Livros enfileirados e um aberto a frente.
Ultima atualização: 13 de abril de 2020

Como escolhemos

38Produtos analisados

25Horas investidas

3Estudos avaliados

97Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um dos gêneros literários mais buscados pelos leitores: as biografias.

Livros que contam a história real sobre a vida de personalidades, e até de pessoas comuns, as biografias inspiram a superação desafios e ampliam o conhecimento sobre épocas e culturas diferentes.

Em meio a tantas temáticas diferentes, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar as melhores biografias.




Primeiro, o mais importante

  • Mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata a história da vida de uma pessoa, as biografias costumam estar entre os livros mais vendidos.
  • São várias as temáticas desse gênero, desde biografias sobre empresários, artistas, políticos até de pessoas comuns.
  • Vamos mostrar para você o que é preciso saber sobre as biografias antes de comprar as melhores disponíveis no mercado.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores biografias

Os livros de biografias têm uma enorme diversidade de temas que podem inspirar a todos os tipos de leitores. Por isso, as editoras investem em histórias de pessoas de vários segmentos.

A seguir, nós vamos apresentar para você as melhores biografias disponíveis hoje em dia no mercado.

1º - Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro

Nesse livro, o experiente jornalista de tecnologia Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida e as realizações inacreditáveis do empresário mais audacioso do Vale do Silício, Elon Musk.

Com capa comum e 416 páginas, essa biografia conta como o empresário se destacou ao revolucionar as indústrias desenvolvendo tecnologias novas. Com edição da Intrínseca, essa versão mede: 22,9 x 15,5 x 2,3 cm.

2º - Leonardo da Vinci - Edição de Luxo

O autor Walter Isaacson, biógrafo de Einstein e Steve Jobs, tece uma narrativa que conecta arte e ciência, revelando faces inéditas da história de Leonardo da Vinci, mostrando a vida na Itália e o seu lado humano com defeitos e derrotas.

Com 640 páginas, essa versão de luxo da Intrínseca conta com capa dura e as seguintes medidas: 23,2 x 15,8 x 3,8 cm. No Brasil, essa biografia ganhou a tradução de André Czarnobai.

3º - Sobre a escrita - A arte em memórias

Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus, ‘Sobre a escrita’ é uma biografia do autor Stephen King.

Sem deixar de lado as memórias e experiências do mestre do gênero literário de terror, esse livro também oferece ao leitor uma aula sobre a arte de escrever. Com 256 páginas e edição da Suma, esse livro tem tradução de Michel Teixeira.

Guia de Compra

Para escolher as biografias que irão prender a sua atenção do início ao fim, além de estimular a ampliação da sua visão de mundo, é preciso que você considere alguns fatores.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar biografias.

Menina lendo livro ao ar livre.

As biografias contam histórias reais que podem inspirar você. (Fonte: Min Na / Pexels)

O que são biografias?

A curiosidade pela vida de outras pessoas é um hábito antigo da humanidade. Mas, hoje em dia, especialmente com a internet e o surgimento constante de “celebridades”, esse interesse é ainda maior.

As biografias ajudam a saciar essa curiosidade, já que são um gênero literário não ficcional em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.

No entanto, as biografias tecem papel que vai muito além de apenas saciar a curiosidade alheia.

Por ser baseada em documentos, pesquisas e entrevistas, seja com o próprio biografado seja com amigos e parentes próximos, as biografias têm papel fundamental em relatar e registrar também fatos históricos de uma época.

Ou seja, as biografias não se limitam apenas à narração de acontecimentos pessoais e íntimos. Esse gênero literário registra também uma análise de como as ações dos personagens da história influenciaram ou foram influenciadas pelos acontecimentos da época em que a pessoa viveu.

Por isso, muitas vezes se aprende mais sobre história, contexto político e social através das histórias contadas nas biografias, seja de celebridades, personalidades, empresários, artistas e até mesmo pessoas comuns.

Nas biografias, os fatos podem ser contados em ordem cronológica, desde o nascimento do biografado até a chegada à vida adulta, com seus sucessos e fracassos.

Mas também é possível encontrar biografias que são escritas por temas como, amores, derrotas, traumas e etc. Assim, de maneira geral, as biografias contém as seguintes características:

  • É um texto do tipo narrativo
  • Os acontecimentos são, em geral, narrados de maneira cronológica
  • As biografias são escritas em terceira pessoa

Quais são os tipos de biografias?

Os textos biográficos podem se diferenciar em função do foco narrativo, ou seja, dependendo se o livro for escrito em primeira ou terceira pessoa. Além disso, também é possível classificar as biografias por conta da sua extensão.

Sendo assim, de acordo com especialistas, o gênero biográfico pode ser dividido nos seguintes tipos: biografias, autobiografias e minibiografias.

foco

Você sabia que muitas pessoas conhecidas do grande público, que desejam se expor através de autobiografias, mas não têm habilidade literária, utilizam um profissional chamado de Ghostwriter. Ele escreve a biografia em tom autobiográfico, de modo que a autoria passa a ser da pessoa biografada.

Como o próprio nome indica, minibiografias são biografias curtas e mais concisas. Nas minibiografias, são apresentados apenas os aspectos mais relevantes da vida de alguém.

Já as autobiografias são biografias escritas pelo próprio personagem da história. Esse gênero inclui memórias e cartas, que revelam sentimentos íntimos e a experiência do próprio autor.

A seguir, você confere as principais características que diferenciam os tipos de textos biográficos:

Tipo Características
Biografias Escrita em terceira pessoa e feita a partir de um estudo documental profundo sobre a vida e a época de uma determinada pessoa
Autobiografias Escrita em primeira pessoa. Nela, o autor fala de si mesmo, narrando os acontecimentos de sua vida ou de uma experiência específica
Minibiografias Trata-se de um resumo sobre a vida de alguma pessoa, como ocorre nos textos escritos nas partes internas das capas dos livros, que falam brevemente da vida do escritor

Quais as diferenças entre biografias autorizadas e não autorizadas?

Ocorre que ao mesmo tempo em que as biografias geram paixão e interesse nos leitores, algumas vezes esse tipo de livro também desperta polêmicas.

Isso porque, para que sejam publicadas biografias, não é preciso que haja uma autorização prévia da pessoa a ser biografada, nem das demais pessoas retratadas no livro.

Essa autorização prévia seria uma forma de censura, não sendo compatível com a liberdade de expressão consagrada pela Constituição Federal.

Pela lei, não é preciso que haja autorização do biografado ou da família para que as biografias sejam publicadas.

Assim, quando biografias são publicadas dessa forma elas são, portanto, consideradas biografias não autorizadas. Em geral, esses tipos de biografias costumam ser escritas por jornalistas ou por antigos confidentes da pessoa em questão.

Mas, ainda assim, não raro, a publicação de biografias não autorizadas envolve questões legais, éticas e morais como o direito à privacidade, liberdade de informação, difamação e direitos de autor.

Duas pessoas sentadas lado a lado lendo livros.

Biografias não autorizadas costumam ter fatos mais polêmicos e imparciais. (Fonte: Burst / Pexels)

O fato é que as biografias não autorizadas costumam expor fatos (e até segredos) que o biografado não quer tornar público. Não à toa, as biografias não autorizadas costumam atrair mais o interesse do público leitor.

Por outro lado, as biografias autorizadas apresentam a “versão oficial” da vida do biografado, ou seja, não costuma haver imparcialidade no relato já que, em geral, as informações partem do próprio biografado.

Confira a seguir as principais diferenças entres as biografias autorizadas e as não autorizadas:

Biografias autorizadas Não autorizadas
Característica Indivíduo que será retratado no livro concordou com a sua divulgação O biografado não concordou expressamente com a obra ou foi contra a edição
Conteúdo Apenas os fatos e circunstâncias que o biografado quer que sejam divulgados Fatos polêmicos e pouco conhecidos da vida do biografado
Interesse do público Menor Maior

Porque você deve ler biografias?

O fato é que as biografias são livros que inspiram e estimulam mudanças, tanto pessoais quanto profissionais.

Ao ler sobre como pessoas enfrentaram dificuldades, encontraram soluções ou influenciaram o mundo, os leitores ampliam sua visão de mundo e se sentem motivados.

Mais do que isso, como vimos, ao ler biografias você também se abre para ampliar o conhecimento sobre épocas, culturas e pensamentos diferentes dos seus. Isso pode ocorrer com outros tipos de livros, mas aqui a vantagem é que os exemplos são reais.

Por isso, ler biografias pode lhe oferecer lições de vida valiosas como, por exemplo:

  • Conhecimento: Ao ler biografias, você aprende sobre as condições sociais, políticas e ambientais do personagem da história.
  • Autodescoberta: Através das experiências de outras pessoas podemos descobrir mais sobre nós mesmos.
  • Amplia opiniões: Ao ler biografias, você expande os seus conceitos e opiniões sobre alguns assuntos.
  • Lições: Muitas das biografias de pessoas notáveis têm lições sobre o medo do fracasso e a superação, por exemplo.
  • Visão de mundo: Com as biografias, você pode se aproximar de contextos sociais muito diferentes dos seus, ampliando a sua visão de mundo.
  • Ler biografias é fácil: Os livros de biografias costumam ser de leitura mais fácil.

Quais as vantagens e desvantagens das biografias?

São inúmeras as vantagens das biografias. De modo geral, a leitura tem um impacto positivo no nosso bem-estar psicológico e emocional.

Ao ler biografias você ajuda de forma eficaz a manter o seu cérebro ativo e ainda melhora o sentimento de empatia sobre os acontecimentos da vida de outra pessoa.

Além disso, outra vantagem das biografias é que esse gênero literário nos aproxima de contextos e pensamentos diferentes, o que ajuda a ampliar a visão de mundo e opiniões sobre certos temas.

Conhecer a biografia de uma personalidade também permite entender o tempo em que ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso, suas falhas e fracassos, que podem servir de exemplo.

Mulher lendo livros sentada no chão entre estantes de livros.

Biografias inspiram e ampliam o seu conhecimento sobre fatores históricos e sobre si mesmo. (Fonte: Maggie Zhan / Pexels)

Outra vantagem das biografias é que elas retratam a vida real de pessoas que venceram obstáculos ou alcançaram êxito em suas áreas de atuação. Temas que podem influenciar de maneira positiva na sua vida.

Seja por meio de inspiração ou de exemplos, as biografias costumam atuar inclusive no processo de autoconhecimento do leitor. Outra vantagem, como vimos, é que, em geral, os livros de biografias costumam ser textos de fácil leitura.

Por outro lado, como hoje em dia existe uma crescente onda de surgimento de novas celebridades, as biografias também podem ter algumas desvantagens.

Entre as desvantagens das biografias está o fato de que alguns livros são muito parciais e retratam apenas os fatos positivos de certas personalidades, o que pode causar um sentimento de frustração no leitor.

Afinal, o grande destaque das biografias é que esse tipo de livro expõe o biografado como uma pessoa comum, com desafios, dores, fracassos e superação.

Livro aberto sobre manta xadrez, com caneca de café ao lado.

Uma grande vantagem das biografias é que são textos simples de se ler. (Fonte: Thais Ribeiro / Unsplash)

Sem contar que, com a popularização desse gênero, também surgiram muitos autores que nem sempre estão comprometidos com a veracidade e checagem dos fatos em relação à pessoa retratada na história.

Para você ter uma visão geral sobre esse assunto, a seguir você confere as principais vantagens e desvantagens de ler biografias:

Vantagens
  • Inspira e amplia visão de mundo
  • Amplia conhecimento sobre história e contextos políticos e sociais
  • Oferece lições de superação de obstáculos
  • Melhora o nível cultural
  • É de fácil leitura
  • Variedade grande de temáticas
Desvantagens
  • Alguns textos são muito parciais
  • Alguns autores não são comprometidos com os fatos

Quanto custa?

O preço de livros de biografias pode variar bastante dependendo do tamanho, qualidade do papel e da capa, da pessoa retratada, do autor e da editora. Mas, em geral, você vai encontrar biografias custando entre R$ 6 e R$ 500.

Você não precisa comprar o livro mais caro de todos. Em geral, as biografias mais baratas costumam ser livros pequenos, de bolso. E as mais caras são as edições raras ou até mesmo autografadas.

Onde comprar?

Você vai encontrar livros de Biografias à venda em livrarias, lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra. Mas ainda assim nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como, por exemplo, a Amazon Brasil.

Com isso, você terá mais opções de temas e biografias para escolher e, muitas vezes, por preços promocionais. Sem contar que você ainda compra o seu livro de casa, de maneira rápida e prática.

Critérios de compra: O que considerar antes de escolher as melhores biografias

Como vimos, as biografias são livros que podem inspirar você. Mas, justamente por isso, é preciso atenção na hora de escolher os que mais se adequam ao que você tem como objetivo.

Como se tornou um gênero muito popular, não raro você vai encontrar biografias rasas e escritas sem o comprometimento necessário. Para evitar isso, é fundamental que você analise o que diferencia um livro de outro, e o que torna uma biografia realmente de qualidade.

Para ajudar você, listamos a seguir os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar biografias:

  • Autor
  • Temática
  • Formato
  • Edição e Editora

Abaixo, nós vamos explicar cada um desses tópicos em detalhes para que você possa escolher e investir nas melhores biografias disponíveis hoje em dia.

Autor

O primeiro fator que você deve levar em consideração antes de comprar biografias é o autor. Como vimos, com a febre das biografias, nem sempre o autor é comprometido com a veracidade dos fatos.

Por isso, sugerimos que você avalie o currículo do escritor e a experiência dele na área das biografias. Em geral, os melhores autores desse gênero são jornalistas, pesquisadores, acadêmicos e aqueles que já publicaram outros livros biográficos.

Isso porque, a elaboração de uma biografia requer estudo profundo a respeito da pessoa e da época em que ela viveu.

Imagem de livros empilhados sobre mesa.

Sempre verifique o autor da biografia, pois nem todos são comprometidos com a realidade. (Fonte: ROBIN WORRALL / Unsplash)

Esse estudo pode ser conduzido a partir de análise de documentos e entrevistas, seja com o próprio biografado ou até com pessoas que o conheçam ou o conheceram.

E esse comprometimento com a qualidade e veracidade dos fatos pode ser feito, inclusive, se a biografia for do tipo não autorizada. No caso de as biografias serem uma obra traduzida de outra língua, é importante que você também verifique o trabalho do tradutor.

Em geral, os melhores tradutores são aqueles que já têm intimidade com o tema/personalidade das biografias.

Temática

Em seguida, recomendamos que você observe a temática das biografias antes de compra o livro. Esse fator é uma escolha muito pessoal. Aqui, você irá encontrar uma variedade enorme de temas como, por exemplo:

  • Personalidades que mudaram a história do mundo
  • Pessoas comuns que superaram obstáculos e alcançaram o sucesso
  • Políticos
  • Cantores
  • Artistas
  • Escritores
  • Empresários

Formato

Verifique também qual o melhor formato de biografias para você ler. Nesse quesito, você poderá optar tanto pelas biografias em versão impressa quanto digital.

Há quem prefira ler livros em formato impresso, já que assim, além de poderem guardar e expor a obra nas prateleiras, podem também ter o prazer de folhear o livro.

Algumas pessoas também preferem as biografias no papel para poder grifar passagens que mais interessam. Porém, em geral, as biografias impressas costumam ser mais caras e muitas vezes mais pesadas. Por isso, vale também conferir as dimensões dos livros de biografias.

Mão segurando kindle e livro sobre mesa ao fundo.

Você pode optar por ler as biografias em formato impresso ou digital. (Fonte: freestocks.org / Pexels)

Com livros maiores e mais pesados é claro que ocorre uma dificuldade em transportar a obra.

Por outro lado, os livros digitais são mais práticos. Com a ajuda do kindle, por exemplo, você pode ler biografias em qualquer lugar, já que o aparelho é pequeno e leve.

Além disso, biografias em versão ebook também tem a vantagem de serem compradas e lidas imediatamente. Por exemplo, se a biografia conta com dois volumes, você pode começar a ler a segunda parte imediatamente após terminar a primeira.

Com relação ao preço, em geral, os livros digitais são mais baratos, já que os custos de produção são menores. Mas isso não é regra, por isso fique atento.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens entre as biografias em formato impresso e digital:

Impresso Digital
Vantagem Expor na prateleira e folhear as páginas Prático e pode ser lido imediatamente após a compra
Desvantagens Ocupa espaço e é difícil de transportar Não é possível grifar passagens e a tela pode cansar os olhos

Edição e Editora

Por fim, leve em conta a edição e a editora dos livros de biografias. O ano de edição pode revelar a popularidade da obra e também aumentar ou diminuir o preço.

Já a editora é responsável pela qualidade do papel, da impressão, da diagramação e, principalmente, da revisão dos textos. Fatores esses que podem influenciar no prazer e facilidade da sua leitura.

(Fonte da imagem destacada: Dario Achirica / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.