Ultima atualização: 23 de junho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

70Comentários coletados

Para preparar os mais variados cortes de carne bovina, suína, frango ou peixe, nenhuma panela se compara à uma bistequeira.

O formato possibilita melhor distribuição dos cortes e aquecimento homogêneo, garantindo o cozimento perfeito, enquanto as ranhuras garantem um toque especial à carne grelhada que faz qualquer um salivar. Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre a bistequeira.




Primeiro, o mais importante

  • O formato quadrado da bistequeira ajuda a difundir o calor pela superfície da panela, facilitando a selagem das carnes. As ranhuras semelhantes às de um grill impedem que a carne grude no fundo da panela e isola a gordura liberada pelo alimento.
  • Apesar do nome, a bistequeira não é utilizada apenas para preparar filés de bisteca, mas para preparar cortes de carne bovina, suína, de frango ou peixe. Conheça algumas receitas neste artigo.
  • Alguns modelos de bistequeira acompanham acessórios como tampa, conjunto de pegadores e até livro de receitas, para que você possa preparar os mais deliciosos cortes de carne com maior comodidade.

Você também pode gostar:

As melhores bistequeiras: Nossas recomendações

Quem aprecia uma carne bem temperada e ao ponto, vai se apaixonar pela bistequeira. Dentre a grande variedade de modelos e marcas, selecionamos as melhores opções abaixo:

A melhor bistequeira em cerâmica

A bistequeira Smart Plus da Brinox é um modelo muito bem avaliado pelos consumidores. Possui revestimento antiaderente em cerâmica, alça em material suave e que não esquenta e tampa de vidro com saída para vapor. A panela possui 26cm de diâmetro e capacidade para 2L. Está disponível em três opções de cores.

Uma opção Tramontina

Não poderíamos deixar de colocar um modelo da Tramontina nessa lista. A bistequeira da linha Paris é confeccionada em alumínio, possui revestimento interno antiaderente (Starflon T1), revestimento externo em silicone e cabo em baquelite. A panela possui 28cm de diâmetro.

A bistequeira com design mais bonito

Com design moderno e sofisticado, a bistequeira da Class Home possui revestimento em cerâmica que impede que o alimento grude, resseque ou queime – embora não possua tampa. A panela possui interior na cor creme e interior na cor vermelho cereja.

Uma opção para presente

O conjunto bistequeira Mônaco da Tramontina acompanha um pegador, uma espátula e um livro de receitas exclusivo. Essa bistequeira pode ser utilizada em fogão a gás, elétrico ou por indução, pois o fundo da panela possui três camadas de revestimento (Starflon T3).

Guia de Compra

Quem gosta de preparar deliciosas receitas, não deve deixar de investir em uma bistequeira, a panela ideal para preparar variados cortes de carne com ainda mais sabor e suculência.

Logo, se você ainda não tem uma bistequeira em casa, mas gostaria de conhecer os diferenciais da panela, aprender como usá-la e dicas de como escolher o modelo ideal, continue conosco e leia este Guia de Compra.

Imagem de um casal preparando uma refeição.

Com uma bistequeira, as carnes ficam ainda mais suculentas. (Fonte: 089Photosootings.com)

O que é uma bistequeira e quais são os diferenciais desta panela?

A bistequeira é uma panela projetada para a cocção de filés e cortes de carne bovina, de frango, porco ou peixe.

Embora seja parecida com uma frigideira, a bistequeira possui formato quadrado, dimensões robustas e ranhuras similares às de um aparelho grill.

Inclusive, as elevações em estilo grill são o grande diferencial da bistequeira, pois permitem a melhor distribuição de calor pela superfície da frigideira e impedem que a carne grude no fundo da panela, resseque ou queime.

Outro benefício desses ranhuras é isolar a gordura liberada pelo alimento, tornando o alimento ainda mais saudável e facilitando a limpeza da panela. Impressionante como um detalhe simples faz tanta diferença, não é mesmo?

Imagem de uma pessoa lavando uma bistequeira.

Por causa das ranhuras, a bistequeira é mais fácil de limpar. (Fonte: Cooker King/ Unsplash.com)

Alguns modelos possuem tampa que concentra o calor, prepara a comida mais rapidamente e diminui a dispersão de gordura.

Outra característica comum em uma bistequeira é a superfície antiaderente que dispensa o uso de óleo para o preparo do alimento. Conheça ainda mais benefícios de comprar uma bistequeira na tabela abaixo:

Vantagens
  • Cozinha ou grelha diferentes cortes de carne
  • A carne não fica ressecada ou endurecida
  • A gordura liberada pela carne fica concentrada nos espaços entre as ranhuras, tornando o alimento mais saudável
  • Alguns modelos acompanham tampa
  • Possibilita o preparo de vários pedaços ou filés ao mesmo tempo
Desvantagens
  • Valor elevado

Como utilizar uma bistequeira?

Utilizar uma bistequeira é simples. Coloque a panela em fogo alto por aproximadamente três minutos – não precisa untá-la com óleo ou azeite – enquanto você tempera a carne com sal, pimenta e ervas da sua preferência.

Sobre a superfície quente da bistequeira, coloque dois ou três filés ou pedaços de carne. O tempo ideal para selar cada lado da carne em uma bistequeira é de três a quatro minutos – depende do ponto desejado.

Pronto, o filé ou pedaço de carne estará crocante por fora e macio por dentro. Caso você achar que o interior da carne ainda está mal passado, basta recolocar a carne na bistequeira por mais um ou dois minutos.

Quais receitas posso preparar com uma bistequeira?

Não importa se você deseja preparar carne vermelha ou branca, desde que você invista em uma bistequeira, o alimento ficará suculento, macio e no ponto desejado. Quer aprender a preparar algumas receitas utilizando uma bistequeira? Então continue a leitura:

Carne de porco

Para preparar a carne que deu origem ao nome desta panela, você deve temperar os filés de bisteca com uma colher (sopa) de açúcar, duas colheres (sopa) de sal e uma colher (sopa) de gengibre ralado.

Massageie os filés de bisteca para que eles absorvam o tempero, encha a tigela com água filtrada até cobrir as bistecas e deixe-as mergulhadas nessa mistura por cerca de 20 minutes.

Pré-aqueça a bistequeira, escorra as bistecas e coloque-as na panela, deixando-as até dourar os dois lados da carne.

Carne vermelha

Nessa receita você pode utilizar cortes de picanha, filé mignon ou maminha. Essas carnes devem ser fatiadas em bifes não muito grosso, temperados com sal grosso, pimenta do reino e azeite de oliva extravirgem.

Pré-aqueça a bistequeira em fogo alto, coloque os filés temperados e deixe grelhar entre três a cinco minutos cada lado. Desligue o fogo, deixe as carnes descansarem por cerca de três minutos e pingue algumas gotas de limão antes de servir.

Imagem de um filé de carne bovina.

Tempere a carne enquanto a bistequeira pré-aquece. (Fonte: Lukas/ Pexels.com)

Peixe grelhado

Para essas receita, escolha um peixe de sua preferência, pode ser filé de merluza, pescada, linguado ou badejo. Tempere os cortes com sal, pimenta, limão, salsinha e cebolinha.

Pré-aqueça a bistequeira, coloque os filés de peixe delicadamente e deixe que grelhem por cerca de dois minutos cada lado (ou até que estejam completamente cozidos). Retire do fogo e sirva com o molho de sua preferência.

Quais são as diferenças entre a bistequeira e a frigideira comum?

A primeira diferença entre uma bistequeira e uma frigideira é que a bistequeira só serve para preparar carnes, enquanto a frigideira é utilizada para preparar carnes, ovos, legumes e outros alimentos.

Tenha as duas panelas em sua cozinha.

Embora você consiga preparar carnes na frigideira sem utilizar uma fonte de gordura, a gordura liberada pelo alimento não ficará isolada, pois a panela possui fundo plano e não em estilo grill como a bistequeira.

Em relação ao design, a frigideira geralmente possui formato redondo, fundo plano e diferentes dimensões, enquanto a bistequeira possui formato quadrado, dimensões médias e fundo irregular.

Notou como a bistequeira e a frigideira são diferentes? Por esse motivo, recomendamos que você tenha as duas panelas em sua cozinha.

Critérios de compra: Encontre o melhor modelo de bistequeira

Quem cozinha diariamente, reconhece a importância de uma cozinha equipada com todos os utensílios utilizados no preparo dos alimentos, correto? Para quem é apaixonado por carnes, a bistequeira é um item fundamental.

Para escolher o modelo ideal para sua cozinha, você deve conhecer os critérios de compra mais relevantes. E não deixe de conferir o ranking com os melhores modelos de bistequeira, escolhido com base nas mesmas características.

Depois de escolher a panela, coloque a mão na massa e surpreenda a todos com um delicioso corte de carne preparado em uma bistequeira. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

Material

Você encontra opções de bistequeira confeccionadas em diferentes materiais como ferro fundido, cerâmica, alumínio ou aço inoxidável. Conheça as características de cada modelo abaixo:

  • Ferro fundido é a melhor opção, pois esse material é capaz de distribuir o calor por toda a superfície, cozinhando as carnes de maneira homogênea. Suporta altas temperaturas, portanto sela os cortes rapidamente. Outro benefício de utilizar uma bistequeira de ferro fundido, é que a panela libera partículas de ferro no alimento, consequentemente, combate a anemia por deficiência de ferro.
  • Cerâmica é excelente para preparar cortes de longo cozimento – como a própria bisteca, que demora cerca de 30 minutos para estar pronta. Antes de comprar uma bistequeira de cerâmica, certifique-se que a panela não utiliza compostos de chumbo.
  • Alumínio é um dos modelos mais populares, pois serve para preparar todos os cortes de carne. Dica: Evite utilizar utensílios metálicos para manusear as carnes, pois o atrito pode provocar a liberação de alumínio no alimento.
  • Aço inoxidável é ideal para preparar carnes cozidas ou grelhadas, mas não deve ser utilizadas em frituras – principalmente em fogo alto, pois pode queimar o alimento e o fundo da panela.

Dimensões

Ao comprar uma bistequeira, é fundamental analisar as dimensões e capacidades da panela. Como a bistequeira é uma panela de tamanho médio, você encontra modelos com 25cm a 30cm de diâmetro – soma do comprimento e largura.

Em relação à capacidade em litros, você encontra modelos com capacidade para 1,5L a 2,5L. Essa medida está relacionada à profundidade da panela, ou seja, uma panela com capacidade para 1,5L é mais rasa do que uma panela com capacidade para 2,5L.

A capacidade real de uma bistequeira é igual ou menor a ¾ da panela.

Essas medidas são importantes, pois a capacidade de uma bistequeira é igual ou inferior a ¾ da capacidade total da panela. Portanto, se você pretende preparar pedaços maiores de carne, escolha um modelo com dimensões e capacidade robustas.

Caso contrário, uma bistequeira menor é suficiente para suprir as suas necessidades de consumo – perfeitas para pessoas que moram sozinhas, casais ou famílias pequenas.

Formato

Você encontra a bistequeira em dois formatos, quadrado ou redondo. A bistequeira quadrada é tradicional, por isso, você encontra uma maior variedade de modelos e marcas – consequentemente, de preços também.

O ponto positivo da bistequeira quadrada é a possibilidade de preparar dois ou mais filés de carne ao mesmo tempo e até mesmo saltear legumes. Os cortes ficam bem acomodados e cozinham homogeneamente.

A bistequeira redonda é menos comum, no entanto, você encontra modelos em diferentes dimensões e volumes. A utilização dessa bistequeira é bem simples, mas o formato arredondado limita a quantidade de peças que você consegue preparar ao mesmo tempo.

Imagem de uma frigideira.

: Você também encontra a bistequeira redonda. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Design

Você encontra opções de bistequeira em diferentes cores, desde as tonalidades mais tradicionais como preto, grafite e prateado, às cores intensas como vermelho, branco, laranja, azul, entre outras.

Alguns modelos estão disponíveis em várias opções de cores. Outros, estão limitados a duas ou três tonalidades.

Com ou sem tampa

Nem todo mundo sabe, mas é possível encontrar bistequeira com tampa. O acessório aumenta a versatilidade da panela que pode ser utilizada como bistequeira, grill ou para cozinhar carne com legumes.

Além disso, a tampa concentra calor no alimento, diminuindo o tempo de preparo da carne. Outro ponto positivo é que a tampa evita que a gordura do alimento suje o fogão.

(Fonte da imagem destacada: Cooker King/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.