Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje trazemos para você, caro leitor, as informações essenciais sobre uma das peças fundamentais no guarda-roupa do homem moderno: o blazer masculino.

Nos próximos minutos, você irá se deparar com os modelos em alta no mercado, saberá da história desse tipo de peça, quanto ela custa, os materiais usados em sua fabricação, entre outros detalhes.

Primeiro, o mais importante

  • O blazer masculino lembra um paletó, porém seu corte é mais casual, podendo apresentar de um até seis botões (abotoamento duplo).
  • Comprimento, lapela, ombros, mangas e silhueta são algumas partes do blazer masculino que devem ser checados para que a peça lhe vista bem.
  • O blazer masculino tem origem no Reino Unido, no século XIX.

Você também pode gostar:

Os melhores blazers masculinos: Nossas recomendações

A redação do ReviewBox Brasil separou quais são as opções de blazer masculino que valem a pena o seu investimento atualmente.

O blazer de alta qualidade

O blazer da marca Zapälla é para quem pode investir num produto de qualidade, sabendo que irá durar por um bom tempo – e por isso o valor vale o investimento. Este blazer masculino azul-marinho possui dois botões, com forro apenas nas mangas. Sua composição é majoritariamente de linho (52%). Viscose (46%) e elastano (2%) completam a composição da peça. Disponível nas numerações de 48 a 56.

O modelo para o dia a dia

O blazer jeans masculino Eventual de manga longa está disponível na cor marrom, sendo indicado para o uso no dia a dia. O estilo da peça é lisa e possui dois botões. O algodão faz parte de quase toda a composição do blazer, correspondendo a 98% dela. Os outros 2% são de elastano.

O blazer mais formal

Interessado em um modelo perfeito para ser usado em ambientes mais formais? Este blazer masculino em versão slim, da Vila Romana, é a melhor opção. O tecido da peça é mesclada entre poliéster (65%) e viscose (35%). Na versão cinza, o blazer possui abotoamento com dois botões e conta com o diferencial de ter detalhe de costura em ponto picado, interno com forro texturizado. Tamanhos disponíveis do número 46 ao 54.

Guia de Compra

O blazer masculino é um dos itens de vestuário mais procurados pelos homens de bom gosto, que querem se vestir bem, podendo usar a peça tanto no trabalho quanto para compromissos menos formais.

Neste Guia de Compra, trazemos as informações que você pode ter interesse e precisa saber sobre o blazer masculino. Descubra quais são seguindo a leitura.

Um homem está abotoando seu blazer, que é de cor azul.

A Rainha Vitória, no século XIX, fez do blazer o uniforme oficial da marinha britânica. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Qual a origem do blazer masculino?

O blazer masculino é muito comum nos dias de hoje, possuindo vários modelos, cores e tamanhos, mas sua história vem de séculos atrás. Existem duas origens para o blazer masculino, ambos originados do Reino Unido.

O surgimento do blazer masculino se deu em 1837, no Reino Unido.

O surgimento do blazer masculino se deu em 1837, no Reino Unido, durante o século XIX. O motivo da fabricação veio devido a uma visita que a Rainha Vitória faria à Fragata da Marinha Real, o H.M.S. Blazer.

Sabendo da visita da monarca, um almirante da marinha britânica mandou que fosse confeccionada uma roupa diferente para que a tropa vestisse.

Foram encomendados paletós em sarja azul-marinho, com botões feitos de latão. A ideia foi certeira, pois a rainha adorou o resultado e definiu que esse seria o uniforme militar dali em diante.

Entretanto, os clubes de remo das universidades de Cambridge e Oxford já usavam uma jaqueta esportiva de flanela, com modelagem mais ampla, com cores bem brilhantes que distinguiam bem cada equipe, lá em 1829.

A terminação blazer, entretanto, só foi usada anos mais tarde, tendo aparecido pela primeira vez no Almanaque da Universidade de Cambridge em 1852.

O Lady Margaret Club Boat passou a chamar a jaqueta do seu time de blazer por causa da brilhante cor vermelha. Em inglês, o verbo blaze significa resplandecer, brilhar.

foco

Você sabia que o blazer masculino começou a ser popularizado fora do Reino Unido somente no século XX? Universidades de Cornell e Princeton, nos EUA, passaram a usar os blazers em meados da década de 1910.

Quais as características do blazer masculino?

O blazer é um tipo de casaco que lembra um paletó, mas o seu corte é mais casual. Ele se distingue de um casaco esportivo como uma peça mais formal e costurada a partir de tecidos de cores sólidas. O blazer masculino pode ou não ter forro e os bolsos têm cortes diversificados.

Alguns blazers, incluindo os masculinos, podem ter botões de metal no estilo naval, que fazem referência à sua origem naval, oriunda pela marinha britânica e pelos clubes de barco. Os blazers masculinos possuem versões alongadas e mais curtas.

O material com que são feitos os blazers masculinos costuma ser durável. Eles podem ser usados em diversos modos, desde uniformes para funcionários de uma companhia aérea até looks mais casuais como a ida a um jantar.

Três homens estão de pé, em ambiente aberto, na rua, sendo dois mais a frente e outro no centro atrás. Os três vestem blazers, cada um de uma cor (um deles chama a atenção pela cor amarela), e óculos escuros.

O blazer lembra um paletó, mas o seu corte é mais casual. (Fonte: Mariya Georgieva / Unsplash)

Quais as diferenças entre blazer masculino, paletó e terno?

