Bebedouro de água na bancada da cozinha.
Ultima atualização: 27 de agosto de 2019

Como escolhemos

16Produtos analisados

21Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um item prático e necessário na sua casa: o bebedouro.

Ideal para quem deseja ter acesso rápido à água mineral, o bebedouro, antes encontrado em estabelecimentos comerciais, agora toma o seu lugar nos lares brasileiros.

Com a popularização, os modelos se diversificaram e hoje é possível encontrar o bebedouro com tamanhos e funções para todos os gostos e bolsos.
Neste artigo, vamos lhe mostrar quais fatores você deve observar para comprar o bebedouro ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O bebedouro é um dos aparelhos mais práticos e saudáveis para ter acesso à água natural, fresca e/ou gelada.
  • Com tamanhos e capacidades variadas, o bebedouro utiliza galões de água mineral e é uma das opções mais econômicas para se ter em casa.
  • Neste artigo, você vai conhecer os tipos de bebedouros, como você deve cuidar deles e as características que diferenciam um modelo de outro.

Você também pode gostar:

Melhores modelos bebedouros: Nossos favoritos

Quem procura por um bebedouro quer ter água fresca e saudável em casa. Sabendo disso, os fabricantes investiram em tecnologias para tornar o bebedouro ainda mais funcional. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos disponíveis hoje em dia no mercado.

Bebedouro Agratto 782

O Agratto 782 é um bebedouro de mesa que possui sistema de resfriamento eletrônico e é bivolt (127V/220V). Esse modelo utiliza garrafões de água com capacidade de 10 ou 20 litros.

Com bandeja coletora de gotas, que pode ser retirada para realizar a limpeza, esse bebedouro mede 43 cm de altura, 29,5 cm de largura e 29 cm de profundidade.

Bebedouro Electrolux BC21B

O Electrolux BC21B é um bebedouro com sistema de refrigeração à compressor, que comporta galão de 20 litros d’água. Com duas opções de fluxo de saída de água, esse modelo conta com bandeja removível.

Possui perfurador de lacre do galão, conta com três opções de temperatura da água, tem voltagem de 127V e mede 44 cm de altura, 29 cm de largura e 37,8 cm de profundidade.

Bebedouro Mondial Acqua Pure 2

O Acqua Pure 2 da Mondial é um bebedouro com sistema de refrigeração por compressor, que comporta galões de 10 ou 20 litros. Com painel de LED luminoso, esse modelo contém bandeja coletora removível para limpeza.

Além disso, esse bebedouro conta com duas opções de temperatura: água natural e água gelada de cerca de 7°, e mede 50 cm de altura, 31 cm de largura e 36 cm de profundidade.

Bebedouro Consul

Esse bebedouro da Consul possui sistema de refrigeração por compressor e três níveis de temperatura (natural, fria e gelada). Esse modelo também conta com furador de galão para troca fácil. Esse bebedouro comporta galões de água mineral de 20 litros e mede 40 cm de altura, 35,8 cm de largura e 53 cm de profundidade.

Bebedouro IBBL Compact

O bebedouro Compact da IBBL possui sistema de refrigeração por compressão e comporta galões de 10 ou 20 litros, oferecendo água nas temperaturas natural e gelada. Esse modelo conta com bandeja removível para facilitar a higienização e tem medidas de: 41 cm de altura, 32 cm de largura e 34 cm de profundidade.

Guia de Compra

À primeira vista, você pode achar que escolher um bebedouro é uma tarefa simples. Mas, se você quer eficiência, praticidade e a segurança de que terá uma água de qualidade, é preciso levar em conta diversos fatores.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisar para escolher o bebedouro ideal de acordo com as suas necessidades e expectativas.

Mulher e homem em uma sala ao lado de um bebedouro de água.

O bebedouro é a forma mais prática e segura de beber água mineral a qualquer momento do dia. (Fonte: lightfieldstudios / 123rf)

O que é um bebedouro?

O bebedouro é um produto que não pode faltar na sua cozinha. Ele permite que você tome água fresquinha a qualquer momento e com muita facilidade.

Mais comuns em escritórios, escolas e shoppings, o bebedouro é formado por uma base de suporte, geralmente fabricada em inox, que recebe no topo um galão de água mineral.

Assim, o bebedouro não filtra a água, mas facilita o acesso ao líquido de forma prática e funcional. Justamente por isso, os fabricantes investiram em modelos compactos, e com diferentes opções de temperatura da água, especialmente para serem utilizados em casa.

Mão de mulher enchendo copo com água em um bebedouro.

O bebedouro utiliza galões de água mineral para oferecer o líquido em diversas temperaturas. (Fonte: belchonock / 123rf)

Com os modelos mais modernos, que são conectados à energia elétrica, o bebedouro permite controlar a temperatura e o fluxo de saída, oferecendo água normal, fria e/ou gelada.

Com isso, você evita o desperdício e ainda deixa de abrir e fechar a geladeira em busca de água gelada, trazendo ainda mais economia nas contas. Porém, como depende da troca do galão de água mineral, você precisa garantir que está adquirindo uma água de qualidade.

Isso porque, como vimos, o bebedouro não possui qualquer tipo de filtragem. Além disso, é preciso atenção na hora de envasar, transportar e instalar água no bebedouro, para evitar contaminação.

Hoje em dia, no entanto, já existem opções de bebedouros com funções e tecnologias que facilitam esse processo. Por isso, como veremos em Critério de Compra, é importante conhecer as características que diferenciam um modelo de outro para que você escolha o bebedouro mais prático e eficiente.

Qual a diferença entre o bebedouro, o filtro e o purificador de água?

Hoje em dia, existem diversos aparelhos que oferecem água de forma prática e saudável. Os mais comuns e populares são o filtro, o purificador de água e o bebedouro. Por isso, é importante que você entenda as diferenças que existem entre esses aparelhos.

Como vimos, o bebedouro não filtra a água, já que ele apenas armazena e dá acesso à água mineral que já vem do galão. Pode ou não utilizar energia elétrica, é prático pois não precisa de tempo para filtragem e costuma ser mais econômico.

Quatro galões grandes de água mineral no chão com uma bicicleta atrás.

O bebedouro utiliza galões, por isso não é necessário que a água seja filtrada. (Fonte: anaterate / Pixabay)

Já o filtro costuma usar velas para a filtragem da água. Por isso, tem um processo mais lento para disponibilizar a água. Ainda assim, filtros como o de barro, por exemplo, ainda são os mais comuns nos lares brasileiros já que ele é capaz de retirar as impurezas da água.

Já os filtros mais modernos, em geral, consomem mais energia para oferecer água pura e gelada. Porém, o filtro não é eficaz no combate à bactérias que podem contaminar a água.

Já o purificador oferece uma água ainda mais pura do que o filtro. Além de livrar a água do cloro, mofo e bactérias, o purificador também impede que metais pesados, como chumbo e mercúrio, cheguem ao seu copo.

Alguns modelos de purificador ainda acrescentam sais minerais e potássio na água. Justamente por isso, o purificador costuma ser o aparelho mais caro de todos.

A seguir, você confere a tabela que demonstra as principais diferenças entre o bebedouro, o filtro e o purificador de água.

Bebedouro Filtro Purificador
Funcionamento Galão de água mineral Filtragem da água Purificação da água
Eficiência contra bactérias Sim Não Sim
Temperatura da água Normal, fria e/ou gelada Normal e fria Norma, fria e/ou gelada
Tamanho Pequeno, médio ou grande Pequeno e médio Pequeno e médio
Manutenção Sim Sim Sim

Quais são os tipos de bebedouro?

O bebedouro pode ser de mesa ou de coluna e, dependendo do modelo, pode receber água direto do encanamento ou usar galão.

Em geral, o bebedouro de mesa com galão é o mais utilizado hoje em dia, principalmente em residências e espaço com menos fluxo de pessoas. Por ser compacto ele ocupa menos espaço e pode ser colocado na bancada da sua cozinha.

Nessa categoria, como veremos logo mais neste artigo, você encontrará bebedouros pequenos, médios e grandes. Além disso, esse tipo bebedouro pode ser refrigerado, e oferecer vários níveis de temperatura desde água normal, fria e/ou gelada.

Você pode optar pelo bebedouro de mesa, que ocupa pouco espaço sobre a bancada da cozinha, ou o bebedouro de coluna, ideal para locais com grande movimento de pessoas.

Já o bebedouro do tipo coluna, é aquele que você encontra em escolas, academias, shoppings e empresas. Comprido, ele é colocado no chão, ou seja, é ideal para locais com maior circulação de pessoas também pela sua capacidade de vazão de água que é maior.

Esse tipo de bebedouro pode ser do tipo que usa galão ou de pressão, cuja água vem diretamente do encanamento e possui sistema próprio de filtragem.

Como manter o bebedouro livre de contaminação?

O bebedouro requer alguns cuidados para que se mantenha limpo e livre de bactérias nocivas ao organismo. Por exemplo, a atenção deve ser redobrada na hora de trocar o galão de água, já que é nessa hora o maior risco de contaminação.

 Bebedouro com galão de água em bancada de cozinha.

O bebedouro também pode decorar sua cozinha. (Fonte: Divulgação Consul / Amazon)

Por isso, listamos algumas dicas que você deve seguir para manter o bebedouro livre de contaminação:

  • Confira se o galão de água está lacrado;
  • Lave bem as mãos antes de manusear o galão;
  • Lave o garrafão com detergente neutro;
  • Limpe o bebedouro com um pano umedecido em álcool e enxágue bem com água mineral;
  • Deixe o bebedouro em local seco e fresco, livre da luz solar;
  • Se preciso, use capas para proteger o galão da luminosidade.

Além disso, os especialistas recomendam que, na hora de trocar o galão de água, você deve limpar o bebedouro. Faça isso esvaziando o recipiente e lavando-o com uma mistura feita com uma colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo de água mineral.

foco

Dica importante: você não deve não misturar o conteúdo de um galão novo com restos do garrafão anterior que estejam no reservatório do bebedouro.

Como você deve conservar o bebedouro?

Além de manter o seu bebedouro limpo para evitar contaminação de bactérias, é fundamental que você também tome algumas precauções para aumentar a vida útil do eletroportátil.

Para ajudar você nesse processo, reunimos abaixo as principais recomendações dos especialistas que irão garantir uma boa manutenção do bebedouro em casa:

  • A parte traseira do bebedouro deve estar afastada cerca de 5cm da parede;
  • O bebedouro deve ser colocado em uma base seca;
  • Se você não vai usar a água gelada por um longo período de tempo, desligue o interruptor para economizar energia;
  • Caso o bebedouro fique sem uso, desligue o interruptor, retire o plugue da tomada e retire toda a água do bebedouro;
  • Nunca vire o bebedouro de cabeça para baixo, nem o incline num ângulo superior a 45°.

Qual a importância de beber água?

A água representa entre 40% e 80% do peso total do ser humano e, por isso, as funções vitais dos órgãos dependem dela para funcionar plenamente.

Mas como não é capaz de armazenar a água, o corpo humano perde o líquido por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades. Por isso, é essencial que a reposição seja diária.

O fato é que as pessoas desidratadas podem ter problemas de funcionamento do coração, além de fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.

Mais do que isso, se a desidratação for prolongada pode, inclusive, levar à morte. Por isso vale seguir orientações médicas sobre o consumo ideal de água como o do vídeo abaixo:

Mas, além de ingerir água diariamente para manter a sua saúde, é preciso que você fique atento à qualidade da água. Isso porque, com a ingestão de água impura e contaminada é possível contrair doenças como, por exemplo: hepatite, cólera, infecção intestinal e verminose.

Daí a importância de você se certificar de que o galão de água do seu bebedouro tenha procedência confiável e de qualidade. A seguir, você confere os cinco maiores benefícios da ingestão diária de água de qualidade:

  1. Regula a temperatura corporal: Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, é quando você perde mais líquido, alterando a sua temperatura corporal. A ingestão de água é fundamental para regular a temperatura do corpo.
  2. Desintoxica o corpo: A ingestão de água previne e trata infecção urinária, e ajuda a formar e hidratar o bolo fecal. Além disso, a água também auxilia na respiração, já que dilui o muco.
  3. Absorve nutrientes: A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose e ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para o corpo.
  4. Emagrecimento: A ingestão diária de água reduz a retenção de líquidos e traz sensação de saciedade. Não à toa, a água é uma das maiores aliadas para quem deseja perder peso.
  5. Pele bonita: A ingestão de água revitaliza as células e as mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora, evitando o ressecamento e a descamação.

Ou seja, a água é um dos mais eficientes hidratantes corporais. Sem contar que é natural e não tem contraindicações.

Quais as vantagens do bebedouro?

Como vimos, a ingestão de água é essencial para a saúde e o bom funcionamento do seu organismo. O bebedouro é um grande aliado nesse processo.

Ao acoplar um galão de água mineral de qualidade no bebedouro, não é preciso esperar que o líquido seja filtrado como ocorre com o filtro e o purificador de água.

Dessa forma, o bebedouro é um aparelho funcional que permite que você tenha acesso à água mineral fresca (e até gelada) de forma simples e econômica. Além disso, é um produto prático. Afinal, é com a água mineral que preparamos o leite em pó ou o suco, e até mesmo o preparo dos alimentos que consumimos diariamente.

Assim, ter água mineral sempre à mão com o bebedouro é essencial. Mas, ainda assim, o bebedouro também tem algumas desvantagens. Entre eles está a necessidade constante de trocar de galão e de realizar limpeza e manutenção.

Ainda que o preço do galão seja acessível, o fato é que você precisará de muitos para consumir durante um ano, por exemplo.

Além disso, outro ponto negativo é que, justamente pela necessidade de troca do galão, o bebedouro de mesa atende a um número limitado de pessoas. A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens em se ter um bebedouro em sua casa:

Vantagens
  • Usa galões de água mineral
  • Pode ser ligada a rede elétrica oferecendo também água gelada
  • Possui modelos de coluna ou compactos
  • Prático e funcional
Desvantagens
  • Atende um número limitado de pessoas
  • É preciso repor os galões
  • Precisa de manutenção de limpeza

Quanto custa?

O preço do bebedouro vai variar bastante em função do tamanho do aparelho, do tipo de sistema de refrigeração e das funções disponíveis.

Por isso, em geral, você vai encontrar o bebedouro custando entre R$ 50 e R$ 2.000. Os industriais podem chegar a custar mais do que R$ 5.000.

É claro que você não precisa comprar o bebedouro mais caro de todos. Sua escolha deve ser basear, entre outros fatores, na sua necessidade, já que, em geral, os modelos mais caros são também os maiores.

Onde comprar?

Você vai encontrar o bebedouro à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Novo Mundo e Extra. Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você não apenas garante mais opções de modelos e tamanhos para escolher como ainda adquire o seu bebedouro de forma, simples, rápida e do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que levar em conta antes de escolher o bebedouro certo

Se você chegou até aqui é porque está decidido a adquirir um bebedouro, seja para sua casa ou seu negócio. Mas você deve estar se perguntando: como garantir que vou comprar o melhor modelo entre tantos disponíveis?

Nós nos adiantamos com essa reposta para ajudar você em seu processo de escolha. Para adquirir o bebedouro ideal é preciso que você conheça os fatores que diferenciam um modelo de outro.

Por isso, listamos abaixo os principais itens que você deve levar em consideração antes de comprar o bebedouro ideal:

  • Tamanho
  • Galão e vazão
  • Sistema de refrigeração
  • Controle de temperatura
  • Fluxo de água
  • Extras
  • Voltagem

A seguir, vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e compre o bebedouro mais adequado de acordo com suas expectativas e necessidades.

Tamanho

O principal fator que você deve levar em conta antes de comprar o seu bebedouro é o tamanho do aparelho. Isso porque, primeiramente, você deve analisar qual o espaço disponível que você terá para acomodá-lo, seja na sua cozinha ou no escritório.

Mas você também deve considerar quantas pessoas irão utilizar o aparelho. Em geral, você encontrará três tamanhos de bebedouro: pequeno, médio e grande.

Se o seu espaço é reduzido, você poderá optar pelo mini bebedouro, que costuma medir 47 cm de altura, 14 cm de largura e 20 cm de profundidade. Esse modelo é ideal para uma casa de apenas uma pessoa ou até mesmo para colocar no seu quarto.

Bebedouro de água cinza e branco.

O tamanho do bebedouro deve ser analisado junto com o espaço que você tem disponível. (Fonte: belchonock / 123RF)

Já o bebedouro de tamanho médio, tem geralmente as seguintes dimensões: 40 cm de altura, 29 cm de largura e 29,5 cm de profundidade. Em geral, esse tamanho é indicado para casas ou espaços com poucas pessoas, de duas a cinco.

O bebedouro de mesa maior mede por volta de 50 cm de altura, 30 cm de largura e 41 cm de profundidade. Esse modelo é o mais recomendamos para locais com maior trânsito de pessoas e mais espaço disponível.

Galão e vazão

A capacidade do bebedouro é outro fator que você deve observar antes de tomar a sua decisão. Aqui, você deve considerar o tamanho do galão que o bebedor comporta e também a capacidade de vazão da água.

O tamanho do galão, em geral, é um fator que anda junto com o tamanho do bebedouro. Mas isso também não é uma regra. Por isso, confira esse dado na embalagem do produto.

Mas, para você ter uma noção geral, confira a seguir quais são os tipos de galões que os diferentes modelos de bebedouro podem comportar:

  • Mini bebedouro: Este modelo costuma utilizar galão de água de até 2,5 litros.
  • Bebedouro de tamanho médio: Pode comportar galões que variam entre 10 e 20 litros de água.
  • Bebedouro de tamanho grande: Comporta galões de 20 litros de água.

