Homem musculoso e sem camisa de costas levando seu corpo com as mãos em uma barra.
Ultima atualização: 15 de fevereiro de 2020

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Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre um dos suplementos alimentares queridinhos entre aqueles que pegam pesado no treino e buscam por mais energia e manutenção muscular pós-treino: o BCAA.

Existem diversas marcas e até mesmo formas de tomar seu BCAA, que é um aminoácido essencial, ou seja, nosso corpo é incapaz de produzir. A suplementação com BCAA reduz danos musculares e inibe a queda da força.

Mas o que significa BCAA e qual é o ideal para você? Aqui vamos falar das melhores marcas do mercado, suas vantagens e desvantagens, preço, onde comprar e o que você precisa prestar atenção antes de adquirir o seu! Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante!

  • Existem diversos suplementos alimentares que auxiliam no ganho de massa e ajudam na recuperação muscular. Mesmo com todas as opções, o BCAA continua sendo um dos melhores para essas funções.
  • O BCAA pode ser encontrado em diferentes formas (cápsulas, tabletes e em pó) e diferentes tamanhos. Vamos explicar exatamente a vantagem de cada um para que você possa escolher.
  • É importante sempre se consultar com um endocrinologista ou nutricionista antes de começar a tomar o BCAA. Ingira apenas a quantidade recomendada por seu médico!

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Ranking: os 5 melhores suplementos BCAA

Seja em cápsula, tablete ou pó, nós queremos te auxiliar na busca do BCAA perfeito para você. Então, aqui você vai encontrar os melhores suplementos desse tipo disponíveis no mercado. Listamos os produtos preferidos dos consumidores e com ótima qualidade para sua te ajudar nessa decisão!

1º – Bcaa 2400 Max Titanium

A Max Titanium é uma das melhores marcas brasileiras de suplementos alimentares e, entre seus destaques, está o BCAA 2400. Essa embalagem vem com 60 cápsulas, mas também é possível encontrar o pote com 100, 200 ou 450 cápsulas.

Sugere-se a ingestão de 2 cápsulas antes do treino e 2 cápsulas depois do treino. Dessa forma, o pote com 200 cápsulas dura cerca de 50 treinos. Possui L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina em seus ingredientes e não contém quantidades significativas de carboidratos e gorduras.

Quem consome o BCAA da Max Titanium elogia seu ótimo custo-benefício e qualidade. Além disso, esse suplemento auxilia no desenvolvimento de músculos e auxilia na recuperação pós-treino.

2º – Bcaa 1000 Optmun Nutrition

O BCAA da Optimum Nutrition é um dos mais consumidos nos Brasil, apesar da marca ser importada. Ele possui um preço um pouco mais elevado que outros BCAAs, mas vale a pena pela sua qualidade.

A recomendação de uso é ingerir 2 cápsulas entre as refeições e entre 30 e 45 minutos antes do treino, ou conforme orientação do médico ou nutricionista.

Os consumidores do BCAA da Optimum Nutrition elogiam sua qualidade e excelência, além de resultados garantidos. Alguns indicam que o produto seja consumido em conjunto com o Whey da mesma marca.

3º – Amino Bcaa Top Integralmédica Body Size

A Integralmédica é uma das marcas mais renomadas no mercado de suplementos alimentares brasileiros. Seu BCAA é um dos mais consumidos por quem suplementa e treina bastante.

A embalagem vem com 120 cápsulas e a indicação de uso é 4 pílulas ao dia, sendo 2 antes e 2 logos após o treino, ou conforme orientação de médico ou nutricionista.

Mesmo para quem treina com muita frequência, esse BCAA consegue oferecer um bom rendimento. É uma ótima opção para treinar com pique mesmo com dores musculares.

4º – 4:1:1 Bcaa Drink Max Titanium

O BCAA Drink 280g da Max Titanium oferece uma outra forma para você consumir seu BCAA. Ele é um drink que precisa ser preparado e você pode escolher entre os sabores uva, laranja e limão.

Para tomar o BCAA Drink é só misturar 7g (2 dosadores) em 200 ml de água gelada. A vantagem desse BCAA é que, além de auxiliar na recuperação muscular, ele proporciona uma sensação mais refrescante.

Além de render bastante, o BCAA Drink oferece ótimo custo-benefício e excelente qualidade.

5º – Bcaa Powder Black Line Optimum Nutrition

A Optimum Nutrition também oferece uma outra forma de ingestão do BCAA. Com o BCAA Black Line, você faz um drink para auxiliar no ganho de massa muscular.

Para preparar, é só misturar um medidor cheio (3g) do produto em um copo com 300 a 350ml de água ou outra bebida até completa diluição. Além de ser durável, o produto possui excelente qualidade e ótimo custo-benefício.

Guia de Compra

Agora que você já sabe quais são os melhores BCAAs existentes no mercado, é hora de aprender mais sobre as vantagens – e desvantagens – do produto. Queremos que você se torne um verdadeiro expert, comparando o BCAA com outros suplementos e te mostrando outros pontos essenciais para uma compra acertada.

Mulher sentada levantando pesos em uma academia. Um professor está auxiliando ela.

A suplementação com BCAA reduz danos musculares e inibe a queda da força. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Quais são as vantagens e desvantagens do BCAA?

O BCAA, logo depois do Whey Protein, é um dos suplementos alimentares mais utilizados por quem treina com muita frequência. Isso acontece porque ele oferece vários benefícios que permitem um melhor aproveitamento do treino.

O termo BCAA significa Branched Chain Amino Acids, que em português quer dizer Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Esses aminoácidos são a leucina, valina e isoleucina, que, juntos, formam cerca de 1/3 das proteínas musculares.

Por causa disso, são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular, além de diminuírem os danos musculares causados pelo treino intenso.

Ou seja, além de auxiliar no ganho de massa muscular, o BCAA também acelera a recuperação muscular, estimula a síntese de proteínas e reduz a fadiga. Por isso, é um suplemento super utilizado por quem malha com frequência.

De acordo com o nutricionista Rodolfo Peres, a ingestão de suplementos alimentares é uma ótima opção para os treinos. Ele diz que antes, durante e após o treino, o estímulo da síntese proteica é muito interessante. Mas por outro lado, fica complicado consumir alimentos para essa finalidade por conta da dificuldade no esvaziamento gástrico. E os BCAAs são indicados por terem níveis mais altos de leucina.

Rodolfo PeresNutricionista.

“Comer 150 ou 200 gramas de frango minutos antes do treino, certamente não será nada confortável. E imediatamente após o treino, quando este é realizado de maneira intensa, pode ocorrer uma anorexia pós esforço, dificultando a ingestão de alimentos sólidos. Portanto, a utilização de suplementos alimentares é uma excelente medida.”

Além disso, o BCAA também auxilia na perda de gordura corporal por causa da atuação da leucina no metabolismo. Ele aumenta o gasto de energia e estimula a utilização de gordura como fonte de energia.

Porém, é muito importante que esse suplemento alimentar seja utilizado com muita cautela e apenas com orientação médica. Caso contrário, o BCAA pode causar consequências prejudiciais para o organismo.

Quando tomado em excesso, o BCAA produz esqueletos de carbono que resultam no aumento da gordura corporal e podem aumentar o risco de você ter uma complicação no rim.

Outro ponto negativo do BCAA é o custo. Comparado com outros suplementos, ele não é o mais caro no mercado. Porém, por ser consumido com certa frequência, a embalagem não dura tanto tempo, sendo necessário sempre comprar mais. Isso pode acabar gerando muitos gastos.

Vantagens
  • Auxilia no ganho de massa muscular
  • Possui rápida absorção
  • Melhora a recuperação muscular
  • Evita a perda de massa magra na dieta
  • Reduz a fadiga
  • Auxilia na perda de gorduras
  • Tem função anabólica e anticatabólica
Desvantagens
  • Se consumido em excesso, pode resultar no aumento da gordura corporal e problemas renais
  • Custos elevados

Qual o melhor: Glutamina, Whey Protein ou BCAA?

Antes de adquirir seu BCAA, é altamente recomendável que você visite um endocrinologista em adição a um nutricionista. Como vimos, a ingestão errada do BCAA pode causar problemas renais e aumento de gordura corporal.

Homem com cara de dor levantando peso. Outras pessoas observam ele ao fundo.

O BCAA é a melhor opção para garantir melhor desempenho nos treinos. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Muitas pessoas tomam o BCAA por conta própria, já que não é necessário nenhum tipo de pedido médico para adquirir uma embalagem. Porém, ao consultar um endócrino e nutricionista, você saberá exatamente como e quanto tomar de acordo com resultados de exames.

Além disso, é essencial não tomar uma dose maior do que a indicada na embalagem. Na busca por crescimento muscular rápido, muitos acabam tomando mais do que o indicado. Porém, isso pode ser prejudicial para sua saúde e seu treino. Se você procura resultados mais rápidos, escolha BCAAs mais concentrados e com um nível maior de leucina.

Após se consultar com um médico e nutricionista, é hora de escolher qual tipo de suplemento alimentar é ideal para suas necessidades, já que existem diversos tipos diferentes que auxiliam na recuperação muscular e ganho de massa.

Cada suplemento alimentar oferece benefícios diferentes. O Whey Protein, BCAA e a glutamina, por exemplo, são todos aminoácidos e proporcionam efeitos benéficos semelhantes. Então, qual é a diferença entre eles?

Glutamina Whey Protein BCAA
O que é? É um aminoácido essencial,ou seja, nosso corpo precisa porém, não produz, sendo necessário o consumo através da alimentação É um aminoácido essencial,ou seja, nosso corpo precisa porém, não produz, sendo necessário o consumo através da alimentação É formado por aminoácidos essenciais como leucina, avalina e isoleucina
Qual sua função? Tem potencial para aumentar bastante o desempenho no treino e a qualidade da recuperação Aumenta a imunidade e absorção de cálcio, fortalece a dieta e melhora o desempenho dos atletas Sua principal função é o aumento dos músculos e da síntese proteica, fazendo com que o corpo consiga absorver melhor a proteína dos alimentos

Por isso, os BCAAs são a melhor opção para obter melhor desempenho nos treinos, pois a síntese proteica rápida aumenta o ânimo e a energia e também é o mais efetivo para quem busca velocidade dos resultados, por seu efeito anabolizante rápido.

Por outro lado, a melhor opção para recuperação pós-treino é a glutamina, por causa do seu alto potencial na restauração dos tecidos. Ela também é a melhor para evitar catabolismo (perda de massa magra), pois é absorvida pelo corpo rapidamente.

Já o Whey Protein é o melhor para a saúde em geral, pois possui muito mais vitaminas.

Quanto custa?

O preço do BCAA vai depender muito da quantidade de cápsulas, concentração de aminoácidos e marca do suplemento. Algumas marcas possuem produtos super baratos, custando a partir de R$15 uma embalagem com 60 cápsulas.

Porém, se você procura marcas renomadas e premiadas, terá que desembolsar um valor um pouco maior. As marcas mais conhecidas no Brasil comercializam esse suplemento por cerca de R$100. Há, também, os importados, que chegam a custar R$300.

Um BCAA de qualidade de uma marca nacional boa pode ser encontrado na faixa de R$80 a R$120.

Imagem de cápsulas de bcaa.

O preço do BCAA varia basicamente devivo a quantidade de cápsulas no frasco. (Fonte: Nikita Bulygin / 123RF)

Onde comprar?

É possível encontrar embalagens de BCAA em farmácias ou supermercados, mas o local mais fácil de achar será uma loja de suplementos alimentares. Cada vez mais comuns, essas lojas estão espalhadas pelas cidades. Não será muito difícil encontrar uma!

Há, também, a opção de você adquirir seu BCAA online. Essa é a melhor forma para quem procura bastante variedade de tamanhos e marcas. Você o encontra nas grandes lojas de suplementos, como Madrugão e Netshoes. Além desses, citamos também o Mercado Livre, Amazon e Lojas Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os melhores suplementos BCAA

Com a variedade de BCAAs disponíveis nas lojas, pode ser difícil escolher o ideal para você. Mas nós queremos te ajudar com essa missão, fornecendo todas as informações que você precisa para realizar sua compra, esses são alguns itens que devem ser levados em consideração:

  • Forma de apresentação
  • Quantidade
  • Durabilidade
  • Marca

Abaixo, vamos analisar cada ponto individualmente para explicar porque eles são importantes na hora de escolher seu BCAA.

Forma de apresentação

Quando você chegar até na loja de suplementos, vai perceber que existem três principais formas de apresentação do BCAA: em cápsulas, em tabletes e em pó.

Com exceção em relação a concentração de cada um deles, escolher entre as seguintes opções é uma questão de gosto. Algumas pessoas preferem ingerir cápsulas, outras gostam do pó por conta dos diversos sabores. Saiba a diferença entre elas:

  • BCAA em cápsulas: Esse é o tipo mais comum e tradicional do mercado. Sua concentração costuma variar entre 300mg a 800mg de BCAA por cápsula. Ideal para quem está começando a tomar e precisa ingerir doses pequenas.
  • BCAA em tabletes: A concentração dos tabletes costuma ser bem superior a das cápsulas. Um tablete pode chegar a ter 2000 mg de BCAA.
  • BCAA em pó: Essa é uma forma de tomar o BCAA através de uma bebida. Você coloca o pó (que pode ter diversos sabores diferentes) na água e mistura. O BCAA em pó.

Quantidade

Uma das coisas que você deve prestar atenção na hora de comprar seu BCAA é a quantidade de cápsulas, tabletes ou gramas. Então é necessário olhar bem o rótulo antes de comprar seu suplemento.

Alguns rótulos possuem números elevados para chamar sua atenção para comprar aquele produto. Porém, você deve sempre verificar o tamanho da porção antes de se deixar levar pelo rótulo.

Às vezes, para chegar nos 6.000 prometidos no rótulo, você precisa tomar 8 tabletes, enquanto outro que promete 3.000 pode ser alcançado com apenas 2 tabletes.

Ou seja, não basta comprar um BCAA forte. É necessário calcular o número de cápsulas ou tabletes que precisam ser ingeridos para alcançar o número prometido. Observe, também, a quantidade de Leucina, Isoleucina e Valina que as cápsulas possuem.

Durabilidade

Analisar a quantidade, como vimos acima, é importante por mais um critério: a durabilidade e consequentemente, melhor custo-benefício do suplemento. Se questione o quanto você precisará ingerir ao longo do mês.

Primeiro, verifique qual a quantidade de BCAA você deve ingerir por dia. Então, analise quantas cápsulas, tabletes ou gramas em pó serão necessárias ao longo de um mês.

Após ter esse dado, perceba as quantidades descritas nas embalagens e faça cálculo de quanto você gastará mensalmente com o produto. Os valores podem variar muito de uma marca para outra, e também do tipo de ingestão escolhido. Tudo de acordo com a necessidade do seu corpo, indicada pelo seu nutricionista.

Se essa economia é um fator importante, vale a pena passar mais tempo calculando esses custos.

Mulher com roupas de academia e tênis fazendo leg press em um local escuro.

A principal função do BCAA é o aumento dos músculos e da síntese proteica, fazendo com que o corpo consiga absorver melhor a proteína dos alimentos. (Fonte: scottwebb / Pixabay)

Marca

Apesar de algumas pessoas preferirem se ater mais na quantidade e tamanho das porções do que na marca, é ideal prestar atenção em ambos os aspectos. Muitas marcas oferecem uma qualidade superior em seus suplementos alimentares.

As marcas mais renomadas costumam comprovar o resultado dos seus produtos através de testes e utilizando equipamentos de última geração. Para saber quais marcas são melhores, pesquise sempre a opinião de consumidores ou verifique os prêmios recebidos pela marca.

(Fonte da imagem destacada: trysh / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.