Bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil. Hoje você vai conferir em detalhes um super manual que ensina como escolher binóculo. Após a leitura, você terá aprendido a identificar as melhores ofertas muito mais rápido.

Os binóculos dos dias atuais são mais avançados do que nas épocas passadas. Isto é um resultado dos diversos investimentos das empresas fabricantes para evoluir as características técnicas deste produto.

Neste guia, você encontrará assuntos como: principais tipos de binóculo, as melhores versões e a média de preços. Também há outras informações para orientar compradores que não são especialistas no assunto.

Primeiro, o mais importante

  • Este tipo de produto teve uma grande evolução de engenharia ao longo da história. Mas, uma coisa ainda não mudou: os melhores binóculos do mundo ainda são os alemães.
  • Quanto mais qualidade existe nas lentes, maiores são as chances de o binóculo custar caro.
  • Quem quer usar o binóculo em ambientes naturais deve comprar um modelo a prova de água, névoa ou calor.
  • Binóculos com lentes vermelhas possuem um tratamento antirreflexo. Estas versões, muito usadas por salva-vidas, diminuem o reflexo das luzes solares na visualização.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores binóculos do mercado

São muitas as características a serem observadas em um binóculo antes de tomar a decisão final. Abaixo, você vai conferir os melhores modelos do mercado, que selecionamos para você levando em conta principalmente a alta qualidade desses produtos.

1° – Binóculo Leica

Um bom binóculo alemão resistente à água, neblina, gelo e calor. A carcaça do produto possui uma forma confortável que não machuca as mãos dos usuários.

Este modelo, além de ser luminoso, também traz mais conforto para os olhos. É um produto muito utilizado por quem pratica caça e precisa observar longas distâncias por diversas horas.

Uma vantagem incomum deste binóculo é a tecnologia que gera bastante fidelidade das cores reais na imagem. Esta versão possui uma estrutura muito fácil para limpar.

2° – Binóculo Action Nikon

Este binóculo profissional custa menos do que as versões alemãs, mas mesmo assim possui muita qualidade. É um produto da Nikon, uma marca japonesa que tem confiança no mercado mundial.

O produto se destaca por causa da carcaça que possui um excelente trabalho de acabamento. Desta forma a estrutura fica mais antiaderente. Por este motivo tal produto é o melhor companheiro para quem gosta de aventuras.

As poderosas lentes do produto são feitas de prismas ecológicos. Este é um item que não possui arsênio ou chumbo na produção.

3° – Binóculo Steiner

Da marca alemã Steiner, esse modelo é considerado como o melhor binóculo do mundo. Um produto usado por militares para analisar cenários em longa distância.

O produto funciona em ambientes com intenso calor ou frio. O grande destaque é que a marca oferece 30 anos de garantia. O sistema ótico é full-HD. Você pode usar este modelo até nos rios e mares.

Utilize o acessório sem problemas em temperaturas que podem ir de -40°C a até 80°C. Este binóculo não fica embaçado por causa do sistema de nitrogênio pressurizado.

4° – Binóculo Zeiss

Com um excelente zoom óptico este produto se diferencia da concorrência pelo vidro de fluoreto de baixa dispersão extra. Isto significa que é possível ter a garantia de uma visão cristalina.

O produto também tem um poderoso sistema de ajuste de foco inteligente. Desta forma é mais fácil alcançar uma visão com qualidade. É um produto com mecânica avançada e possui peso leve pela liga de magnésio na composição.

Guia de Compra

Não importa se você busca um binóculo para trabalho ou lazer, é importante ficar atento a todos os detalhes e características do produto antes de finalizar sua compra. E nós queremos lhe ajudar com isso.

Nesse guia você encontrará todas as informações para escolher um binóculo como um expert.

Mulher sentada no chão observando lugar deserto através de um binóculo.

Os binóculos ajudam a enxergar com profundidade. (Fonte: Pexels / Pixabay)

O que é um binóculo e quais as suas vantagens?

