Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

5Estudos avaliados

57Comentários coletados

Bem-vindo à ReviewBox! Desta vez estaremos lhe informando tudo o que você precisa saber sobre bicarbonato de sódio, um dos componentes químicos mais versáteis de todos. É um pó branco ou leitoso, que pode ser diluído em água, e tem inúmeras propriedades. O primeiro e mais conhecido é que é um anti-séptico difundido, que é usado para tratar feridas.

Mas também pode ser usado para outros fins, como desobstruir tubos, entre muitas outras alternativas. Na ReviewBox nós sabemos quais são as suas necessidades como consumidor. É por isso que estamos comprometidos em lhe dar informações concisas, mas abordando todos os pontos que tocam no produto que você deseja comprar. Desta forma garantimos que, no momento da compra, você ficará completamente satisfeito e poderá aplicá-lo para o melhor uso possível.




O mais importante

  • Bicarbonato de sódio é um elemento químico que pode ser encontrado comumente na natureza, embora existam maneiras de fabricá-lo. É um pó solúvel em água que tem muitas propriedades benéficas, como gasear e ser anti-séptico.
  • Pode ser encontrado em 3 formas: na forma de creme, que é freqüentemente usado para produtos odontológicos, detergente ou para lavagem corporal. O penúltimo caso é o mais versátil de todos, pois pode ser usado para uma variedade de propósitos como cerâmica ou lavanderia.
  • Há 6 aspectos a considerar se você quiser um artigo deste tipo. Estas são as formas em que é feito, seja em pó, líquido ou gel, a forma como é embalado, a quantidade que entra, se inclui aditivos, seu fabricante e o espaço onde você vai comprá-lo.

Bicarbonato de sódio: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre bicarbonato de sódio

Como este pó tem múltiplos usos e semelhanças com outros, é provável que se preste a confusão. É frequentemente comparado ao ácido bórico, que também tem funções anti-sépticas de cuidado corporal. Mas para evitar ser mal utilizado no mercado químico, é necessário prestar atenção à sua definição específica.

Uma de suas principais vantagens é a limpeza de geladeiras, fornos e outros eletrodomésticos (Foto: thamkc / 123rf.com)

O que é bicarbonato de sódio?

É um composto químico sólido, embora possa ser dissolvido em água e utilizado com os mesmos benefícios. Sua utilidade em várias áreas da vida vem do fato de ser um emissor de dióxido de carbono, ou seja, aquele que você exala após respirar.

Esta propriedade lhe dá efeitos inodoros e condicionantes. É graças a isso que ela é freqüentemente usada em negócios como assar ou fazer refrigerantes. Isto porque ajuda outros produtos a gaseificar, permitindo que eles se dissolvam mais facilmente no líquido. Exemplos disso são os comprimidos efervescentes ou aqueles com propriedades aliviadoras do estômago.

Que vantagens tem?

Além de suas utilidades básicas, também tem outros detalhes que são atraentes para o consumidor. Sendo algo que consegue precisamente dissolver odores, absorver outros e revigorar sua força, é um excelente desodorante.

Ele pode ser usado como tal através da aplicação de certos aditivos, como óleo de limão ou de coco. A emissão de dióxido de carbono após a aplicação de água gera supersaturação e espuma. Isto também o torna um excelente limpador de esgoto caseiro, exigindo apenas um pouco de vinagre para ser usado como tal e também é muito econômico.

Vantagens
  • Pode ser usado para muitas coisas em casa
  • É geralmente bastante barato
  • É relativamente fácil de obter
  • Não é prejudicial à saúde
  • Pode ser dissolvido na água e usado de mais maneiras
Desvantagens
  • Quando usado para muitas coisas ele se desgasta rapidamente
  • Geralmente vem em pequenas quantidades
  • Tem poucas variações
  • Requer conhecimento para ser usado
  • Sua distribuição é geralmente apenas em farmácias

Bicarbonato de sódio odontológico, detergente ou corporal - o que você deve procurar?

Como um composto com tantos benefícios, deve ser dito no início que há muitas empresas que fazem uso dele, ativa ou passivamente. Isto significa que muitos dos produtos aos quais você tem acesso diariamente são provavelmente feitos a partir deles.

Algumas das variantes são as seguintes.

Bicarbonato de sódio dentário. Existem numerosos fabricantes deste tipo particular de consumíveis. É feito principalmente a partir do elemento químico, com alguns aditivos, como flúor ou aromatizantes. A idéia daqueles que usam esta ferramenta para pastas de dente é se livrar do mau hálito. Isto porque as propriedades inodoras não se aplicam apenas aos espaços físicos. Ele pode ser usado para combater numerosas fontes de halitose com grande eficácia, e estes benefícios são bem conhecidos no mundo naturopático.

Detergente para bicarbonato de sódio. É a mais conhecida de todas, e também a que possui as propriedades mais multiuso. Isto porque quando se diz que tem funções de limpeza, ela pode ser aplicada de várias maneiras diferentes. O primeiro deles é em roupas, mas também para limpar sapatos ou lavar pratos. Nesta versão, ele também pode ser usado de maneiras um pouco mais complexas. Misturado com vinagre, por exemplo, é, como já dissemos, útil para desobstruir os tubos. Se pulverizado, pode ser usado como um removedor de odores, entre outras coisas.

Bicarbonato de sódio para o corpo. Os fabricantes de Naturopathic muitas vezes produzem óleos corporais ou desodorantes muito exclusivos. Muitas vezes eles usam este anti-séptico, o mais natural possível. Este elemento químico é freqüentemente encontrado na natureza, portanto não é necessário nada artificial para fabricá-lo.

Dental Detergent Corpo
Expressão de longa duração Sim Sim Não
Multipurpose No Sim Não
Produtos químicos adicionais Sim Sim Não

Existe bicarbonato de sódio para uso culinário?

Um dos usos mais úteis e saudáveis deste elemento é na cozinha. Como já mencionado, ele tem a característica de emitir dióxido de carbono, que nada mais é do que um tipo de "gás" que amplia as proporções das coisas onde ele é adicionado. É graças a isso que, por exemplo, ela faz as massas de farinha subirem.

O que isso significa é que ela pode ser usada perfeitamente como fermento, sem os efeitos adversos que o fermento tende a acrescentar. Isto porque os naturais, que vêm da fermentação, podem ter efeitos negativos sobre a saúde. Alguns exemplos disso são a azia, constipação, entre outras doenças. Para usar bicarbonato de sódio dessa forma, o que você precisa é de outro componente que tenha acidez. As alternativas para isso podem ser iogurte ou vinagre.

Ao polvilhar ambos os produtos com moderação sobre a massa preparada, o oxigênio necessário para produzir o "crescimento" da massa é liberado. É especialmente útil na panificação. Também pode ser usado para a carbonatação de sucos.

Especialmente bem conhecidos são seus atributos para melhorar o suco de laranja. Quando usado desta forma, ele não só adiciona gás, produzindo uma sensação gaseificada e refrescante, mas também purifica a acidez do suco.

É utilizado na preparação de muitos alimentos por suas diversas propriedades (Foto: Wade Austin Ellis / unsplash.com)

Quanto custa o bicarbonato?

O produto tem pouca variação no custo. Entretanto, deve ser dito que é um dos itens cujo preço tem um grande impacto sobre sua eficácia e qualidade. Isto é mediado por dois fatores: primeiro, a quantidade afeta diretamente o preço; segundo, a forma como é feita também tem impacto.

Limão, óleo de coco ou qualquer outro aroma pode ser usado para fazer desodorantes (Foto: Monfocus / pixabay.com)

Critérios de compra

Há uma série de detalhes, alguns internos e alguns externos, que contribuem para que um produto seja um bom ajuste para você. Ao falar sobre coisas que são relativamente desconhecidas ou amplamente utilizadas, é importante que você esteja devidamente informado.

Isto o ajudará a evitar inconvenientes ou confusão e decepção mais tarde. O bicarbonato é freqüentemente confundido com outros elementos químicos, como o ácido bórico. Eles são diferentes. E esta é a primeira coisa que você deve saber antes de comprar. Para o resto, alguns dos aspectos aos quais você deve prestar atenção quando souber o que deseja são os seguintes:

Apresentação

As apresentações em que o produto é feito são exatamente as mesmas que as básicas. Escolha de acordo com qual é a melhor opção, pois o uso pode ser muito diversificado e muitas vezes uma forma pode ser combinada com outra. Entre as formas que você pode encontrá-lo estão as seguintes.

Powdered. Este é o comum em adereços como o pó de talco. Quando feitas nesta forma, que é a mais natural de todas como é encontrada na natureza, elas podem ser muito diversificadas. Por exemplo, eles podem ser dissolvidos em água e transformados em suco para lavagem, seja roupas ou até mesmo pisos, cerâmicas e assim por diante.

