Imagem mostra uma pessoa, de costas para a câmera, observando a vista de um pico de montanha, enquanto apóia-se em seu bastão de caminhada.
Ultima atualização: 20 de julho de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

3Estudos avaliados

52Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar tudo sobre um equipamento esportivo que pode parecer simples, mas é extremamente útil e multifuncional: o bastão de caminhada.

O bastão de trilha é um acessório geral para a caminhada avançada, como o montanhismo e o trekking. Se sua função primária é ser um ponto de apoio extra para o nosso corpo, sua utilidade encontra questões práticas, esportivas, de segurança e até de saúde.

Sua polivalência é resultado de anos de desenvolvimento do produto, e de uma enorme variedade de modelos. Você conhecerá todos eles neste Guia, assim como suas vantagens, desvantagens, além dos os favoritos do mercado. É tanta informação que você terminará este texto sabendo como escolher o bastão ideal para você e para sua caminhada.




Primeiro, o mais importante

  • São diversos atributos a se notar num modelo ideal de bastão de caminhada: seu peso, seu material, sua haste, sua empunhadura, entre outros.
  • Por melhor que seja seu modelo, ele pode não ser o mais prático de se transportar, especialmente em aviões. Vale verificar o modal usado para o seu destino, e suas regras, é claro.
  • O bastão é útil para praticamente todas as modalidades de caminhada que existem: trekking, montanhismo, cross-country, estilo livre.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de bastão de caminhada

Queremos é te ajudar a escolher o bastão de caminhada ideal. Para isso, começamos com uma lista dos três melhores modelos do mercado, pensados a partir de seu material, seus atributos e seu custo-benefício.

1º - Bastão de Caminhada Trail Sport 3 - Black Diamond

O par de bastões da Black Diamond é completo, indicado tanto para um DayHike quanto para maiores caminhadas, trekking, entre outros. Possui haste de alumínio de três seções e ajuste de presilha, ou FlickLock.

Leve e versátil, é também muito confortável, com a empunhadura em borracha frisada, como um guidão de moto, extensão em borracha e dragoneira larga, com forro de tecido. É ainda bastante durável, com ponteiras flexíveis e removíveis.

2º - Bastão de Caminhada Alutrek - Mormaii

O forte do bastão da Mormaii é a soma de sua leveza (248g) com sua resistência, com haste em duralumínio e empunhadura em polipropileno, mas não é só isso. É também portátil, chegando à 65 cm quando retraído.

Ainda tem espaço para uma bússola embutida, sistema antichoque com uso regulável e dragoneira em nylon.

3º - Bastão de Trekking Antichoque - Guepardo

O modelo da Guepardo é prático e versátil, apto à diversos tipos de terrenos, com tamanho ajustável entre 65 e 135 cm. Leve e resistente, tem haste em duralumínio e ponta em tungstênio, com peso máximo de 330 g.

Tem ainda a dragoneira em nylon, empunhadura em borracha ranhurada com a tecnologia soft grip e sistema antichoque.

Guia de Compra

Ainda que seja muito útil e multifacetado, o sucesso cultural do bastão de caminhada está muito atrelado em sua constituição, um material leve e resistente, que, na dúvida, traz mais benefícios que malefícios à quem o carrega.

O sucesso comercial, por outro lado, se dá na sua versatilidade, no sentido de que pode ser usado para diversos tipos de terrenos. Para isso, são diferentes acessórios e configurações dentro de um só produto. Veremos todas essas variações neste Guia de Compra, que traz ainda as vantagens e desvantagens de seu uso.

Imagem mostra um rapaz, paramentado com os artigos de aventura, se apoiando num bastão de caminhada, em que segura com a mão direita. Ao fundo, uma queda d’água.

O bastão de caminhada pode ser usado de cachoeiras às desertos, e sem ser um grande peso - nem uma incerteza - para quem o carrega. (Fonte: Baihaki Hine / Pexels)

O que é o bastão de caminhada?

O bastão de caminhada, é, basicamente, uma haste cilíndrica, com um bico para o contato com o solo em uma das pontas; em outra, um cabo para ser manejado. Até aí, porém, poderíamos estar falando de uma bengala comum.

O que faz o produto ser indicado para o nicho de aventuras ao ar livre são suas tecnologias, que no caso são as adaptações práticas buscando, ao mesmo tempo, leveza, resistência, e um uso seguro e confortável.

O cabo é chamado de empunhadura, costumeiramente de borracha, com vincos para acomodar os dedos, e vem acompanhado de uma dragoneira, um tirante, para “amarrar” o modelo ao punho.

A haste é retrátil e de altura regulável, entre meio metro e um metro e meio, aproximadamente; o bico é dividido entre roseta, dispositivo que limita a penetração do bastão no solo, e a ponteira, que tem o contato de fato com o terreno.

Imagem mostra duas pessoas, de costas para a câmera, numa caminhada esportiva. A da frente usa um par de bastões de caminhada.

São as adaptações práticas que fazem do bastão um acessório especializado em caminhadas de aventura. (Fonte: David Marcu / Unsplash)

Quais as vantagens e desvantagens do bastão de caminhada?

A composição do bastão de caminhada não é aleatória. Ela obedece a funcionalidade básica pensada para o produto, de ser, ao mesmo tempo, uma extensão do braço de seu usuário e um ponto de apoio extra, dividindo com as pernas o peso do corpo.

O resultado é um artigo esportivo muito vantajoso. Uma de suas vantagens é o menor esforço muscular das pernas, que têm a carga dividida pelos vários músculos dos membros superiores.

Isso faz com que as lesões articulares sejam drasticamente reduzidas, o que é outra vantagem. Rígido e resistente, o bastão é também proporciona um auxílio geral para a atividade ao ar livre, podendo ser uma muleta, um pau de barraca, até um objeto de autodefesa.

Por fim, há a vantagem esportiva do auxílio à cadência da caminhada, especialmente útil em modalidades competitivas como o cross country e o trekking de regularidade.

Imagem mostra uma moça, de costas para a câmera, fazendo uma caminhada, usando um bastão em sua mão direita. Ao fundo, uma paisagem montanhosa.

Muitas das vantagens do bastão de caminhada vêm da distribuição de peso e esforço muscular que proporciona.(Fonte: Andre Furtado / Pexels)

Há, no entanto, desvantagens em seu uso. Uma delas é o fato de ser, apesar de tudo, um volume e um peso adicional a ser carregado, algo contra intuitivo numa atividade que naturalmente pede uma bagagem compacta.

Outro problema pode ser as lesões devido ao mau uso do produto, seja num acidente, seja num uso incorreto contínuo, prejudicando joelhos, braços e outras articulações.

Num outro espectro do problema há a possibilidade de desenvolver uma “dependência” do bastão de trilha. Por fim, e especialmente se o modelo não for retrátil, o bastão pode ser uma pequena dor de cabeça para ser transportado até o local da atividade.

Vantagens
  • Esforço muscular dividido
  • Redução de lesões articulares
  • Auxílio geral
  • Cadência
Desvantagens
  • Volume e peso adicional
  • Lesão por mau uso
  • Dependência
  • Transporte pouco prático

Bastão de caminhada standard, antichoque ou retrátil?

Mais do que modelos, o bastão de caminhada tem uma grande variedade nos detalhes e especificações de suas seções, como na sua haste, empunhadura, ponteira, etc. Há, porém, alguns conjuntos de características que acabam servindo para diferenciar alguns dos tipos do produto.

Um deles é o bastão standard. É o modelo mais simples, o mais leve e o mais barato. Ele economiza no sistema de ajuste da haste e no acabamento da ponteira. É o mais indicado para trechos de curta e média duração e terrenos pouco acidentados.

Outro conjunto é o antichoque, que possui molas e amortecedores, na maioria das vezes concentrados na região da roseta/ponteira, e que em muitos modelos podem ser “desativados” em prol de um uso mais ágil.

O tipo mais popular é o retrátil, por ser o mais prático. A maioria dos modelos divide a haste em dois ou três setores, que podem ser regulados facilmente, tanto para ajustar o bastão ao tipo e tamanho de terreno (subida, descida, estável, instável, etc) quanto para diminuir ao máximo o seu tamanho, visando o seu transporte.

Standard Antichoque Retrátil
Diferencial Leveza Amortecimento Portabilidade
Trajeto Curta/Média duração Terrenos rochosos e muito acidentados Diverso e de longa duração

Bastão único ou duplo?

Uma questão que você certamente encontrará em sua procura pelo bastão de caminhada ideal é a difícil escolha entre o bastão único e o par de bastões, também conhecido como bastão duplo.

Imagem mostra uma pessoa fazendo uma caminhada em um deserto. Ela sobe uma duna, usando um par de bastões de caminhada.

Terrenos arenosos são complicados, e “pedem” a maior eficiência de um par de bastões. (Fonte: Vi Nowak / Pexels)

No fim das contas, o uso do bastão único vai depender do quanto você precisa de uma mão livre, como no caso de matas muito fechadas ou trilhas e trajetos pouco demarcados, nos quais é possível que você tenha que mover pedras e outros obstáculos.

O bastão duplo, por outro lado, será escolhido a partir da estabilidade que você precisa no chão, como em terrenos muito acidentados ou em modalidades que requerem maior cadência.

Único Duplo
Ponto forte Praticidade Eficiência
Trajeto Mata fechada e trilhas pouco demarcadas Terreno muito acidentado e competições de cadência

Quanto custa?

Pelo número de variáveis dentro de um único modelo, com seu material, seu sistema de ajuste da haste, adaptações para maior segurança, conforto, etc, a variação de preço do bastão de caminhada é um tanto grande.

Os modelos mais simples podem ser encontrados a partir de R$ 40, enquanto os profissionais, de fibra de carbono e com acessórios adicionais, como uma bússola ou corda interna, chegam a até R$ 850.

Onde comprar?

Em grandes redes de artigos esportivos, e aventura/outdoor, você encontra uma boa variedade de preços, modelos, além de vendedores especializados. Decathlon, Centauro e Nautika, portanto, são boas indicações.

No entanto, para uma ainda maior variedade de modelos e preços, fora o conforto de poder comprar direto do sofá da sua sala, vale optar por lojas online como a Amazon, Mercado Livre e Americanas.

Imagem mostra um rapaz fazendo trekking em uma montanha com uma considerável manta de gelo. Em sua mão esquerda, um bastão de caminhada anti-choque.

Você encontra maior variedade em lojas online. (Fonte: abhishek gaurav / Pexels)

Critérios de compra: como escolher o bastão de caminhada ideal

Escolhemos a dedo alguns elementos e características do bastão de caminhada (e de seu uso) para montar uma lista de pontos a serem observados na hora da compra, critérios de escolha, em outras palavras.

  • Uso
  • Peso
  • Material
  • Ajuste da haste

Vamos, então, mostrar estes itens um a um, para que a sua escolha seja a melhor informada possível.

Uso

Duas questões relacionadas ao uso devem influenciar a sua escolha: o terreno e a modalidade. Quanto mais acidentado for o terreno, mais resistente precisará ser o seu bastão.

Já a modalidade vai indicar o quão equipado o modelo precisa ser. Caminhadas livres, por exemplo, podem ser feitas com bastões standard, enquanto montanhismos são melhor feitos com modelos antichoque.

Peso

O peso do bastão de trekking deve nortear a sua escolha. Opte pelo modelo mais leve entre aqueles com as características que você deseja. Ele será mais fácil de usar e de transportar também.

Imagem mostra um grupo de pessoas, em fila, fazendo uma caminhada em uma montanha rochosa. Todas estão com bastões de caminhada.

A necessidade do terreno e da modalidade vai ditar o conjunto de características do seu modelo. (Fonte: Eric Sanman / Pexels)

Lembre-se de que um bastão pesado poderá ter o efeito contrário ao desejado, se tornando um verdadeiro incômodo.

Material

De preferência aos modelos com duralumínio, titânio ou fibra de carbono nas hastes; borracha, espuma ou cortiça nas empunhaduras; nylon nas dragoneiras; aço ou tungstênio nas ponteiras.

Esses materiais são mais leves, oferecem mais conforto e longa durabilidade. Tudo que uma pessoa quer quando busca por um bastão de trilha de qualidade.

Ajuste da haste

Nesse quesito, busque pelo modelo com o ajuste mais rápido/prático, que não só vai tornar o uso mais fácil, como vai torná-lo mais durável, “à prova” de um possível mau uso dos ajustes, comum nas hastes reguláveis por roscas, por exemplo.

Ainda em relação ao ajuste, confira qual a medida mínima e máxima que o bastão de caminhada pode alcançar.

(Fonte da imagem destacada: abhishek gaurav / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.