Foto de um pincel de base com base, em cima de uma superfície já suja do produto.
Ultima atualização: 1 de setembro de 2019

Como escolhemos

11Produtos analisados

23Horas investidas

5Estudos avaliados

64Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós iremos conversar sobre um cosmético bastante específico e nem tão conhecido assim: a base para pele seca.

Quem sofre de pele ressecada pode encontrar dificuldade em encontrar uma base que não craquele e ainda colabore para hidratação do rosto. E foi pensando nisso que algumas marcas desenvolveram uma fórmula especial para pele ressecadas, que é o tema que iremos tratar hoje.

Se você busca entender um pouquinho melhor sobre as vantagens desse produto, acompanhe o nosso Guia que nós vamos te contar tudo sobre ele. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • A base para pela seca estimula a produção da oleosidade natural da pele colaborando para a hidratação do rosto.
  • Normalmente, bases para peles secas possuem vitaminas e ativos nutricionais em abundância, de forma a diminuir o ressecamento das fibras do rosto.
  • Por possuir textura leve e ser hidratante, este tipo de base não costuma ter cobertura tão alta, mas, por outro lado, garante um aspecto brilhoso e natural.

Você também pode gostar:

Melhores tipos de base para pele seca: Nossas favoritas

Ao contrário da base para pele oleosa, a versão para peles secas pode ser um pouco difícil de encontrar, uma vez que não há tanta procura. No entanto, existem algumas opções bem interessantes, e é o que nós vamos te apresentar agora:

Base Healthy Mix Bourjois

A Healthy Mix é composta por um combo de vitaminas que garantem hidratação intensa à pele. Além de possuir excelente textura, aspecto natural e até 16 horas de fixação, ela ainda agrega um brilho extra ao rosto, sendo perfeita para a pele ressecada.

Ela camufla instantaneamente os sinais de fadiga, não obstrui os poros e se adere facilmente à pele, sendo uma escolha vencedora no quesito acabamento. Com relação à sua cobertura, ela é média, ideal para ser usada no dia a dia, não sobrecarregando a pele.

Base Lancôme Teint Miracle

A Lacôme Teint Miracle não é das mais baratas, mas é, definitivamente, uma escolha perfeita para mulheres com pele seca. Ela possui textura suave, não craquela e garante até 18 horas de hidratação e frescor.

Os responsáveis pela fórmula criaram esta base com o objetivo de ela cobrir as imperfeições da maneira mais natural possível, proporcionando o efeito nude perfeito. Além disso, a base ainda conta com FPS 15, boa fixação e cobertura média. Demais, né?

Base Revlon ColorStay para peles normais a secas

Se você busca uma opção mais em conta, mas altamente eficaz, esta base da linha Revlon ColorStay pode ser a melhor saída.

Com uma fórmula hidratante especialmente idealizada para peles normais a secas, a base da Revlon possui excelente cobertura e 24 horas de fixação, sendo conhecida por não transferir e nem borrar. Além disso, sua embalagem possui bump, que facilita a aplicação e ainda evita o desperdício.

Guia de Compra

Agora que você já está por dentro do que há de melhor no mercado quando o assunto são as bases para peles secas, iremos conversar com mais detalhes sobre este cosmético.

Foto que foca no rosto de uma mulher loira, de olhos claros, com o olhar longe e dois tons diferentes de base em sua bochecha.

Pessoas com peles secas devem preferir bases com maior fator de hidratação. (Fonte: Yurok / 123rf)

O que é a base para pele seca?

A base, de maneira geral, nada mais é do que um cosmético fundamental na realização da maquiagem. Ela é o primeiro a ser aplicado no rosto, e sua função é cobrir manchas e imperfeições, uniformizando o tom da pele.

No caso da base para pele seca, seu diferencial é que ela possui fórmula especificamente pensada para pessoas que sofrem de ressecamento.

Normalmente, ela é feita à base de óleo ou silicone, e é reforçada com vitaminas que contribuem para a constante hidratação da pele, agindo não só como maquiagem, mas também como hidratante.

Quais são as vantagens da base para pele seca?

Se você possui pele seca sabe que nem sempre é fácil encontrar cosméticos específicos para casos como o seu. O ressecamento da pele é algo relativamente comum, no entanto, é importante que você utilize produtos especiais para controlá-lo.

Pessoas com pele seca tendem a ganhar um aspecto craquelado ou repuxado com muito mais facilidade ao aplicarem base ou corretivo, e por isso as marcas começaram a produzir fórmulas específicas para este público.

A base para pele seca garante bem mais hidratação do que uma base comum. Ela costuma ser composta por vitaminas e óleos que garantem não só uma pele mais brilhosa, mas também saudável.

Normalmente, tal produto é fabricado tendo como base o óleo ou o silicone, o que contribui também para que o efeito natural seja facilmente atingido.

Apesar de ser um produto bastante benéfico, ele costuma ser um pouco mais caro que a maioria das bases, isso porque sua composição é mais rica em compostos hidratantes.

