Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

25Horas investidas

5Estudos avaliados

68Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox. Com o passar dos anos, certo desgaste físico tende a ocorrer, muitos deles podem se tornar mais perceptíveis em aspectos como nosso sistema locomotor; é por isso que hoje vamos falar sobre bengalas e cada uma das características que você precisa conhecer antes de comprar uma.

Com o passar do tempo, os avanços no mundo da medicina começaram a aparecer com mais freqüência, esses avanços têm se refletido até mesmo em bengalas, já que, sendo uma ferramenta ortopédica que ajuda a melhorar o sistema locomotor, ele deve ser melhorado cada vez mais, para que seja adaptável a todas as necessidades possíveis.

Antes de fazer sua compra, você pode ter algumas perguntas, já que adquirir um artigo como este requer um grande cuidado. É por isso que hoje queremos ajudá-lo, dando-lhe as informações necessárias para que no momento de sua compra você esteja completamente satisfeito.




O mais importante

  • A cana é uma espécie de bastão feito de madeira ou metal que normalmente é carregado na mão para apoio e equilíbrio. Eles são utilizados principalmente para fins ortopédicos, porém existem variedades utilizadas para outros fins.
  • Há uma grande variedade de bengalas, que têm diferentes propósitos que se adaptam a todos os tipos de necessidades. Nós queremos que você esteja ciente das características de cada um deles para que você saiba qual deles é o ideal para você.
  • Antes de comprar um produto como este, você deve saber que há uma variedade de aspectos que você deve levar em conta, como o peso que ele pode suportar, o comprimento da cana e os ambientes nos quais ele será usado; uma vez que, sendo claro sobre cada uma dessas características, você conseguirá uma compra bem sucedida.

Bengala: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre bengala

Antes de fazer a compra de qualquer item, é realmente importante conhecer cada aspecto e característica do mesmo, pois isso nos permitirá criar pontos de comparação para uma melhor escolha. Nós lhe informamos sobre estes aspectos neste guia de compras.

Uma bengala ajudará você a melhorar seu sistema locomotor. (Foto: stevepb / pixabay.com)

O que é uma bengala e quais são suas vantagens?

Uma bengala é um tipo de bengala feita de madeira ou metal que normalmente é carregada na mão para apoio e equilíbrio. Eles são usados principalmente por pessoas mais velhas que tendem a ter desgaste em seus corpos.

Existem muitos tipos de bengalas, algumas são até usadas apenas como um símbolo de comando ou simplesmente como um acessório. As bengalas decorativas são feitas principalmente de prata, ouro ou mesmo marfim.

Por outro lado, os outros tipos de bengalas que existem são usados principalmente para fins ortopédicos, seja para ajudar a restaurar o equilíbrio perdido devido a acidentes ou simplesmente como apoio ao caminhar devido a algum desgaste físico que possa ter aparecido.

Vantagens
  • Eles ajudam a manter o equilíbrio
  • Há uma grande variedade de modelos dependendo do objetivo
  • Eles ajudam a exercitar a parte superior do corpo durante a caminhada
Desvantagens
  • Eles podem ser caros
  • Você deve aprender a usá-los corretamente
  • Eles não são adequados para todos os tipos de ambientes

Cana padrão, cana com cabo reto ou cana com bases largas - A que você deve prestar atenção?

Há uma grande variedade de bengalas, cada uma com propósitos diferentes, muitas delas adaptadas a necessidades muito específicas. Nós queremos que você conheça cada aspecto deles para que você saiba qual é o certo para você.

Cana padrão. Este tipo de cana tem um cabo de gancho redondo. Eles podem ser feitos de madeira, plástico ou metal. É um dos mais usados por pessoas que precisam apenas de um pouco de apoio para manter o seu equilíbrio. São geralmente bastante leves e fáceis de aprender a usar.

Cane com cabo reto. Este tipo de cana pode ser feita de madeira ou metal e é usada principalmente por pessoas que não só têm dificuldade de equilíbrio como também tendem a ter alguma fraqueza na mão, por isso requerem mais apoio.

Cana com bases largas. Estas bengalas são muito mais leves. Eles têm um cabo reto e podem ter de 3 a 4 pernas curtas, que dão o máximo de apoio. Este tipo de cana é mais recomendado para aqueles que têm mais dificuldade em manter seu equilíbrio.

Vara de caminhada padrão Vara de caminhada com alça reta Vara com bases largas
Materiais Madeira, metal ou plástico Madeira ou metal Metal
Estrutura Alça redonda e reta Alça em forma de T e alça reta Alça em forma de T com 3 ou 4 pernas

Quais são as técnicas ideais para um bom uso da bengala?

Se você é um iniciante no uso de bastões de caminhada, você deve saber que uma boa técnica ao usá-la garantirá os resultados esperados, caso contrário ela pode criar efeitos colaterais, como dor nas costas ou no tornozelo.

Técnica de Hoover. Esta é uma das técnicas mais utilizadas e populares, assim como segura e independente. Consiste em mover ritmicamente o poste em frente ao corpo a fim de evitar possíveis obstáculos no caminho.

Técnica de toque. Esta técnica é conhecida por proporcionar maior segurança ao usar a bengala, pois é perfeita ao caminhar em áreas mais ásperas. Consiste em segurar a bengala pelo gelo e bater no chão várias vezes.

Técnica de subir e descer escadas. Esta técnica consiste em que quando a pessoa está subindo ou descendo degraus, ela fica no lado direito das escadas e com a ponta da bengala mede a altura e largura dos degraus.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar os diferentes modelos de bengalas

Embora saibamos que esta ferramenta se beneficiará e ajudará a melhorar muitos aspectos, você deve saber que há uma variedade de características e aspectos que você deve conhecer antes de fazer sua compra, pois é isso que garantirá que você faça uma boa escolha e que sua compra seja bem sucedida.

Peso

Ao comprar uma bengala, você deve levar em conta que nem todas têm o mesmo suporte, então você deve estar ciente do peso padrão que a bengala pode suportar para que ela tenha uma melhor funcionalidade.

Se você for uma pessoa com excesso de peso, você pode usar bengalas de metal ou alumínio, pois elas são muito mais resistentes do que qualquer outro material. Estes podem suportar aproximadamente 90 kg.

Sabendo o limite de peso que sua bengala pode suportar, garantirá uma melhor funcionalidade. (Foto: sabinevanerp / pixabay.com)

Materiais de fabricação

Antes de comprar qualquer tipo de produto, você deve levar em conta os materiais com os quais ele é feito, pois isso lhe dará melhores pontos de comparação e no momento da compra você será totalmente informado sobre o produto que está comprando.

Madeira. As canas deste tipo são geralmente feitas de madeira de mogno envernizada. Este material é um dos mais usados para fazer bengalas que têm um cabo redondo, pois são muito mais simples e comuns, porém, também são populares por serem altamente resistentes.

Alumínio. As bengalas feitas deste material são as mais ortopédicas em sua finalidade, este metal não-ferrosos-magnéticos tornou-se um elemento fundamental na fabricação de bengalas, pois elas são bastante fortes.

Plástico. Este tipo de plástico usado para criar bengalas é do tipo PVC, o que significa que é um plástico semi-rígido que é bastante resistente. Bengalas de caminhada deste tipo não são tão populares, porque não têm o máximo apoio, no entanto, são bastante úteis para pessoas que têm pouca dificuldade em manter seu equilíbrio.

Conhecer os materiais a partir dos quais as bengalas são feitas o ajudará a escolher o ideal para você. (Foto: cripi / pixabay.com)

Comprimento da cana

É muito importante que o comprimento da cana que você está comprando seja apropriado para a altura da pessoa que vai usá-la. Se você quer saber exatamente qual é o comprimento ideal, basta ficar de pé com os dois braços ao seu lado, certificando-se de que a cana mede a distância do seu pulso ao chão, incluindo o cabo.

Agora, se você preferir simplicidade e encontrar o comprimento de forma mais rápida, você pode facilmente ir para um tipo de cana que seja reajustável, pois isso facilitará o seu uso e o ajudará a obter a medida exata.

Ambientes nos quais você usará

Este aspecto é certamente de grande importância a ser levado em conta, pois o local onde a cana será usada é realmente importante, pois estar ciente deste aspecto particular ajudará a evitar acidentes.

Bengalas internas. Se a pessoa que está usando uma cana em casa ou em lugares onde há uma superfície muito lisa, é aconselhável usar bengalas antiderrapantes, pois isso evitará que a pessoa escorregue

Bengalas ao ar livre. Agora, se você é alguém que gosta de andar ao ar livre, você pode sempre usar bengalas mais leves com alta resistência. Esses tipos de bengalas geralmente têm de 3 a 4 pernas com pontas antiderrapantes.

As bengalas de madeira são conhecidas principalmente por serem mais robustas e terem uma base mais segura. (Foto: fotoblend / pixabay.com)

Utilizações

Como mencionamos anteriormente, existe uma grande variedade de bengalas com diferentes funções cada uma, já que muitas vezes se pensa que as bengalas são usadas apenas para fins ortopédicos, porém podem ser de grande valor ornamental.

Bengalas para fins ortopédicos. Estas bengalas são usadas para melhorar a locomoção. Eles são usados para dar apoio e ajudar a manter o equilíbrio corporal enquanto o indivíduo está andando. São feitas principalmente de madeira, plástico ou alumínio.

Canas para fins ornamentais ou complementares. Embora não seja muito comum hoje em dia ver estes tipos de bengalas sendo usadas, você deve saber que em tempos antigos, estas bengalas eram muito populares entre os nascidos de alto nível. Eles costumavam ter belos desenhos de jóias no cabo e podiam ser feitos de ouro, marfim ou prata.

(Foto da imagem em destaque: Junichi Suzuki / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas