Sejam muito bem-vindos ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos conversar sobre um eletrodoméstico super importante para os amantes da cozinha: a batedeira planetária. Esse tipo de batedeira oferece toda praticidade e agilidade que uma cozinha profissional precisa, além de ser uma boa aliada também dentro de casa.

Elas são mais potentes e possuem um esquema diferenciado de rotação, o que garante um melhor resultado no preparo da sua receita.

De maneira geral, as batedeiras planetárias, também chamadas de industriais, são ótimas se você cozinha com frequência ou se tem um negócio gastronômico e quer turbiná-lo. Abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos dessas batedeiras antes de comprar a sua!

Primeiro, o mais importante

  • As batedeiras planetárias possuem esse nome porque o seu sistema se assemelha muito com os movimentos de rotação e translação da Terra em torno do sol, uma vez que o batente gira em torno de si mesmo ao mesmo tempo que dá voltas na tigela.
  • Esse modelo de batedeira é uma versão mais avançada das batedeiras convencionais, visto que é mais potente, tem mais acessórios e oferece um resultado mais homogêneo na mistura das massas.
  • Todas as batedeiras planetárias possuem, no mínimo, três tipos de batedores: um para massas leves, um para massas médias e um para massas pesadas.

Você também pode gostar:

Ranking: As melhores 7 batedeiras planetárias

Comprar uma batedeira planetária nunca foi tão fácil. Aqui você encontra uma seleção especial dos 7 melhores modelos à venda no mercado. Confira nosso Ranking e siga lendo esse Guia para acertar na compra da sua.

1º – Batedeira Planetária – KitchenAid

Esta batedeira é uma das mais famosas entre chefs de cozinha no mundo todo. A marca KitchenAid foi criada pela Hobart Corporation em 1918. O interessante é que lá trabalhava Hebert Johnson, o criador da batedeira.

Um dos principais diferenciais deste modelo é que seu motor possui 10 possibilidades de velocidade. Ela possui três tipos de batedores e tampa protetora de respingos. Além disso, a Stand Mixer Artisan é feita de inox, o que garante boa durabilidade, tem 325 watts de potência, design super moderno e capacidade para 4,83 litros.

Review em Vídeo

2º – Batedeira Planetária Spinner – Oster

Esta batedeira também está entre os melhores produtos do mercado. Com 12 velocidades diferentes e 400/600 watts de potência, ela é perfeita tanto para a preparação de receitas mais elaboradas quanto receitas mais simples.

A batedeira também acompanha três tipos diferentes de batedores em inox e ferro fundido, e sua capacidade é de 4,3 litros. Seu acabamento é cromado e o design é bastante moderno.

3º – Batedeira Planetária Perform – Oster

Outra opção interessante é a Oster Perform. Esta batedeira é muito completa e possui vários acessórios que fazem toda a diferença para o cozinheiro!

Ela vem acompanhada de quatro espátulas, cada uma específica para um tipo de massa, e de uma proteção extra que se acopla na tigela para evitar respingos.

A batedeira possui um único botão que altera as oito diferentes velocidades possíveis, e trabalha em até 600 watts. Sua capacidade é de 4 litros.

4º – Batedeira Orbital Colors – Cadence

A Cadence Orbital Colors é a opção perfeita se você procura uma boa e duradoura batedeira planetária por um preço acessível. Ela tem potência de 400 watts, 8 velocidades diferentes e aguenta bater massas bem pesadas.

Sua tigela é um pouco menor, com capacidade para 3 litros, e por isso é mais indicada para utilizá-la em casa ou em negócios pequenos. Você encontra em 5 diferentes cores.

5º – Batedeira Planetária – Black & Decker

A batedeira da Black & Decker é uma dessas opções compactas, mas muito eficientes. Seu design é em vermelho metálico e sua tigela de aço inoxidável tem capacidade para bater massas de até 3 litros.

A potência da batedeira é alta, chegando a atingir até 400 watts, e, como a maioria, ela possui 8 tipos de velocidade. Além de tudo, o produto acompanha 3 diferentes tipos de batedores e uma espátula.

6º – Batedeira Planetária – Philco

Que a Philco fabrica bons produtos nós já sabemos, mas o que muito não sabem é que a Batedeira Planetária PHP500, produzida pela marca, está entre as melhores do mercado.

