Detalhe de berço com um ursinho de pelúcia.
Ultima atualização: 25 de março de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

88Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você está em busca de um berço para o seu bebê, veio ao lugar certo. No artigo de hoje, nós vamos tratar de um modelo super em voga nos dias de hoje: O berço 3 em 1.

Conhecido por ser multifuncional, e ideal para quem quer economizar no orçamento, já que acompanha o crescimento da criança, existem algumas variações desse tipo de berço. A seguir, vamos mostrar como escolher o melhor modelo.




Primeiro, o mais importante

  • O berço 3 em 1 tradicional é aquele que pode ser usado como berço, cama e sofá, tudo em uma única peça.
  • Mas existem outras versões do berço 3 em 1, como o modelo que tem cômoda, trocador ou gavetas, e o que serve também como mini berço.
  • Para escolher o melhor berço 3 em 1 é preciso considerar alguns aspectos do móvel e do quartinho do bebê.

Você também pode gostar:

Melhores berços 3 em 1: Nossas recomendações

O melhor berço 3 em 1 como um todo

O berço 3 em 1 da Carolina Baby é 100% MDF, e vira uma mina cama e um sofá. No padrão Americano, esse berço possui suporte para mosqueteiro, rodinhas com travas e estrado regulável em chapa de MDF 6mm. Além disso, o berço mede 143 cm x 116 cm x 78 cm, e a mini cama mede 143 cm x 110 cm x 78 cm.

O berço 3 em 1 que já vem com colchão

O berço multifuncional da Netmobília pode ser usado como berço, cama e sofá, e o estrado pode ser fixado em duas posições diferentes. Esse berço 3 em 1 conta com varão para mosqueteiro e um colchão de densidade D20. Além disso, esse modelo de berço mede 80,5 cm de altura, 64 cm de largura e 133 cm de profundidade.

A melhor opção de 3 em 1 com mini berço

No products found.

O berço 3 em 1 da Quarter pode ser utilizado como mini berço, para o recém-nascido, berço e cama. A cama pode ser usada até os 5 anos de idade. Na versão berço, o estrado possui três regulagens. Montado na versão mini berço ele mede 83,2 cm X 61,5 cm X 76,2 cm. Já na nas versões berço, o móvel mede: 83,2 cm X 135,6 cm X 76,2 cm.

Guia de Compra

Quando chega a hora de montar o enxoval para a chegada do bebê, um dos principais tópicos que deve ser considerado é o berço. Mas se você é precavido, sabe que a criança vai crescer rápido e perder o berço em pouco tempo.

Pensando nisso, os fabricantes criaram o berço 3 em 1, que acompanha o crescimento do bebê e se tornar um móvel multifuncional que pode ser usado por alguns anos. Nesse Guia de Compra vamos tirar suas dúvidas com relação a esse tipo de berço.

Bebê engatinhando, com berço ao fundo.

O berço 3 em 1 acompanha o crescimento do bebê. (Fonte: Pixabay/Pexels.com)

O que é um berço 3 em 1?

O berço 3 em 1 é, como, o próprio nome diz, um berço com três funcionalidades. De modo geral, esse tipo de móvel pode ser usado como berço, quando a criança nasce, e, à medida que o bebê cresce e se desenvolve, o móvel pode ser transformado em uma mini cama.

Quando a criança já atingiu uma fase em que é preciso adquirir uma cama maior, a mini cama ainda pode servir como um sofá.

E, de modo geral, o bebê costuma utilizar um berço até por volta dos 3 anos. A partir dessa idade, ou às vezes um pouco antes, a criança já começa a dormir em uma cama, em geral as de tamanho reduzido por questões de segurança e conforto.

A mini cama costuma ser útil até por volta dos 5 anos de idade. Sendo então preciso trocá-la por uma cama maior, para acompanhar o crescimento da criança.

Quarto infantil com berço, cama e sofá.

O berço 3 em 1 pode ser utilizado como três móveis diferentes, dependendo da faixa etária da criança. (Fonte: Netmobília Divulgação/ Amazon.com.br)

Como um berço 3 em 1 todas essas etapas, até por volta dos 5 anos, são asseguradas com apenas um único móvel.

Mas isso vai depender do modelo, já que o berço 3 em 1 tradicional não é o único. Hoje em dia, os fabricantes também oferecem o berço 3 em 1 com outras funções como o que serve também como cômoda e trocador, ou o que pode se transformar em um mini berço, que é ideal para os recém-nascidos.

