Ciclista em pista de asfalto.
Ultima atualização: 2 de junho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

57Comentários coletados

Se você pratica ciclismo, independente da categoria, sabe que um dos acessórios mais importantes é a bermuda. A bermuda ciclismo, além de ser a responsável por oferecer mais conforto, evita problemas como assaduras e bolhas.

Mas se você está em dúvida de como escolher a melhor bermuda de ciclista, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos mostrar quais são as melhores do mercado e o que levar em conta para comprar a ideal para você.




Primeiro, o mais importante

  • A bermuda de ciclismo tem um papel importante no conforto e proteção do atleta.
  • Essa peça previne desde queimaduras de sol até lesões de fricção.
  • Para garantir a eficiência da bermuda ciclismo, é preciso comprar o tamanho e comprimento certos, além de escolher bem o forro.

Você também pode gostar:

Melhores bermudas de ciclismo: Nossas recomendações

A bermuda ciclismo ideal para média distância

A bermuda de ciclismo Light Tour 2.0 da Mauro Ribeiro Sports é masculina e ideal para pedaladas de média distância. Esse modelo é composto pelo forro Skyve Inverso Colors e revestido por tecido Eschler com propriedade antimicrobiana natural. Além disso, possui Proteção UV + 50.

A melhor bermuda de ciclista feminina

A Racing da Barbedo é uma bermuda ciclismo para mulheres, tamanho M. Confeccionada em tecido Flex Dry, esse modelo possui tratamento microbiano e proteção UV FPS 30, além de forro Barbedo sprint. Essa bermuda é ideal para pedaladas de curta e média duração.

A ideal para ciclismo de longa distância

A bermuda ciclismo masculina 3XU Multiplied da Refactor é Confeccionado com 93% Poliamida e 7% Elastano. Além disso, esse modelo possui Exclusivo forro 3XU, Proteção UV + 50 FPS e Tratamento antimicrobiano.

Guia de Compra

Seja você ciclista amador ou profissional, a bermuda criada especificamente para esse tipo de esporte é um acessório indispensável.

Mas como existem marcas e modelos variados, é preciso entender como a bermuda de ciclista funciona e pode ajudar você em pedaladas curtas, médias ou de longas distâncias. E é sobre isso que vamos tratar nesse Guia de Compra.

Ciclista na bike.

A bermuda de ciclismo garante segurança e conforto. (Fonte: Quino Al/ Unsplash.com)

Quais as características da bermuda de ciclismo?

Os ciclistas passam horas em cima da bicicleta, seja na modalidade amadora, speed ou mountain bike. Por isso, é normal que eles sintam dores e até se machuquem.

Isso ocorre, principalmente, por conta do contato constante entre os glúteos e pernas do ciclista com o selim da bike.

Por isso, a principal proteção entre o ciclista e o selim da bicicleta é a bermuda ciclismo. Essa peça é a que tem mais detalhes específicos tanto para proteger o ciclista, quanto para gerar mais conforto nas pedaladas.

Detalhe de ciclista sobre bicicleta com bermuda.

A bermuda para ciclismo tem tecido e forro especiais. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

A bermuda de ciclismo costuma ter forração e tecidos especiais, que oferecem amortecimento, elasticidade, conforto e um ajuste anatomicamente perfeito.

Além disso, alguns modelos contam com tecnologia que protege dos raios solares e da proliferação de bactérias.

Qual a importância da bermuda para ciclismo?

De acordo com os especialista é praticamente impossível praticar uma pedalada intensa sem o uso de uma bermuda de ciclismo.

O fato é que, quando bem escolhida, a bermuda ciclismo ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a sensação de dormência no atleta.

A bermuda de ciclismo melhora o rendimento do ciclista.

Além disso, essa peça de roupa reduz a fadiga muscular. Por consequência, a bermuda de ciclismo melhora o rendimento do ciclista.

Por conta das suas características, a bermuda de ciclismo permite também a eliminação do suor e uma secagem rápida, o que é necessário principalmente em pedaladas longas e sob o sol quente.

Sem contar que a bermuda consegue absorver os impactos que ocorrem ao ciclista sobre o selim e isso ajuda a reduzir dores e problemas maiores.

Mas para você entender mais a fundo a importância da bermuda para ciclistas, destacamosa seguir 3 razões para você comprar a sua hoje mesmo:

  • Absorve impactos: Enquanto as luvas e sapatilhas protegem mãos e pés, o forro da bermuda irá absorver os impactos na região dos glúteos;
  • Previne assaduras: O tecido das bermudas de ciclismo se adapta ao corpo e não desliza evitando, assim, as assaduras;
  • Elimina umidade: Em geral, o tecido da bermuda para ciclismo conta com tecnologia que evita que o forro fique encharcado pelo suor.

A bermuda de ciclismo deve ser usada só por profissionais?

De fato, a bermuda de ciclismo é indispensável para atletas profissionais. Mas, por conta de seus efeitos sobre a saúde e a segurança de quem está na bike, ela pode e deve ser usada por outros tipos de ciclistas.

De modo geral, a bermuda ciclismo é recomendada para todo ciclista que pedala com frequência, seja em pequena, média ou longa distância.

Qual a diferença entre a bermuda ciclismo e o bretelle?

Se você está em busca de uma bermuda de ciclismo, já se deparou com o bretelle. Ambas são peças criadas para favorecer o desempenho do ciclista e gerar o conforto necessário.

Mas os pontos em comum param por aí. O bretelle tem o design de um macacão e, por isso, conta com alças que envolvem os ombros. Por conta disso, existem vantagens e desvantagens.

A principal vantagem do bretelle é que as alças conferem mais firmeza à peça, que se ajusta ao corpo. Com isso, o forro que protege os glúteos permanece no lugar durante toda a pedalada.

foco

Você sabia que além de escolher a bike certa e a bermuda de ciclismo ideal, existem outros acessórios fundamentais para que pedala?

O ciclismo tem acessórios específicos que ajudam no conforto, na proteção e no desempenho do atleta. São eles: Calça, short, camiseta, meia, sapatilha, capacete, luvas e óculos.

Em geral, o bretelle é indicado para ciclistas de alta performance. No entanto, é de senso comum que colocar e tirar o bretelle é mais difícil se comparado com a bermuda, principalmente na hora de ir ao banheiro, e mais ainda se você estiver suado, por conta das alças.

Já a bermuda ciclismo, é prática e fácil de colocar e tirar, já que não possui alças. Mas há quem considere a bermuda mais colada e apertada ao corpo, o que poderia causar desconforto em algumas pessoas.

Para resumir, mostramos abaixo as principais diferenças entre a bermuda de ciclismo e o bretelle:

Bermuda Bretelle
Vantagens Fácil de colocar e tirar A cintura não sai do lugar durante o pedal
Desvantagens Aperta mais na cintura Toma tempo para colocar e tirar, e as alças podem incomodar

Bermuda ciclismo: Quais cuidados você deve ter?

Por ser uma peça de roupa especial, que conta com tecidos e tecnologias específicas, a bermuda ciclismo requer alguns cuidados, tanto para usar quanto para lavar.

A seguir, nós selecionamos os três principais cuidados que você deve ter com a sua bermuda de ciclismo. Confira:

  • Roupas íntimas: Os especialistas recomendam que você não use nem calcinha nem cueca debaixo da bermuda. Isso porque o suor e o atrito das peças podem acumular bactérias nocivas à pele, além de causar assaduras;
  • Lavagem: Para lavar a parte acolchoada da bermuda de ciclismo, vire-a do avesso. Se for lavar na máquina da peça, escolha o modo delicado;
  • Desgaste: É natural que ocorra um desgaste do tecido e da espuma com o passar do tempo. Quando o tecido da bermuda estiver fino e a espuma estiver se desfazendo, é outra de comprar uma bermuda ciclismo nova.

Quanto custa e onde comprar uma bermuda de ciclismo?

A bermuda para ciclismo está à venda em lojas de esportes, de departamento e até mesmo em hipermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Extra.

Mas as melhores marcas e a maior variedade de preços certamente você encontrará em lojas online como a Amazon Brasil.

O preço varia de acordo com a marca, o tipo de tecido, de forro e as tecnologias aplicadas à peça. Por isso, você vai poder optar por bermudas de ciclismo que custam entre R$ 50 e R$ 400.