Binóculos são ferramentas ópticas que servem para enxergar com profundidade as coisas ou os locais distantes.

Este é um instrumento de trabalho comum para os profissionais que trabalham com visualizações marítimas ou terrestres. Em alguns casos servem até mesmo para as observações astronômicas.

Ao contrário de outras ferramentas como luneta, que possui apenas um tubo, o binóculo deve ser visualizado com os dois olhos. Desde as suas origens até os dias de hoje os binóculos possuem um objetivo em particular: oferecer uma visão tridimensional.

Isso quer dizer que o binóculo serve para ver com mais profundidade, altura e largura da imagem a distância.

Existem diversos tipos de binóculos que possuem lentes avermelhadas. Esta característica é importante porque funciona como uma forma de tratamento antirreflexo do produto.

A distância que um binóculo pode alcançar é indefinida.

O principal fator que define os limites de alcance da visão do produto é a condição atmosférica no ambiente.

Para que serve cada peça do binóculo?

Você já deve ter visto um binóculo. Se nunca pegou um nas mãos, certamente já viu um pela televisão. Sabe que ele possui dois tubos e que cada um dos tubos do binóculo possui duas lentes.

Mas, vamos entender seu funcionamento com mais profundidade? Um par de lentes se chama ocular e o outro tem o nome de objetiva. Vamos aprender um pouco mais sobre essas lentas e outras parte de um binóculo:

  • Lentes oculares: Estão na parte em que os usuários colocam os olhos para usar o binóculo. Quanto mais qualidade existe na lente ocular, melhor segurança há para a visão.
  • Lentes objetivas: Presentes na parte mais distante do binóculo. A qualidade para enxergar em longas distâncias se relaciona também com o poder da lente objetiva.
  • Ajuste de foco: Essa é uma peça do binóculo que fica na parte externa entre os dois tubos. Este componente faz você ter mais controle na qualidade da visualização dos objetos focados.
  • Sistema de prisma: Não se pode esquecer também o sistema de prisma, presente nos binóculos dos mais diversos modelos. O prisma é um recurso importante para definir a qualidade das imagens nas lentes.

Veja agora quais são as vantagens e desvantagens de usar binóculos hoje em dia:

Vantagens
  • Leve
  • Resistente à temperaturas extremas
  • Mais profundidade da visão das imagens à distância
Desvantagens
  • Produtos de qualidade custam caro
  • Pouca resistência contra as quedas
  • Não há versões nacionais com muita qualidade

Binóculo com prisma roof ou porro?

O preço do binóculo e a qualidade da imagem são coisas definidas pelo prisma. Existem dois tipos: prismas roof e prisma porro. Veja:

  • Prisma Roof: Os tubos possuem um formato reto muito parecido com os telescópios. Estas versões permitem a visualização com mais qualidade em ambientes naturais muito iluminados.
    No prisma roof existe um alinhamento entre as lentes. Estas versões também fazem as lentes óticas terem mais abertura e qualidade de imagem. Os binóculos que possuem este prisma são os mais caros do mercado.
  • Prisma Porro: No produto existe mais espaço entre as lentes que não estão alinhadas. O sistema é mais simples e os preços são baratos na comparação com o binóculo de prisma roof.
    Se você quer um binóculo para ver os passarinhos nas árvores do seu jardim, pode escolher versões mais baratas. Por outro lado, o uso de produto com prisma roof é indispensável para atividades profissionais.
    Os bons binóculos com prisma porro também servem para profissionais. Estes modelos possuem qualidade na visão em ambientes sem excesso de luzes naturais.

Quer evitar aquela quebra de luz das praias ou piscinas por causa do sol? Então é importante escolher binóculos de lentes vermelhas, que custam mais caro, mas garantem menos reflexos no visual.

Algumas versões mais caras possuem um sistema de nitrogênio pressurizado. Este recurso é bom para diminuir as chances de as lentes ficarem embaçadas. Compare agora as diferenças de usar binóculos com prisma roof ou prisma porro:

Binóculo com Prisma Roof Binóculo com Prisma Porro
Preço Mais barato Mais caro
Design Design leve Design compacto e mais resistente
Lentes Boa visão tridimensional Lentes objetivas alinhadas
Alcance Bom alcance Mais abertura nas lentes objetivas

Quanto custa?

O preço de um binóculo pode ir de R$20 a até R$15 mil ou mais. As versões das marcas alemãs custam caro. Produções nacionais ou chinesas possuem preços baixos no varejo.

A marca, a tecnologia, a lente, o prisma e o design são os principais fatores relacionados com o preço. Lembrando que as lentes coloridas (ou, lentes vermelhas) encarecem o produto no final das contas.

Os binóculos com design pouco resistente custam menos. Estas produções quebram fácil pelos impactos ou pelas pequenas quedas.

Um binóculo preso em um suporte.

Binóculos podem ser usados em serviços de espionagem. (Fonte: WikiImages / Pixabay)

Onde comprar?

Existem diversas lojas do varejo para você comprar o seu binóculo. Algumas opções de comércios que vendem este produto: Walmart, Bayard, Centauro e Decathlon.

Amazon, Submarino, Mercado Livre e Shopping UOL são sites de vendas com muitos tipos de binóculo à venda. Na internet encontre desde versões profissionais caras, até diversos modelos de baixo custo.

Compare os preços na Amazon e aproveite para comprar em um ambiente seguro. Nesta loja online popular você encontra binóculos alemães, japoneses, americanos e muito mais.

Charles ChaplinAtor, comediante e músico britânico

“Você nunca achará o arco-íris, se você estiver olhando para baixo com o binóculo”

Critérios de compra: Fatores para comparar os melhores modelos de binóculo

Sabia que existem alguns fatores que podem mostrar quando a oferta de binóculo é boa ou não? Estes pontos importantes são os pequenos segredos que fazem a grande diferença:

  • Numeração
  • Foco
  • Estabilidade
  • Sistema dos prismas

Abaixo, veja o significado de cada um destes termos reunidos na lista acima. Leia com cuidado, são fatores que você deve sempre lembrar ao comprar binóculo:

Numeração

Nas descrições dos produtos online, às vezes, aparecem apenas alguns números junto com a letra “x”. Por exemplo, 20×80, 12×70, 25×60 e 24×70. A primeira numeração diz respeito ao aumento, ou, a ampliação. Já na segunda numeração, existe a definição das lentes objetivas em milímetros.

Quando a lente objetiva tem maior capacidade de abertura, significa que há mais qualidade nas imagens.

Foco

O ajuste do foco é uma das peças mais importantes do produto. Geralmente, costuma ser bem simples fazer esse ajuste.

Mas de qualquer forma, este componente precisa ser bastante resistente. Para ajustar corretamente, você precisa manter os dois olhos abertos e ajustar o corpo do binóculo de modo que encaixe perfeitamente nos seus olhos.

Aprenda a fazer todos os ajustes com esse vídeo publicado no canal Tocandira Atividades Mateiras:

Estabilidade

A qualidade no material externo é indispensável para existir a estabilidade, que é muito importante até para ter alta qualidade nas visualizações.

Versões de plástico são ruins para manter as mãos seguras no produto. Estes modelos esquentam rápido e atrapalham a estabilidade se a mão estiver suada.

Há binóculos que possuem revestimento de borracha, ou outros materiais macios e mais antiaderentes.

Sistema de prismas

Como vimos acima, a qualidade da imagem é definida pelo prisma, que pode ser roof ou porro.

Relembrando, prisma roof possui os tubos possuem um formato reto muito parecido com os telescópios. E permitem a visualização com mais qualidade em ambientes naturais muito iluminados.

Já nos de prisma porro existe mais espaço entre as lentes que não estão alinhadas. São mais baratos também. Não deixe de conferir mais diferenças entres os sistemas na tabela que disponibilizamos acima e, então, escolha aquele que mais atende suas necessidades.

(Fonte da imagem destacada: stevepb / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX