Mulher com blazer e top.
Ultima atualização: 11 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

18Horas investidas

2Estudos avaliados

49Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de uma peça de roupa coringa, essencial em qualquer guarda roupa. Seja para momentos formais ou informais, o blazer feminino é a peça ideal para dar aquele up no visual.

Mas como existem diversos modelos, com tecidos e designs variados, vamos mostrar para você como combinar essa peça de acordo com a ocasião e como escolher a melhor modelagem para o seu tipo de corpo.




Primeiro, o mais importante

  • Há tempos que o blazer feminino deixou de ser usado apenas em ambientes corporativos e ganhou as ruas e os ambientes fashionistas.
  • Hoje é possível escolher o blazer ideal para cada situação. Nesse artigo, você vai descobrir como escolher o melhor blazer feminino de acordo com o seu objetivo.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de blazer feminino: O ideal para cada ocasião

Escolher um blazer feminino não é simples. É preciso levar em conta a modelagem, o tecido, a estampa, entre outros itens. Para lhe ajudar nessa escolha, selecionamos os melhores blazer femininos do momento. Confira:

Guia de Compra

Por mais que você se apaixone por um determinado blazer, o fato é que nem todos irão ter o caimento certo no seu corpo. Além disso, o material de fabricação e o design também irão influenciar no estilo que você quer criar, dependendo da ocasião.

Por isso, criamos esse Guia de Compra. Aqui você vai encontrar todas as informações necessárias para escolher, comprar e usar o melhor blazer feminino.

Mulher trabalhando vestida com blazer feminino.

O blazer feminino ainda é muito utilizado no ambiente de trabalho, mas com o tempo ganhou os eventos informais e até a balada. (Fonte: helpsg / Pixabay)

Como surgiu o blazer feminino e porque você deve investir nessa peça?

O blazer surgiu em 1837 no Reino Unido como uma peça exclusiva do guarda-roupa masculino.

Mas por volta de 1930, a icônica estilista francesa Coco Chanel criou o primeiro exemplar de blazer para mulheres, o famoso tailleur feminino composto por blazer e saia.

Com o passar das décadas, o blazer feminino foi conquistando espaço e deixando de lado a ideia de que a peça masculiniza a imagem da mulher.

Modelos com blazer Coco Chanel.

Coco Chanel foi a responsável pela criação do blazer feminino. (Fonte: Anton Oparin / 123rf)

Em seguida, com a evolução da moda, o blazer também deixou de ser uma peça exclusivamente ligada ao ambiente profissional ou usada em ocasiões muito formais.

Atualmente o blazer feminino é usado nos looks dos mais descolados e aos mais elegantes.

Com a diversificação de modelagens, tamanhos e tecidos, o blazer feminino hoje é a terceira peça ideal para incrementar qualquer composição.

Tanto que, atualmente o blazer feminino é usado nos looks dos mais descolados aos mais elegantes, tanto durante o dia quanto à noite, acompanhando saias, vestidos, calças e shorts.

Em quais situações devo usar o blazer feminino?

Versátil e democrático, hoje em dia o blazer feminino pode ser usado em todas as situações, desde as mais formais até as casuais, desde a faculdade, passeios, encontros, até festas e eventos super formais.

E o melhor é que, na maioria dos casos, o mesmo blazer que você usa no trabalho, junto com calças sociais e saias no joelho, por exemplo, pode ser usado em um look mais despojado, combinado com uma saia curta, shorts jeans ou um vestido florido.

Mas, se você estiver em dúvidas de como criar looks com o blazer feminino de acordo em diferentes ocasiões, nós reunimos algumas dicas de consultores de moda. Confira.

No trabalho

O combo blazer + camisa social + calça social é opção certa para ambientes de trabalho mais formais. Para deixar o look ainda mais elegante, escolha cores clássicas e neutras.

Para ambientes de trabalho mais modernos, aposte em modelos de blazer feminino com cores fortes e na calça jeans. E, claro, não esqueça de acessórios como colares e pulseiras, sapatilhas e plataformas.

No dia a dia

O blazer feminino cai bem em situações informais como em almoços, aniversários, batizados e encontros casuais durante o dia ou à noite.

Aqui você pode usar o blazer com saias, vestidos curtos ou longos, shorts, macacão e ainda com tênis, sapatilha e plataforma.

https://www.instagram.com/p/B2jbx_EB9ra/

Na balada

O blazer feminino de balada pode ter brilho, lantejoulas e cores ousadas. E aqui também a combinação é livre. O blazer fica ótimo com vestidos justos e salto alto, por exemplo. Mas para uma balada mais fashionista, você também pode e deve investir em calças largas, tênis e cropped.

Em eventos formais

Quer ir a um casamento ou uma festa glamurosa vestindo um blazer feminino? Você pode e deve! A dica aqui é optar por modelos de modelagem mais estruturada e tecidos nobres.

Como escolher o blazer feminino de acordo com o seu tipo físico?

O fato é que não existe regra na hora de se vestir. E nem o formato do seu corpo deve limitar a sua criatividade na hora de criar os seus looks.

Ainda assim é possível tirar algumas vantagens das dicas dos consultores de estilo. Uma delas é escolher o blazer feminino considerando o formato do corpo.

foco

Você sabia que, de acordo com especialistas, existe um tipo de blazer feminino ideal para afinar a silhueta? Trata-se do blazer acinturado de um ou dois botões, com lapela de tamanho médio, sem bolsos ou muitos detalhes.

De acordo com os consultores de moda, cada tipo de blazer feminino é capaz de valorizar um tipo de silhueta diferente. Veja:

  • Corpo oval: Para quem tem uma silhueta oval, o blazer feminino acinturado e com pence nas costas é a melhor aposta. Evite blazers com abotoamento duplo ou que tenham botões chamativos.
  • Corpo retângulo: A característica deste formato de corpo é ter ombros, cintura e quadris praticamente da mesma medida. Por isso, invista em blazers acinturados ou use um cinto por cima da peça.
  • Corpo triângulo: Aqui, os especialistas recomendam um blazer feminino cujo comprimento não passe da altura do quadril. Você também pode e deve abusar dos blazers que tenham apliques.
  • Corpo triângulo invertido: Invista em blazers femininos mais compridos, escuros e de tons neutros.
  • Corpo ampulheta: Aqui você deve explorar a cintura bem definida e para isso o blazer feminino acinturados é o seu melhor aliado.

Quais as vantagens e desvantagens do blazer feminino?

Como vimos, são muitas as vantagens do blazer feminino. Essa é uma peça coringa, versátil e atemporal, que você deve investir sem medo e que irá durar por muitos anos.

Afinal, com a variedade de modelos, tecidos, cores e estampas é possível escolher o tipo ideal de acordo com o seu estilo, formato seu corpo ou situação.

Outra vantagem é que o mesmo blazer pode ser usado em diferentes ocasiões, já que a terceira peça entra muitas vezes como um acessório para o look.

Por outro lado, nas combinações feitas nos dias quentes é importante que você fique atento para escolher um blazer feminino de tecido leve.

Mulher com blazer, saia e cinto.

O blazer feminino permite criar os mais diferentes looks. (Fonte: Kristina Petrick / Unsplash)

E é justamente o tipo de tecido a grande desvantagem do blazer feminino. Dependendo do tecido, ele pode esquentar e acabar sendo usado mais em dias frios.

Outra desvantagem é que os modelos mais exclusivos e fabricados com tecidos mais nobres, podem custar muito caro. A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do blazer feminino:

Vantagens
  • Peça coringa, versátil e atemporal
  • Pode ser usada em todas as ocasiões
  • Variedade de estilos, modelagem, tecidos, cores e estampas
Desvantagens
  • Dependendo do tecido pode esquentar
  • Os modelos exclusivos são muito caros

Quanto custa e onde comprar o blazer feminino?

O material de fabricação, o design e a marca são itens que influenciam no preço do blazer feminino. Por isso, em geral, você irá encontrar essa peça de roupa custando entre R$30 e mais de R$1.000.

Para comprar, você pode optar por lojas de vestuário feminino, de departamento e até hipermercados, como Lojas Americanas e Extra.

Mas sugerimos que você compre em lojas online, como a Amazon Brasil. A chance de encontrar modelos exclusivos e preços promocionais é bem mais alta.

Critérios de compra: O que observar ao comprar o blazer feminino

Como vimos, antes de comprar o blazer feminino, primeiro você deve entender o seu estilo e pode também considerar o formato do seu corpo.

Mas existem outros fatores influenciam no caimento do blazer e na composição que você deseja criar. Por isso, confira a seguir os principais critérios que você deve analisar para comprar o blazer feminino ideal:

  • Tecido
  • Modelagem
  • Comprimento e Mangas
  • Lapela e Decote
  • Com ou sem ombreira

Para que não lhe reste nenhuma dúvida, vamos explicar como avaliar cada um desses fatores.

Tecido

O primeiro critério que você deve considerar é o tecido do blazer. É o tipo de tecido que vai determinar o conforto, o caimento e também o estilo de que você quer criar.

Por exemplo, o blazer feminino feito com a sarja, o tricoline, o jeans e o linho criam looks mais despojados e modernos, e são ótimas escolhas para os dias mais quentes.

Para eventos sofisticados, vá de tafetá, renda guipure, paetê, brocado, e jacquard. Para dias mais frios, os melhores tecidos são a flanela, o moletom, o couro e o veludo cotelê.

foco

Dica preciosa: Repare também no tipo de tecido do forro do blazer. Se ele for estampado, por exemplo, você pode dobrar a manga para deixar o tecido aparente e incrementar ainda mais o look.

Modelagem

Em seguida, avalie a modelagem do blazer feminino. Aqui as opções são muitas. Você pode, por exemplo, optar pelo blazer slim, que é em geral, acinturado. Ou ainda os famosos max blazer, que são os modelos largos.

Mais uma vez, dependendo da modelagem, você pode criar looks mais sérios, contemporâneos, despojados ou clássicos. Confira a seguir as principais modelagens encontradas no blazer feminino:

  • Alfaiataria: Possuem o corte mais reto e estruturado, o que acabam dando um ar mais formal.
  • Acinturado: É o ideal para quem quer ficar com o corpo violão.
  • Max Blazer ou Boyfriend: É o preferido das fashionistas. Mais volumoso, esse modelo é perfeito para contrabalancear com uma parte de baixo mais justa.

Comprimento e Mangas

Nesse quesito, você deve considerar o comprimento do blazer feminino, que pode ser curto, longo ou na altura da cintura.

O blazer feminino curto é ideal para ser usado com saias e vestidos. Também é o modelo certo para quem quer criar a sensação de corpo mais alongado. Já o blazer feminino longo cria um estilo mais moderno e despojado.

Outro fator que merece atenção são as mangas. Aqui elas podem ser encontradas no comprimento tradicional ou no tamanho 3/4.

Se optar pela manga comprida, observe que ela deve parar no pulso e não passar sobre as mãos. Mas o mais importante é garantir um movimento confortável dos braços, sem que você se sinta presa.

Lapela e Decote

Verifique ainda o formato das lapelas e o decote do blazer feminino. Não duvide, esses fatores podem influenciar no caimento da peça. Confira algumas dicas:

  • Lapelas largas: Ideal para quem tem seios pequenos, já que criam ilusão de mais volume.
  • Lapelas finas: Criam um estilo mais delicado e sofisticado.
  • Decotes: Os decotes amplos e alongados equilibram os seios muito grandes e também podem tops.

Com ou sem ombreira

Por fim, observe se o blazer feminino vem com ou sem ombreira. Os modelos com ombreira são indicados para equilibrar a largura do ombro com o quadril ou para quem tenha ombros caídos.

Mas além disso, a ombreira acaba criando um charme a mais ao blazer feminino. Se você escolher o blazer feminino sem ombreira, é importante que o caimento fique perfeito, ou seja, que não fique nem maior nem menor do que a largura dos seus ombros.

(Fonte da imagem destacada: ana larazzy / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.