Homem saltando de uma montanha em cima de uma bicicleta aro 29.

Bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil, conheça nosso guia completo de compras para bicicleta aro 29. Se você pensa em comprar este modelo sugerimos a leitura deste artigo até o fim para conferir todas as informações para ciclistas amadores ou profissionais da bike.

As pessoas podem até pensar que bicicletas aro 29 são todas iguais, apenas diferentes nos preços. Mas, após ler este texto você deverá ter percebido que existem muitas características para serem levadas em conta antes de comprar a sua.

Aqui você vai encontrar os melhores modelos do mercado e as suas principais diferenças. Assim como os principais critérios para qualquer ciclista ter mais benefícios na compra. Continue com a gente e boa leitura.

Primeiro, o mais importante

  • As bicicletas aro 29 servem para quem aprecia velocidade. Se você busca um produto para realizar manobras ou correr menos na cidade procure outra bike.
  • Ao comprar a bike aro 29, você não deve prestar atenção apenas no número de marchas. É necessário levar em conta os outros componentes do produto: sistema de freio, suspensão, guidão e quadro.
  • Pneus grandes baratos podem ser muito pesados junto com a suspensão e o aro 29 da bicicleta. É preciso usar pneu grande, mas também leve para aproveitar o melhor que a bike pode oferecer.

Você também pode gostar:

Melhores bicicletas aro 29: Nossas recomendações

Antes de você sair por aí comprando qualquer bicicleta aro 29, precisa conhecer nosso ranking abaixo e também nosso guia completo. Para isso, basta seguir lendo e você encontrará todas as informações para comprar a bike perfeita para você!

Bicicleta Aro 29 – GTSM1

Uma bike aro 29 de 24 marchas para ciclistas experientes ou iniciantes. É um produto perfeito a quem deseja pedalar em trajetos longos nas trilhas. O modelo possui quadro de fibra de carbono e pesa 12 kg.

Esta produção apresenta guidão de alumínio reto, seguindo as principais tendências de bicicletas profissionais ao redor do mundo. O aro do produto é resistente contra atritos e impactos. Com esta bike, o ciclista sente mais segurança para pedalar. A suspensão robusta garante a estabilidade de quem pedala.

Bicicleta Aro 29 – Caloi Elite

É um modelo de apenas 12,8kg que “voa” no cross country. O freio a disco da Caloi possui um sistema de pressão de fluído que garante a qualidade superior nas freadas. É uma bike que não atrapalha em cada pedalada ou troca de marcha.

O quadro do modelo é de alumínio tratado 6061. Esta bike custa menos do que outras versões profissionais de fibra de carbono, embora tenha um desempenho semelhante.

Bicicleta Aro 29 – GTS M1

Essa bicicleta aro 29 GTSM1 é ideal para quem quer começar no Mountain Bike, fazer trilhas, percorrer longos percursos, ou ainda On ou Off-Road. Essa bike tem 27 marchas e está disponível nas cores preta com verde, azul ou vermelho.

O peso total dessa bicicleta montada é de 18 kg. Ela ainda possui rodas de magnésio com cubos blindados e você pode escolher dois tamanhos diferentes de quadros. Uma ótima bicicleta aro 29 com bom custo benefício.

Bicicleta Aro 29 – Caloi

A bicicleta aro 29 A18 da Caloi possui suspensão dianteira com trava mecânica, que auxilia numa pedalada mais eficiente. Ela tem 21 marchas e é perfeita para iniciantes em Mountain Bike, sendo ideal para trilhas leves.

O freio à disco mecânico possui boa performance e baixa manutenção. Tem cubo traseiro e selim com quick release, tem quadro de alumínio tamanho 17 e é indicada para pessoas a partir de 1,70 metros. Seu peso é de 15,4 kg, mas suporta até 100 kg.

Bicicleta Aro 29 – GTS M1

Esse modelo feminino possui freio à disco, câmbio traseiro Shimano e 24 marchas. É uma bicicleta aro 29 ideal para mulheres que querem começar a pedalar, sendo perfeita para passeios ou uso no dias a dia.

Você pode escolher entre o quadro 15 ou 17. Sem contar que está disponível nas cores preta, branca e rosa. Peso 15 kg montada e suporta uma pessoa de até 115 kgs.

Guia de Compra

Com uma bicicleta aro 29 você consegue pegar velocidade, passar mais facilmente por terrenos irregulares, praticar mountain bike ou cross country. Gostou das possibilidades?

Continue lendo para aprender todas as vantagens e característica dessa magrela. Ao fim desse guia, você terá encontrado todas as informações para fazer sua compra de forma segura.

Homem equipado pedalando em trilha com uma bicicleta amarela.

A bicicleta aro 29 é ideal para fazer trilhas. (Fonte: Pexels / Pixabay)

O que é uma bicicleta aro 29?

As bicicletas que possuem aro 29 são a própria evolução das bikes mais tradicionais de aro 26. Este tipo de produto possui uma estrutura robusta para aguentar longos trajetos sem perder a estabilidade.

Vale mais a pena pedalar uma bike aro 29 nas estradas de alta velocidade ou nos terrenos irregulares. Este produto também pode ter o nome de bicicleta 29er no mercado.

Uma bicicleta aro 29 serve para quem quer chegar na velocidade máxima. O nome aro 29 quer dizer que a bicicleta possui um aro maior do que outros aros de bikes populares.

Quais são os benefícios de um biciclata aro 29?

Os pneus maiores na bike aro 29 têm mais tração com a pista e geram equilíbrio para ciclistas. Isto acontece porque este pneu possui uma área maior de contato com o solo.

Até em solos molhados a grossura dos pneus da bicicleta aro 29 gera mais segurança para ciclistas. Mas, nas subidas você precisa de força extra na pedalada, porque os pneus maiores exigem rodas pesadas.

As bicicletas do tipo possuem a vantagem de ultrapassar pequenos obstáculos da pista sem problemas. Sendo assim, as pedras nos solos irregulares das trilhas quase não atrapalham o desempenho da mountain bike aro 29. Abaixo conheça os prós e contras de comprar uma bicicleta com aro 29:

Vantagens
  • Uma bicicleta para alcançar as velocidades altas facilmente
  • Melhora o desempenho de ciclistas
  • Mais estabilidade na pista molhada
  • Estrutura robusta para trajetos longos
  • Mais facilidade para pedalar em terrenos irregulares
Desvantagens
  • Preços elevados
  • Não indicada para trajetos curtos e lentos na cidade
  • Exige mais força do ciclista nas subidas
  • Precisa da ajuda profissional para montar
  • Menos poder de arranque inicial por causa do peso dos aros e da suspensão

Quais os principais componentes da bicicleta aro 29?

Se você entender melhor cada peça que há na bike é mais fácil fazer uma compra tranquila. Descubra agora os principais significados dos componentes das bicicletas aro 29:

  • Acabamento e cores: Algumas bicicletas aro 29 possuem acabamento de verniz transparente por cima do adesivo a base de água. O adesivo a base de água é uma película especial que não estraga no contato com chuva ou sol. Por esta razão você pode usar diversos anos a bike sem perder as cores.
    Preta, branca, vermelha, prata, laranja, azul e rosa são as principais cores de bike aro 29. Há versões com suspensão que tem a mesma cor do quadro, assim o modelo fica mais esportivo no visual.
  • Marchas: Estas bicicletas esportivas feitas para longos trajetos possuem até 27 marchas, em média. A maioria das bikes aro 29 de 24 marchas tem 8 engrenagens e 3 coroas. As engrenagens são responsáveis pela potência da bike; as coroas servem para adequar as diferentes combinações dos trabalhos das engrenagens. Quanto mais combinações disponíveis, melhor é a engrenagem.
  • Quadro: Esta é a parte principal da bicicleta. Serve para encaixar a maioria das peças na bike. Normalmente os quadros de bikes cobiçadas são feitos de carbono ou alumínio. Algumas versões possuem a tecnologia hidro, que diminui as chances de surgirem rugas nos quadros.
  • Guidão: Pode ser de diferentes materiais como alumínio ou carbono. A versão reta é melhor para bicicletas aro 29 por questões de equilíbrio.
  • Freio a disco: Ao contrário dos freios mais tradicionais, os freios a disco são responsáveis pela verdadeira frenagem modular. Esta frenagem modular quer dizer que o sistema de freio usa mais combinações mecânicas para frear. Como resultado a freada fica mais potente e há menos riscos de acidentes.
  • Suspensão e aro: O aro 29 e a suspensão robusta são duas coisas necessárias nas bicicletas esportivas, por este motivo é melhor usar pneus mais leves com tamanhos maiores. Porém, se o ciclista é alto e pesado, vale mais a pena escolher os pneus pesados.

Em quais tipos de terreno posso usar minha bicicleta aro 29?

O uso da bicicleta aro 29 deve acontecer em certos tipos de solos para ciclistas alcançarem o máximo desempenho. Você pode pedalar em trilhas, terrenos irregulares, mountain bike, usar para trajetos longos na estrada ou ainda cross country.

Ela proporciona uma característica específica para cada tipo de solo. Nas trilhas ela ultrapassa as pedras existentes no caminho. Em tipos de terrenos irregulares, ela oferece um pedalar com mais estabilidade e segurança, logo se torna indispensável.

Para os aventureiros do mountain bike, a bicicleta aro 29 é uma regra para diversas competições de ciclistas. A engenharia da bike funciona para você acelerar nas pistas em ambientes da natureza.

Ela também é excelente para velocidade, e por isso se torna ideal para trajetos longos na estrada. E como exige menos esforço nas pedaladas nos terrenos montanhosos, a bicicleta aro 29 também é perfeita para cross country.

Qual a bicicleta aro 29 ideal para minha altura?

Talvez a coisa mais importante que você deve saber é sobre o tamanho do meio da bike que você deve comprar. Quem compra uma bicicleta muito pequena ou grande quase nunca consegue trocar na loja.

Então, para não ter problemas pós-compra, conheça os principais tamanhos de quadros das bicicletas aro 29 e para qual altura ela é ideal.

  • Quadro 22 e 23: Para ciclistas que podem ir de 1,97m a até 2,05m de altura;
  • Quadro 20 e 21: Para ciclistas que podem ir de 1,86m a até 1,95m de altura;
  • Quadro 18 e 19: Para ciclistas que podem ir de 1,78m a até 1,88m de altura;
  • Quadro 17 e 18: Para ciclistas que podem ir de 1,68m a até 1,78m de altura;
  • Quadro 15 e 16: Para ciclistas que podem ir de 1,56m a até 1,68m de altura;
  • Quadro 13 e 14: Para ciclistas que podem ir de 1,45m a até 1,55m de altura.

Qual a diferença entre a bicicleta aro 29 e 26?

Muitas pessoas sem conhecimento do assunto compram o modelo mais barato, não levando em consideração as próprias necessidades de uso. Nada adianta comprar uma bike aro 26 se o seu negócio é pedalar nas montanhas ou trilhas.

Elas são classificadas de forma diferente justamente por possuírem características diferentes. As de aro 26 são mais baratas, mas também são mais lentas. Apesar de serem mais leves, são ideais para amadores.

A bicicleta aro 29 é totalmente ao contrário dessa descrição. Confira através de uma tabela abaixo que explica as principais diferenças entre os dois modelos:

Bicicleta Aro 26 Bicicleta Aro 29
Custo Mais barato Mais caro
Velocidade Uso em velocidade lenta ou média nas ruas da cidade Uso em velocidade rápida nas estradas e nos terrenos naturais irregulares
Ideal para Para ciclistas amadores Para ciclistas experts e profissionais
Peso Mais leveza Mais estabilidade pelo contato dos pneus grandes com a pista

Quanto custa?

Número de marchas, composição de quadro, marca, peso e cores são coisas que impactam os valores. Os produtos recentes com novidades tecnológicas custam mais caro.

Este é um meio de transporte que não é barato. Os preços da bicicleta aro 29 podem ir de R$ 600 a R$ 15.000. As melhores versões são importadas. Também existem produções nacionais com valores mais baratos e um excelente desempenho.

Charles M. SchulzCartunista americano

“A vida é uma bicicleta com marchas. A maioria das pessoas tem engrenagens que nunca são utilizadas.”

Onde comprar?

Antes de dizer quais são os melhores locais para comprar, vale a pena informar as vantagens da compra online: você não precisa transportar a embalagem pesada das bicicletas até a sua casa; instaladores instalam a bike no local indicado por clientes; e pague pelo menos 15% mais barato do que nas tradicionais lojas físicas.

Agora, se você quer comprar de forma pessoal, como faziam as pessoas antigamente, existem lojas confiáveis para visitar. Algumas delas são: Bayard, Lojas Caloi, Extra, Rihappy, Colombo, Carrefour, Centauro, Ponto Frio e Casas Bahia.

Por outro lado, para compradores que gostam das vantagens da compra online também existem lojas virtuais confiáveis. Alguns exemplos são: Amazon Brasil, Mercado Livre, Walmart e Submarino.

A compra online na Amazon apresenta alta segurança. Esta loja possui sistema de defesa para proteger os dados de qualquer cliente, que jamais são compartilhados com outras empresas. Este comércio eletrônico também tem políticas rígidas contra as fraudes.

Critérios de Compra: Como comparar as bicicletas aro 29

Quem não é especialista em mountain bike possui grandes chances de escolher um modelo mais caro à toa. A falta de conhecimento faz o pessoal de vendas levar a gente na conversa.

Porém, as coisas não devem ser deste jeito. O objetivo do site ReviewBox Brasil é fazer o público aprender a realizar as melhores compras. Reunimos informações para você se dar bem, mesmo sem conhecer quase nada do produto.

Quem segue os seguintes critérios abaixo tem mais chances de sucesso na compra:

Agora vamos explicar cada um dos pontos acima. Após ler, você vai virar alguém mais consciente com menos riscos de ter dor de cabeça no final das contas:

Quadro

O quadro é a principal parte da bicicleta e a primeira coisa que você deve observar. As bicicletas aro 29 com quadro de fibra de carbono têm mais vantagens do que modelos com quadros de alumínio.

Os de fibra de carbono são mais caros do que alumínio. Por isso, a grande parte dos modelos de quadro no mercado é de alumínio. Porém, as bicicletas mais profissionais possuem fibra de carbono nos quadros.

Os benefícios da bike de quadro com fibra de carbono são mais leveza, mais resistência contra corrosão e maior durabilidade. Na prática a única vantagem dos quadros de alumínios é que são mais resistentes por serem mais robustos.

Marchas

Outro ponto que você não pode esquecer é a questão das marchas. Não existe muita diferença na variação de força necessária para pedalar uma bike de 24 ou 27 marchas.

A bicicleta aro 29 não é feita para ser usada em trajetos que possuem apenas subidas. Então, um pouco menos de marchas não atrapalha em quase nada. Às vezes os lojistas aumentam o preço da bicicleta aro 29 apenas por causa da quantidade de marchas.

Então, se a bicicleta tem 21, 24 ou 30 marchas, é uma questão de preferência sua, e também orçamento disponível para compra.

Medidas da embalagem

Você deve ter atenção no tamanho das embalagens de bikes antes de comprar. A caixa precisa ser do tamanho certo para passar por portas, elevadores ou corredores.

Mesmo que a caixa do produto não passe nos espaços, os entregadores consideram como uma entrega realizada. E não há reembolsos aos consumidores por causa deste problema.

Antes de abrir a embalagem, tenha a certeza de que você comprou – e recebeu – o produto correto. Isto pode ser feito com uma simples olhada na nota fiscal.

Se a embalagem não estiver lacrada ou caso apresente sinais de violação, ligue para a loja imediatamente. Neste caso, os lojistas possuem a obrigação de trocar. O mesmo vale se a roda estiver fora da suspensão ou qualquer peça estiver quebrada.

Montagem da bicicleta

Você acha que a bicicleta aro 29 vai chegar na sua casa montada e pronta para ser usada? Este é um pensamento equivocado. O que chega mesmo é uma embalagem com as peças principais separadas. Isto é, existe a necessidade de montar a bike.

Algumas lojas até oferecem a instalação. Elas dizem que o serviço é de graça, quando na verdade o valor para instalar já está incluso no preço. Você pode até se aventurar e seguir as instruções da embalagem ou do vídeo abaixo para montar a sua bike.

Mas, lembre-se, quando você abre a embalagem fica um pouco mais complicado pedir a garantia por problemas de montagem. Por isto é melhor contratar os serviços de um montador profissional e certificado para montar.

Peso da bicicleta

A regra é simples: quanto mais leve é a bike aro 29, menores são os preços no varejo.

É importante não comprar uma bicicleta muito pesada, do contrário vai ser difícil encarar as subidas. O aro 29 e a suspensão são peças pesadas. Portanto, os outros componentes da bike precisam ser mais leves. Tentar um equilíbrio é fundamental. O peso delas costuma variar entre 12 e 15kg.

Qualidade dos pneus

Para aguentar o tranco das aventuras a bicicleta aro 29 precisa de pneus robustos. Se você comprar um pneu de baixa qualidade deve sofrer um pouco para pedalar. Não pense em economia na compra dos pneus. Eles são indispensáveis para você alcançar os melhores desempenhos que a bike profissional pode oferecer.

Você consegue informações mais detalhadas sobre os pneus do modelo que você gostou lendo a descrição do produto na loja online. Preste bastante atenção a esse detalhe antes de efetuar a compra.

Um homem pedalando uma bicicleta na pista de terra com pouca vegetação.

Com a montain bike aro 29 você tem mais estabilidade em diferentes tipos de solo. (Fonte: northpark / Pixabay)

Garantia

Por mais que a bicicleta seja da melhor marca, erros de fábrica podem ocorrer. É por isto que a bike precisa ter uma garantia mínima de 6 meses.

Se o produto não tem garantia é melhor você procurar outras ofertas, independente se a bike está com preço barato. A dispensa da garantia nunca deve acontecer, até nas compras de bicicleta aro 29 seminovas ou usadas. Leia quanto tempo a fabricante fornece de garantia na descrição do produto.

(Fonte da imagem destacada: 12019 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Renato Duarte
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.