Critérios de Compra: Como comparar as bermudas de ciclismo

Para escolher e comprar a melhor bermuda de ciclismo é preciso que você avalie alguns aspectos que diferenciam um modelo de outro. São eles:

A seguir, você descobre como levar em conta cada um desses critérios.

Feminina ou masculina

O primeiro passo na hora de comprar a bermuda ciclismo é saber que existem os modelos masculinos e femininos.

A maior diferença entre elas é que a bermuda ciclista feminina tem uma anatomia que beneficia o corpo da mulher. O mesmo vale para a bermuda de ciclismo masculina.

Por exemplo, a parte acolchoada da bermuda feminina de bike costuma ser menor em comprimento e mais larga na parte de trás.

Tecido

Leve em conta também o tecido da bermuda para ciclismo. A grande maioria das bermudas de ciclismo são fabricadas com uma combinação de poliamida e elastano.

Juntos, esses tecidos permitem a compressão e ajuste ideais da bermuda no corpo do ciclista, além de ajudar na troca de calor com o ambiente.

Mulher com roupa de ciclista pedalando.

O tipo de tecido é fundamental para garantir a eficiência da bermuda de ciclista. (Fonte: Quino Al/ Unsplash.com)

Além disso, não raro, os tecidos da bermuda ciclismo contam com proteção solar e até tratamentos antibactericidas.

Esse tipo de tratamento é ideal para quem realiza um pedal mais longo, já que ficará com a roupa quente e úmida por mais tempo.

Mas você também vai encontrar a bermuda de ciclismo feita em lycra, poliéster e com tecidos antiderrapantes. Sendo assim, é importante observar dois aspectos com relação ao tecido da bermuda ciclismo:

  • Compressão: Bermudas com 20% ou mais de elastano na composição favorecem a circulação do sangue e ajuda a reduzir a fadiga muscular;
  • Clima: O poliéster é ideal para pedalar em locais frios, já que evita a troca térmica do corpo com o ambiente. Já o poliamida é mais indicado para ambiente quentes, porque ajuda na evaporação do suor.

Gel ou espuma

Observe também o tipo de forro da bermuda de ciclismo, que é o responsável por reduzir o impacto entre o seu quadril e a bike. Você vai encontrar o forro da bermuda feito em espuma, gel ou uma mistura dos dois materiais.

De acordo com os especialistas, a escolha do tipo de material do forro da bermuda para bike vai ser definido de acordo com a distância que você percorre com a bicicleta.

Quanto mais denso o material do forro, maior a absorção do impacto.

Isso porque quanto mais denso o material do forro, maior a absorção do impacto.

E isso é ideal para quem treina em percursos longos e intensos. Nesse caso, portanto, opte pela bermuda ciclismo com forro em gel.

Já o forro de espuma é recomendado para bermudas usadas em pedaladas menos intensas e com percursos mais curtos.

Tamanho e comprimento

Também é importante considerar o tamanho da bermuda de ciclismo, já que uma numeração maior ou menor pode causar assaduras ou desconforto.

Além disso, o comprimento da bermuda também deve ser considerado. Escolha o comprimento levando em conta o tamanho da sua perna.

Lembre-se de que as bermudas de ciclismo com comprimento mais curto faz com que as pernas encostem no selim, o que pode causar irritação na pele dependendo do tempo de treino.

Costura

Outro aspecto importante que você deve analisar na hora de comprar a melhor bermuda de ciclismo é a costura da peça.

O ideal é que a costura esteja posta lado a lado e não de forma sobreposta. Dessa forma, a bermuda vai de fato evitar assaduras nos treinos mais longos e debaixo de sol forte.

Além disso, verifique também a costura que liga o acolchoado à bermuda. Leve em conta se elas são finas ou se são grossas, e se existem dobras no tecido que podem se tornar incômodas.

(Fonte da imagem destacada: Skitterphoto/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andressa Rodrigues Coach de Crossfit
O ciclismo reinava absoluto no coração de Andressa até que ela conheceu o Crossfit. Não, ela não largou completamente a bike por burpees e push-ups, mas agora divide a atenção entre as duas modalidades. Colecionando medalhas e troféus tanto pedalando quanto completando WODs, ela também quer compartilhar seu conhecimento nas duas atividades na internet.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.