Na foto uma bistequeira com um bife e alguns utensílios de cozinha ao redor.
Ultima atualização: 21 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

Products

5Produtos analisados
Hours

15Horas investidas
Studies

3Estudos avaliados
Comments

35Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar a respeito de um tipo de panela que é a favorita de muitos cozinheiros profissionais: a bistequeira Tramontina. Desenvolvido por uma das maiores marcas de utensílios de cozinha do Brasil, esse produto é ideal para o preparo de carnes.

No decorrer deste artigo você irá encontrar todas as informações sobre esse modelo de panela. Iremos ainda te mostrar suas vantagens e desvantagens, forma de uso e muito mais. Então, se você adora uma boa carne e é fã de gastronomia embarque conosco nessa leitura.



Primeiro, o mais importante

  • A bistequeira Tramontina é encontrada em diversas opções de tamanho e existem modelos de 24 a 30 centímetros.
  • Todas as versões desse tipo de panela possuem um revestimento que impede que os alimentos grudem ou cozinhem de maneira desigual.
  • A bistequeira Tramontina pode ser utilizada de forma doméstica ou profissional.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de bistequeira Tramontina: Nossas escolhas

A Tramontina é uma referência em produtos para cozinha. Ela conta com uma linha completa de itens e dentre eles há diversos modelos de bistequeira.

Para você conhecer um pouco sobre eles separamos abaixo os mais bem avaliados.

A bistequeira Tramontina preferida dos leitores

Esse modelo de bistequeira Tramontina é confeccionado em alumínio e possui revestimento interno antiaderente Starflon 1. Esse revestimento conta com grande poder de antiaderência, é resistente a abrasão, fácil de limpar e livre de PFOA. A panela tem 28 centímetros, formato quadrado, acabamento na cor vermelha e cabo em baquelite antitérmico.

O modelo de bistequeira com tamanho mais versátil

Essa bistequeira Tramontina possui 24 centímetros e é confeccionada em alumínio. Ela tem revestimento interno e externo antiaderente Starflon T3, que possui alto poder de antiaderência, maior resistência e durabilidade e é livre de PFOA. A panela conta ainda com cabo de aço inox com proteção de silicone e pode ser utilizada em fogões elétricos, a gás e vitrocerâmico.

A bistequeira Tramontina com melhor custo benefício

Esse modelo de bistequeira Tramontina possui 26 centímetros. Ele conta com revestimento interno antiaderente Starflon, que é desenvolvido com a espessura ideal para garantir um cozimento rápido e uniforme dos alimentos. A panela é ainda muito resistente a abrasão e tem uma vida útil de até 5.000 ciclos. Além disso, essa opção tem cabo em baquelite.

Guia de compra

A bistequeira é um utensílio de cozinha muito utilizado por cozinheiros profissionais. Ela lembra bastante uma frigideira e é confeccionada por diversas marcas. Uma das que mais fazem sucesso é a bistequeira Tramontina, graças a sua qualidade e eficiência.

Encontrada em variados modelos, a bistequeira Tramontina é desenvolvida em muitas cores e tamanhos. Por conta disso, consegue se adaptar a todas as necessidades e pode ser utilizada de forma profissional ou doméstica. A seguir você irá conhecer tudo sobre ela.

Na foto um homem temperando uma carne dentro de uma frigideira.

A bistequeira é o tipo de panela ideal para preparar carnes de todos os tipos. (Fonte: Louis Hansel/ Unsplash)

Para que serve uma bistequeira Tramontina?

A bistequeira Tramontina pode ser considerada uma substituta para as tradicionais frigideiras. Ela é desenvolvida para o preparo dos mais variados cortes de carne, sejam eles bovinos, de frango, peixe ou porco.

Esse produto pode ser utilizado para cozinhar bifes, filés e bistecas e garante uma cocção diferenciada para esses alimentos. Isso se deve ao seu design, que é composto por elevações que impedem que a carne grude ou resseque.

foco

A Tramontina é uma empresa que foi criada em 1911 por Valentin Tramontina, na cidade de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul.

Atualmente ela conta com mais de 8,5 mil funcionários e é reconhecida em 120 países.

Quais são os diferenciais da bistequeira Tramontina?

A bistequeira Tramontina é um utensílio de cozinha que reúne uma série de pontos positivos.

Um deles é o seu revestimento antiaderente. A maioria dos modelos são confeccionados com revestimento Starflon, que garante que os alimentos não grudem e tem alta resistência e durabilidade.

Um outro diferencial é que esse tipo de teflon é livre de PFOA, um composto químico que pode ser responsável por causar danos à saúde.

Esse produto consegue cozinhar os alimentos de forma rápida e uniforme.

Ainda relacionado a estrutura da panela, não pode-se deixar de destacar que ela é confeccionada com uma espessura diferenciada.

Graças a isso, esse produto consegue cozinhar os alimentos de forma rápida e uniforme.

A bistequeira Tramontina também possui cabos antitérmicos. Esses cabos, mesmo se forem expostos ao calor, não esquentam e evitam acidentes com queimaduras.

Vale ainda saber que essa panela pode ser utilizada em fogões elétricos, a gás e vitrocerâmico.

A desvantagem da bistequeira Tramontina é que alguns modelos possuem valor alto.

Vantagens
  • É feita com revestimento antiaderente de alta eficiência
  • Não possui PFOA na sua composição
  • Garante um cozimento rápido e uniforme dos alimentos
  • Tem cabos antitérmicos
  • Pode ser utilizada em fogões elétricos, a gás e vitrocerâmico
Desvantagens
  • Alguns modelos possuem valor alto

Como usar a bistequeira Tramontina?

A bistequeira Tramontina é um produto muito prático e fácil de usar. Porém, para preparar as carnes da maneira correta é necessário se atentar a alguns detalhes.

Antes do primeiro uso dessa panela deve-se lavá-la com uma esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido. Em seguida é importante secá-la e untar a sua área interna com óleo ou gordura.

Após fazer isso, deve-se levar a bistequeira ao fogo por um ou dois minutos. Esse processo servirá para que o revestimento antiaderente funcione da maneira correta. Concluída essa etapa, a recomendação é por deixar a panela esfriar e em seguida lavá-la novamente.

Por fim, a bistequeira estará pronta para uso e para preparar seus bifes da melhor forma basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Coloque a bistequeira no fogo médio por cerca de três minutos.
  2. Passado esse tempo coloque a carne dentro da panela.
  3. Se for um bife de carne bovina o tempo correto para selar cada lado fica entre 3 e 4 minutos.
  4. Quando ele estiver cozido e ao seu gosto basta retirá-lo da panela e desligar o fogo.

Quanto custa e onde comprar uma bistequeira Tramontina?

É muito fácil de encontrar os modelos de bistequeira Tramontina para comprar. Eles podem ser adquiridos em lojas que vendem utensílios de cozinha, tal como Etna, Camicado e na loja da própria da marca.

Online também é possível adquirir uma bistequeira Tramontina e sites como Amazon e Americanas contam com uma ampla variedade de opções.

Já o valor desse produto varia bastante de modelo para modelo. Com isso, saiba que existem opções a partir de R$ 43 e os mais caros custam por volta de R$430.

Critérios de compra: Comparando os modelos de bistequeira Tramontina

A Tramontina conta com mais de 10 modelos de bistequeira e escolher apenas um deles não é fácil. Mas estamos aqui para te ajudar e separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração na hora da compra.

Agora te explicamos com detalhes cada tópico acima.

Tamanho

O tamanho de uma bistequeira Tramontina é determinado a partir da sua capacidade e dimensões.

Quando se fala em capacidade, saiba que ela é especificada em litros. Dessa forma, existem opções a partir de 1,5 litros e as maiores chegam a 2,4 litros. No quesito dimensões, há modelos com 24, 26, 28 e 30 centímetros.

Na hora de escolher uma panela desse tipo é necessário avaliar esses dois fatores conjuntamente.

A capacidade está relacionada a profundidade da panela, ou seja, modelos de 1,5 litros são mais rasos do que os de 3 litros. Já as dimensões dizem respeito a estrutura da panela como um todo, somando seu comprimento e largura.

Essas características são importantes porque, segundo a própria Tramontina, a capacidade volumétrica máxima da bistequeira para cozimento é de 3/4 da capacidade total da peça.

Logo, se você prepara pedaços de carne maiores é ideal optar por um modelo com dimensões e capacidades altas. Caso contrário, os menores podem suprir as suas necessidades.

Material

Esse tipo de panela é confeccionado com duas opções de matéria-prima, o alumínio e o ferro.

As versões em alumínio são as mais comuns da marca e esse é um material leve e com alta condutividade térmica. Graças a isso, o calor é distribuído em seu interior de forma uniforme.

Já a bistequeira de ferro tem uma condutividade térmica baixa, mas depois que aquece mantém bem o calor em seu interior. O ponto negativo é que, após algum tempo de uso, os modelos de ferro podem acabar enferrujando.

Na foto um homem segurando uma panela com um pedaço de bife dentro.

Existem modelos de bistequeira Tramontina feitos em ferro e esses são os mais diferenciados. (Fonte: Nanxi wei/ Unsplash)

Cor

Se você é do tipo que escolhe uma panela pela sua aparência saiba que é possível inovar no momento de comprar uma bistequeira Tramontina.

A marca investe bastante no design de seus produtos e existem opções em diversas cores. Dessa forma, é possível optar por bistequeiras em tons mais tradicionais, como o grafite e o preto, ou então em cores mais diferenciadas, como o vermelho e o branco.

Não são todos os modelos que estão disponíveis em mais de uma cor, mas há algumas versões no qual é possível escolher o tom que mais agrada.

Formato

As bistequeiras Tramontina são também confeccionadas em duas opções de formato: quadrado ou redondo.

As quadradas são as mais tradicionais e estão disponíveis em uma maior quantidade de modelos. O ponto positivo dessa versão é que nela é mais fácil de acondicionar uma grande quantidade de bifes. Por conta disso, eles ficam bem encaixados e cozinham por igual.

Por outro lado, as redondas são as que mais lembram as frigideiras. Elas são menos comuns, porém há opções com até 30 centímetros de diâmetro. A utilização desse tipo de bistequeira é muito simples, mas, devido ao seu formato, o espaço interno acaba sendo menos bem aproveitado.

Na foto um homem preparando dois pedaços de carne em uma panela.

A bistequeira quadrada é a mais tradicional, mas existem modelos redondos também. (Fonte: Louis Hansel/ Unsplash)

Tipo de revestimento

A bistequeira Tramontina é ainda produzida com revestimento antiaderente Starflon ou cerâmico.

O antiaderente Starflon, conforme te explicamos acima, é livre de PFOA. Ele garante que os alimentos não grudem na panela e possui uma ótima resistência. A desvantagem é que é necessário tomar cuidado com os utensílios que são utilizados com ele para não riscá-lo.

As opções feitas com revestimento cerâmico conseguem manter melhor a umidade dos alimentos e possuem uma alta durabilidade. O ponto negativo é que elas são mais caras.

(Fonte da imagem destacada: karandaev/ 123RF)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.