Para você entender melhor, a seguir, você confere os três tipos de principais de berço 3 em 1:

  • Berço + mini cama + sofá;
  • Berço + mini cama + cômoda/criado mudo;
  • Mini berço + berço + mini cama.

Qual a diferença entre o berço 3 em 1 e outros tipos?

A principal característica do berço 3 em 1 é se transformar em três móveis diferentes. Mas, por acompanhar o crescimento da criança, esse tipo de berço pode se confundir com outro modelos, que também têm essa função.

Para você entender melhor quais são as diferenças dos principais tipos de berço, confira a tabela abaixo:

Berço tradicional Berço evolutivo Berço Multifuncional Berço 3 em 1
Característica Modelo padrão Pode ser transformado em mini cama Pode ter trocador, cômoda e cama extra Pode ser transformado em mini cama e sofá
Vantagens Mais barato Acompanha o crescimento da criança Otimiza o espaço Acompanha o crescimento da criança e pode ser usado como sofá
Desvantagens Vida útil curta Mais caro Ocupa mais espaço Precisa ser de boa qualidade

Quais as vantagens e desvantagens do berço 3 em 1?

A principal vantagem de se ter um berço 3 em 1 é de fato a economia no orçamento familiar, e o aumento da vida útil do berço.

Mas, além disso, é preciso considerar também que o berço influencia diretamente no crescimento e desenvolvimento do bebê, já que o móvel também ajuda a proporcionar um sono mais leve e confortável.

Por isso, ter apenas um móvel que vai acompanhar a criança nos seus primeiro anos de vida é a melhor escolha. Dessa forma, a criança se habitua ao seu cantinho e ainda participa da transformação do berço em mini cama.

foco

Você sabia que as crianças que dorme bem apresentam melhora no desenvolvimento físico e mental?

Uma boa noite de sono tem efeitos positivos no humor, na alimentação e no comportamento das crianças.

Com uma boa noite de sono, a família também se beneficia, já que mamãe e papai podem descansar também.

Outra vantagem é que o berço 3 em 1 também costuma ser uma boa opção para os quartinhos que têm menos espaço. Especialmente se tratarmos dos modelos que já vêm com cômodas acopladas.

Sem contar que existem alguns modelos de berço 3 em 1 que contam cinda com acessórios como gavetas, trocador e prateleiras.

Por outro lado, como desvantagem está o fato de que é preciso mais atenção com relação ao tipo de material e a durabilidade do berço 3 em 1, se comparado a outros tipos.

Já que o móvel é feito para durar mais anos é preciso que ele seja resistente. Além disso, como ele se transformado em mais dois móveis diferentes, o manejo pode acabar desgastando o material.

Além disso, é preciso levar em conta que, para quem gosta de trocar a decoração do quarto infantil com frequência, será preciso se contentar com o mesmo tipo de móvel por cerca de cinco anos.

De todo modo, nós criamos uma tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens do berço 3 em 1. Confira:

Vantagens
  • Economia no orçamento familiar
  • Maior vida útil
  • Pode ser utilizado como cama, sofá e/ou mini berço
  • Pode ser multifuncional e contar com cômodos, trocador e prateleiras
Desvantagens
  • É preciso mais atenção para escolher um material resistente
  • Decoração acaba ficando limitada

Quais são os cuidados você deve ter com o berço 3 em 1?

Independentemente do tipo de berço que você escolher comprar é preciso que se tome alguns cuidados para garantir a segurança do seu bebê. Mas quando tratamos do berço 3 em 1 os cuidados devem ser ainda maiores.

Isso porque, nesse caso, você deve levar em conta os cuidados com o tipo de berço e com o tipo de mini cama.

Os berços com grades móveis, daqueles em que as grades de proteção sobem e descem, foram proibidos pelo Inmetro no ano de 2016. Por isso, a grade lateral do berço 3 em 1 deve ser fixa.

Você deve sempre priorizar a compra de um móvel que seja certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o órgão que garante a segurança de produtos como o berço 3 em 1.

O Inmetro estipulou algumas normas que os berços devem respeitar para garantir a segurança da criança. E é importante que você as conheça. A seguir, listamos as principais delas:

  • Laterais: As laterais do berço 3 em 1 devem ter uma altura mínima de 60 cm a partir do estrado;
  • Grades: Se o berço tiver grades, elas devem ter no máximo 6,5 cm de distância entre uma e outra;
  • Bordas: As bordas de um berço precisam ser arredondadas para evitar acidentes;
  • Tinta: O berço 3 em 1 deve ser pintado com tinta atóxica;
  • Rodinhas: Quando o berço 3 em 1 tiver rodinhas, pelo menos duas delas devem ser fixas ou possui travas de segurança;
  • Colchão: Para crianças de até 3 anos o colchão do berço deve ter densidade mínima D18. Acima dos 3 anos de idade, a densidade do colchão deve ser D23.

Quanto custa o berço 3 em 1 e onde comprar?

Com uma simples pesquisa de preços, você vai perceber que o valor de um berço 3 em 1 pode variar bastante. Isso ocorre porque fatores como dimensão, material de fabricação, acessórios e modelos influenciam no valor desse móvel.

Mas, de maneira geral, você vai encontrar o berço 3 em 1 à venda custando entre R$ 200 e R$ 2,5 mil. Considerando que esse tipo de berço vai durar mais que o tradicional, vale investir em um modelo que não seja o mais barato de todos.

Para comprá-lo, você pode optar por lojas especializadas em artigos e decoração infantis, assim como lojas de departamento e até mesmo hipermercados como, por exemplo, Casas Bahia e Magazine Luiza.

Critérios de Compra: Como comparar os berços 3 em 1

Existem alguns aspectos que interferem diretamente na qualidade, durabilidade e usabilidade dos diferentes tipos de berços 3 em 1. Para ajudar você a escolher a melhor opção, listamos abaixo os principais critérios que você deve considerar na hora da compra. Veja:

A partir daqui, nós vamos explicar de forma detalhada como você pode comparar os tipos de berços 3 em 1 e escolher a melhor opção.

Material de fabricação

O primeiro aspecto que você deve levar em conta no hora de comprar o berço 3 em 1 é o material de fabricação.

Como vimos, esse tipo de móvel será utilizado por, pelo menos cinco anos e, além disso, vai precisar ser montado e desmontado algumas vezes.

É preciso que você opte por um material de qualidade.

Para resistir ao tempo e à adaptações, é preciso que você opte por um material de qualidade e resistente.

A maioria dos berços 3 em 1 são fabricados em madeira ou MDF, que é um material derivado da madeira.

O MDF é um material mais leve e econômico, e também mais popular. Já a madeira é mais durável e, por isso, costuma ser encarecer o berço.

Medidas

Outro critério que você deve considerar é a dimensão tanto do berço, quanto da mini cama. Isso é importante para garantir que haverá espaço no quarto do bebê para acomodar o móvel.

O tamanho mais comum de berços é o padrão americano, que mede 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura.

Optar pelo berço americano 3 em 1 pode ser uma boa saída especialmente porque a maioria dos kit berço são próprios para esse tamanho.

Confira também as medidas da mini cama e/ou do sofá. No caso de você optar por um modelo de berço 3 em 1 que também pode ser usado como mini berço, verifique também as suas dimensões.

Nesse caso vai ser importante não apenas pelo espaço externo, mas também pelo tamanho do colchão e da roupa de cama.

Modelo

Analise ainda os modelos do berço 3 em 1. Você vai encontrar opções tradicionais, que combinam com decorações mais românticas e clássicas, e também modelos de berços 3 em 1 minimalistas e modernos.

Rodinhas

Existem berços 3 em 1 com ou sem rodinha. A vantagem do berço com rodinha é que você pode mudá-lo de local com mais facilidade.

Nesse caso, se o berço 3 em 1 passar pela porta, é possível até levar o berço para outros cômodos da casa. Com isso, você estará sempre de olho no seu bebê.

Além disso, os berços 3 em 1 que contam com rodinhas podem ter duas ou quatro rodas. Mas como vimos, a regra é que, no caso das quatro rodinhas pelo menos duas devem ser fixas ou ter travas de segurança.

Acessórios acoplados

Um dos principais aspectos que você deve observar na hora de escolher o melhor berço 3 em 1 é o modelo, que é definido, principalmente, pelos acessórios acoplados.

Como vimos, existem modelos que contam com cômoda em uma das laterais do berço 3 em 1. Além disso, a cômoda pode ter um trocador, prateleiras e até gavetas.

Com isso, você economiza ainda mais espaço no quartinho do bebê e ainda tem tudo à mão na hora de trocar a fralda e roupinha da criança.

Em alguns casos, o que era a cômoda e o trocador também se transformam em um ou dois criados mudos para acompanhar a mini cama.

(Fonte da imagem destacada: niekverlaan/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.