Líquido. Tipicamente usado em detergentes e itens similares, ele também pode ser encontrado feito desta maneira relativamente fácil. Ele pode ser usado para fazer o produto ter um melhor desempenho ou para uso na fabricação de refrigerantes. Você pode fazer desta forma também.

Gel. Esta é a forma mais rara e é usada principalmente para itens como pasta de dente. Não é recomendado para uso autônomo, ou para processamento pessoal com funções extras, pois dificilmente é manipulável. Cuidado ao ingeri-la se ela estiver sendo usada como pasta de dentes.

Ela pode ser usada para fins odontológicos, seja como gel ou como pó (Foto: Superkitina / Unsplash.com)

Embalagem

Embora a embalagem possa parecer sem importância à primeira vista, uma série de coisas dependem dela. E isto se refere especificamente àqueles em forma de pó, já que há várias maneiras de encontrá-lo no armazenamento.

Uma delas é que o material não cai, não recebe golpes que o tornam menos denso, entre outras coisas. As formas de armazenamento podem variar desde uma simples bolsa até uma caixa externa. Este último é tanto protetor quanto ajuda a manter melhor a temperatura interna do pó. Isto aumenta muito sua eficácia.

Este tipo de embalagem é frequentemente encontrado em mercados e mercearias. Farmacêuticos ou culinários não o utilizam. No caso do primeiro, porque os fabricantes pretendem usá-lo especificamente em uma forma química, para coisas como desobstruir os tubos. Neste último, porque acreditam que será usado rapidamente.

Quantidade

Como qualquer produto consumível, ele também é definido pela quantidade de envase que o pacote que você compra é capaz de segurar. Deve-se esclarecer que, embora não haja muita diversidade neste campo, vale a pena notar que o número de gramas ou quilos que ele pode conter depende diretamente de onde e para que propósito você o compra. Outro detalhe é sua versão.

As embalagens maiores podem conter cerca de 2 kg; as menores, cerca de 100 g. As últimas são geralmente aquelas destinadas a coisas que não estão na embalagem. Os últimos são normalmente destinados a itens únicos, como cozinhar, enquanto os primeiros são frequentemente preferidos para coisas como limpeza. Isto depende do seu objetivo como consumidor.

Quanto mais eles contêm, mais coisas você pode usar para. Outro aspecto que afeta diretamente a quantidade é a forma na qual ela é feita. Os desodorantes geralmente contêm cerca de 500 g e pastas de dentes entre 125 e 200 g.

Aditivos

É muito importante para você como cliente saber que coisas extras o bicarbonato de sódio que você comprou pode conter. Se algum deles tiver algum aditivo químico, provavelmente não é adequado para uso culinário. Pelo contrário, se ele tem algum elemento como um aroma, ele deve ser destinado a isso. Alguns componentes são:

Softener. Há até mesmo versões feitas inteiramente em pó que têm isso. Muitas vezes é um elemento tóxico, então é importante saber se ele é adicionado ou não. É usado para fazer roupas, principalmente toalhas, macias no contato e para prolongar seu uso por mais tempo.

Fluorine. A presença deste componente não é prejudicial, mas o torna útil para uma coisa de cada vez: os enxaguamentos dentários. É frequentemente encontrado naqueles que são feitos em forma de gel, então não é comum encontrar este detalhe no produto que estamos revisando.

Glúten. Muitos criadores, incluindo particulares, podem temperar o produto de uma forma particular. Não apenas glúten, mas também elementos como açúcar, sal ou ervas podem ser adicionados dentro da embalagem. É importante verificar com o vendedor ou, em qualquer caso, verificar a parte de trás da embalagem.

Fabricante

Há duas maneiras de encontrar os criadores desses materiais. O primeiro são aqueles que lidam exclusivamente com eles. Mas outro são aqueles que fazem uso dele para fazer coisas complexas. E você pode se surpreender com os fabricantes que o usam e talvez você não o conhecesse. Alguns deles são:

Ace. Entre os usuários comuns deste elemento estão os grandes fabricantes de detergentes. Um dos ingredientes ativos necessários para a produção de detergentes é, sem dúvida, o bicarbonato.

Arm & Hammer. Este comerciante é responsável por fazer uma linha de produtos muito variada. Desde o próprio bicarbonato de sódio até detergentes e até desodorantes e pastas de dentes. É uma marca que atesta a versatilidade deste material.

Bob's Red Mill. Este fabricante é especializado em criar estes produtos especialmente para a cozinha. Na verdade, seus produtos incluem produtos sem glúten e sem glúten, assim como outros temperos particulares.

(Fonte de imagem em destaque: geografika / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas