Seja bem-vindo ao Review Box Brasil, ficamos muito felizes com a sua presença por aqui! Hoje nós vamos bater um papo sobre um dos utensílios domésticos preferidos dos amantes de pães e bolos, a batedeira!

Ela oferece muita praticidade na hora do preparo de receitas que exigem um nível a mais de complexidade e são ótimos tanto para o uso doméstico, quanto para o uso comercial. Se você faz parte do grupo de pessoas que ama cozinhar, já deve ter percebido essa é uma ferramenta essencial!

As batedeiras possuem um grande leque de variedades que poucas pessoas conhecem, e nosso objetivo aqui é falar justamente sobre isso, além de te mostrar o que há de melhor no mercado. Siga com a gente!

Primeiro, o mais importante

  • A função das batedeiras é bem simples: elas misturam diferentes ingredientes de uma receita, com o objetivo de formar uma massa uniforme e consistente.
  • Existem três tipos de batedeiras: as convencionais, as de mão e as planetárias. As de mão são as mais simples, e as planetárias as mais modernas.
  • As batedeiras planetárias possuem esse nome porque o seu sistema se assemelha muito com os movimentos de rotação e translação da Terra em torno do sol, uma vez que o batente gira em torno de si mesmo ao mesmo tempo que dá voltas na tigela.

Você também pode gostar:

Ranking: As 7 melhores batedeiras

Com tantas opções pode ser um grande desafio encontrar a melhor batedeira, ou melhor, a batedeira que atende perfeitamente suas necessidades. E por isso fizemos um ranking diversificado, para que você encontre a melhor opção para sua cozinha. Confira:

1º – Batedeira Planetária Spinner

No topo da nossa lista, te apresentamos o que há de melhor no universo das batedeiras planetárias, ideal para uso profissional, mas ótima escolha também para os cozinheiros domésticos mais exigentes.

Com 12 velocidades diferentes e 400/600 watts de potência, ela é perfeita tanto para a preparação de receitas mais elaboradas, quanto receitas mais simples. A batedeira também acompanha 3 tipos diferentes de batedores em inox e ferro fundido, e sua capacidade é de 4,3 litros. Seu acabamento é cromado e o design é bastante moderno.

Review em Vídeo

2º – Batedeira Planetária Oster Perform

Outra opção interessante é a Oster Perform. Ela é super completa e possui vários acessórios que fazem toda a diferença para o cozinheiro: acompanha 4 espátulas, cada uma específica para um tipo de massa, e de uma proteção extra que se acopla na tigela para evitar respingos.

A batedeira possui um único botão que altera as 8 diferentes velocidades possíveis, e trabalha em até 600 watts. Sua capacidade é de 4 litros.

3º – Batedeira Clássica Hamilton Beach

Esta batedeira é uma opção interessante para aqueles que não sentem a necessidade de um modelo orbital (ou planetário), mas ainda assim gostam de uma ferramenta completa.

Ela possui uma alavanca que move a tigela lateralmente para oferecer uma mistura mais homogênea. Sua potência máxima é de 260 watts e, além de tudo, ela conta com 6 velocidades. Junto desta batedeira, acompanha kit com 3 batedores clássicos, que fazem toda a diferença.

4º – Batedeira Planetária Philco PHP500

A Batedeira Planetária PHP500, produzida pela Philco, está entre as melhores batedeiras do mercado. Ela tem capacidade para 4 litros e acompanha 3 batedores diferentes.

Esta opção é bastante semelhante com as outras que já apontamos aqui, mas tem o diferencial de possuir a função turbo, além das suas outras 11 velocidades!

5º – Batedeira Philco Paris

Outro modelo da Philco muito legal, é a Paris. Uma batedeira clássica, mas que não deixa de ser moderna e prática. Ela possui 4 velocidades, além do botão pulsar, e possui capacidade para 4 litros.

A potência máxima que essa batedeira pode atingir é de apenas 200 watts, e ela acompanha 2 batedores, e por isso ela é indicada apenas para o uso residencial.

6º – Batedeira Clássica Portátil Hamilton Beach

Aqui temos um modelo que deve interessar muito os mais práticos: uma batedeira portátil. Ela conta apenas com o motor e os batedores, e pode ser usada em qualquer tigela.

O produto vem acompanhado de um recipiente acoplável, onde ficam os 5 batedores (tradicionais, de massa e agitadores), o que evita que as peças fiquem “esparramadas” pelo armário.

Além disso, ela possui potência de 260 watts. São 6 opções de velocidade ao total, além do botão “quickburst”, que oferece mais potência em qualquer velocidade.

7º – Batedeira Cadence Orbital Colors

A Cadence Orbital Colors é a opção perfeita se você procura uma boa e duradoura batedeira planetária por um preço acessível. Ela tem potência de 400 watts, 8 velocidades diferentes e aguenta bater massas bem pesadas.

Sua tigela é um pouco menor, com capacidade para 3 litros, e por isso é mais indicada para utilizá-la em casa ou em negócios pequenos. O legal dessa linha de batedeiras da Cadence é que elas são fabricadas em cinco diferentes cores.

Guia de Compra

Seja planetária ou clássica, a batedeira é um eletrodoméstico necessário em qualquer cozinha. Ela faz a diferença no preparo de muitos alimentos, e por isso queremos te ensinar tudo sobre as batedeiras.

Fique com a gente para aprender sobre as vantagens, as diferenças entre os diversos tipos, os preços e o que avaliar antes de comprar a sua.

Mulher sorrindo usando batedeira em uma bancada.

A batedeira é um eletrodoméstico importante tanto para uso doméstico, quanto negócios gastronômicos. (Fonte: Vadim Guzhva / 123RF)

O que é uma batedeira e quais são suas vantagens?

Se você tem o hábito de cozinhar pães, bolos e tortas, sabe que é praticamente impossível bater uma massa na mão, e que uma boa batedeira faz toda diferença na sua cozinha.

Esta ferramenta já existe há bastante tempo, mas está se modernizando cada vez mais, e atualmente já existem versões modernas e preparadas pra enfrentar até mesmo as massas mais pesadas.

Sua função é bem simples: juntar todos os ingredientes até uniformizá-los. Pode parecer meio bobo, mas um bom cozinheiro sabe o quanto isso é essencial.

A vantagem da batedeira é que ela deixa sua receita no ponto certinho, e garante a textura correta para a massa. Ela é muito prática e normalmente vem com mais de um batedor, sendo que cada um deles tem sua especificação.

A seguir, montamos uma planilha indicando todas as vantagens e as poucas desvantagens deste utensílio doméstico:

Vantagens
  • Mistura ingredientes de maneira uniforme
  • Rápidas e práticas
  • Fáceis de usar
  • Baixo consumo de energia elétrica
Desvantagens
  • Algumas só batem massas leves
  • Tigelas de plástico são mais frágeis

Batedeira convencional, de mão ou planetária?

Assim como todos os eletrodomésticos do mundo, as batedeiras foram se modernizando aos poucos, e hoje já existem modelos de cair o queixo.

A versão mais atualizada é a batedeira planetária, mas a batedeira convencional e a batedeira de mão também cumprem muito bem o seu trabalho e são boas aliadas na cozinha.

Abaixo, vamos te explicar um pouquinho melhor sobre cada um desses tipos, e te ajudar a escolher qual deles se encaixa na sua cozinha.

Foto de uma batedeira batendo uma massa que parece ser de um bolo de chocolate.

As batedeiras servem para misturar de maneira uniforme os ingredientes de uma receita. (Fonte: PublicDomainPictures / Pixabay)

Batedeira convencional

A batedeira convencional é provavelmente o que vem à sua cabeça quando estamos falando sobre esse assunto. Ela é uma boa escolha para o uso doméstico, esporádico.

Esta ferramenta possui base fixa, e já vem acompanhada de uma tigela. Nesta tigela, elas fazem um movimento de rotação comum para misturar os ingredientes da receita.

Normalmente, essas batedeiras possuem cerca de 250 watts de potência e não são indicadas para massas pesadas, ou para uma rotina de cozinha profissional. Elas são ótimas se você não as todos os dias, até porque possuem um excelente custo benefício.

Batedeira de mão

Se você precisa desta ferramenta muito de vez em quando, a batedeira de mão pode ser uma boa opção. Ela é simples de usar e não precisar montar, uma vez que possui apenas a parte superior (motor e batedores).

Você pode utilizá-la na tigela que preferir, e muito provavelmente não terá problemas ao guardá-la, pois ela ocupa bem menos espaço. A potência dessas batedeiras é semelhante ou um pouco inferiores às batedeiras convencionais, e até o resultado é praticamente o mesmo.

Outro ponto positivo é o preço, que é o mais em conta se você comparar os três modelos do produto. Em contrapartida, esse utensílio doméstico é bem simples, e somente indicado para massas leves.

Além disso, você também terá que ficar segurando a batedeira e fazendo movimentos com o braço enquanto ela funciona, o que pode ser um pouco incômodo.

Batedeira planetária

Essa é a batedeira mais completa, moderna e potente. Ela tem esse nome pois o seu batedor gira em volta do próprio eixo ao mesmo tempo que dá voltas na tigela, lembrando bastante os movimentos de rotação e translação que o planeta Terra dá em torno do Sol.

Todo este processo de movimentação do batedor garante uma massa muito mais homogênea e consistente, além de dispensar as interferências do cozinheiro durante essa fase do preparo de uma receita. De maneira geral, esse eletrodoméstico é muito útil e tem uso tanto doméstico quanto industrial.

Se você tem o costume de preparar bolos, pães, glacês e outras receitas mais complexas em casa, é interessante que você tenha uma dessas para facilitar o seu trabalho e garantir um melhor resultado.

Mas, se você é dono de um restaurante, é essencial que você trabalhe com uma batedeira planetária. Elas também costumam ser as batedeiras com maior variação de velocidades, além de serem as mais potentes, chegando a atingir até 600 watts.

A principal desvantagem desse modelo é o seu preço, que é bastante alto em comparação aos outros tipos de batedeiras.

Batedeira convencional Batedeira de mão Batedeira planetária
Tigela Acompanha tigela Não acompanha tigela Acompanha tigela
Potência De 200 a 300 watts de 150 a 260 watts De 400 a 600 watts
Rotação Comum Comum Planetária
Velocidade Entre 4 e 8 velocidades Entre 4 e 8 velocidades Entre 6 e 12 velocidades
Preço Médio ou baixo Baixo Alto
Indicação Ideal para uso doméstico Ideal para uso doméstico Ideal para usos doméstico e comercial

Quanto custa?

Levando em consideração que existem 3 tipos distintos de batedeiras, os preços são bem variados. Se você está com o orçamento mais curto, por exemplo, uma batedeira de mão pode ser a ideal, pois seu preço varia entre R$80 e R$140.

As convencionais também não costumam ser muito caras, sendo que você poderá encontrar algumas por R$80, e outras por R$250. Já as planetárias possuem preços mais salgados, que variam de R$400 até R$800.

foco

Você sabia que a primeira batedeira foi idealizada em 1908 pelo norte americano Herbert Johnson? Ele projetou a ferramenta pensando em facilitar a vida dos padeiros, e em 1915 o primeiro exemplar foi lançado.

No Brasil, a primeira batedeira foi produzida pela marca Arno somente em 1958, e 20 anos depois, a mesma marca atualizou a versão comum da batedeira e lançou as primeiras batedeiras planetárias no país.

Onde comprar?

Existem muitos bons locais para comprar a sua batedeira dos sonhos, tanto online, quanto loja física.

Se você é uma dessas pessoas que gosta de analisar o produto de pertinho, indicamos as lojas especializadas em eletrodomésticos, como Fast Shop, Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Casas Bahia. Algumas lojas de departamento, como as Lojas Americanas e a rede de Supermercados Extra, também não deixam nem um pouco a desejar.

Mas se você é desses que ama comprar do conforto da sua casa, opte pelo online. Lojas como Amazon, Shoptime e Buscapé vão te oferecer excelentes possibilidades de compra.

Por fim, você tem a opção de comprar diretamente no site ou nas lojas físicas das grandes marcas que fabricam este produto, como KitchenAid, Oster, Cadence, Philco, Phillips Wallita, Black & Decker, Arno e tantas outras por aí!

Critérios da compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de batedeira

As batedeiras são eletroportáteis relativamente simples, mas é interessante que você preste atenção em algumas características básicas que podem fazer toda diferença durante o seu uso. São elas:

  • Potência
  • Velocidades
  • Acessórios
  • Capacidade
  • Material

Agora, vamos te explicar um pouquinho mais sobre esses tópicos. Acompanhe com a gente!

Foto de uma batedeira de mão branca, com fio desligado da tomada.

As batedeiras são super práticas, e você pode encontrá-las em diferentes modelos: como a de mão, a planetária e a convencional. (Fonte: RonPorter / Pixabay)

Potência

A potência da sua batedeira diz muito sobre ela. Quanto mais potente ela for, maior capacidade de bater massas pesadas ela terá.

Se o seu objetivo é que sua batedeira trabalhe bastante, opte pelas mais potentes, que costumam ser as planetárias. Essas podem atingir até 600 watts de potência.

Se você não tem a necessidade do uso intenso, existem boas batedeiras com potências variando entre 200 watts e 400 watts. Elas são ótimas e de grande ajuda.

Velocidades

É bastante interessante que a sua batedeira tenha uma grande variação de velocidades, isso porque ficará muito mais fácil que você acerte o ponto da sua massa, independe de qual receita seja.

Atualmente, é difícil você encontrar no mercado batedeiras com menos de 4 velocidades diferentes, mesmo as mais simples.

Porém, nos modelos mais avançados, você verá que este número é bem mais alto, podendo chegar a 10 ou 12 velocidades diferentes. Esta é uma questão bastante pessoal, que está totalmente relacionada com qual é o seu objetivo de uso do utensílio.

Acessórios

Tanto as batedeiras mais simples, quanto as mais modernas costumam vir acompanhadas de acessórios que fazem toda a diferença durante o preparo de uma receita. A maioria delas vem com no mínimo 3 batedores:

  • Fouet: usado para claras em neves e outras massas leves, como glacês e molhos.
  • plana: usada para massas médias, como massas de cookies e tortas.
  • Gancho: usado para massas bem pesadas como as de pão e pastel.

Além dos batedores clássicos, alguns modelos mais completos, como as planetárias, vêm acompanhados de espátulas e de outros batedores especiais.

As batedeiras mais profissionais também vêm também oferecem uma tampa anti respingo e um alimentador, que nada mais é do que um bocal que se acopla no topo da tigela para adicionar ingredientes durante o funcionamento do utensílio.

Os acessórios facilitam muito a vida do cozinheiro e por isso é interessante prestar atenção neles antes de escolher a sua batedeira, especialmente se você a usará para fins profissionais.

Imagem mostra criança usando batedeira.

Criança fazendo massa com batedeira e acessórios. (Fonte: Warut Chinsai / 123RF)

Capacidade

A batedeira de mão não acompanha tigela, e por isso você tem mais liberdade na hora de escolher o tamanho da tigela que irá usar para bater a sua receita. Já nas batedeiras convencionais e planetárias, é importante que você observe o tamanho das tigelas para decidir qual delas atende melhor sua necessidade.

View this post on Instagram

In Love ❤️ . . #blackdecker #batedeiraplanetaria

A post shared by Temperando Com Janaina Andrade (@temperandocomjanainaandrade) on

Se você pensa em comprar o eletrodoméstico apenas para usar para o preparo de receitas para sua família e amigos, não há necessidade de uma tigela tão grande assim. Uma que suporte cerca de 3 litros deverá ser suficiente.

Mas, se você possui um restaurante, uma lanchonete, ou se produz em casa para vender, é interessante comprar uma batedeira com uma tigela maior, pra facilitar o seu trabalho e te economizar tempo na cozinha.

Se o seu caso é este, nós recomendamos que você dê preferência para as batedeiras planetárias que suportem de 4 litros à 5 litros. Normalmente, as batedeiras de 5 litros são o maior tamanho produzido pelas marcas.

Material

Ainda sobre as tigelas, é interessante que você observe de qual material elas são feitas, sendo que atualmente você deverá encontrar opções de inox, plástico e vidro.

As tigelas de plásticos são as mais sensíveis e menos recomendadas. Elas rasgam muito fácil e isso deve ser uma questão a se levar em conta na hora de escolher sua batedeira.

As tigelas de vidro são as mais bonitas, sem dúvida alguma. Elas são firmes, mas podem quebrar facilmente durante algum momento de correria na cozinha. Já as de inox, são as mais recomendadas. Isso porque são muito duráveis, não quebram e também são lindas.

(Fonte da imagem destacada: Congerdesign / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...