Imagem de uma pessoa colocando duas cápsulas na mão.
Ultima atualização: 13 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

25Horas investidas

6Estudos avaliados

75Comentários coletados

O beta caroteno é um carotenoide, ou seja, um pigmento natural precursor da vitamina A que fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde ocular, estimula o rejuvenescimento da pele e favorece o bronzeamento.

Para alcançar os níveis adequados de beta caroteno no organismo, você deve manter uma alimentação equilibrada e incluir um suplemento alimentar. Mas será que vale a pena investir no beta caroteno em cápsulas? Descubra neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O uso do suplemento de beta caroteno é indicado quando é detectada a deficiência deste nutriente no organismo – comum em pessoas que não ingerem frutas, verduras e legumes ricos nessa substância.
  • O beta caroteno auxilia no desenvolvimento dos tecidos epiteliais, melhora a visão, fortalece a imunidade, atua na formação da melanina e traz benefícios para a pele, cabelo e unhas.
  • O suplemento de beta caroteno também é utilizado para estimular o bronzeado no verão. Nesse caso, inicie o tratamento pelo menos 20 dias antes da exposição solar.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de beta caroteno: Nossas sugestões de compra

O beta caroteno é um dos suplementos mais procurados no verão, pois promete um bronzeado duradouro. Para aproveitar ao máximo esse e outros benefícios do carotenoide, invista em um dos suplementos listados abaixo:

O melhor suplemento de beta caroteno

O suplemento de beta caroteno da Sundown Naturals fornece 6000UI por cápsula. Perfeito para quem deseja proteger a pele dos efeitos nocivos do sol – como o envelhecimento precoce – mas deseja prolongar o bronzeado da pele. Cada frasco vem com 90 cápsulas líquidas e garante três meses de tratamento. O suplemento é livre de glúten, lactose, transgênicos, corantes e aromatizantes artificiais.

Um suplemento 100% natural

O suplemento de beta caroteno da Nutreflora utiliza o óleo de cenoura como matéria-prima, perfeito para quem quer um bronzeado invejável. Cada dose fornece 600mcg de vitamina A – beta caroteno – 100% dos valores diários recomendados. O frasco fornece 60 cápsulas, suficiente para 30 dias de tratamento.

Suplemento de beta caroteno enriquecido com vitamina C

O diferencial do suplemento de beta caroteno da Unilife é que o produto é enriquecido com vitamina C, fundamental para a absorção do carotenoid. Cada dose – apenas uma cápsula – fornece 600mcg de vitamina A, 4mg de betacaroteno e 45mg de vitamina C, correspondente a dose diária recomendada de ambas as vitaminas. O frasco vem com 60 cápsulas, suficientes para dois meses de tratamento.

Uma opção barata

O suplemento de Beta Caroteno da Maxinutri é uma opção barata. O suplemento fornece betacaroteno extraído da cenoura, beterraba e urucum, alimentos ricos nessa substância. A dose diária recomendada fornece 400mg de beta caroteno. O frasco vem com 60 cápsulas, suficiente para um mês de tratamento.

O suplemento mais concentrado

No products found.

Quem está com deficiência severa de beta caroteno deve investir no suplemento Super Beta Carotene da Carlson, pois cada dose fornece 25.000UI/ 15mg de beta caroteno, o que corresponde a cinco vezes a dose diária recomendada. O frasco vem com 100 cápsulas, suficiente para um pouco mais de três meses de tratamento.

Guia de Compra

Conquistar um belo bronzeado é o objetivo de muitas mulheres nas férias de verão. Para exibir a marquinha de biquíni, inclua um suplemento de beta caroteno, substância que deixa a pele dourada e protegida contra os raios UVA e UVB (o suplemento não substitui o uso do filtro solar, certo!?)

Mas os benefícios do beta caroteno justificam o uso do suplemento durante o ano inteiro. Após a leitura deste Guia de Compra, você conhecerá todos os benefícios a saúde e beleza proporcionados pelo beta caroteno em cápsulas. Aproveite a leitura!

Imagem de uma mulher tomando uma cápsula.

O beta caroteno proporciona inúmeros benefícios para a saúde (Fonte: puhhha/ 123RF.com)

O que é beta caroteno?

O beta caroteno é um carotenoide, ou seja, um pigmento natural responsável pelas tonalidades vibrantes de algumas frutas, legumes e verduras. Quando ingerido, o beta caroteno é convertido em vitamina A/ retinol – o beta caroteno provém 50% da vitamina A presente no organismo.

Esse nutriente atua como antioxidante e ajuda a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

O beta caroteno também é responsável pelo desenvolvimento dos tecidos epiteliais, atua na formação da melanina, no bom funcionamento da visão, melhora no aspecto da pele, cabelo e unhas e muito mais.

Imagem de uma mulher tomando uma cápsula.

Inclua a suplementação de beta caroteno em sua rotina. (Fonte: Antonio Guillem/ 123RF.com)

Quais são os principais benefícios do beta caroteno?

Consumir alimentos ricos em beta caroteno e incluir o suplemento em cápsulas proporcionará inúmeros benefícios para sua saúde e beleza. Conheça esses benefícios a seguir.

Fortalece a imunidade

O beta caroteno fortalece o sistema imunológico, desse modo as defesas do organismo ficam mais fortes para lutar contra microrganismos invasores como vírus, bactérias e fungos.

A substância também estimula o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório, protegendo o organismo contra resfriados e gripes, comuns nas estações mais frias do ano.

Fortalecimento dos ossos

O beta caroteno estimula a produção de colágeno, que está presente na matriz óssea e é fundamental para a absorção do cálcio, fósforo, magnésio e boro. Dessa forma, o beta caroteno auxilia no crescimento e fortalecimento dos ossos.

Beneficia a visão

O beta caroteno protege todas as estruturas que compõem o globo ocular, principalmente a córnea – a camada superficial dos olhos.

O beta caroteno protege os olhos.

O beta caroteno protege os olhos de algumas doenças inflamatórias e reduz a incidência da catarata. Também estimula a lubrificação ocular, reduzindo a secura dos olhos.

Benefícios para a pele

O beta caroteno ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele ao mesmo tempo em que preserva o colágeno, proteína fundamental para a firmeza e elasticidade da pele.

Outro benefício do beta caroteno é contribuir para um belo bronzeado, pois além de atuar na formação da melanina – responsável pela pigmentação da pele – o beta caroteno atua na proteção contra a radiação solar, raios UVA e UVB.

Imagem de duas mulheres tomando sol.

O beta caroteno protege a pele dos raios UV enquanto estimula o bronzeado. (Fonte: Maciej Serafinowicz/ Unsplash.com)

O beta caroteno também atua na uniformização e manutenção do bronzeado. Inclua o suplemento de beta caroteno em sua rotina pelo menos 20 dias antes da exposição solar para atingir a epiderme e garantir maior permanência do bronzeado.

Benefícios estéticos

Por preservar o colágeno, proteína presente na estrutura da pele, cabelo e unhas, o beta caroteno ajuda a deixá-los mais saudáveis fortes, brilhantes e bonitos. A vitamina A também estimula o crescimento do cabelo e das unhas.

Imagem de uma mulher de costas.

O beta caroteno estimula o fortalecimento e crescimento do cabelo. (Fonte: Element5 Digital/ Unsplash.com)

Proporciona uma gravidez saudável

Quando absorvido pelo organismo, o beta caroteno transforma-se em vitamina A, muito importante para gestantes e lactantes. Nessa fase da vida, recomenda-se um aumento de 40% no consumo de vitamina A.

A vitamina A desempenha um papel importante no desenvolvimento do feto – principalmente na constituição do pulmão e formação do sistema imunológico – e na saúde do recém-nascido.

Conheça mais vantagens e desvantagens do beta caroteno em cápsulas na tabela abaixo:

Vantagens
  • Pode ser extraído do óleo de cenoura, da beterraba ou urucum
  • Oferece inúmeros benefícios a saúde
  • Pode ser consumido por homens, mulheres e crianças
  • É um suplemento barato
Desvantagens
  • Quando consumido em excesso pode provocar tom alaranjado na pele

Quais alimentos fornecem beta caroteno?

O beta caroteno é encontrado em abundância nos alimentos. As principais fontes desse nutriente são os seguintes legumes, frutas e verduras: Cenoura, abóbora, batata doce, espinafre, couve, pimentão, mamão, caqui, manga, melão, melancia, goiaba, tangerina e damasco.

Resultado de imagem para carrot icon Resultado de imagem para pumpkin icon Resultado de imagem para sweet potato icon png Resultado de imagem para spinach icon png Resultado de imagem para cabbage icon png Resultado de imagem para bell pepper icon png Resultado de imagem para papaya icon png Resultado de imagem para kaki fruit icon png Resultado de imagem para mango icon png Resultado de imagem para melon icon png Resultado de imagem para watermelon icon png Resultado de imagem para guava icon png Resultado de imagem para tangerine icon png Resultado de imagem para apricot icon png

Atingir a dose diária recomendada de beta caroteno é simples. Ao comer 100g de cenoura crua, você consome quatro vezes mais do que a recomendação diária do nutriente. A mesma quantidade de batata-doce fornece seis vezes mais o valor diário recomendado da substância.

Para manter bons níveis de beta caroteno, é importante ter uma alimentação variada, com muitas frutas, verduras e legumes. Também vale a pena incluir uma fonte de gordura boa quando consumir esses alimentos para auxiliar na absorção do nutriente.

Imagem de cenouras.

A cenoura é rica em beta caroteno. (Fonte: Mali Maeder/ Pexels.com)

Quando devo tomar suplemento de beta caroteno?

O suplemento de beta caroteno deve ser ingerido quando for detectada a deficiência desse nutriente no organismo.

A falta de beta caroteno ocorre quando a pessoa não consome uma quantidade adequada de alimentos que fornecem a substância, apresenta dificuldade de absorção deste nutriente ou está doente.

A suplementação de beta caroteno deve ser adotada após a realização de exames de sangue, utilizados para avaliar os níveis dessas substâncias. Sempre procure a orientação de um médico ou nutricionista.

Quais são os sintomas de deficiência de beta caroteno?

Os sinais de deficiência de beta caroteno incluem olhos secos ou inflamados, cegueira noturna, queda de cabelo e irritação na pele. Conforme mencionamos anteriormente, para confirmar a deficiência de beta caroteno ou vitamina A, devem ser realizados exames de sangue.

A deficiência de betacaroteno reduz a capacidade antioxidante do corpo, deixa o sistema cardiovascular desprotegido, abaixa a imunidade, pode prejudicar a visão e levar a cegueira, diminui o viço da pele e enfraquece o cabelo e as unhas.

Qual é a dose diária recomendada de beta caroteno?

Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a recomendação diária de beta caroteno varia de acordo com o sexo, idade e condições de saúde. Preparamos uma tabela de referência abaixo:

Faixa etária e sexo Dose recomendada
Homens 3000UI
Mulheres 2300UI
Crianças de 0 a 6 meses de vida 1320UI
Crianças de 7 a 12 meses de idade 1650UI
Crianças de um a três anos 1000UI
Crianças de quatro a oito anos 1320UI
Crianças de 9 a 13 anos 2000UI

Embora tenhamos essa tabela como referência sobre a dose diária recomendada de beta caroteno, devemos mencionar que todos os suplementos avaliados sugerem 5000UI como dose diária recomendada.

Critérios de compra: Encontre o melhor suplemento de Beta Caroteno

A procura por qualidade de vida estimula muitas pessoas a praticar exercícios físicos, realizar a reeducação alimentar e adotar a suplementação nutricional – seja um complexo vitamínico ou uma vitamina específica.

Um desses suplementos é o beta caroteno. Mas antes de pegar o primeiro frasco de beta caroteno em cápsulas que você encontrar na prateleira da farmácia, descubra quais características você deve analisar no momento da compra:

Vamos detalhar cada um dos itens ao longo da seção. Você já utilizou o suplemento de beta caroteno? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários. Não deixe de avaliar e compartilhar este artigo.

Concentração de beta caroteno

Ao procurar um suplemento de beta caroteno na farmácia, você notará que a unidade de medida utilizada para indicar a concentração da substância varia de um produto para o outro e pode ser UI, Mg ou Mcg.

A diferença entre unidades de medida não é conhecida pela maioria das pessoas e pode confundi-las no momento da compra.

Para simplificar, nossa recomendação é que você procure por uma concentração próxima a 5000UI, 600mcg ou 3mg, que correspondem a 100% da dose diária recomendada deste nutriente.

Cápsulas sólidas ou líquidas

A apresentação do suplemento de betacaroteno pode ser em cápsulas sólidas ou líquidas – também chamadas de Softgel. Ambas são revestidas por um material gelatinoso que serve para proteger o conteúdo e facilitar a deglutição.

Não há qualquer diferença na eficácia do suplemento, a escolha está relacionada apenas a preferência pessoal. Dica: Algumas pessoas têm mais facilidade de engolir cápsulas líquidas por serem redondinhas e menores.

Imagem de uma pessoa segurando algumas cápsulas líquidas nas mãos.

O suplemento de beta caroteno pode ser em cápsulas sólidas ou líquidas. (Fonte: R+R Medicinals/ Unsplash.com)

Quantidade de cápsulas

Você encontra frascos de suplemento de beta caroteno com 60, 80, 90, 100 ou 120 cápsulas sólidas ou líquidas. Enquanto a dose diária recomendada pode ser de uma ou duas cápsulas.

Essas duas variáveis devem ser analisadas no momento da compra, pois influenciam diretamente na durabilidade do tratamento e retorno ao investimento.

Embora valha a pena comprar um suplemento em que a dose seja de apenas uma cápsula e o frasco renda cerca de quatro meses, outras características são mais importantes como concentração de beta caroteno e a adição de outros nutrientes à fórmula.

Imagem de uma mulher sentada lendo.

Um frasco de beta caroteno pode durar de um a quatro meses. (Fonte: Daily Nouri/ Unsplash.com)

Outros nutrientes

É importante associar o suplemento de beta caroteno com suplementos de vitamina C e vitamina E, pois esses nutrientes agem de maneira conjunta. Alguns suplementos de beta caroteno são enriquecidos com essas substâncias.

Caso você não encontre um suplemento de beta caroteno enriquecido com vitamina C e/ou vitamina E, vale a pena aumentar o consumo de alimentos ricos nessas vitaminas ou suplementar.

(Fonte da imagem destacada: Daily Nouri/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.