imagem de um Blackberry, com o inconfundível telado fora da tela.
Ultima atualização: 5 de novembro de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

20Horas investidas

3Estudos avaliados

51Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Sua presença é sempre importante! Hoje vamos falar sobre uma marca de aparelhos celulares que já esteve no topo! Vamos te (re)apresentar a Blackberry!

Inovadora em muitos sentidos, dentro de sua época, a empresa lançou telefones com teclado integrado e um sistema de mouse conhecido como “trackball”. Isso, e um ótimo conjunto de aplicativos nativos, a fez dominar o mercado, principalmente corporativo.

Com a vinda dos smartphones, a empresa decidiu manter recursos voltados mais para a segurança e privacidade, quase saindo do mercado. Hoje, porém, devido algumas parcerias com outras marcas internacionais, a Blackberry está voltando. E aqui você vai conhecer tudo sobre este novo momento.




Primeiro, o mais importante

  • Famosa no mundo, a marca Blackberry sempre foi sinônimo de negócios. Celular número um entre empresários e grandes corporações, a marca foi perdendo espaço e hoje está voltando à cena.
  • O projeto, fabricação e venda dos smartphones Blackberry passou para outras empresas internacionais, num sistema de parceria. Ela está voltando ao mercado.
  • Com aparelhos modernos e seu diferencial absoluto na segurança da informação, a Blackberry já lançou novos modelos no mercado de smartphones, voltados a usuários intermediários e avançados.

Os melhores smartphones da Blackberry

A novidade pode deixar você confuso. Uma marca nova em meio a tantas outras que já estão no mercado. Mesmo os comparativos são difíceis de achar. Nós vamos te poupar algum trabalho e mostrar as melhores opções do produto.

Blackberry Curve 9620

O Curve 9620 tem o design clássico dos Blackberry, com botão PTT na lateral, WiFi, Câmera de 5MP e Bluetooth. É um produto nacional que grava e reproduz vídeos. O teclado é clássico (QWERTY) e, através do Bluetooth, é possível estabelecer conexões sem fio de voz com outros dispositivos. Você pode acessar seu e-mail e reproduzir arquivos de MP3, além de acessar Facebook e Twitter. A memória é expansiva de até 32GB.

Smartphone Blackberry Keyone

Um smartphone construído para ser durável, tem o projeto em carcaça de alumínio rígido, além de uma tela protegida com Gorilla Glass 4. Possui tela de 4,5” e um teclado externo no melhor estilo Blackberry.

Acompanha processador de 8 núcleos com velocidade de 2 Ghz cada, além de 3 Gb de memória RAM. Ideal para qualquer atividade num smartphone. Conta também com bateria de 3505 mAh.

Além disso, possui o sistema de monitoramento de segurança DTEK, com atualizações mensais gratuitas. É considerando o sistema de segurança móvel mais confiável do mundo.

Guia de Compra

Pesquisar sobre Blackberry vai te trazer bastante conteúdo, principalmente pelo tempo de existência da marca. As opções usadas e novas podem confundir, é importante você conhecer bem sobre eles antes de escolher um.

Nós estamos aqui para te ajudar com isso. Abaixo você aprenderá tudo que precisa saber antes de escolher seu Blackberry.

Foto de um Blackberry apresentando um texto na tela, segurado por uma mão humana.

um Blackberry entrega características únicas, quando comparado a outros aparelhos celulares, em especial o teclado. (Fonte: ArtificialOG / Pixabay)

Você conhece a marca Blackberry?

É muito provável que você já tenha ouvido falar da Blackberry. Ela ganhou visibilidade criando celulares para o mundo corporativo com funções voltadas principalmente ao ambiente empresarial.

Sempre em cores escuras, você o distinguia dos demais modelos pela largura do telefone e pelo teclado que tinham anexados ao aparelho. Além disso, alguns vinham também com um “air ball”, espécie de mouse acionado por movimento.

A Blackberry sempre foi famosa no quesito segurança, fornecendo aos usuários dos seus celulares uma tecnologia única de encriptação de dados.

imagem de dados ao fundo, com um cadeado de grande porte na frente, impedindo o acesso.

Uma das características marcantes da Blackberry sempre foi sua preocupação em oferecer um aparelho avançado em segurança e privacidade. (Fonte: typographyimagens / Pixabay)

Porém, nada foi capaz de realmente salvar a Blackberry de uma participação cada vez menor no mercado, até que alguns anos atrás foi anunciado fim da fabricação direta de celulares.

O que ocorreu foi a parceria com outras empresas de caráter internacional para o uso da marca. Uma das principais foi com a marca TCL, uma gigante chinesa que já atua em diversos países.

Desta forma, a TCL ficou responsável por desenvolver, produzir, comercializar e prestar assistência técnica aos usuários, em nome da Blackberry.

Apostando na revitalização da marca, a empresa chinesa está investindo pesado com smartphones e estilos próprios da marca.

Quais as vantagens e desvantagens de comprar um Blackberry?

Uma grande dúvida dos usuários é se ainda vale a pena ter um Blackberry. Para que você encontre essas respostas, vamos te apresentar as principais vantagens e desvantagens das versões modernas da marca.

Em primeiro lugar, podemos destacar que é uma marca global, reconhecida em diferentes lugares do mundo. E seu ponto forte é a alta tecnologia de segurança.

Ela opera no sistema Android e possui diversos softwares próprios, além de, é claro, muitas opções para download na PlayStore.

E como se não bastasse, a maioria dos modelos tem resolução superior a Full HD. A marca ressurgiu com tudo.

Mas, como todo aparelho, algumas desvantagens são notadas. E o preço é a principal delas. Os modelos custam caro ainda. E como a marca foi reativada há pouco tempo, ainda não existem muitas opções de modelos.

Vantagens

Marca global; Alta tecnologia de segurança; Opera com sistema operacional Android; Possui diversos softwares próprios, além da Playsotre; Os principais smartphones tem resolução superior à FullHD [/checklist]

Desvantagens
  • Os modelos existentes têm valores relativamente altos
  • A reativação da marca trouxe, ainda, poucos modelos ao mercado

Os smartphones da Blackberry vieram para ficar?

A Blackberry já esteve no auge, e acabou direcionando seus recursos agora para a fabricação de softwares e a patente de inovações. Mas aproveitou o valor de sua marca para mantê-la no mercado por meio de parcerias com outras empresas.

E isso despertou o interesse da TCL, uma gigantesca fabricante de eletrônicos da China, com um vasto mercado em diversos países. Especialista na produção e desenvolvimento de telas (para smartphones, televisores e outros).

Desta maneira, os smartphones da Blackberry voltam à ativa com um visual mais moderno, mas mantendo as principais características da marca. Tecnologia de segurança extremamente fortificada, e aplicativos nativos voltados para o homem de negócios.

No Brasil, não há um apelo tão grande da Blackberry, mas seus smartphones são avançados em recursos tecnológicos, e esteticamente bonitos. Recentemente, a TCL lançou inclusive um smartphone com o teclado externo, lembrando os bons tempos da Blackberry.

Um smartphone Blackberry é indicado para quem?

Comparativamente à outras marcas no mercado, há uma pequena quantidade de opções para você se encantar. Contudo, a Blackberry tem uma preocupação enorme na satisfação do usuário final.

O resultado são aparelhos com elevada carga tecnológica, além do que há de melhor em resolução e recursos. Por este motivo, não são destinados a usuários iniciais, e sim a intermediários e avançados.

Com recursos avançados em qualidade de tela, fotografia e segurança de alta complexidade, é o celular ideal para você se manter conectado com o menor risco possível.

A ideia do teclado externo também permite uma digitação mais fluída que as teclas presentes nas próprias telas. Com pequenas elevações, é mais fácil atingir a tecla certa, do que fazer aquela torrente de palavras erradas de sempre.

Os celulares Blackberry também possuem uma tecnologia de aprendizado sobre sua digitação. A proposta é, em até 10 minutos de digitação, entender quais as palavras mais digitadas e fornecê-las com recurso de auto completar.

Quanto custa?

De modo geral, smartphones não costumam ser baratos. Um Blackberry, neste caso, terá seus preços ainda maiores dentro do comparativo. Os valores ultrapassam facilmente os R$ 2.000 para qualquer uma das versões disponíveis.

Claro que você leva um ótimo pacote tecnológico, um sistema operacional atual e um pacote de segurança dos mais poderosos existentes no mundo.

Se a segurança e funcionalidades de trabalho forem o principal motivo de sua aquisição. Vá de Blackberry com os olhos fechados.

Onde comprar?

Smartphones tem uma popularidade imensa em todas as localidades. Sendo assim, você poderá ir até a loja de alguma operadora de telefonia na sua cidade, ou mesmo em grandes lojas de varejo ou departamento. Eles sempre têm várias opções.

Porém, em se tratando de Blackberry, há uma exclusividade na própria marca, que acaba limitando os locais de compra.

Uma opção viável e interessante é a pesquisa e aquisição via internet. Lojas como a Amazon disponibilizam vários modelos para comparativo e compra. Você pode optar pelo melhor à sua necessidade, e recebê-lo na comodidade do lar.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de Blackberry

Agora que você já conhece o suficiente sobre a Blackberry, assim como sua realidade com relação a fabricação de smartphones, é importante saber o que precisa para comprá-los.

Escolher um smartphone novo (ou trocar o velho) envolve uma série de decisões, pois estes equipamentos se tornaram indispensáveis para muitas pessoas.

Questões como qualidade da imagem, velocidade de execução de tarefas, são componentes principais em um smartphone, até mesmo num Blackberry. Preste atenção nestas especificações, e sua escolha será a melhor possível:

  • Processador
  • Memória RAM
  • Câmera
  • Tela

Processador

Em qualquer equipamento eletrônico existe um “cérebro”, o local onde as informações são processadas para realização das tarefas. Este é o processador. Com o passar do tempo, sua evolução foi enorme, atingindo patamares pouco imaginados há uma década.

Em uma loja, ou lendo uma especificação, quando chegar na parte do processador, é possível que a informação esteja escrita de uma das formas:

  • Dualcore: dois núcleos
  • Quadcore: quatro núcleos
  • Octatore: oito núcleos

Estas são as opções mais comuns no mercado. Quando for escolher, sempre opte pelo smartphone com o maior número de núcleos.

Fazendo um comparativo, um núcleo DUAL com velocidade de 2 Ghz perde para um QUAD com velocidade de 1.5 Ghz. Afinal, 2 (dual) x 2 = 4 Ghz; e 4 (quad) x 1.5 = 6 Ghz.

Memória RAM

Esse é outro hardware (componente) essencial para a boa velocidade do smartphone. Em teoria, quando mais memória RAM, maior a performance do equipamento.

No geral, os smartphones costumam ter boa relação de desempenho a partir dos 2 Gb de memória RAM, sendo capazes de executar a maioria das atividades sem qualquer travamento.

A Blackberry se preocupa bastante com fluidez, tanto que o seu smartphone de entrada no mercado já vem com 3 Gb de memória RAM.

Câmera

Eis aqui uma verdade: salvo para uso profissional, é cada vez mais difícil você ver câmeras fotográficas hoje em dia. O smartphone trouxe uma substituição a estes equipamentos de modo rápido e muito tecnológico.

É difícil mensurar o quanto de resolução mínima você precisa para uma boa foto, então o conselho é: quanto mais, melhor. E você ainda pode utilizar aplicativos de filtros e melhoras.

Preste atenção nas especificações de câmera, na sigla “F”. Ela indica o ângulo de abertura da lente (quanto maior, mais luz entra e mais nítida é a imagem). A proporção é contraria. Então, quanto menor o “F”, melhor a câmera do Blackberry.

Tela

A tela é um dos aspectos mais importante do smartphone, como tantos outros no conjunto. Mas, na essência, primeiro você precisa de um bom equipamento para realizar um bom trabalho.

A tela é onde o trabalho é mostrado, mas ele é todo feito com outras peças do mecanismo.

Os smartphones Blackberry não têm as maiores telas do mercado, mas possuem equipamentos sofisticados com uma excelente configuração de resolução. Todas elas possuem qualidade de imagem superior à alta definição (HD).

A vantagem de um teclado externo à tela também permite um melhor uso de suas funcionalidades, já que a parte coberta pelas letras não existirá.

(Fonte da imagem destacada: ArtificialOG / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.