Seu diferencial está na função turbo, além das suas outras 11 velocidades. Ela tem capacidade para 4 litros e acompanha 3 batedores diferentes.

7º – Batedeira Planetária Deluxe – Arno

A Batedeira Planetária Arno Deluxe modelo SX82 é um produto indicado para uso doméstico. Ela tem 300 watts de potência, 8 velocidades diferentes e capacidade para 4 litros e tigela de plástico.

O seu grande diferencial está na função “início suave”, que permite que o funcionamento inicial seja mais lento e vá acelerando de maneira gradual.

Guia de Compra

A batedeira planetária é uma versão mais potente de uma convencional. Mas as diferenças não acabam por aí. Se você quer aprender mais sobre o que uma dessas pode fazer por você na cozinha, siga lendo.

Preparamos esse Guia completo para trazer todas as informações que você precisa antes de comprar a sua.

Garota usando batedeira em uma bancada.

As batedeiras planetárias são mais potentes e completas, sendo uma excelente opção tanto para uso doméstico, quanto para uso industrial. (Fonte: Warut Chinsai / 123RF)

O que é uma batedeira planetária?

Muito se fala sobre as vantagens da boa e velha batedeira tradicional, mas poucas pessoas conhecem as praticidades de uma batedeira planetária.

Este eletrodoméstico é uma versão mais completa e potente das batedeiras comuns, dessas que a maioria das pessoas tem em casa.

A batedeira planetária tem esse nome pois o seu batedor gira em volta do próprio eixo ao mesmo tempo que dá voltas na tigela, lembrando bastante os movimentos de rotação e translação que o planeta Terra dá em torno do Sol.

Todo este processo de movimentação do batedor garante uma massa muito mais homogênea e consistente, além de dispensar as interferências do cozinheiro durante essa fase do preparo de uma receita.

Quais as suas principais vantagens?

De maneira geral, esse eletrodoméstico é muito útil e tem uso tanto doméstico quanto industrial.

Se você tem o costume de preparar bolos, pães, glacês e outras receitas mais complexas em casa, é interessante que você tenha uma dessas para facilitar o seu trabalho e garantir um melhor resultado.

Se você é dono de um restaurante, lanchonete ou café, ter uma dessas batedeiras em sua cozinha chega a ser uma necessidade.

Além da eficácia e da praticidade que este eletrodoméstico proporciona, vale a pena lembrar que as batedeiras domésticas são bem menos potentes e não foram projetadas para o uso contínuo, algo comum em uma cozinha profissional.

Já as batedeiras planetárias aguentam uma longa rotina de trabalho nesses ambientes, tendo a vantagem de serem bem mais silenciosas.

Além disso, essas batedeiras possuem um maior número de velocidades, sendo aptas tanto para bater as massas mais leves quanto as mais pesadas.

Elas também costumam vir com ao menos 3 tipos diferentes de batedores:
um para massas leves e claras em neve, um para massas médias e um para massas pesadas.

As batedeiras mais completas chegam a ser acompanhadas de até 5 batedores diferenciados, e de outros acessórios, como tampas que protegem de respingos e alimentadores (usados para adicionar ingredientes enquanto a batedeira trabalha).

Frente aos tantos pontos positivos, é muito difícil citar as desvantagens desse eletrodoméstico, pois ele é, de fato, um bom aliado na cozinha.

Vantagens
  • Uso profissional e doméstico
  • Maior potência e velocidade
  • Movimentos diferenciados
  • Diversos batedores e outros acessórios
Desvantagens
  • Custo mais alto
  • Tigelas de plástico são mais frágeis

Batedeira convencional ou batedeira planetária?

Para definir qual tipo de batedeira se encaixa melhor no seu perfil, é preciso definir com que frequência ela será usada e se ela terá ou não um fim profissional.

A batedeira convencional poderá te atender muito bem caso você tenha muito pouca necessidade desse utensílio em sua rotina de cozinha. Ela é de boa ajuda se, nas poucas vezes que você precisa dela, é pra bater massas leves, como glacês, claras em neve e mousses.

A rotação do batedor das batedeiras convencionais é bem mais simples, e muitas vezes você precisará desacoplar a tigela do corpo de apoio e fazer movimentos circulares com ela, para que a massa fique mais uniforme.

imagem de uma batedeira planetária com bico sujo de glacê branco

A batedeira planetária é especialmente indicada para setor industrial. (Fonte: itzybitzy / 123RF)

Nesse tipo de batedeira a potência também é reduzida e recomenda-se usá-la em receitas que exijam pouco esforço.

Já a batedeira planetária atende muito bem àquelas pessoas que trabalham com confeitaria ou produção de salgados em casa. Como também quem tem seu próprio comércio ou que simplesmente realiza receitas elaboradas com muita frequência.

Como já dissemos no tópico anterior, se você possui um negócio gastronômico é essencial que tenha um eletrodoméstico mais completo para facilitar a vida na cozinha e atingir melhores resultados.

De maneira geral, a decisão entre os diferentes tipos de batedeiras depende muito de qual seu objetivo e da sua frequência de uso.

Batedeira convencional Batedeira planetária
Potência Menos potente Mais potente
Frequência de uso Deve ser usada com menor frequência Projetada para ser usada com maior frequência
Rotação Simples Em torno do próprio eixo e em volta da tigela
Acessórios Poucos acessórios Diversos acessórios
Indicação Ideal para bater massas leves Bate tanto massas leves quanto massas pesadas
Uso Doméstico Doméstico e comercial
Velocidade Uma à quatro velocidades Oito ou mais velocidades

Quanto custa?

Boa parte das batedeiras planetárias têm uma faixa de preço muito semelhante. Apenas algumas marcas que possuem linhas especiais se destoam um pouco do padrão e oferecem o produto por um valor mais elevado.

A média de preços desses eletrodomésticos costuma variar entre R$ 400 e R$ 800, em raros casos o valor ultrapassará os R$ 1.000, ou será mais barato que R$ 300. Tudo irá depender da marca e do modelo escolhido.

O custo-benefício deve ser sempre uma questão levada em conta na hora de comprar sua batedeira planetária dos sonhos, especialmente se seu uso terá fins profissionais.

Imagem mostra as mãos de uma pessoa usando a parte superior da batedeira para bater alguma massa dentro de uma tigela de inox.

As batedeiras planetárias mais caras são aquelas que pertencem à grandes marcas e fazem partes de linhas especiais. (Fonte: Congerdesing / Pixabay)

Onde comprar?

Em tempos modernos, sempre ficamos um pouco apreensivos na hora de escolhermos qual o local mais confiável para comprarmos qualquer produto, não é mesmo?

Portanto, quando o assunto são batedeiras planetárias, a função não parece ser tão difícil! Nos últimos anos, esse tipo de batedeira vem crescendo muito no mercado e hoje em dia é bem fácil encontrar bons modelos nas mais variadas lojas e e-commerces por aí.

Se você é uma pessoa que gosta de analisar o produto de pertinho, em uma loja física, sempre indicamos as lojas especializadas em eletrodomésticos, como Fast Shop, Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Casas Bahia.

Algumas lojas de departamento, como as Lojas Americanas e a rede de Supermercados Extra, oferecem alguns modelos também.

Você também tem a opção de comprar diretamente no site ou nas lojas físicas das grandes marcas que fabricam este produto, como KitchenAid, Oster, Cadence, Philco, Phillips Wallita, Black & Decker, Arno e tantas outras por aí!

Mas se você faz parte do grupo dos amantes da compra online, lojas como Amazon, Shoptime e Buscapé vão te oferecer excelentes possibilidades de compra.

Ainda na internet, você tem a opção de comprar sua batedeira planetária no Mercado Livre, mas é sempre bom lembrar que nessa plataforma você deverá encontrar não só produtos novos, mas também usados.

É interessante procurar se informar direitinho para não comprar nada quebrado ou de má qualidade.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de batedeira planetária

Como já sabemos, as batedeiras planetárias possuem inúmeros detalhes que fazem delas eletrodomésticos mais elaborados e completos, são eles:

  • Potência
  • Capacidade
  • Acessórios
  • Velocidades
  • Material
  • Design

Aqui, vamos falar especificamente sobre essas características para que não surjam dúvidas na hora de comprar o seu próprio utensílio, ok?