Existe certa confusão entre o que é um blazer, um paletó e um terno. Para explicar quais as características de cada um para exemplificar como os três se diferem, montamos a tabela abaixo:

Vestuário Descrição
Terno É composto de três peças: colete, calça e paletó
Paletó Faz parte do terno, usado como uma jaqueta. Possui lapela, botões e é feito do mesmo tecido da calça
Blazer Não tem conjunto, pode ser combinado com várias peças, inclusive jeans, tendo um ar mais casual

Como o blazer masculino deve vestir no corpo?

O blazer masculino deve cair bem no corpo. Uma dica essencial para isso é verificar como ele fica quando você o abotoa. Ao fazê-lo, a peça não deve formar um x apertado.

Independente do modelo que você escolher, o blazer masculino deve ser confortável o suficiente para que você se movimente, em especial os braços.

Há outras dicas para checar em certas partes do blazer masculino de como eles devem ficar no seu corpo, listadas abaixo:

  • Comprimento: A barra do blazer masculino pode ser mais curta que a do paletó, ficando próximo à base dos dedos da sua mão. O blazer masculino deve ficar um pouco abaixo da região das nádegas.
  • Lapela: A gola do blazer deve ser escolhida conforme o corpo de cada um. Em caso de peito maior, uma lapela média ou mais larga é recomendada. Se a pessoa for magra, é recomendado o uso de lapela mais fina.
  • Ombros: A parte dos ombros não pode ser ajustada, por isso o blazer deve encaixar bem nessa região ao ser vestido.
  • Manga: No blazer masculino ela deve passar um pouco o osso do pulso para que apareça o punho da camisa.
  • Silhueta: O melhor blazer masculino é aquele que define sua silhueta, por isso passe longe dos modelos mais quadradões e dê preferência para os modelos mais acinturados.

Quer mais dicas? Confira esse vídeo com 14 maneiras de usar um blazer:

Quanto custa o blazer masculino?

O valor de um blazer masculino pode variar bastante de acordo com o tipo de tecido e a marca.

As opções mais baratas estão disponíveis no mercado por volta dos R$ 90. Porém, os mais caros, ultrapassam a casa dos R$ 2 mil, não sendo acessível para todos os bolsos.

Parte do alto custo pode ser dada também por conta dos processos de fabricação e manutenção, que são mais complexos, porém isso acaba sendo um fator que contribui para que o blazer masculino tenha mais durabilidade e qualidade.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um blazer masculino

Essa é a hora em que organizamos uma lista para que você saiba o que deve ponderar na hora de ir às compras e adquirir o blazer masculino que mais combine com suas necessidades.

  • Material
  • Ocasião
  • Quantidade de botões
  • Modelo e cores

Dados os itens citados, agora iremos detalhá-los, um por um.

Um homem está em pé no meio de uma vegetação seca enquanto fuma um charuto.

Silhueta, lapela e comprimento são algumas partes do blazer que deve ser checado antes de comprá-lo. (Fonte: Jeanie de Klerk / Unsplash)

Material

Os blazers masculinos são feitos à base de vários materiais diferentes e vai depender de você a escolha.

Entre os mais comuns estão os blazers feitos com jeans, sarja e linho. Porém existem outras opções como lã, tweed de algodão, tweed de lã, veludo alemão, chamois.

Ocasião

O blazer masculino pode ser usado no cotidiano, em ocasiões mais formais e também informais.

Para o ambiente de trabalho, blazers com cores mais neutras são a melhor pedida. Em situações formais, é recomendado que se use o blazer fechado, porém, sempre que for sentar, você deve desabotoá-lo.

No ambiente de trabalho também deve-se ter cuidado na hora escolher os acessórios, como cinto e gravata, evitando extravagâncias.

Para ocasiões mais informais, você pode arriscar mais nas escolhas e combinações. O blazer cai bem com uma camiseta ou camisa estampada, junto a uma calça jeans e um par de tênis (um All Star, por exemplo).

Um homem vestindo um blazer está em pé, encostado contra uma parede, no que parece ser o topo de um prédio.

O blazer masculino pode ser feito com vários materiais, como jeans, sarja, linho, lã e veludo. (Fonte: Gregory Hayes / Unsplash)

Quantidade de botões

Você sabe exatamente como abotoar o blazer masculino? Os modelos vão de um até seis botões. Para mantê-lo dentro das regras de etiqueta, montamos o quadro abaixo especificando quais botões e quando você deve abotoar.

Quantidade de botões no blazer Quando abotoar e não abotoar
Um botão Todo blazer com um botão deve permanecer abotoado, exceto quando você estiver sentado
Dois botões O botão de cima sempre deve ser abotoado, enquanto o de baixo nunca
Você pode abotoar os dois de cima ou somente o do meio, porém nunca o de baixo O botão interno (âncora) e o botão central sempre ficam fechados. Os superiores são apenas decorativos, e os de baixo devem permanecer desabotoados

Modelo e cores

O blazer masculino dispõe de vários modelos de acordo com o tipo de tecido, indo de versões feitas de lã até linho, de sarja até tweed de algodão. A quantidade de botões também ajuda a ditar o estilo do blazer masculino.

Em alta, o blazer slim é um modelo interessante, sendo uma versão diferente da tradicional, pois é mais ajustada ao corpo, dando mais destaque para a silhueta.

O blazer masculino, atualmente, possui uma diversidade de cores. Como trata-se de um tipo de vestuário mais despojado do que o paletó, há a abertura para diferentes colorações.

Você pode encontrá-lo em versões azul, bordô, branca, preta, alaranjada, cinza, grafite, anil, entre outras.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...