Além disso, observe o poder de vazão de água do bebedouro. Essa pode ser uma informação importante especialmente se o bebedouro será usado com frequência ao longo do dia por muitas pessoas.

Em geral, você encontrará opções de bebedouros com vazão entre 3 litros de água por hora até os mais potentes com 96 litros de água por hora.

Sistema de refrigeração

Outro fator que você deve dar a máxima atenção quando estiver escolhendo o bebedouro ideal, é o tipo de sistema de refrigeração do aparelho. No mercado, você vai encontrar dois tipos de refrigeração utilizados pelo bebedouro: o por compressor e o por placa eletrônica.

O bebedouro com sistema de refrigeração por compressor é o mais tradicional e conhecido no mercado. Além de ser ecológico, já que utiliza gases considerados inofensivos ao meio ambiente, esse sistema de refrigeração é mais eficiente.

Com ele, a água é resfriada e liberada de maneira mais rápida. Este modelo é indicado para casas com grandes famílias, escritórios, consultórios e etc. Isso porque o bebedouro por compressor tem uma alta capacidade de refrigeração, podendo chegar a 50 litros.

Copo de água.

O sistema de refrigeração do bebedouro influencia na quantidade de água, na temperatura e na economia. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

Já o bebedouro que funciona com refrigeração de placa eletrônica tem como sua maior vantagem a economia de energia. Isso porque, segundo os especialistas, o bebedouro eletrônico consome em média 40% menos energia do que um bebedouro com refrigeração por compressor.

Porém, esse bebedouro é mais recomendado para uso residencial com famílias médias ou pequenas. Isso porque, ele tem capacidade de refrigeração de água menor.

Em média, a quantidade máxima de água refrigerada por dia nestes equipamentos fica em torno de 20 litros por dia. Além disso, é em geral, mais barato do que o que tem sistema de refrigeração por compressor.

A seguir, confira as principais diferenças entre o bebedouro com sistema de refrigeração por compressor e por placa eletrônica.

Bebedouro por compressor Bebedouro por placa eletrônica
Sistema de refrigeração Mais rápido Menos rápido
Economia Menor Maior
Indicação Mais pessoas Menos pessoas
designer mais pesado Mais leve

Controle de temperatura

Antes de comprar o seu bebedouro, você também deve observar quais as opções de controle de temperatura da água disponíveis no aparelho. Aqui a escolha é pessoal. As versões mais simples oferecem apenas água natural.

No entanto, os modelos mais completos e modernos oferecem opções de duas temperaturas (normal e gelada) ou três (normal, fria e gelada).

Fluxo da água

Além da temperatura da água, leve em conta as opções de fluxos, que nada mais são do que a forma como a água é retirada do bebedouro. Em geral, você encontrará de uma a duas opções de fluxos que podem ser contínuos ou controlados.

No fluxo contínuo, a água sai de uma vez, o que pode contribuir para o vazamento e desperdício. Já no modo de fluxo controlado, você administra a quantidade de água que deseja colocar no copo ou na garrafa com mais facilidade.

Se possível, recomendamos que você opte pelo bebedouro que possua as duas opções de fluxo de água.

Pessoas bebendo água em volta de bebedouro.

Com mais de uma opção de fluxo d’água você evita o desperdício. (Fonte: belchonock / 123RF)

Extras

Os modelos mais modernos de bebedouro oferecem ainda algumas funções e ferramentas extras para tornar sua vida ainda mais prática.

Você poderá encontrar modelos com o bico, que nada mais é do que um acessório que perfura a tampa do garrafão de água. Isso facilita na hora de você trocar o galão, evitando o desperdício de água, e ainda torna o processo mais higiênico e evita contaminação.

Além disso, alguns modelos também contam com a bandeja ajustável e removível. Essa bandeja é o que dá apoio para os copos e recebe o resto de pingos de água. Sendo removível é ideal para ajudar na hora da limpeza.

Voltagem

Não esqueça de conferir a voltagem do bebedouro que você for comprar. Em geral você encontrará modelos de 127V e 220V. Além dessas opções, os modelos de bebedouro mais modernos são bivolts.

Sempre que possível, recomendamos que você opte pelo modelo bivolt. Dessa forma, você não ficará limitado na hora de utilizar o aparelho em diferentes regiões do país.

(Fonte da imagem destacada: Igor Terekhov / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.