Potência

De maneira geral, as batedeiras planetárias são bem mais potentes que os modelos convencionais, pois foram projetadas para bater tanto as massas mais leves quanto as mais pesadas.

A potência média dessas batedeiras varia entre 400 watts e 600 watts, o que é suficiente tanto para o uso doméstico quanto para o uso em comércios e pequenas indústrias. Reflita qual a melhor potência para sua realidade antes de comprar a sua.

Capacidade

A capacidade da tigela da sua batedeira planetária vai depender muito da sua necessidade e da sua demanda de produção.

Se você pensa em comprar o eletrodoméstico apenas para usar para o preparo de receitas para sua família e amigos, não há necessidade de uma tigela tão grande assim. Uma que suporte cerca de 3 litros deverá ser suficiente.

Mas, se você possui um restaurante, uma lanchonete, ou se produz em casa para vender, é interessante comprar uma batedeira com uma tigela maior, pra facilitar o seu trabalho e te economizar tempo na cozinha.

Se o seu caso é este, nós recomendamos que você dê preferência para as batedeiras planetárias que suportem de 4 a 5 litros. Normalmente, as batedeiras de 5 litros são o maior tamanho produzido pelas marcas.

confeiteira usando batedeira planetária em uma bancada na cozinha

A capacidade da tigela é importante de ser analisada de acordo com a demanda. (Fonte: Александр Ермолаев / 123RF)

Acessórios

As batedeiras planetárias costumam vir acompanhadas de acessórios que fazem toda a diferença durante o preparo de uma receita. A maioria delas vem com no mínimo 3 batedores:

  • Fouet: usado para claras em neves e outras massas leves, como glacês e molhos;
  • Pá plana: usada para massas médias, como massas de cookies e tortas;
  • Gancho: usado para massas bem pesadas como as de pão e pastel.

Além dos batedores clássicos, alguns modelos mais completos vêm acompanhados de espátulas e de outros batedores especiais.

As batedeiras mais profissionais também oferecem uma tampa antirrespingo e um alimentador, que nada mais é do que um bocal que se acopla no topo da tigela para adicionar ingredientes durante o funcionamento do utensílio.

Os acessórios facilitam muito a vida do cozinheiro e por isso é interessante prestar atenção neles antes de escolher a sua batedeira, especialmente se você a usará para fins profissionais.

Velocidades

Normalmente, essas batedeiras costumam ter opções de várias velocidades diferentes. A variação costuma ser entre 8 e 10 velocidades, podendo chegar até 12, nos modelos mais modernos e com mais tecnologia envolvida.

Outra questão interessante é que algumas batedeiras planetárias possuem velocidade especiais, como turbo e o “início lento”, que nada mais é do que o aumento gradual da velocidade.

Se você irá fazer receitas muito diferentes usando o mesmo eletrodoméstico, é legal priorizar as mais completas.

Material

O material que a tigela da sua batedeira planetária é feita faz toda diferença! No mercado, você deverá encontrar opções de aço inoxidável, vidro e plástico.

Além da sua preferência pessoal, algumas características podem te ajudar nessa escolha. Confira:

  • Tigelas de inox: costumam ser as melhores pois não quebram e são bastante duradouras.
  • Tigelas de vidro: apesar de mais bonitas, podem cair no chão quebrar durante algum momento de correria na cozinha.
  • Tigelas de plástico: são as mais frágeis e também podem rachar.

As marcas mais famosas costumam oferecer tigelas de boa qualidade, independente do material, mas é sempre bom ao comprador avaliar todas as possíveis situações.

Design

Hoje em dia, encontramos batedeiras planetárias com uma enorme variação de design! Algumas delas chegam a ser usadas até como um item decorativo na cozinha, pois são muito bonitas.

Se essa for uma questão importante para você, você deverá encontrar no mercado linhas com modelos coloridos, e até com um aspecto vintage (mas sempre muito atualizadas!).

Ter uma cozinha em sintonia é importante se você passa muitas horas do seu dia lá. Combinar os tons e o estilo dos seus utensílios é uma saída legal se o seu objetivo é dar um toque pessoal para o seu espaço preferido da casa!

(Fonte da imagem destacada: jackmac34 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...