Além disso, pode não agradar mulheres que preferem maquiagens mais pesadas, uma vez que a cobertura de tais bases tende a ser média.

De maneira geral, a base para pele seca é muito mais do que uma maquiagem, colaborando também para a saúde da face. Ela garante brilho e naturalidade, não sendo recomendada para pessoas com peles oleosas.

Vantagens
  • Hidrata a pele
  • Não craquela, repuxa ou marca demais
  • Rica em vitaminas
Desvantagens
  • Média cobertura
  • Preço um pouco mais alto
  • Não recomendada para pessoas com peles oleosas

Qual o melhor tipo de base para a pele seca?

Você poderá encontrar bases para pele secas em três diferentes formatos: líquida, em bastão e em pó, sendo que cada um desses formatos tem suas próprias características. Caso esteja na dúvida sobre qual comprar, nós vamos te ajudar.

Base líquida

A base líquida é a mais indicada e não é à toa. Ela tem a textura perfeita para pessoas com a pele ressecada, pois é fluida, leve e colabora para a produção de oleosidade natural.

Além disso, a base líquida se espalha facilmente, garantindo um aspecto uniforme e natural, além da boa fixação.

Base em bastão

A base em bastão é a que possui mais alta cobertura, mas também é a com mais complexa aplicação.

Caso opte por essa opção, tenha certeza que ela possui bons fatores hidratantes e aplique-a com bastante cuidado, pois ela pode deixar o seu rosto muito marcado e nada natural.

Base em pó

A base em pó não é uma boa opção se você possui pele seca. Apesar de ser bem prática e possuir aplicação descomplicada, o pó colabora para o efeito desidratado e pode acentuar o aspecto ressecado.

Base líquida Base em bastão Base em pó
Textura Fluida e leve Cremosa Em pó, pesada
Cobertura Média a alta Média a alta Média a baixa
Aplicação Simples, com a ajuda de um pincel ou esponja Complexa, direto com o bastão da base Simples, com a ajuda de uma esponja
Indicação Todos os tipos de peles Todos os tipos de peles Peles oleosas

Quanto custa?

Comprar uma boa base para pele seca tende a ser um pouquinho mais caro, pois estes costumam ser cosméticos muito ricos em vitaminas, proteínas e óleos hidratantes.

De maneira geral, esta base custa entre R$ 65 e R$ 270, no caso das opções fabricadas por marcas de alto renome.

Onde comprar?

Você pode comprar sua base para pele seca tanto na internet, quanto em lojas físicas, sendo que em nenhum dos casos você deverá ter dificuldades.

Em lojas de cosméticos como Sephora e The Beauty Box você com certeza encontrará grande variedade de marcas. Já em farmácias tal variedade será reduzida, mas também encontrará boas opções.

Se você possui uma marca favorita pode ir diretamente em alguma loja, como a MAC, O Boticário, Natura, Dior Makeup, Quem Disse Berenice e Contém 1g.

E, por fim, sempre há muitas possibilidades na internet, e nesse caso podemos te recomendar a Época Cosméticos e a Amazon. Para comprar os produtos do nosso ranking basta clicar sobre eles.

Critérios de compra: Fatores para comparar os tipos de base para pele seca

Antes de bater o martelo quanto à escolha da sua base, alguns pontos devem ser observados, são eles:

  • Cor
  • Fixação
  • Textura
  • Hidratação

Agora iremos explicá-los com um pouco mais de detalhes.

Cor

É importante que a base escolhida seja exatamente da cor da sua pele, para não causar nenhuma discrepância na hora da aplicação.

Aplicar uma base clara ou escura demais não garante naturalidade à make, e as pessoas facilmente notarão que o seu rosto está manchado, e por isso é tão importante que você faça o teste de cor antes da compra.

Fixação

Retocar a make muitas vezes ao dia pode ser uma questão bem chata, e por isso é interessante que você compre uma base para pele seca que tenha boa fixação, garantindo ao menos 12 horas sem a necessidade de retoque.

Além disso, também é importante que ela não transfira com facilidade, caso contrário, você acabará sujando roupas e toalhas com muita frequência.

Foto de uma base em bastão e de um risco de base em uma superfície branca.

As melhores opções de bases para peles secas são as líquidas e as em bastão. (Fonte: Lisy / Pixabay)

Textura

O ideal é que a base para pele seca tenha textura leve e fina, uma vez que bases muito grossas tendem a contribuir para o aspecto desidratado, além de craquelarem com mais facilidade.

Opte por bases fáceis de espalhar, com boa aderência na pele, afinal, o objetivo é agregar um resultado saudável e natural à sua face.

Hidratação

Este é um fator extremamente importante para pessoas com peles secas, certo? Por isso, tenha certeza que está comprando um produto que colabora para saúde e hidratação do seu rosto, sendo composto por vitaminas e proteínas que trabalhem para diminuir o aspecto ressecado.

(Fonte da imagem destacada: Volodymyr Melnyk / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.