características. Caso esteja na dúvida sobre qual comprar, nós iremos te ajudar:

Base líquida

A base líquida é a mais usada e não é à toa. Ela se espalha facilmente, garantindo um aspecto uniforme e natural, além da boa cobertura e fixação.

No caso de mulheres com pele oleosa, que é o que estamos tratando aqui, é muito importante escolher alguma que seja livre de óleos em sua composição, pois este é o formato de base com maior tendência a derreter com o suor.

Base em bastão

A base em bastão é a que possui mais alta cobertura, mas também é a com mais complexa aplicação. Caso seja aplicada de maneira errada, pode deixar o rosto muito marcado e nada natural. É importante ter cuidado, ok?

Base em pó

Quem ama praticidade e gosta de uma make bem clean tem tudo a ver com a base em pó. Ela tem menor fixação e não tão alta cobertura, mas é uma boa ideia para quem gosta de makes leves e simplistas, sem precisar ter muito trabalho.

Base líquida Base em bastão Base em pó
Cobertura Média a alta Alta Baixa a média
Fixação Média a alta Alta Baixa a média
Aplicação Simples, com a ajuda de um pincel ou esponja Complexa, direto com o bastão Simples, com a ajuda de uma esponja
Indicação Todas as pessoas Pessoas com bastante experiência em maquiagem Pessoas que gostam de maquiagens bem levinhas

Quanto custa?

Comprar uma boa base para pele oleosa pode não ser muito barato, mas há também as opções não tão caras, tudo irá depender da marca escolhida.

De maneira geral, este cosmético custa entre R$ 40 e R$ 180, no entanto, possível que você encontre bases de marcas de alto renome por um pouco mais que isso.

Onde comprar?

Por se tratar de um dos cosméticos mais utilizados pelos amantes da make, não é nada difícil encontrar lojas que vendam bases para pele oleosa.

Você pode começar a sua busca por lojas especializadas nesse nicho, como a Sephora e a The Beauty Box, por exemplo. Lá a variedade será enorme e você encontrará as mais diferentes marcas.

Existem também as lojas de departamento, como as Lojas Americanas, que possuem um local especial para produtos de beleza, porém, com variedade bem reduzida.

As farmácias também são uma opção interessante e costumam vender opções de marcas mais populares.

Se você preferir, pode ir até uma unidade de alguma marca, como a Maybelline, Contém 1g, Natura, MAC Cosmetics, Quem Disse Berenice, Dior, Chanel, O Boticário e tantas outras.

Por fim, se você é do time da compra online, além dos próprios sites das marcas, você pode comprar batons na Amazon, na Beleza na Web e até no Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar os tipos de base para pele oleosa

A escolha da base perfeita é fundamental em uma maquiagem bem feita e por isso, você se deve se atentar a alguns detalhes na hora da sua compras:

  • Tom
  • Textura
  • Cobertura
  • Fixação

A seguir, vamos explicar o que deve ser observado em cada um desses critérios.

Tom

O tom é o aspecto principal a ser observado na hora de comprar sua base para pele oleosa. É essencial que você escolha a cor certa para garantir um efeito natural à sua make, caso contrário, seu rosto ficará manchado e exagerado.

Textura

A textura tem muito a ver com o formato da sua base. Texturas mais densas e cremosas necessitam de uma aplicação mais delicada e certeira, no entanto, garantem maior cobertura e escondem melhor as manchinhas.

Já as bases em pó ou com textura muito levinhas são mais fáceis de espalhar, no entanto, nem sempre escondem tudo o que há pra sem escondido.

Foto de uma superfície com um estojo de pincéis de maquiagem, algumas bases líquidas, batons e outras makes.

A escolha de uma boa base é imprescindível em uma maquiagem bem feita. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Cobertura

A escolha do tipo de cobertura irá depender muito da sua pele e também do seu gosto, afinal, é uma questão bastante pessoal.

Pessoas com bastante acne ou manchas muito evidentes tendem a preferir as bases de alta cobertura, além disso, elas também são adoradas por mulheres que gostam de uma make mais carregada e da pele perfeita.

As bases de baixa cobertura são boas para serem usadas no dia a dia, e apesar de não camuflarem tanto, já podem ser de grande ajuda à pessoas poucas manchas ou acnes.

Fixação

Ninguém gosta de precisar retocar a maquiagem várias vezes ao dia, né? E por isso é interessante que você compre uma base para pele oleosa que tenha alta fixação, garantindo ao menos 12 horas sem a necessidade de retoque.

Além disso, também é importante que ela não transfira com facilidade, caso contrário, você acabará sujando roupas e toalhas o tempo todo.

(Fonte da imagem destacada: Domenico Gelermo / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.